SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Por Fábio Júnior Venceslau




RN terá Marcha para o Satanás no domingo (17)


     Em protesto contra a interferência religiosa no Estado, manifestantes realizarão, no próximo domingo, às 16h, a “Marcha para o satanás”, que sairá das proximidades da igreja Assembleia de Deus do Bairro Mirassol, no entorno do Shopping Via Direta, rumo à igreja Universal do Reino de Deus da Avenida Senador Salgado Filho. Apesar do nome “assustador”, a manifestação nada tem a ver com o “satanismo”. É uma forma irônica de criticar a pauta defendida pela “Marcha para Jesus”, encampada pelas igrejas evangélicas.
Um dos organizadores do evento é o comunicador Mateus Facussé, de 20 anos. Ele explicou que a pauta do movimento é em defesa da liberdade, inclusive religiosa. “A marcha para Satanás choca pelo nome, mas não é nada disso que aparenta ser a aqueles que estão acostumados em rebaixar os outros deuses que não sejam o seu. O evento é em prol da laicidade do estado e da liberdade de crença e nos direciona para uma análise mais aprofundada de nossas crenças herdadas por nossa cultura”, explicou Mateus.
Segundo Mateus, a principal pauta é pela garantia dos direitos da sociedade plural. “Nós só estamos lutando por direitos. Estamos tentando questionar o governo a respeito do estado laico, porque ele é muito mais teórico do que prático, atualmente em nosso país. Essa marcha não tem a ver com a crença em deuses, mas muito mais com a luta de direitos sociais, em prol dos LGBT e de questionamentos a respeito de assuntos como aborto e eutanásia”, enfatizou.
Também na organização do ato, Enelyne Maia destacou a importância de se opor o uso da religião para decisões que afetam toda a sociedade, como ocorre com a bancada evangélica do Congresso, por exemplo. “Diferente do que se pensa, o evento não é um de adoração ao diabo. É um termo para chamar a atenção contra a teocratização do Congresso Nacional, contra a interferência das igrejas e bancadas cristãs nos âmbitos políticos e privados, em prol do respeito da diversidade religiosa e do livre pensamento”, destacou.
Maia apontou ainda que outros temas são defendidos pelos manifestantes, como a defesa dos movimentos de Gays, Lésbicas, Simpatizantes “e de todos os grupos que de alguma maneira sofrem devido à interferência dessa avalanche teocrática que está controlando o País”.



