SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

.

.
.

sábado, 31 de março de 2018

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau - Rádio Maroca Antônio Martins RN


Anticoncepcional masculino tem sucesso no 1º mês de testes
Um anticoncepcional hormonal feito para homens, com uso quase idêntico à pílula feminina, tem tido bons resultados no primeiro mês de testes clínicos. O novo medicamento precisa ser tomado só uma vez por dia, em forma de cápsula, e modula a quantidade de testosterona presente no corpo para evitar a produção de espermatozoides.
A nova pílula masculina foi chamada de DMAU (até porque undecanoato de nandrolona, um nomenzarrão que designa as substâncias presentes no remédio, não ia ser muito bom pra publicidade, né?). Ela completou recentemente 30 dias de testes clínicos, com 83 homens saudáveis de 18 a 50 anos.
Um anticoncepcional para homens têm dois desafios para enfrentar: o primeiro é a dificuldade de criar um composto que fique tempo suficiente no organismo do homem para fazer efeito. Nos primeiros testes, o remédio era eliminado muito rápido, o que exigia duas doses diárias – e, com isso, já aumenta a chance de erro do usuário. Isso foi resolvido com o “undecanoato”, um ácido graxo com uma cadeia de carbono bem comprida, que reduz a velocidade de eliminação do sistema circulatório.
O segundo desafio, porém, é o mais complicado – evitar os efeitos colaterais do remédio. Uma droga promissora que apareceu em 2016, com 96% de eficácia em prevenir a gravidez, teve seus testes suspensos depois que os voluntários começaram a manifestar sintomas indesejados. Alguns são comuns às mulheres que tomam pílula: aumento na acne, mudanças na libido, transtornos de humor. 20 dos homens desistiram da pesquisa por causa desses problemas. Mas o que determinou o fim dos testes de vez foi a contagem de espermatozoides de oito dos homens – que, mesmo após dois meses sem tomar a medicação, continuava baixa e indicando infertilidade.

É surfando nessa onda que o DMAU fez propaganda de seu progresso no encontro anual da Endocrine Society de 2018. O medicamento não apresentou reduções na libido. De efeitos colaterais, foram citados apenas leve ganho de peso e pequena redução do HDL, o chamado colesterol bom. “Apesar de terem níveis baixos de testosterona circulando [no sangue], pouquíssimos participantes relataram sintomas de deficiência ou excesso do hormônio”, explicaram os autores do estudo em um pronunciamento.
Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, o estudo teve apenas 17 desistências: dos 100 homens da amostra original, 83 chegaram ao fim. Foram testadas três doses diferentes do composto, que precisava ser ingerido todos os dias com comida para ser efetivo.
28 dias depois, em comparação com os homens que receberam placebo, os voluntários que receberam 400 mg de DMAU, a dose mais alta testada, demonstraram níveis baixos de todos os hormônios necessários para a produção de esperma. São bons indícios de eficácia (e de segurança – órgãos vitais como fígado e rins foram acompanhados o tempo todo e não sofreram nenhum prejuízo).
Mas o DMAU ainda está longe de poder dizer que resolveu o segundo desafio. Como o avanço foi divulgado na convenção, ainda não há dados de um artigo científico publicado para saber, por exemplo, o que levou 17 dos homens a não terminar o teste.
Além disso, vão ser necessários testes mais longos para verificar se existem efeitos indesejados de médio e longo prazo – e, principalmente, quanto tempo a fertilidade leva para ser restaurada plenamente com a interrupção do tratamento. Só aí vai ser possível afirmar com precisão que, finalmente, a pílula masculina foi inventada. *Super Interessante



PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - Semana Santa ⛪✞ ✟
Pela  Rádio Maroca de Antônio Martins RN- Ouça Pelo  aplicativo RadiosNet.















leitores do RN têm até 9 de maio para fazer cadastro de biometria
Revisão biométrica passou por todos os municípios do RN (Foto: Divulgação/ TRE)
Os 167 municípios do Rio Grande do Norte passaram pelo serviço de revisão biométrica para as eleições de 2018, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As 19 cidades que participaram da última etapa de atendimento têm atendimento encerrado nesta terça-feira (27). Mesmo assim, os eleitores que não fizeram a revisão podem se regularizar até o dia 9 de maio.
Todos os municípios potiguares terão uso da biometria nas eleições de 2018 e só poderá quem cadastrou a digital na biometria do TRE.
A biometria revisional obrigatória é o cadastro das digitais dos eleitores. O TRE aumentou o efetivo de servidores para atender a população até esta terça-feira (27), nas cidades potiguares, durante etapas regionais que cobriram todo o estado.
Apesar disso, a biometria ordinária, que também é o cadastro da digital, está disponível para os eleitores na zona eleitoral do seu município até o dia 9 de maio. Essa também é a data limite pra quem quer tirar o seu título, alterar dados cadastrais, ou transferirem domicílio eleitoral.
O dia 9 de maio ainda é a data-limite para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade.
Ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve levar título de eleitor, caso o possua; comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.
O TRE alerta para a importância do eleitor não deixar o cadastramento para a última hora. *G1 RN






Novo filiado ao PRB, Flávio Rocha pretende bancar sua candidatura
Resultado de imagem para Flávio Rocha
O empresário Flávio Rocha, da Riachuelo, formalizou nesta terça-feira (27) sua filiação ao PRB durante reunião com a bancada do partido na Câmara. Ficou definido que Rocha será o pré-candidato do partido à Presidência da República.
Entre os correligionários do empresário, estão o ex-ministro da Indústria Marcos Pereira (ES), o deputado federal Celso Russommanno (SP) e a deputada federal Tia Eron (BA).
Rocha rejeitou a possibilidade de compor a chapa de outro postulante ao comando do Palácio do Planalto. O martelo foi batido após o empresário demonstrar disposição em autofinanciar a campanha, já que o PRB considera não ter recursos para bancar uma pré-candidatura à Presidência.
Na semana passada, a Guararapes, controladora da Riachuelo, informou que Rocha deixará o seu cargo de vice-presidente e diretor de relação com investidores para se dedicar a sua pré-candidatura à presidência da República.
Ainda hoje, Rocha deve almoçar com integrantes da bancada ruralista, uma das frentes parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional. O grupo já almoçou com outros pré-candidatos à presidência da República, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, e o deputado Jair Bolsonaro, do PSL.
De acordo com nota divulgada pelo PRB, Rocha defende “a política liberal na economia e a importância dos valores da família como forma de fazer o Brasil avançar, gerar mais empregos e promover investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura”.

Rocha foi deputado federal por dois mandatos pelo Rio Grande do Norte (1986 e 1990). É autor de um projeto de lei que cria o imposto único.
Titanic
O empresário afirmou que sua postulação tem como objetivo ocupar uma lacuna na política brasileira.
“O povo está cobrando um perfil que não se coloca até o momento no complexo cenário eleitoral. Faremos um contraponto ao ciclo que foi marcado por corrupção, por inversão de valores”, disse.
Rocha garantiu que usará a experiência do mundo dos negócios para a gestão pública e lamentou as dificuldades ainda vividas pelo país, mesmo após sinais de melhora da economia com medidas do governo Michel Temer.
“Trago a experiência do mundo empresarial para a vida pública. Esse trimestre apresentamos o melhor resultado da nossa empresa. Tinha tudo para festejar, mas foi um período de angústia. Não adianta ocupar uma confortável suíte em um transatlântico de luxo se esse Titanic navega celeradamente em direção do iceberg assassino. Temos a responsabilidade de recolocar o país nos trilhos.”
Bolsonaro “light”
Ao afirmar que a sua pré-candidatura não é apenas para marcar posição no cenário eleitoral, Rocha classificou a postulação como “viável e competitiva”.
Questionado sobre as comparações que fazem dele com o deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato à presidência da República pelo PSL, – Rocha é chamado de “Bolsonaro light” – o executivo nega que veja essa proximidade com o parlamentar.
“Eu vejo pouquíssimas identidades com o Bolsonaro, principalmente no campo da economia. Sou um liberal convicto, reformista e privatista. Isso me diferencia frontalmente do Bolsonaro.”
O empresário destacou que a sua pré-candidatura se contrapõe à possibilidade de candidatura de Temer. “Somos uma candidatura de mudança para ocupar um espaço não ocupado na política brasileira.” *Valor


sexta-feira, 30 de março de 2018

Feliz Aniversário! Minha amiga Maria Zélia, referência Feminina de minha terra, educadora, religiosa, pessoa muito, muito, muito querida, intermediadora da palavra de Deus.




A Freira que nunca usou véu!