CAMEAM: Falta de muros expõe estudantes e docentes a assaltos e violência

DSC_0220



    O Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) em Pau dos Ferros, é, sem sobra de dúvidas, um dos pólos mais importantes de formação acadêmica no interior do estado. Contando hoje com nove cursos de graduação, quatro programas de mestrado e um doutorado, a unidade é destaque no que diz respeito à qualidade de ensino.
Infelizmente a falta de segurança no CAMEAM e de condições de trabalho e ensino tem chamado cada vez mais a atenção de toda a sociedade. Apesar de seus 40 anos de instalação da UERN em Pau dos Ferros, a universidade ainda não possui um muro ou uma simples cerca que proteja suas instalações para dificultar a ação de criminosos ou, melhor que isso, pudesse trazer segurança e tranquilidade já que a violência tem, cada vez mais, amedrontado professores, técnicos e estudantes.
O representante da ADUERN em Pau dos Ferros, Professor Jaílson José dos Santos, comenta que os assaltos e crimes não são novidade para a comunidade acadêmica. Ele explica que a falta de um muro delimitando o espaço da universidade permite que qualquer pessoa transite pelo campus. O Prof. Jaílson também afirma que até os carros estacionados em frente à instituição já foram alvo de arrombamentos além de abordagens a alunas por criminosos, nas imediações da quadra de esporte do Campus.
A estudante Ana Larice, do Curso de Pedagogia, relembra que a falta de muros ou cercas no CAMEAM faz com que qualquer pessoa tenha acesso à UERN, o que também faz com que as estudantes convivam com uma rotina de medo e insegurança.
“Eu tenho medo de assaltos e até de violências piores. Infelizmente já estamos nos habituando a ver pessoas estranhas à universidade transitando pelos banheiros e corredores da faculdade. Nós, que somos mulheres, nos sentimos ainda mais desprotegidas.” – destacou Ana Larice.
Jaílson relembra uma inusitada particularidade que mostra o quanto o CAMEAM vive exposto. “É habitual que caminhoneiros que transitam pela BR 405, em frente ao Campus, parem por aqui e entrem em nossas instalações para usar os banheiros ou o telefone público. Eles não veem muros ou cercas e pensam que a universidade é um espaço de parada para os que viajam por Pau dos Ferros. Os alunos e até vigilantes ficam assustados por não conhecerem as figuras, temendo que possam ser assaltantes.” – afirma.
Número de vigilantes no Campus é menor do que o solicitado por comunidade acadêmica
 Além da inexistência de muros circundando o Campus de Pau dos Ferros, outra fragilidade se destaca negativamente. O Professor Jailson Santos afirma que apesar da grande extensão territorial, o CAMEAM possui hoje apenas quatro seguranças por turno, que realizam a proteção de cada uma das laterais da universidade. Para ele, o numero é insuficiente e potencializa a entrada de desconhecidos no campus que podem praticar delitos e conseguem fugir impunes.
De acordo com professores e estudantes, antes do processo de terceirização dos servidores contratados o número de vigilantes era maior, o que garantia mais segurança ao Campus. Os docentes apontam uma nítida precarização nas condições de trabalho dos servidores, que recentemente sofreram com vários meses de atraso em seus pagamentos.
O diretor do CAMEAM, Professor Gilton Sampaio, também denuncia a falta de segurança que assola a instituição. Ele afirma que a administração do Campus já apresentou todo um projeto de proteção do prédio à Reitoria e até ao Governo do Estado, mas que ainda não houve nenhum movimento para que ele saísse do papel. A direção do Campus já tentou adquirir uma emenda parlamentar específica para a construção do muro, mas não conseguiu êxito, até agora.
“Estamos ao lado de uma rodovia federal e mesmo assim não temos passarelas nem faixas de pedestres para os alunos, que ao atravessarem a via encontram um campus totalmente aberto em todo o seu perímetro. Já apresentamos todo um projeto de construção do muro ao redor do CAMEAM, inclusive esse projeto foi elaborado gratuitamente por um arquiteto e engenheiro da cidade, mas ele permanece engavetado pela administração da universidade.” – explicou o diretor.
Veja mais fotos da visita da ADUERN ao CAMEAM no link a seguir:




REFLEXÃO DO DIA







  NA TV

*Você Viu no Bom Dia Mossoró *** 
*Fechamos a semana com o sentimento de solidariedade: Mostramos o grupo Missão Formiguinha e anunciamos o bloco beneficente , Mamãe Eu Quero ir . A festa de momo vai ajudar crianças carentes!. ( Na foto, Manuela Guimarães e o repórter @lamonieraraujo) 
* Falamos sobre incêndio e prevenção. 
*E ainda , ajudamos a montar um cardápio especial para a criançada que está de férias. 
*O BDM mostrou também, o último boletim epidemiológico emitido pela SESAP. No Rio Grande do Norte, são 181 casos suspeitos de microcefalia.
* Segunda feira, o nosso encontro acontece logo cedo: 7hs da manhã.
*Bom Dia Mossoró





















Feliz Aniversário para minha prima

 Márcia Alves de Oliveira

15 de Janeiro!







    Parece que todos hoje já usaram as palavras que eu também poderia te dizer, só que o dia é muito especial e por ser o seu dia quero te desejar tudo de mais Maravilhoso,primeiro peço a Deus que escute o coração de todos os que de te se aproximarem para expressar votos de felicidades, ganhe abraços sinceros e receba boas energias dos pensamentos positivos.

Comemorar uma nova idade é poder reconhecer através do tempo que cada ano vivido representa uma batalha vencida, nesse mundo que gira como uma roda gigante, uma hora estamos em baixo, depois por cima mais o importante é nunca parar, saber viver com sabedoria e ter a plena certeza de que vale a pena sempre sonhar novos sonhos e nunca desistir.

Os sintomas da felicidade se traduzem no otimismo,na fé, na esperança, no amor pela família, pelos amigos e no empenho por ser melhor a cada dia, portanto, que vc continue firme pelos caminhos do bem e da humildade, pois o seu jeito de ser é o que a torna mais do que especial e querida por todos que te conhecem e prezam o grandioso valor de sua amizade, saiba que muito te admiro não só por sua personalidade e caráter mais também por tantas outras virtudes te dadas por Deus e ele te reserva grandes Maravilhas pode ter certeza disso, afinal pessoas de bom coração só atraem coisas boas.

Que o seu viver seja preenchido pela paz e carregado de muito amor, alegrias, saúde, realizações e assim nessa linda data a luz divina ilumine sua vida juntamente com todos a sua volta.