Mulher por quem eu tenho grande respeito e admiração, estendo a ela um sentimento de sobrinho para Tia, alguém que representa devoção, dedicação, compromisso com a comunidade e o seu povo.

Retrato de humildade, imagem de simplicidade, coragem que se renova, fé que não se apaga, exemplo que  nunca envelhece.

Braço forte da igreja católica, influência construtiva nos valores das famílias.

Personalidade AntônioMartinense.
Alguém que fez e faz parte de muitas histórias, de batizados a primeira comunhão, dos crismas aos Casamentos, sua referência, sua casa é a igreja.

Parabéns por mais um lindo 30 de Março, que Deus te guie sempre mais com saúde, paz e felicidades.

Te quero muito bem e quero te abraçar nesta data por muitos e muitos anos,minha amiga, minha irmã de coração, alguém que em todos os anos que passei estudando fora sempre ao ver meus pais perguntava por mim, mandava lembranças, perguntava quando eu iria vir e assim somos grandes amigos.
Que Deus te abençoe Neguinha.
Deus te Ama, Antônio Martins e eu também.

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Acesse: www.sigafabiojunior.blogspot.com.br

Antônio Martins RN

Resultado de imagem para SEXTA FEIRA SANTA GIFS








Resultado de imagem para SEXTA FEIRA SANTA GIFS







Resultado de imagem para SEXTA FEIRA SANTA GIFS













Resultado de imagem para FELIZ PASCOA GIFS



Resultado de imagem para FELIZ PASCOA GIFS




PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - Semana Santa ⛪✞ ✟
Pela  Rádio Maroca de Antônio Martins RN- Ouça Pelo  aplicativo RadiosNet.
Clique Aqui: #OuvirRadio http://l.radios.com.br/r/59469














quinta-feira, 29 de março de 2018

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - Semana Santa ⛪✞ ✟ Pela Rádio Maroca de Antônio Martins RN- Ouça Pelo aplicativo RadiosNet. #OuvirRadio http://l.radios.com.br/r/59469

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - Semana Santa ⛪✞ ✟
Pela  Rádio Maroca de Antônio Martins RN- Ouça Pelo  aplicativo RadiosNet.
Clique Aqui: #OuvirRadio http://l.radios.com.br/r/59469







Blog Siga Fábio Júnior Venceslau - Rádio Maroca Antônio Martins RN

89,7% dos municípios do RN estão em alerta com arboviroses
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou as informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da dengue, chikungunya e zika no Rio Grande do Norte. Os dados são referentes à semana epidemiológica nº 08, com informações coletadas até 24 de fevereiro.
“Apesar da queda do número de casos, em comparação com anos anteriores, temos no RN quase 90% dos municípios com alto índice de infestação predial, o que necessita um olhar mais atento dos municípios ao controle vetorial”, explicou Maria Lima, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap. No Rio Grande do Norte, 89,7% dos municípios – o que representa 150 cidades – apresentam índice de infestação predial classificado como de alerta ou risco.
Atuando de forma preventiva, a Sesap atendeu às solicitações para realização de operações com carro fumacê em oito municípios do estado: Campo Redondo, Jucurutu, Natal, São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Currais Novos, Passa e Fica e Bodó.
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e transmissão das arboviroses com casos notificados e confirmados.
Dengue
Desde o início de 2018 foram notificados 1.347 casos suspeitos de dengue, com 173 casos confirmados, o que representa 12,84% do total de casos. Em 2017, no mesmo período, o número de casos suspeitos era 1.334, sendo 219 confirmados.
Chikungunya
Neste ano de 2018 foram notificados 270 casos suspeitos e confirmados 16 para chikungunya. Já em 2017, no mesmo período, foram notificados 2.273 casos suspeitos e confirmados 836 casos.
Zika
Em 2018 foram notificados 90 casos suspeitos de zika, com 13 confirmados. Em 2017, o número de casos suspeitos era de 105 casos, sendo 15 confirmados.
Os óbitos notificados por dengue, zika e chikungunya são na sua maioria evitáveis tornando-se um indicador sensível da qualidade da assistência ao paciente. No ano de 2017 foram notificados 49 óbitos por arboviroses (10 confirmados para dengue, 2 para chikungunya, 1 para zika, 26 em investigação e 10 descartados para arboviroses). No ano de 2018 ainda não há óbitos confirmados por arboviroses, apenas 5 óbitos notificados como suspeitos, em processo de investigação. Este dado representa uma redução de 89,80% das notificações de mortes por arboviroses. *Portal no ar







Violência aumenta no Rio de Janeiro após intervenção e tropas nas ruas
Resultado de imagem para intervenção militar rio de janeiro
Em seu primeiro mês, a intervenção federal na segurança não reduziu a criminalidade no Rio. De 16 de fevereiro — quando o presidente Michel Temer assinou o decreto de intervenção — até o último dia 16, o município do Rio teve 1.954 roubos de carros, 19% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 1.632 registros desse tipo de crime. A quantidade de homicídios permaneceu no mesmo – e alto – patamar: passou de 111 para 113 casos. Já a estatística de roubos de cargas subiu 12%, saltando de 281 para 317 ocorrências.
Quando o primeiro mês da intervenção é comparado com o período de 30 dias imediatamente anterior (18 de janeiro a 15 de fevereiro), roubos de cargas e homicídios aumentaram 3% e 6%, respectivamente: a quantidade de registros do primeiro tipo de crime subiu de 109 para 113; a do segundo passou de 299 para 317. Já os roubos de veículos caíram 8%, de 2.103 para 1.954.
O único indicador que caiu drasticamente na cidade durante o primeiro mês da intervenção federal é o de homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial, também conhecidos como autos de resistência. Foram 27, contra 49 no mesmo período de 2017. Entre 18 de janeiro e 15 de fevereiro deste ano, houve 51 registros.
Na comparação entre os mesmos períodos, o número de roubos a pedestres no município do Rio subiu de 2.703 para 3.285 (21% a mais), e o de assaltos a estabelecimentos comerciais passou de 92 para 170 (54%). Porém é preciso considerar que, em janeiro e fevereiro de 2017, agentes da Polícia Civil estavam em greve, o que comprometeu a elaboração de registros de crimes de menor gravidade
Números de todo o mês de fevereiro, compilados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) no estado, foram apresentados na semana passada ao secretário de Segurança, general Richard Nunes. Os dados foram analisados por integrantes do gabinete da intervenção, que também avaliaram casos de violência com grande repercussão, como o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), no último dia 14, e as nove mortes provocadas por ações policiais realizadas na Rocinha entre sábado passado e segunda-feira.
Numa reunião, a cúpula da segurança do estado concluiu que era necessário dar mais visibilidade à tropa, cuja atuação estava focada apenas na Vila Kennedy, na Zona Oeste. Apesar disso, o que cariocas e turistas viram ontem foi uma sucessão de “paradinhas” militares: três equipes da Polícia do Exército, cada uma com oito homens e dois veículos, se revezaram na ocupação de três locais – além de um trecho do calçadão em frente ao hotel Copacabana Palace, foram ao cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, no Centro; e à Praia de Botafogo, na altura do shopping onde bandidos fizeram disparos durante uma tentativa de assalto a uma loja, na noite de segunda-feira. *O GLOBO






Ministro Dias Toffoli libera processo sobre foro privilegiado para julgamento
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu a vista e liberou há pouco para julgamento uma questão de ordem que discute a restrição do foro privilegiado para parlamentares federais. Agora caberá à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, definir a data para a retomada das discussões.
Em 23 de novembro do ano passado, Toffoli pediu vista (mais tempo para análise) no julgamento, depois de ter sido formada maioria no STF para reduzir o alcance do foro privilegiado para deputados federais e senadores. À época, Toffoli disse que precisava refletir melhor sobre o assunto e esclarecer eventuais dúvidas sobre as consequências da tese defendida pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo.
Sete ministros já deram votos favoráveis ao entendimento de que o foro privilegiado para políticos só vale se o crime do qual forem acusados tiver sido cometido no exercício do mandato e se for relacionado ao cargo que ocupam. Acompanharam o entendimento de Barroso os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Edson Fachin, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cármen Lúcia.
O voto parcialmente divergente, do ministro Alexandre de Moraes, também defende a limitação do foro apenas para crimes cometidos no mandato, mas propõe que nestes casos as infrações penais, independentemente de terem relação ou não com o cargo, sejam analisadas no STF de qualquer forma.
Moraes, que havia pedido vista na primeira sessão que tratou do julgamento, disse que seu voto era uma “posição intermediária” em relação ao proposto pelo ministro Barroso.
PRAZO
Conforme revelou a Coluna do Estadão em janeiro deste ano, Marco Aurélio deu um prazo de 30 dias, a partir da volta do recesso do Judiciário, para Toffoli devolver ao plenário o processo. Depois disso, Marco Aurélio avisou que ia começar a enviar à primeira instância inquéritos de parlamentares que não estão enquadrados na tese de Barroso, ou seja, que investigam crimes cometidos fora do exercício do mandato e sem relação com o cargo que os parlamentares ocupam.
Em dezembro do ano passado, Barroso decidiu enviar para a primeira instância um inquérito instaurado contra o deputado federal Rogério Simonetti Marinho (PSDB-RN) baseado no entendimento firmado pela maioria da Corte de restringir o alcance do foro privilegiado.
No caso de Rogério Marinho, o inquérito em tramitação no STF investiga a suposta prática de crimes contra a administração pública ocorridos em 2005 e 2006, quando o tucano ocupava a presidência da Câmara de Vereadores da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Com a decisão de Barroso, os autos do processo foram enviados à 8ª Vara Criminal da Comarca de Natal. *ESTADÃO CONTEÚDO




Deputados receberão na Assembleia pleitos de prefeitos as mudanças no cálculo de gastos com pessoal
Resultado de imagem para assembleia legislativa rn
Os gastos com pessoal nas prefeituras do Rio Grande do Norte serão debatidos por deputados e prefeitos nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa. O objetivo dos gestores é tratar de alternativas para que recursos federais destinados a programas geridos pelos municípios não sejam computados como gastos com pessoal para efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O objetivo é encaminhar uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU).
A exemplo do que ocorreu em alguns estados do país, como Bahia e Piauí, os prefeitos potiguares querem que os recursos repassados para o pagamento de profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) e Caminho da Escola, por exemplo, não devem ser contabilizados como gastos com pessoal no momento da análise de contas das Prefeituras pelos Tribunais de Contas. A justificativa é de que os recursos, por serem federais, não deveriam ser incluídos dentro do limite de despesas com funcionários determinados pela LRF.
Atualmente, a Lei determina que os municípios só podem gastar até 54% da receita corrente líquida com pessoal. No entanto, com o aporte financeiro da União utilizado para viabilizar os programas federais, inclusive com o pagamento de mão de obra, os municípios têm enfrentado dificuldades para fechar as contas dentro do que determina a LRF.
Para tratar sobre isso, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) buscou apoio da Assembleia Legislativa para tratar acerca do tema, que pode trazer problemas aos gestores públicos, principalmente em ano de queda de arrecadação própria e nos repasses obrigatórios destinados a outros fins que não o pagamento de pessoal.
“É preciso que discutamos a situação para não inviabilizar a gestão nos municípios no fechamento das contas. Os prefeitos nos solicitaram auxílio e vamos, juntos discutir o melhor caminho para equacionar o problema”, explicou o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).
Ao todo, são aguardados aproximadamente 80 prefeitos de cidades do interior do Rio Grande do Norte durante a reunião da Femurn na Assembleia, que ocorrerá no plenário Cortez Pereira.





Adiar decisão de auxílio-moradia custa R$ 135,5 milhões por mês
Luiz Fux
A decisão do ministro Luiz Fux de adiar a discussão no Supremo Tribunal Federal sobre a concessão de auxílio-moradia a magistrados e procuradores vai representar um custo mensal de R$ 135 milhões para a União. É que, após segurar o tema por quatro anos, Fux aceitou na terça-feira pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e retirou da pauta do plenário do STF o julgamento de seis ações que discutem a constitucionalidade do benefício.
Como resultado da decisão do magistrado, o tema será alvo de uma mesa de diálogo de conciliação, por intermédio da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal, órgão ligado à Advocacia-Geral da União (AGU).
Na prática, o entendimento do ministro mantém em vigor a concessão de auxílio-moradia tanto para juízes federais como para membros do Ministério Público, no tempo em que durarem as negociações. A solução encontrada derruba a expectativa de que o STF pudesse acabar com o benefício, como indicavam os magistrados da Corte, o que motivou protestos de juízes em todo o País.
A cada mês, o benefício representará uma despesa de R$ 135.665.852,70 para os cofres públicos. Esse é o valor gasto mensalmente com juízes federais de primeira e segunda instância, ministros de tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União e membros do Ministério Público da União e dos Ministérios Públicos dos Estados.
No total, eles são 30.990 servidores com direito ao benefício e custam R$ 1,6 bilhão anualmente para o País. Os dados fazem parte de um estudo feito pela Consultoria Legislativa do Senado, no fim do ano passado, a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O levantamento leva em conta o auxílio-moradia desses agentes, que corresponde a R$ 4.377,73.
Os moldes desta conciliação ainda estão sendo formulados pela AGU e não há ainda um prazo para que as negociações comecem. “O tempo de duração dos processos de conciliação depende da complexidade da matéria e das peculiaridades de cada caso. Como o caso está judicializado, será necessária a homologação judicial da conciliação pelo ministro relator no Supremo Tribunal Federal”, explicou o órgão por meio de sua assessoria de imprensa.
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) comemorou a decisão de Fux e defendeu a legitimidade do auxílio-moradia. “Foi uma decisão acertada (do STF) e segue a tendência da solução de conflitos por meio da conciliação. A ajuda de custo para moradia tem previsão legal” , disse o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, por e-mail. *ESTADÃO CONTEÚDO






Tatuado com ‘ladrão e vacilão’ na testa é preso por furtar desodorantes em SP
O jovem de 18 anos que teve a frase “eu sou ladrão e vacilão” tatuada na testa após uma tentativa de furto em São Bernardo do Campo, no ABC, em junho de 2017, foi preso em flagrante por furtar desodorantes em um supermercado neste sábado (24) em Mairiporã, na Grande São Paulo. A fiança de R$ 1 mil foi paga e ele vai responder em liberdade.
O crime ocorreu por volta das 19h40, quando o jovem estava em um supermercado na Estrada Arão Sahm, no Jardim Nipon, em Mairiporã.
Segundo o boletim de ocorrência, o dono do estabelecimento informou que viu o rapaz colocando dois objetos dentro da calça. Ao sair do local, o comerciante abordou o jovem e descobriu que ele estava com 5 frascos de desodorante escondidos.
A Polícia Militar foi chamada e levou os envolvidos para a delegacia de Mairiporã, onde o caso foi registrado.
Tatuado na testa. *G1

quarta-feira, 28 de março de 2018

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau - Rádio Maroca Antônio Martins RN

Veículo particular do governador Robinson Faria é roubado em Monte Alegre
O carro particular do governador Robinson Faria, uma Hilux SW4, foi levado por bandidos durante ação criminosa em Monte Alegre, na Grande Natal.
As primeiras informações dão conta de que o motorista entrou em rota onde ocorria um arrastão.
O governador não estava no veículo.
Mais informações ao longo da cobertura.
Governo do Estado se pronuncia – Sobre as notícias de furto ocorrido com veículo não oficial, de propriedade e uso da família do Governador, o Governo do RN, por questões de segurança institucional, não vai se pronunciar até que sejam esclarecidas todas as circunstâncias do ocorrido. Assessoria de Comunicação. Governo do RN.




Ministro diz que tiros contra caravana de Lula são inaceitáveis
Caravana Tiros
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, classificou nesta terça-feira, 27, como “inaceitável” o ataque a tiros aos ônibus da caravana do ex-presidente Lula, no interior do Paraná. Dois veículos foram atingidos por disparos de arma de fogo, mas ninguém se feriu.
“É absolutamente inaceitável que aconteça, parta de quem partir. Isso não é convivência democrática. Isso não pode acontecer, e se acontecer é preciso identificar os responsáveis porque não pode se repetir dentro do regime democrático”, disse o ministro.
Jungmann também condenou confrontos entre militantes petistas e anti-lulistas. Jornalistas foram agredidos no trajeto por seguranças do ex-presidente. “Não podemos admitir confrontos, isso é absolutamente democrático, e é preciso ter respeito.”
O ministro afirmou que a Polícia Federal não irá investigar o caso porque o crime não foi federal e cabe às autoridades estaduais atuar. “Caberá à investigação estabelecer se foi ou não (um atentado político)”, disse.
Jungmann iria conversar ainda nesta terça-feira com a Secretaria de Segurança do governo Beto Richa (PSDB), para pedir “atenção redobrada” para o caso. “Eu pedi que existam cuidados adicionais e falo sempre com a própria PRF”, disse o ministro. Antes, ele se reuniu com parlamentares da bancada do PT. *ESTADÃO CONTEÚDO