Te desejo tudo de melhor, que possamos comemorar muitos e muitos 15uinzes de Janeiros!

Parabéns! um abraço do seu primo e amigo que te acha uma pessoa super fantástica












Feliz Aniversário para o meu primo Carlos Vitor, que Deus abençoe a sua vida de forma grandiosa, concedendo-lhe muitos e muitos anos de vida, com paz, amor, saúde, alegrias e muitas felicidades sempre.

PARABÉNS TE DESEJO TUDO DE BOM E MELHOR!










ANIVERSÁRIO DA AMIGA SYLVIA OLIVEIRA





Fábio Júnior Venceslau Flores, perfumes, Estrelas, brilhos, céu e mar, tudo para festejar o dia em que Deus criador escolheu para que vinhesse ao mundo, alguém diferente de todas as outras, você: minha amiga, irmã, parceira Sylvia Oliveira. Heeeeeeeee , não esqueci seu dia,jamais, acontece perdi um parente muito próximo, como VC pode ter visto nas minhas postagens, precisei viajar e também acabei ficando sem comunicação virtual, porém diante tudo , lembrei que era o seu dia e venho aqui agradecer pelo dom de sua vida, pela permissão divina de estar recebendo mais um ano todo seu, novinho em folha, para recomeçar, viver e fazer tudo o que der na telha. Parabéns que somente as melhores coisas lhe aconteçam, seja sempre essa mulher que carrega uma menina destemida dentro do seu eu.

Por tudo que vc é, por tudo que já fez, por tudo o quanto já passou, é hora de olhar para o tempo como um professor de infância, é tempo de enxergar as cicatrizes como um troféu e renascer todos os dias, VC merece muito ser feliz, precisamos nos ver, tirar novas fotos, viver novas emoções. Te amoooooooooooooo










Minha amiga Maria Paula a vida pra vc já é de Festa todo 

santo Dia e eu adoro muito tudo isso.







E neste dia 16 seu irmão Marcondes Ferreiratambém de idade nova, já envio os meus votos de felicidades!

Nesta data especial desejo a vc o que há de melhor sobre a terra, que tudo de bom e melhor se realize em seu viver e neste ano que agora se inicia possas contemplar muitos sonhos se tornando reais , meus Parabéns!!! que os desejos de felicidades lhe sejam todos concedidos.

Caminhe firme pelo caminho do amor e do bem, Deus te mandará muita saúde, paz, alegrias e tudo para que o seu sorriso nunca se apague.

FELIZ ANIVERSARIO!

Te desejo ainda um ano 5 S
Saúde
Sorte
Sossego
$uce$$0 e SeXo.

rsrsrsrsr

Esse video pra vc: https://www.youtube.com/watch?v=MEzsvtPSL10












Divulgadas últimas notas de corte do Sisu

    

     As últimas notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram divulgadas hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC) no portal do Sisu. A nota de corte é a mínima necessária para o estudante ter a chance de ficar entre os potencialmente selecionados para o curso.
As inscrições para o Sisu serão encerradas hoje às 23h59, no horário de Brasília. Nesta edição, são ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.
A nota de corte é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso e deve servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga.
O resultado da chamada regular do Sisu será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.
Quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera, que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 a 29 de janeiro.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Enem e obteve nota acima de 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.
Ao se inscrever, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. Até a noite de ontem (13), 2.217.738 estudantes haviam feito a inscrição, de acordo com balanço do MEC.




40% dos brasileiros estão no vermelho, diz pesquisa

Comprar por impulso é o terror dos endividados. Uma pesquisa revela que 40% dos brasileiros que não resistem às compras tentadoras no dia a dia estão no vermelho. Quem precisa de quatro celulares, duas filmadoras, oito livros do Harry Potter, sendo 2 repetidos? O Paulo comprou tudo isso e muito mais. “Falei ´vou comprar´ pra ver se eu consigo ler, para ter esse hábito de leitura. Não, eu não li nenhum”, assume.
A falta de organização financeira e a compra por impulso são grandes vilões do bolso do brasileiro. De acordo com uma pesquisa feita pelo serviço de proteção ao crédito, o SPC, de todos que não resistem a uma comprinha tentadora, 40,1% estão com o nome sujo na praça.











Eriberto Esdras Oliveira 






Dia especial formatura de Eriberto Esdras Oliveira muito orgulhosa realizou nossos sonhos com Francisca Fátima e Hemaúse Emanuele.