Polícia apreende adolescente suspeito de matar idoso por causa de dois copos de caldo de cana
Resultado de imagem para adolescente apreendido
Imagem meramente ilustrativa
Uma investigação realizada pela Divisão de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) com apoio da Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) resultou, na apreensão de um adolescente de 16 anos, pelo crime de homicídio contra um idoso de 78 anos, nesta segunda-feira (26).
O crime aconteceu na quarta-feira (21), no bairro da Praia do Meio, quando o adolescente se recusou a pagar dois caldos de cana que ele havia consumido no estabelecimento comercial de propriedade do idoso.
Após o suspeito ser identificado, um mandado em desfavor do adolescente foi expedido pela Vara da Infância e da Juventude, decretando a apreensão do menor. Ele foi apreendido no distrito de Cobé, na zona rural do município de Vera Cruz. *BG





EMPARN apresenta acumulado das chuvas entre os dias 26 e 27/03
MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Martins(Particular) 57,0
Vicosa(Prefeitura) 33,0
Dr. Severiano(Emater) 17,7
Lucrecia(Emater) 11,3
Francisco Dantas(Emater) 10,0
Agua Nova(Prefeitura) 7,4
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 5,5
Janduis(Emater) 5,2
Parana(Emater) 5,0
Major Sales(Prefeitura) 4,7
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 3,3
Messias Targino(Prefeitura) 2,5
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 2,5
Frutuoso Gomes(Emater) 2,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 1,0
Apodi(Base Fisica Emparn) 0,2
Em Pau dos Ferros, foi registrado uma chuva de 20mm – O pluviômetro não é da EMPARN e fica localizado no bairro Paraíso.





UTILIDADE PÚBLICA: COSERN realiza desligamento de rede, nesta quinta, em bairro de Pau dos Ferros
A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente  fornecimento em várias ruas de três  bairros de Pau dos Ferros.
quinta-feira, 29, das 07h às 11h, no bairro Riacho do Meio, Rua Vereador Gonçalo de Holanda e adjacências;
quinta-feira, 29, das 13h às 17h, no bairro Riacho do Meio, Rua Vereador Gonçalo de Holanda e adjacências;
Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.
Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.
· Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
· Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
· Telefonar para o 116.




UFRN firma novas parcerias para produção de medicamentos
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) firma novas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) com o Ministério da Saúde nesta terça-feira, 27, em Brasília. O acordo será assinado pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, com vistas à produção de novos medicamentos pelo Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), para fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Em resultado preliminar dos projetos apresentados pelo Nuplam, estão confirmadas as PDPs para produção do imunossupressor Everolimo, em parceria com a empresa EMS, e do medicamento Truvada, em parceria com a empresa norteamericana Gilead, para uso na prevenção da Aids. A decisão relativa a dois recursos apresentados pelo Nuplam será divulgada pelo Ministério da Saúde durante a cerimônia de assinatura. *Com informações da UFRN




Agricultor é morto a tiros na zona rural de Antônio Martins
O corpo de Francinildo Epifânio da Silva, agricultor de 41 anos de idade, residente no Sitio Xique-Xique em Antônio Martins, foi encontrado as margens da RN 117, entre as cidades de Antônio Martins e Alexandria, numa região conhecida como Sitio Porcos.
A principio a policia acreditava que Francinildo tinha sido vitima de atropelamento, mas no Instituto de Medicina Legal, do Itep em Mossoró, a equipe legista localizou perfurações provocadas por tiros, no ombro e na cabeça.
Segundo informações de populares, Francinildo era deficiente auditivo “Moco”, tinha problemas mentais e quando bebia, costumava sair sem rumo, perambulando pelas estradas da região. Ele foi encontrado morto cerca de 09 km da localidade onde morava, por volta das 14h desta segunda-feira(26). O corpo foi encontrado por populares que acionaram a policia militar da cidade de Antônio Martins. *O Câmera






Homem saca arma e dispara durante briga e deixa duas pessoas feridas; ele foi preso em Paraná
Um luís-gomense de 26 anos, foi preso em flagrante por PM’s após sacar uma arma de fogo durante uma briga generalizada na praça pública no Centro da cidade de Paraná-RN, onde pessoas dançavam ao som de paredões e deixando duas pessoas baleadas. Um jovem de 18 anos foi atingido na região abdominal e um idoso de 65 anos foi atingido na coxa direita, ambos foram socorridos para o HRCCA em Pau dos Ferros, já o idoso ainda foi transferido para Mossoró para exames mais detalhados e ambos já se encontram em suas residências, na cidade de Paraná-RN. O fato ocorreu por volta das 19h deste domingo(25),
Os militares avistaram o jovem correndo em meio à multidão e conseguiram realizar a prisão e apreender a arma de fogo usada no delito, tratava de um revólver calibre 38, municiado com cinco munições intactas e uma deflagrada. O mesmo foi apresentado a Autoridade Policial em Pau dos Ferros-RN, onde foi autuado em flagrante de delito por tentativa de homicídio.
O Juiz de Direito da Comarca homologou o flagrante e ainda decretou a prisão preventiva do luís-gomense.
Confira o trecho da decretação da prisão preventiva:
“Com relação às circunstâncias/requisitos que autorizam a prisão preventiva é possível vislumbrar, nesse momento processual, a garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal. A garantia da ordem pública está amparada no fato de o flagranteado responder a vários processos neste juízo e na comarca de Pau dos Ferros, conforme certidão de antecedentes juntadas aos autos. COMO FLAGRANTEADO INSISTE EM CONTINUAR PRATICANDO INFRAÇÃO PENAL, É DE RIGOR A DECRETAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA PARA ASSEGURAR A GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA.
Expeça-se MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA. Mantenha-se o flagranteado recolhido no CDP da região onde foi flagrateado, nos termos do ANEXO ÚNICO do Decreto Estadual n. 26.495, de 08 de dezembro de 2016.” *Nosso Paraná.



Bebê é abandonado em cemitério de Ponta Negra
A Guarda Municipal de Natal resgatou nesta segunda-feira, 26, um bebê com cerca de um ano de idade abandonado no Cemitério Público de Ponta Negra, na zona sul da capital potiguar.
O menino ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social de Natal, a Semtas.
A Polícia Civil vai buscar imagens de câmeras de segurança para saber quem abandonou a criança.




Violência no RN: De férias em Natal, casal de PMs sofre tentativa de assalto e é baleado; mulher morre
PMs de Santa Catarina sofrem tentativa de assalto em Natal e são baleados. (Foto: Arquivo pessoal)
Um casal da Polícia Militar de Santa Catarina sofreu uma tentativa de assalto e foi baleado em uma pizzaria da Zona norte de Natal. O crime aconteceu na noite desta segunda-feira (26) no conjunto Parque das Dunas. Segundo a PM, os dois foram socorridos, mas a policial não resistiu. Ninguém foi preso.
De acordo com a polícia, os suspeitos chegaram em um carro e pararam o veículo próximo da pizzaria. Depois de levarem o dinheiro do caixa, os criminosos abordaram os clientes. Testemunhas contaram à PM, que os bandidos perceberam que o policial estava armado e começaram uma briga.
Segundo a PM, os bandidos atiraram duas vezes no Sargento Marcos Paulo, de 43 anos, e uma vez no peito da mulher dele, a soldado Caroline Pletsch, de 32. Vizinhos da pizzaria prestaram os primeiros socorros.
Após atirarem no casal, os criminosos fugiram levando a arma do sargento. Os policiais catarinenses foram foram levados ao pronto-socorro do Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. Ela – em estado grave, numa ambulância. Ele, socorrido pouco depois por um dos funcionários da pizzaria, no carro alugado pelo casal durante as férias na cidade.
Policiais militares de vários batalhões de natal se mobilizaram no socorro às vítimas e na tentativa de localizar os criminosos. Uma hora depois de dar entrada, eles receberam a notícia que a policial Caroline Pletsch não resistiu e morreu. O marido dela, mais estável, foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da capital potiguar. *G1 RN






‘A esquerda enlouqueceu’, diz José Padilha após críticas de Dilma ao “O Mecanismo”
Mais gasolina atirada à fogueira na sexta-feira, 23, quando chegou à Netflix a série O Mecanismo, do diretor José Padilha. Até segunda, 26, os comentários de repúdio e apoio ao teor do roteiro que trata das investigações da Operação Lava Jato seguiam alimentando posts raivosos nas redes sociais. Padilha estaria distorcendo fatos, como acusou a ex-presidente Dilma Rousseff em um texto em seu Facebook? Ou escancarando a podridão em metástase de um sistema que não segue ideologias?
Ao Estado, o diretor respondeu: “A Lava Jato mostrou que PT e PMDB desviaram, juntos, bilhões de dólares dos cofres públicos. Lotearam o País, assim como o PSDB havia feito. Operaram o ‘mecanismo’. Parasitaram os brasileiros. Não há como negar.”
Dilma, em seu artigo, havia apontado o que chamou de distorções: “O cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula…”. Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda, 26, ela acusou a Netflix de realizar “proselitismo eleitoral” com a série sobre corrupção. “Vou denunciar às autoridades de outros países que a Netflix está fazendo campanha política descaradamente. A empresa não foi criada para isso”, afirmou a correspondentes de jornais internacionais no Rio. “A Netflix não pode fazer campanha política. Se está fazendo no Brasil, pode vir a fazer em qualquer outro país.”
Ela já havia falado de incômodos com a série, como, segundo disse, o uso indevido de uma frase em personagens trocados: “O cineasta tem o desplante de usar as célebres palavras do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre ‘estancar a sangria’, na época do impeachment fraudulento, num esforço para evitar que as investigações chegassem até os golpistas. Jucá confessava ali o desejo de ‘um grande acordo nacional’. O estarrecedor é que o cineasta atribui tais declarações ao personagem que encarna o presidente Lula”.
Ao Estado, Padilha diz que Dilma e a esquerda criam cortina de fumaça sobre o assunto da frase “estancar a sangria”. “Os bandidos entram na sua casa, estupram a sua esposa, matam seus filhos e roubam tudo o que você tem. Na saída, surrupiam seu isqueiro… A esquerda viu a série e quer debater a cor do isqueiro. O PT de Lula se associou ao PMDB de Temer. Juntos, operaram o mecanismo. Desviaram bilhões de dólares dos cofres públicos. Petrobrás, Belo Monte, Eletrobrás, BNDES. Parasitaram o cidadão. E a esquerda finge que não viu? Sinto muito. A esquerda enlouqueceu e ficou tão hipócrita quanto a direita. Hoje, estão todos de mãos dadas: os formadores de opinião da esquerda, Aécio Neves e Temer, torcendo para que o STF revogue a prisão em segunda instância. Depois, o maluco é o Ruffo”, disse, citando o personagem Marco Ruffo, o delegado da série obcecado pelas investigações da Lava Jato, vivido por Selton Mello.



TRE encerra revisão biométrica no RN nesta terça-feira (27)
TRE encerra revisão biométrica no RN nesta terça-feira (27) (Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT)
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) encerra nesta terça-feira (27) os atendimentos da revisão biométrica obrigatória em 19 municípios potiguares. A data marcará também o encerramento geral da biometria revisional no RN, trabalho iniciado há nove.
Dessa forma, o Rio Grande do Norte passa a integrar a lista dos 10 estados brasileiros que ultrapassaram os 95% do eleitorado apto com identificação biométrica, entrando para a classificação de concluído, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além do RN (com 95,75%), os estados onde a população votará a partir da identificação biométrica são os seguintes: Alagoas (99,67%), Amapá (99,73%), Distrito Federal (99,71%), Goiás (99,86%), Paraíba (99,81%), Piauí (98,37%), Roraima (95,83%), Sergipe (99,84%) e Tocantis (99,93%), segundo a última atualização do TSE, no dia 24 de março de 2018.
Os municípios potiguares que terão atendimento até esta terça (27), das 8h às 16h, são: João Câmara, Jardim de Angicos, Pedro Velho, Nova Cruz, Martins, Antônio Martins, Umarizal, Olho D’água do Borges, São Bento do Norte, Parazinho, Pedra Grande, Caiçara do Norte, Bento Fernandes, Poço Branco, Portalegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Taboleiro do Norte e Arês. O TRE – RN informa que o prazo final para o cadastramento biométrico nestas cidades não será prorrogado.

Documentação necessária

Para realizar a biometria, o eleitor deve levar o título, documento com foto e o comprovante de residência recente (original e cópia). Os endereços dos locais da Biometria Revisional podem ser conferidos logo abaixo.

Endereços dos pontos de atendimento biométrico:

João Câmara: Central do Cidadão, na Rua Rita Ferreira de Farias, s/n, IPE.
Jardim de Angicos: Câmara Municipal, na Rua José Inácio Bezerra, nº 43, Centro.
Pedro Velho: Fórum Municipal – Tribunal do Juri, na Rua João Pessoa, s/n, Centro.
Nova Cruz: Cartório Eleitoral, na Rua Padre Normando, Pignatário, s/n, Frei Damião
Martins: Cartório Eleitoral, na Rua Joaquim Inácio, n° 130, Centro.
Antônio Martins: Câmara Municipal, Praça da Boa Esperança, Centro.
Umarizal: Câmara Municipal, na Rua Jocelyn, n° 395, Centro.
Olho D’água do Borges: Rua Etelvino Sales, nº 90, Centro.
São Bento do Norte: Cartório Eleitoral, na Rua Aderbal Pereira, nº 29, Centro.
Parazinho: Câmara Municipal, Praça Senador João Câmara, Centro.
Pedra Grande: Câmara Municipal, Praça Mons. Freitas, nº 179, Centro.
Caiçara do Norte: São Bento do Norte – Cartório Eleitoral, na Rua Aderbal Pereira, n° 29, Centro.
Bento Fernandes: Câmara Municipal, na Travessa Santos Dumont, nº 37, Centro.
Poço Branco: Câmara Municipal, na Rua 22 de Abril, s/n, Centro.
Portalegre: Cartório Eleitoral, na Rua Damião Monteiro de Souza, n° 12, Centro.
Viçosa: Câmara Municipal, na Rua Vicente Pedro, s/n, Centro.
Riacho da Cruz: Câmara Municipal, na Rua Sete de Setembro, nº 29, Centro.
Taboleiro Grande: Câmara Municipal, na Rua João Francisco, nº 90, Centro
Arez: Câmara Municipal, na Rua Santo Antônio, nº 144, Centro.
*G1 RN






Temer sanciona lei que dá poder a municípios para regulamentar Uber
O presidente Michel Temer (MDB) sancionou nesta segunda-feira (26) proposta que confere aos municípios do país o poder em regulamentar os serviços de transporte como Uber, Cabify e 99.
A nova lei, considerada favorável aos aplicativos e que foi sancionada sem vetos, será publicada na edição desta terça-feira (27) do “Diário Oficial da União”. Na prática, a proposta não muda o que já é feito: uma regulamentação a critério do município.
Agora, no entanto, eles terão amparo legal para determinar as exigências para a oferta do serviço, como a de autorização prévia. A primeira versão do texto, defendida por empresas de táxi, estabelecia a obrigatoriedade, por exemplo, de que o motorista fosse proprietário do veículo e que utilizasse placa vermelha.
As regras, contudo, foram derrubadas pelo próprio Poder Legislativo. Polêmico, o projeto foi alvo de protestos tanto de taxistas como de motoristas de aplicativos, que se aglomeraram nas galerias do plenário da Câmara dos Deputados.
A Uber afirmou que o “texto aprovado pela Câmara ouviu a voz dos 20 milhões de usuários”. “Em vez de proibir, o texto regulamenta a atividade dos motoristas parceiros e organiza critérios para os aplicativos operarem”, disse. Já a Cabify considerou a redação final equilibrada. “A mobilidade urbana foi assegurada com a aprovação das emendas que retiraram diversas determinações que inviabilizam o setor”, disse. *Folha de São Paulo





Confira o volume das chuvas entre o dias 23 e 26/03 divulgados pela EMPARN
Messias Targino(Prefeitura) 100,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 97,0
Martins(Particular) 89,0
Parana(Emater) 72,0
Marcelino Vieira(Emater) 69,0
Frutuoso Gomes(Emater) 68,0
Major Sales(Prefeitura) 62,4
Ipanguacu(Emater) 57,5
Francisco Dantas(Emater) 52,0
Lucrecia(Emater) 51,6
Jose Da Penha(Emater) 44,7
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 41,7
Agua Nova(Prefeitura) 38,3
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 35,0
Piloes(Prefeitura) 29,7
Severiano Melo(Prefeitura) 29,0
Vicosa(Prefeitura) 25,0
Riacho De Santana(Emater) 23,0
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 20,7
Dr. Severiano(Emater) 14,7
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 13,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 13,0
Janduis(Emater) 5,0
Rafael Godeiro(Emater) 4,4
Upanema(Prefeitura) 1,4
MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 95,0
Equador(Particular) 73,8
Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba) 48,0
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 46,4
Serra Negra Do Norte(Emater) 44,0
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 43,8
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 42,3
Parelhas(Emater) 30,7
Jardim De Piranhas(Prefeitura) 25,0
Santana Do Serido(Emater) 12,8
Sao Fernando(Emater) 10,3
Caico(Acude Itans) 7,9
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 5,0
Cerro Cora(Emater) 2,2
Angicos(Prefeitura) 2,0
MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 10,0
Vera Cruz(Emater) 6,1
Monte Alegre(Emater) 3,0
MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Montanhas(Prefeitura) 9,1
Espirito Santo(Prefeitura) 8,5
Extremoz(Emater) 7,6
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 1,0