Kadyjina Lúcio 







A emoção do coração, transbordaram pelos olhos.
O dia não foi fácil, não foi como planejado, mas os planos de Deus são bem maiores.
Obrigada Senhor por ter me amparado nessa jornada, obrigada a minha família, por sempre estar comigo!!! ‪#‎FormaturaDaKady‬‪#‎ObrigadaMeuDeus‬ ‪#‎ObrigadaFamilia‬ ‪#‎3solenidade‬ ‪#‎VemCoren‬‪#‎QueroMeuDiploma‬ ‪#‎SaturarOFacebook‬ ‪#‎SaturarOInsta‬ ‪#‎SaturarOSnap‬








Prefeito de Caraúbas é condenado à perda do cargo por improbidade administrativa

    Uma ação de improbidade movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró resultou na condenação do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva, por improbidade administrativa. Dentre as sanções estão o ressarcimento do prejuízo, a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos. Além do gestor, foram condenados o empresário Hytalo Vinicius Fernandes Amorim e sua empresa, a Hytalo V F Amorim ME.. Da decisão judicial, porém, ainda cabem recursos.
O MPF, na ação de autoria do procurador da República Emanuel Ferreira, acusou o prefeito de ter contratado irregularmente a empresa de Hytalo para promover oito atrações artísticas na cidade. As verbas vieram de um convênio firmado com o Ministério do Turismo, em 2010. O objetivo do repasse, que totalizou R$ 200 mil, era permitir a realização do “Arraiá das Caraúbas”, entre 27 e 28 de junho daquele ano.
A empresa foi contratada diretamente, sob o argumento de se tratar de uma situação que dispensava tal procedimento. Porém, a legislação só prevê a chamada “inexigibilidade de licitação” em casos nos quais as atrações artísticas contratadas sejam “consagradas pela crítica especializada ou pela opinião pública”, o que não era o caso. Além disso, cartas apresentadas pela empresa, dando a entender ser a única representante das atrações, não comprovaram tal exclusividade.
Além da perda de função pública e suspensão dos direitos políticos por oito anos, Ademar Ferreira foi condenado ao ressarcimento integral do dano, junto com os demais réus, e ainda ao pagamento de multa no valor de R$ 10 mil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de cinco anos.
O empresário Hytalo Amorim também foi sentenciado à perda da função pública, caso exerça, multa, bem como ao ressarcimento do dano, e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos. Sua empresa também não poderá contratar com o poder público e dividirá o ressarcimento dos prejuízos, além de multa no mesmo valor de R$ 10 mil.
Parcelamento – Vereadores de Caraúbas denunciaram ao MPF que cinco das oito bandas anunciadas não se apresentaram e, ainda assim, a empresa de Hytalo emitiu nota fiscal e o prefeito autorizou o pagamento. Na prestação de contas do convênio, junto ao Ministério do Turismo, o Município não comprovou a apresentação de todas as bandas supostamente contratadas e Ademar chegou a admitir a restituição do valor recebido da União em parcelas, porém não cumpriu o pagamento.
“Uma vez que o réu Ademar não logrou comprovar o cumprimento do convênio junto ao órgão concedente, assim como confessou o débito referente a esse, resta demonstrado o seu descumprimento e o conseguinte prejuízo ao erário no importe do valor atualizado de R$ 252.777,45”, destaca a sentença do juiz federal Orlan Donato Rocha.
O processo tramita na Justiça Federal sob o número 0800669-70.2014.4.05.8401.





PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO DIAS RN






Conheça as mudanças na regra eleitoral que passa a valer neste ano

    A disputa pelas prefeituras e Câmaras Municipais em 2016 terá tantas regras novas que até as autoridades envolvidas no processo preveem uma eleição de incertezas, como disse ao Estado o procurador regional eleitoral de São Paulo, André Carvalho Ramos. São mudanças que afetam os partidos, os políticos que querem disputar um mandato e também o eleitor, e não só na hora de apertar o botão da urna eletrônica – aquela possibilidade de volta à urna de papel era muito mais uma pressão do Judiciário por mais orçamento e já foi descartada. Para entender tudo que será diferente na disputa pelo voto em 2016, veja aqui uma lista com as 8 principais mudanças nas regras eleitorais promovidas pelo Congresso Nacional.
Doações de campanha:Esta será a primeira eleição desde 1994 em que as empresas serão proibidas de fazer doações eleitorais para partidos ou candidatos, por serem consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal. Com isso, as campanhas eleitorais deste ano devem ser financiadas exclusivamente por contribuições de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Para os críticos da proibição às doações empresariais, a medida deve aumentar o risco de caixa 2 nas campanhas. Para os defensores da restrição, isso tende a baratear as campanhas e o candidato terá de conquistar votos mais pelo debate político que pelo marketing eleitoral.
Duração da campanha:Uma das medidas de efeito mais concreto, com consequências positivas e negativas, é a mudança na data de início oficial de campanha. Em vez de 90 dias, esse período foi reduzido pela metade e caiu para 45 dias. Em 2016, os candidatos e partidos só podem começar a pedir votos sem restrições a partir de 16 de agosto. A eleição, como de costume, será disputada no primeiro domingo de outubro – neste ano, no dia 2. A parte boa dessa mudança é que, em tese, ela reduz o tempo de paralisação das outras atividades políticas, como votações nos Legislativos. O ponto negativo é que também se reduz o tempo para promoção de debates eleitorais entre os candidatos.
Campanha antecipada?:Políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, desde que não haja pedido explícito de voto. A nova regra está prevista na reforma, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa. Nada disso era permitido pela legislação anterior.
Propaganda no rádio e na TV: 

Com campanha mais curta, o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV também foi atrasado, mas em menor proporção. Vão ser 35 dias de exibição das inserções e programas, 10 a menos que nas disputas anteriores. O formato também mudou: serão dois blocos no rádio e na TV, mas com 10 minutos de duração, e não mais 30 minutos. As inserções no meio da programação das emissoras passam a ser de 30 ou 60 segundos – antes, havia inserções também de 15 segundos, mais usadas para atacar algum adversário que para pedir voto ao candidato propriamente dito. Se você não vê a hora de começar (ou terminar) a propaganda eleitoral, anote no seu calendário: os programas têm início em 26 de agosto e vão até 29 de setembro.
Cavaletes nas ruas:
Para alegria dos pedestres (e dos ciclistas, motociclistas, motoristas…), as novas regras proíbem a utilização de cavaletes nas ruas e calçadas para fazer propaganda de partidos e candidatos. Até a campanha passada, o uso era permitido, desde que os comitês se responsabilizassem pelas peças. Na prática, muito partido e candidato “esquecia” os cavaletes, sem falar em casos de “cabos eleitorais” contratados para roubar ou destruir a propaganda de adversários políticos. O resultado era sujeira nas ruas e estorvo para os eleitores.
Filiação partidária:
As mudanças promovidas nas regras eleitorais estabeleceram uma nova data mínima de filiação partidária para quem quiser disputar um mandato: em vez de um ano, como ocorreu até 2014, agora bastam seis meses de vínculo com uma legenda. Em 2016, quem for disputar as eleições terá até 2 de abril para escolher por qual sigla será candidato. Esse novo prazo veio associado a uma “janela de transferências” criadas pelos políticos para driblar a regra da fidelidade partidária: deputados federais ou estaduais e vereadores podem mudar de legenda sem risco de perder o mandato no sétimo mês anterior à votação (30 dias anteriores ao prazo mínimo de filiação a uma sigla).
Convenções partidárias:
As mudanças no calendário eleitoral afetaram também as datas para os partidos decidirem quem vão lançar como candidatos e com quais outras legendas vão fazer coligações. As convenções partidárias devem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo antigo determinava que as reuniões ocorressem de 10 a 30 de junho do ano da eleição.
Registro de candidatos:
O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ocorrer agora até as 19h de 15 de agosto de 2016. Antes, a regra determinava que o prazo terminava às 19h de 5 de julho