Operação Direct: MPRN investiga pedofilia por rede social
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) a operação Direct. A ação investiga pedofilia por meio de rede social e o envio de conteúdo pornográfico por parte de um homem para uma criança de 10 anos, que mora na Grande Natal, por meio de redes sociais. Equipes do Ministério Público de São Paulo, com acompanhamento de uma promotora de Justiça do MPRN, cumpriram mandado de busca e apreensão na capital paulista, onde o investigado mora.
De acordo com as investigações do MPRN, no ano passado o aliciador usou o serviço de mensagem direta de uma rede social da criança para estabelecer o primeiro contato. Após algumas conversas, o homem passou a tentar seduzir a criança e chegou a enviar foto com conteúdo pornográfico para ela. Na troca de mensagens, o aliciador usava perfis falsos. O nome da operação é uma alusão a esse serviço de mensagens diretas disponível na rede social.
“A mãe estava atenta à navegação da criança na internet e em certo momento acabou vendo a troca de mensagens e procurou o Ministério Público do Rio Grande do Norte. Iniciamos a investigação imediatamente. Usamos uma metodologia de cruzamentos de dados, fazendo com que a apuração fosse praticamente toda virtual até conseguirmos localizar o aliciador”, explicou a promotora de Justiça Liv Severo, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MPRN. Liv Severo foi quem, com apoio do MPSP, cumpriu o mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira.
No cumprimento do mandado, foram apreendidos o computador do suspeito e outros dispositivos de informática. O promotor de Justiça Fausto França, coordenador do Gaeco, ressaltou a importância da operação Direct. “Essa operação deflagrada nesta segunda serve para mostrar que o ambiente da internet não é sem lei. O material apreendido na casa desse homem será trazido para Natal e vai ser analisado pela equipe do Laboratório de Computação Forense do Gaeco, que atua no assessoramento técnico desde o início. Durante essa etapa, será possível desenvolver algumas linhas de pesquisa da investigação e apurar se essa criança é a única vítima desse aliciador ou se ele mantém o mesmo tipo de contato com outras pelo país”, explicou.
A promotora de Justiça Sandra Angélica Pereira Santiago, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, destacou ainda que os pais e responsáveis devem ficar atentos e monitorar as redes sociais e a navegação dos filhos na internet. “A operação Direct só foi deflagrada porque a mãe dessa criança conseguiu ver as mensagens que o aliciador mandou para ela e procurou o Ministério Público do Rio Grande do Norte para pedir ajuda. Esse exemplo deve ser seguido para evitar que outras crianças sejam vítimas, cabendo aos pais manterem um diálogo aberto com os filhos, acompanhar a navegação das crianças e orientá-las”, concluiu.
Após a análise do material apreendido, o aliciador paulista poderá ser denunciado pelo assédio à criança e ainda por armazenar o conteúdo.








Pau dos Ferros realiza campanha de vacinação contra o HPV e a meningite C
A imagem pode conter: 2 pessoas
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) informa que nesta segunda-feira (26) dará início a campanha de mobilização para vacinação de adolescentes contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) e a meningite C, estendendo-se até o dia 06 de abril.
A campanha segue o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, priorizando, dessa forma, a prevenção.
Deverão ser vacinados contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, assim como pessoas de 9 a 26 anos vivendo com HIV, pacientes transplantados ou com câncer, e adolescentes que chegaram aos 15 anos sem completar as duas doses.
A vacina contra a meningite será distribuída para quem tem entre 11 a 14 anos.
Para ter acesso basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima e levar a carteira de vacinação. *Assessoria de comunicação






Família é morta em acidente entra as cidades de Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste
O acidente do tipo colisão traseira terminou com a morte do casal Francisco Paulino Junior, de 31 anos de idade, da esposa dele, Elianai de Melo Bandeira de 21, e Francisco Paulino Neto, de apenas 02 anos de idade filho do casal.
O acidente aconteceu por volta de 18h30 deste domingo (25), na comunidade de Cachimbo Aceso, no Km 143 da BR 405 no município de Pau dos Ferros.
Segundo informações, com registro na Delegacia de Plantão em Pau dos Ferros, as vítimas trafegavam de motocicleta, saindo da Fazenda Santa Luzia, de propriedade de familiares, em direção a cidade de Pau dos Ferros, onde estavam residindo, há pouco tempo e quando entraram na Br 405, foram colhidas por trás por uma caminhonete que trafegava no mesmo sentido.
Marido e mulher foram arrastados por mais de 50 metros, arremessados pra fora da pista e morreram no local. A criança foi socorrida, mas já chegou morta no Hospital Regional de Pau dos Ferros.
Testemunhas e familiares das vitimas informaram na Delegacia, que o acusado conhecido apenas como “Sueldo do Posto” dirigia pela rodovia federal em alta velocidade.
Amigos e familiares das vitimas lamentam a fatalidade, pois a família teria vindo da cidade de Brasiléia no estado Acre, para Pau dos Ferros, onde Junior estaria cursando Direito, numa faculdade que segundo informações pertence a seus familiares.
A policia militar de Pau dos Ferros realizou buscas durante a noite de ontem, mais não conseguiu localizar o suposto acusado. As causas do acidente e a culpabilidade do acusado serão investigadas pela equipe do Delegado Inácio Rodrigues. *O Câmera








Vídeo mostra confusão após suposta entrada de candidatos atrasados em concurso da Saúde no RN
Fiscais do concurso da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte teriam deixado cerca de 20 candidatos entrarem no local de prova, mesmo após o horário estabelecido, na manhã deste domingo (25). Isto é o que afirmam familiares de candidatos que já estavam nas salas, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Comperve, que oganiza o certame, negou irregularidades.
Um vídeo enviado por uma das testemunhas mostra o momento em que pessoas discutem com os responsáveis pela aplicação da prova no local. O técnico de Radiologia, Maxson Oliveira, afirmou que deixou a esposa no local para fazer a prova e estava conversando com outras pessoas do lado de fora, quando viu os candidatos atrasados chegarem.
Veja o VÍDEO AQUI
“Quando deu o horário estabelecido no edital, que era 8h, tocou o sinal e, no final, o fiscal abaixou a faixa. Logo em seguida, apareceram três ou quatro pessoas que ficaram lá na frente. Depois foi se aglomerando mais pessoas, umas 20, e começaram a fazer pressão, querendo entrar”, conta ele.
De acordo com Maxon, alguns poucos candidatos reconheceram que estavam atrasados e saíram, porém, uma senhora, que seria coordenadora no local, chegou, levantou a faixa e liberou a entrada dos que estavam do lado de fora.
“Eles entraram quase 15 minutos após o fechamento. Tanto que cerca de um minuto depois, já tocou o segundo sinal que é para o início de aplicação da prova”, disse. “Não falo isso porque minha esposa está fazendo concurso, mas sim como cidadão. Esse ato quebra a lisura do concurso e é uma falta desrespeito até para os outros candidatos, que reconheceram que estavam atrasados”, argumentou. *Informações do G1/RN




Homem é preso após esfaquear outro em Pau dos Ferros
Um homem de 31 anos foi preso neste sábado(24), após esfaquear outro, Na Rua Capitão Pedro Vicente, no Bairro São Geraldo, em Pau dos Ferros-RN. O suspeito do crime, foi preso pela PM minutos depois após esfaquear outro de 60 anos.
A vítima foi atingida na região do pescoço, braço e abdômen sendo socorrida pela equipe do SAMU e encaminhada ao HRCCA. O suspeito confessou a autoria do crime e foi apresentado juntamente com a arma branca usada no delito ao plantão da 4ª DRPC, para as providencias cabíveis. *Nosso Paraná








RN perdeu 3.570 vagas de emprego formal em fevereiro, diz Caged
carteira de trabalho (Foto: Jana Pessôa/Setas-MT)
O Rio Grande do Norte teve fechadas 3.570 vagas de trabalho ao longo do mês de fevereiro. As demissões representaram uma queda de -0,85% no emprego formal potiguar em relação a janeiro deste ano.
Os principais setores responsáveis pelo resultado foram a Indústria de Transformação, com -1.262 vagas e a Agropecuária, com o fechamento de 1.159 postos de trabalho. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira (23).
Com esse saldo o estado ocupou o terceiro lugar entre os estados que mais demitiram ao longo do mês. A maioria deles está na região Nordeste.
Estados que mais demitiram em fevereiro: 
  1. Alagoas: -10.698;
  2. Pernambuco: -7.381;
  3. Rio Grande do Norte: -3.570;
  4. Paraíba: -2.758;
  5. Rio de Janeiro: -2.750;
  6. Sergipe: -931.