Mesmo com chuvas, bom inverno ainda é incerto


    A previsão do tempo com chuva para todo o Rio Grande do Norte feita em dezembro de 2015 pelo meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), de que até a primeira semana deste mês de janeiro haveria chuva se confirmou e a expectativa é de que as chuvas continuem nos próximos dias.
Segundo o meteorologista, o tempo deve ficar parcialmente nublado com pancadas de chuva em todas as regiões do estado. No litoral, as chuvas podem acontecer pela manhã, já nas cidades do interior, pela tarde ou noite. Essa situação traz certo otimismo para o homem do campo, que tem sofrido com os últimos quatro anos de seca.
Em algumas cidades, muitos moradores aproveitaram as primeiras chuvas para conseguir reservar uma boa quantidade de água. Em Messias Targino, a produtora da agricultura familiar Maria José Barbosa de Melo diz que, desde as primeiras chuvas ainda em dezembro do ano passado, ela e sua família já começaram a armazenar água. “Aqui estava tudo seco, mas com essas chuvinhas que vêm acontecendo, estamos armazenando um pouco de água.Acreditamos que este será um bom ano de chuva”, disse.
Mas o meteorologista da Emparn alerta sobre o otimismo dos produtores rurais. Segundo ele, é preciso ter cautela.
“As chuvas que vêm ocorrendo causam uma sensação na população de que, devido à aproximação do período chuvoso, que vai de fevereiro a maio, elas sejam um indicador de um bom inverno na região Nordeste neste ano. Mas temos que alertar à população que esses eventos não têm nada a ver com as chuvas da quadra chuvosa”, afirma.
Gilmar Bistrot explica que as chuvas causadas pelo vórtice ciclônico de ar superior não têm a intensidade necessária para sanar os problemas de abastecimento do estado. Ele afirma que, geralmente, o evento costuma ter curta duração e, desta vez, deve se prolongar sobre o Rio Grande do Norte até a primeira ou segunda semana de janeiro.
“O vórtice ciclônico de ar superior trouxe a zona de convergência para o Nordeste e, devido às condições de vento e à maior temperatura da água do oceano Atlântico, ainda deve gerar chuvas sobre os estados, pois essas condições favorecem uma maior duração desse fenômeno“, acrescenta o meteorologista.
A seca atualmente enfrentada pelo Nordeste brasileiro foi apontada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí (FEAPI) como a pior dos últimos 50 anos. Já em relação ao Rio Grande do Norte, a estiagem foi apontada pela Emparn como a pior dos últimos 100 anos. Neste ano, 153 dos 167 municípios potiguares decretaram estado de emergência devido à falta de chuva, sendo que 122 tiveram de ser abastecidos por carros-pipa.

Mudanças climáticas podem indicar novo panorama sobre volume de chuvas
O meteorologista Gilmar Bistrot, da Emparn, diz que, embora ainda não seja possível elaborar previsões para o período chuvoso do ano de 2016, as mudanças climáticas das últimas semanas de dezembro passado podem indicar panorama de uma menor intensidade negativa para o inverno. Em outubro de 2015, a Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou a possibilidade de seca extrema no Nordeste neste ano por causa do El Niño, porém o fenômeno que causa aquecimento nas águas do oceano Pacífico tem perdido a força e a previsão inicial da ANA pode mudar.
“Como já afirmamos antes, estamos acompanhando os indicadores. Ainda é cedo para traçarmos previsões sobre o inverno deste ano, pois não é possível saber se fatores, como a perda de foco do El Niño e o aquecimento do Atlântico Sul, vão continuar e favorecer o regime de chuvas no Nordeste”, disse.
O Nordeste brasileiro enfrenta seca desde o ano de 2011. De acordo com o Monitor de Secas do Nordeste do Brasil, quase toda a região apresentou volume de chuva acumulado inferior a 20 mm em novembro deste ano. O panorama apresentado pelo monitor é de seca moderada à seca excepcional, com quase 50% do território potiguar enquadrado nessa última categoria, de maior gravidade.
O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da estiagem prolongada. Atualmente, 17 cidades estão em situação de colapso no abastecimento d’água e outras 74 em sistema de rodízio.
*Defato







“Profeta da chuva” diz que ‘Nordeste terá um grande inverno’ em 2016
profetaCE
   “Não tenho medo em dizer que o Nordeste terá um grande inverno em 2016″, afirma o aposentado Erasmo Barreira, 69 anos, que participa pela 18ª vez do Encontro Anual dos Profetas da Chuva neste sábado (9) em Quixadá, a 158 quilômetros de Fortaleza. A informação é do G1/CE. Na ocasião, sertanejos fazem previsões para a quadra chuvosa do Ceará e Nordeste com base em observações da natureza. Entre os aspectos analisados, estão a rotina de animais e o desenvolvimento de plantas da região.
As previsões de Erasmo representam uma tradição que ele traz dos avós. “É fácil, é só prestar atenção na floração de um ano para o outro”, explica. As observações do profeta para prever o inverno de 2016 são feitas desde julho do ano passado e se intensificam em dezembro, à véspera do encontro.

Fenômenos observados
Em entrevista ao G1, Erasmo apresentou duas representações de fatores naturais que aponta como determinantes para um bom inverno. “O galho de feijão brabo não perdeu nenhuma flor e está bem verdinho. Quando fica assim, é porque está esperando chuva para só depois amadurecer e aflorar. Se já tivesse perdido flores em dezembro, é o sinal que seria seco no próximo ano”, ressalta.
Outro fenômeno percebido pelo profeta sertanejo é a forma com que as formigas de roça tratam o bagaço. “Observei a quantidade de vagem que elas descarregam das casas delas. São folhas de capim e de pau que elas gostam de levar para lá. Elas botam fora agora no começo do inverno para fazer nova armazenagem. Quando elas vêm muita quantidade, aí é que vai chover mesmo. Lá no meu interior, tem uma quantidade suficiente para encher 50 sacolas como a que trouxe”, completa.
Funceme
A previsão da chuva feita pelos “profetas” não tem respaldo científico de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão estadual deve divulgar em 20 de janeiro prognóstico oficial das chuvas no Ceará no ano de 2016.
Em um prognóstico parcial divulgado pelo órgão em novembro de 2015, a Funceme apontou chuvas abaixo da média no estado nos meses de janeiro e fevereiro de 2016.
Fonte: G1/Ceará



SUCESSO!

É essa a palavras que define a primeira edição do Miss e Mister Antônio Martins - RN 2016

Veja agora nossa cobertura completas com todos os links dos flasches registrados 


























Modelo oficial do concurso miss e mister 2016. 🔛👠🌹




A Modelo Aévily Sonaly , 2 colocada no Concurso para a escolha da MissAntônio Martins 2016, que Desfilou pela loja Xique & Casual de Euraxsandra Florencio de Mesquita agradece a todos pelo apoio e patrocínios: Marcos Antônio da Marcos Turismo " Viajando todos De Antonio Martins á Mossoró " .
Loja Raisa Modas ( Aluguéis de Roupas para festas, Formaturas, Casamentos e outros) Org: Boneca de Nair.
Paty Modas " Tudo pra você se vestir Bem" Org: Ana Patrícia Oliveira
A candidata levou a faixa da Xique & Casual de Euraxsandra Florêncio. " Moda Masculina & Feminina, perfumes, assessórios e muito mais.
Em nome de Toda nossa Família fica a todos um agradecimento especial.
Já já Fotos dos demais candidatos no Blog.


















1 EDIÇÃO DO CONCURSO MISS E MISTER ANTÔNIO MARTINS 2016.








Concorrentes da Primeira edição Miss e Mister Antônio Martins 2016.
Realização:
Projeto De Solidariedade E Cidadania Social e Amigos de Antônio Martins/RNFrancisco JeronimoDiandra EstefanyEdimar Santana.










Boa noite sociedade Antônio martinenses. Em nome do secretario de turismo Micherlis Promoções, quero saudar as demais autoridades que compõem essa mesa.
permita-me mesmo de onde estou abraçar cada um. Desejoso de que nesta noite sejamos agraciados com muita paz e alegria!
Não poderia deixar de fazer um destaque a meu protetor maior Jesus cristo, que nos momentos mais difíceis tem estado comigo. 
...Continuar lendo



Chico Araújo adicionou 118 new photos.
10 h


Chico Araújo adicionou 211 new photos.
13 de janeiro às 21:49




Sobre ontem concurso Miss & Mister Antônio Martins , muito obrigadaFrancisco Jeronimo por ter convidado pra participar da mesa jurídica desse evento!Parabéns pelos vencedores"👏🏼


IMAGENS DE: Chico Araújo







Liminar concedida ao MPF obriga Prefeitura de Pau dos Ferros a instalar ponto eletrônico

   A Justiça concedeu ao Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros uma liminar obrigando a Prefeitura local a implantar, dentro de 60 dias, o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) e exigir de todos os servidores públicos da área da saúde, em especial dos médicos e dentistas, esse registro. Documentos fornecidos pelo próprio Município comprovaram que muitos profissionais não cumprem as jornadas mínimas exigidas dentro da Política de Atenção Básica de Saúde, em programas como a Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A liminar determina ainda que esse registro deve ficar disponível para os usuários do sistema de saúde interessados em consultá-lo. A decisão judicial é fruto de uma ação civil pública ajuizada pelo MPF, e assinada pelo procurador da República Marcos de Jesus, na qual se aponta que a própria Prefeitura reconhece as irregularidades no cumprimento da jornada de grande parte dos profissionais de saúde e tem se omitido a respeito.