Demissões em quase todas as áreas

A maior parte dos setores do mercado potiguar fecharam vagas de trabalho em fevereiro, com a exceção da área de Serviços, que abriu 26 vagas, e Serviços Industriais de Utilidade Pública, que registrou quatro empregos a mais. A administração pública nem demitiu nem contratou ninguém.
Depois da Indústria de Transformação e da Agropecuária, os setores de Construção Civil e de Comércio foram os que mais demitiram. Juntos, eles representaram redução de 1.094 vagas (veja no gráfico acima o desempenho de cada um).

Tendência regional

O estado seguiu uma tendência negativa da região Nordeste, no saldo de empregos de fevereiro. Das cinco regiões geográficas do país, apenas o Nordeste apresentou saldo negativo para o mês. Foram 25.953 postos de trabalho fechados.
O melhor desempenho foi o da região Sul, onde houve acréscimo de 37.071 vagas. O Sudeste teve aumento de 35.025, seguido pelo Centro-Oeste, com 14.407, e Norte, com 638.

Desempenho nacional

Em todo o país, foram criados 61.188 ao longo do mês – um aumento de 0,16% em relação ao estoque de janeiro. Foi o melhor resultado para o mês desde 2015, decorrente de 1.274.965 admissões e 1.213.777 desligamentos. *G1 RN




Ceará tem sequência de ataques a prédios públicos e mais de 50 veículos incendiados durante madrugada
O Ceará registrou uma nova sequência de ataques criminosos contra prédios públicos durante a madrugada deste domingo (25). Em um dos casos, bandidos incendiaram mais de 50 veículos apreendidos pela polícia, que estavam em um terreno no prédio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) da cidade de Cascavel, no litoral do estado.
Os ataques atingiram ônibus e prédios públicos de Fortaleza e no interior do estado. Veja a sequência de ações criminosas ocorridas neste fim de semana:
  • Cinco ônibus foram completamente destruídos ao longo do sábado e na madrugada deste domingo na capital.
  • Homens atiraram contra o prédio da Sejus na madrugada sábado, no Bairro Aldeota. Três deles morreram em confronto com a polícia.
  • Criminosos queimaram mais de 50 carros e motos em um prédio da Seinfra de Cascavel.
  • Ainda nesta madrugada, criminosos usaram bombas caseiras para incendiar um dos blocos da Regional IV, no Bairro Serrinha.
  • Homens arremessaram uma bomba incendiária contra o prédio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral, na região Norte do estado.
  • O Juizado Especial Cível e Criminal, no Bairro Itaperi, também foi atacado a tiros na madrugada.
  • Duas antenas de telefonia foram danificadas por criminosos no Bairro Jardim Iracema e na Avenida Maestro Lisboa, no Bairro José Alencar.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou que a Polícia Militar prendeu seis suspeitos de participação nos crimes. Quatro homens foram presos no sábado (24) e três, na manhã deste domingo. Com eles, a polícia apreendeu munição e garrafas de gasolina usadas nas ações.

Em nota, o órgão comunicou também que “determinou o reforço no policiamento, inclusive com apoio de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)”.
Conforme o tenente Cordeiro, do Corpo de Bombeiros de Horizonte, que atendeu a ocorrência em Cascavel, as chamas atingiram mais de 45 motos e cerca de 10 carros que estavam apreendidos. O fogo começou após dois homens pularem o muro do prédio e incendiarem parte dos veículos.
A equipe dos Bombeiros foi acionada e se dirigiu ao local para conter as chamas . A rede elétrica precisou ser cortada para evitar um curto-circuito. Uma sala, que servia como almoxarifado, também foi atingida pelo fogo e ficou destruída. Moradores da região relataram que ouviram diversas explosões durante a noite no local
“O fogo se espalhou rápido, porque tem muito material inflamável, como os pneus e os bancos dos carros. Não dava pra ver muito bem a quantidade porque estava escuro, mas conseguimos apagar o fogo”, comentou o tenente.
Os bombeiros conseguiram debelar as chamas por volta de 0h30 e evitar que as chamas atingissem casas vizinhas ao local. Ninguém ficou ferido, conforme o Corpo de Bombeiros.
Equipes das polícias Civil e Militar também foram ao local durante o ocorrido e realizaram buscas pelos suspeitos. No entanto, ninguém foi preso. O G1 não conseguiu contato com a Delegacia de Cascavel.







Servidor da Secretaria de Educação de Mossoró tentou matar a esposa com 12 golpes de tesoura. Estado dela é grave
A polícia de Mossoró pede ajudar para localizar e prender o servidor público conhecido como “Genildo Duarte”, que tentou matar a sua esposa Márcia Regina Fernandes Lopes, com 12 golpes de tesoura neste domingo (25), dentro de um apartamento no condomínio Carlito Lima, no bairro Nova Betânia, zona oeste da cidade.
Márcia Regina sofreu perfurações na garganta em outras partes do corpo.
Segundo informações da polícia, Genildo Duarte, depois de ferir, ainda trancou a mulher dentro do apartamento e fugiu num carro tipo “Evoque Prestige” de cor branca com placas ORL 0348 de Mossoró.
Marcia foi socorrida pelos vizinhos para o Hospital Regional Tarcísio Maia e segundo informações, seu estado de saúde é considerado grave.
A delegacia de plantão solicitou a equipe do Instituto Técnico-Cientifico de Pericia (ITEP) uma vistoria no apartamento do casal, onde aconteceu a brutal tentativa de morte, ou feminicídio.
Segundo informações e imagens que circularam nas redes sociais, Genildo Duarte abandonou o carro numa região de mato próxima ao Abolição III em Mossoró. *O Câmera





IFRN em Pau dos Ferros abre seleção para estagiários de graduação em Administração
IFRN em Pau dos Ferros abre seleção para estagiários de graduação em Administração
A Direção Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, através do EDITAL Nº 3/2018-DG/PF/IFRN, torna público o processo seletivo para contratação de estagiários (as) de cursos superiores de Administração.
A seleção disponibiliza 2 (duas) vagas, cada uma com carga horária de 30 horas semanais, que serão destinadas aos setores: Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM) e Coordenação de Gestão de Pessoas (COGPE).
As vagas têm como perfil desejado: estar cursando do 5º ao 7º período da graduação e ter disponibilidade de horário. Os estagiários selecionados farão jus a uma bolsa auxílio mensal e auxílio transporte, também mensal, com valores informados no edital.
INSCRIÇÃO
A inscrição será efetivada através da submissão do currículo para um dos e-mails: diad.pf@ifrn.edu.br (Diretoria de Administração) ou cogpe.pf@ifrn.edu.br (Coordenação de Gestão de Pessoas), com o assunto “Seleção de Estágio – COGPE/COSGEM”. O prazo válido para envio dos currículos é de 2/4 até as 23h59 do dia 6/4/2018.
PROCESSO SELETIVO
A seleção é composta de duas etapas: análise curricular, da qual serão pré-selecionados 8 (oito) candidatos, cuja relação de selecionados deverá ser publicada no dia 13/4. A segunda etapa será realizada no dia 17 de abril, das 9h ao meio-dia, no IFRN, através de teste de conhecimento em Excel e Word. Após o teste, será realizada uma entrevista individual.
RESULTADO
O resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 23/4/2018, no site do Campus Pau dos Ferros do IFRN. O estágio possui duração de 12 (doze) meses, com possibilidade de prorrogação por igual perído. Outras informações como o valor da bolsa e auxílio transporte, além da regulamentação de seleção, estão estabelecidas no edital.






José da Penha: Homem é preso, armado com faca, após ameaçar mãe, irmãos e ex-mulher
Na manhã desta quarta-feira (21), por volta das 10:00h, a guarnição comandada pelo Cb Mariz e composta pelo Cb Pessoa compareceu ao bairro Alto Duque de Caxias após denúncia de que Aurélio Leite de Morais, 22 anos, natural e residente em José da Penha, estaria ameaçando seus familiares com uma faca, principalmente sua mãe, de 60 anos. A mesma relatou que Aurélio proferia constantes palavras de ameaça e morte, além de danificar a cama de sua genitora, um ventilador e a geladeira, num ato de desordem injustificável, onde ameaçava matar a mãe, irmãos e sua ex-mulher.
De imediato a polícia compareceu ao local do fato, evitando uma possível tragédia em família, e constatou que o acusado estava deitado na cama, com a faca na cintura. E sendo dada voz de prisão, o mesmo teria reagido contra a guarnição, ameaçando de morte os componentes desta, na qual teve que usar uso moderado da força para conter o agressor, que supostamente estava sob efeitos de entorpecentes, já que ele é um velho conhecido da polícia. Aurélio afirmava que a faca era pra cortar as pernas dos irmãos e da sua mãe.
Acusado e vítima foram conduzidos para a Delegacia Civil de Luis Gomes, a fim de ser formalizado o flagrante como Maria da Penha. Posteriormente, o flagranteado foi encaminhado para o presídio de Pau dos Ferros. *Nossa Pau dos Ferros.






Dupla em moto rouba Loja no Centro de Pau dos Ferros
nova-imagem
Uma loja de roupas masculinas foi roubada na tarde desta quinta-feira(22), em Pau dos Ferros, no alto oeste potiguar. Segundo informações o roubo ocorreu na travessa Teófilo Rego, no Centro. Uma quantia de R$ 20, foi subtraída juntamente com algumas camisas masculina.
Segundo o Blog Nosso Paraná, após a ação delituosa a polícia foi comunicada e iniciou buscas, mas até o momento, nenhum suspeito foi preso. O roubo ocorreu por volta das 16h.
Essa mesma loja foi assaltada, no ano de 2016. Veja aqui.





Quatro pessoas são presas por envolvimento com desmanche motos em Pau dos Ferros
A Polícia Civil de Pau dos Ferros, sob o comando do delegado municipal Andson Rodrigo, prendeu nesta quarta-feira(21), quatro pessoas envolvidas com o desmanche de motocicleta na cidade. Os policiais civis estão investigando o sumiço repentino de várias motocicletas que foram furtadas e não apareceram abandonadas como é de costume.
Através das investigações os policiais inicialmente apreenderam um adolescente de 17 anos, que seria responsável por furtar e ajudar no desmanche da motocicleta. No segundo momento foi apreendido outro adolescente de 15 anos e Joseildo Cosmo de Almeida Pereira, 24 anos, que participaram do crime e guardaram as peças da moto.
Com os três presos, os policiais foram atrás de recuperar as peças da moto e prenderam o mecânico José Ronaldo Bezerra Guimarães, 34 anos, que estava com o motor da moto desmontado em sua oficina.
A investigação descobriu que o grupo furtou a motocicleta no centro e levou para uma fazenda que fica às margens do rio que corta o bairro Manoel Deodato. Lá eles desmontaram a moto, cortaram o quadro no meio e jogaram no açude da propriedade, que só foi possível recuperar porque os bombeiros mergulharam e encontraram o quadro. O tanque foi amassado e jogado no rio. O restante das peças foi colocado dentro de um saco e escondido na casa de Josenildo. O motor e as rodas foram vendidos. Todas as peças foram apreendidas, exceto as rodas, bem como as ferramentas usadas pelo grupo para desmontar a motocicleta.
Segundo o delegado municipal de Pau dos Ferros, Dr. Andson Rodrigo, “as investigações estão em andamento porque existem outras pessoas praticando o mesmo crime na cidade”.
É importante destacar que as pessoas que forem pegas usando peças roubadas serão presas e autuados em flagrante. Quem alimenta o crime de furto é a pessoa que compra o produto furtado.
Se alguém tiver alguma informação que possa ajudar no trabalho da Polícia, basta ligar para o 190 ou 3351-9650 (Polícia Civil) que sua identidade será preservada. *Grupo Cidadão 190





Prefeito de Itaú é condenado por improbidade administrativa e tem perda do cargo decretada
O juiz Bruno Lacerda, integrante do Grupo de Apoio à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça, condenou o ex-prefeito de Itaú(distante 361 km de Natal) Antônio Edson de Melo, e o então candidato a prefeito Ciro Gustavo Alves Bezerra (atual prefeito do Município) por ato de improbidade administrativa, consistente em utilizar promoção pessoal, pintando prédios públicos com a cor da campanha do então candidato em 2012. O juiz determinou a perda imediata do cargo de prefeito a Ciro Gustavo, assinalando prazo de 15 dias para a Câmara Municipal de Itaú informar as providências tomadas.
Na sentença condenatória, o juiz Bruno Lacerda determinou ainda a suspensão dos direitos políticos dos dois réus pelo prazo de cinco anos; pagamento de multa civil em valor igual a dez vezes sua remuneração à época dos fatos, com juros e correção, a ser revertida em favor dos cofres do Município de Itaú; além de ter determinado a indisponibilidade de bens aos demandados, com a finalidade de assegurar o cumprimento da sanção.
A Ação Civil Pública foi promovida pelo Ministério Público Estadual em 2012, onde o MP alega que Antônio Edson de Melo teria violado o princípio da impessoalidade ante a pintura de prédios públicos na cor azul para favorecer Ciro Gustavo Alves Bezerra, popularmente conhecido como “Azulão”, então candidato ao cargo de prefeito nas eleições de 2012.
De acordo com o MP, a conduta de Antônio Edson de Melo objetivou associar as realizações de sua gestão à pessoa de Ciro Gustavo Alves de Bezerra. Apontou ainda que “a coloração dos prédios públicos, associado às milhares de bandeirolas azuis espalhadas pelas fachadas das casas corroboraram na campanha eleitoral do segundo demandado, uma vez que a predominância da cor azul pela cidade transmitia ao eleitor a ideia de hegemonia do então candidato”.
Em sua contestação, Antônio Edson de Melo pediu a improcedência da ação, afirmou que os prédios públicos anualmente eram pintados com as tonalidades do brasão do Município de Itaú (amarelo e azul) com vias a conservação do patrimônio público, de modo que inexistente o dolo necessário para configuração da prática de ato de improbidade administrativa.
Já Ciro Gustavo Alves Bezerra afirmou, em suma, não ter sido demonstrado a existência de qualquer beneficiamento em seu favor em razão da pintura dos prédios públicos e que Antônio Edson de Melo foi o responsável pelo ato impugnado nos autos, não tendo concorrido para a prática do suposto ato ímprobo.
Decisão
Com base em fotos trazidas ao processo, o juiz Bruno Lacerda considerou como incontroverso o fato de que os prédios públicos foram pintados com a cor azul em período próximo ao pleito eleitoral de 2012. “Percebe-se que o ex-gestor (Antônio Edson de Melo) procedeu, de forma livre e deliberada, de acordo com o seu critério de discricionariedade, com a pintura de elevado número de prédios públicos na coloração azul durante o ano eleitoral de 2012”, diz a sentença.
Ele destaca que antes do ocorrido os prédios públicos eram pintados com a cor azul e amarela, tendo em vista que o brasão da municipalidade é composto por três cores: verde, azul e amarelo, sendo esta última a predominante.
Embora o réu Antônio Edson de Melo tenha alegado que a pintura do patrimônio público possuía o intuito único e exclusivo de preservá-lo, o juiz Bruno Lacerda entendeu que “seria forçada a conclusão de que tenha sido mera coincidência que o então candidato a Prefeito fosse popularmente conhecido como ‘azulão’ e os prédios públicos fossem pintados – em ano eleitoral – na tonalidade azul”.
“Consta dos autos que o candidato ao cargo de Prefeito, Ciro Gustavo Alves Bezerra realizou comícios/campanhas políticas intituladas de “onda azul”. Assim sendo, o fato de que diversos prédios públicos encontravam-se pintados com a cor azul, associado ao emprego dos artifícios eleitorais (santinhos, camisas, faixas, bandeirolas) de tonalidade igualmente azul, evidenciam que a cor azul fora utilizada como meio de propaganda e reconhecimento daqueles que apoiavam o ora requerido, caracterizando, de forma irrefutável, a intenção do então Prefeito, Antônio Edson de Melo, em efetuar a promoção pessoal do segundo demandado, candidato o qual detinha o seu apoio político”, diz a sentença.
Para o magistrado, essa conduta violou, cabalmente, os princípios da impessoalidade e moralidade estabelecidos no Artigo 37 da Constituição Federal. “Verifica-se que restou configurado o dolo genérico atinente a conduta de ambos os requeridos, haja vista a ocorrência de favorecimento político em prol de Ciro Gustavo Alves Bezerra no que refere a conduta do então Prefeito de realizar a pintura do patrimônio municipal na cor azul, devendo aplica-se o disposto no Artigo 3º da Lei nº 8.429/92”, decidiu o juiz Bruno Lacerda, ao aplicar as penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa.
(Ação Civil de Improbidade Administrativa nº 0002112-45.2012.8.20.0112)
TJRN