Anvisa suspende venda de lotes de Nimesulida e Diclofenáco Sódico

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (14) dois decretos suspendendo a distribuição, importação, comercialização e uso de quatro medicamentos em todo o território nacional. O decreto suspendeu a comercialização e uso de lotes dos medicamentos Nimesulida, Diclofenáco Sódico e Estolato de Eritromicina. Segundo o órgão, determinação ocorreu após “comprovação de que a empresa Prati Donaduzzi & Cia Ltda. implementou alterações nos processos de produção de medicamentos antes da avaliação desta Anvisa”.
Segundo um levantamento do Instituto de Ciências Tecnológicas e Qualidade Industrial (ICTQ), Belém é a capital com maior diferença entre o valor do Nimesulida, vendido em média a R$ 33,80, com o genérico do medicamento, comercializado por R$ 4,21, cerca de 700% mais barato. De acordo com o Estudo, a diferença média dos preços entre remédios de referência e genéricos é de 200% em Belém, a média mais alta entre as capitais brasileiras.
Um outro decreto publicado hoje suspendeu a venda e uso do medicamento Tapadox, por ser vendido sem registro na Anvisa. O órgão ainda determinou a proibição a propaganda e divulgação do produto, além da apreensão e inutilização do estoque em todo o país.




Saiu o gabarito do concurso público para professor do RN


 Saiu neste dia 11 de Janeiro de 2016 o gabarito do concurso público para professor da rede pública do Estado do Rio Grande do Norte.
Mais de 48 mil candidatos participaram, neste domingo (10), das provas do concurso público para professores e especialistas em educação da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. As provas aconteceram em 16 cidades.
Com a realização do concurso, 1.400 profissionais da educação serão contratados em caráter efetivo para os quadros da Secretaria da Educação. A jornada de trabalho é de 40 horas. O salário inicial é de R$ 2.013, independente da função escolhida pelo candidato.
Clique AQUI e tenha acesso a todos os gabaritos.






Após seca severa, chuvas matam animais e devastam rebanhos no PI

   A tão sonhada chuva que os sertanejos do município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, esperavam chegou causando devastação nos rebanhos de vários criadores da zona rural. Debilitados com a seca severa que vinha castigando a região, os animais não resistiram às fortes chuvas e à mudança repentina de temperatura.
Na semana passada, entre a quinta-feira (7) e a sexta-feira (8), choveu mais de 100 milímetros no município e as mortes de ovinos, caprinos e até bovinos começaram a ser contabilizadas pelos criadores. Alguns chegaram a perder centenas de animais e os relatos são de desolação e prejuízos. Dom Inocêncio possui um dos maiores rebanhos de caprinos do Piauí, segundo o IBGE.
O agricultor Benivaldo Pereira Costa, da comunidade Caititu, a 17 km de zona urbana, perdeu 50 ovelhas após as chuvas. Segundo ele, o prejuízo médio com as mortes no rebanho gira em torno de R$ 6 mil. Em entrevista ao G1, o criador descreveu os momentos de angústia ao ver os animais agonizando no dia seguinte às chuvas.
“Só no meu rebanho morreram 50, no do meu vizinho morreu mais de 100 e a gente só escuta a notícia de que na roça de fulano morreu 30, 40, 60. Os bichinhos estavam fracos e não aguentaram. Aqui em casa a gente quase se acaba de pegar os bichinhos e colocar dentro de casa para tentar salvar. Botamos o que coube, mas não deu”, relatou.






A prestação mínima do Minha Casa, Minha Vida vai subir de R$ 25 para R$ 80 e será cobrada para as novas moradias do programa habitacional, que começam a ser contratadas neste ano. Pertencente à terceira etapa do programa, a mudança se refere às famílias pertencentes à primeira faixa, com renda de até R$ 1,8 mil.
Para as pessoas que recebem salário mensal de no máximo R$ 800, a prestação será de R$ 80. De acordo com o Ministério das Cidades, para aqueles que têm renda mensal entre R$ 800 e R$ 1,2 mil, o valor corresponderá a 10% do salário. As famílias cujo salário médio varia entre R$ 1,2 mil e R$ 1,8 mil pagarão mensalmente o valor que corresponde a 15% do salário.
Segundo a presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, a prestação para as famílias da faixa de renda mais baixa atendidas pelo Minha Casa, Minha Vida não tinha reajuste desde o lançamento do programa, em 2009, enquanto a renda dos beneficiários e o valor dos imóveis subiram no período.




Em 2016, partidos vão receber R$ 819 milhões do governo

    Decidida a exorcizar de vez o fantasma do impeachment, Dilma Rousseff foi generosa com os partidos políticos ao sancionar o Orçamento da União para o ano de 2016. Absteve-se de vetar o caixa anual que os deputados e senadores destinaram às legendas: R$ 819,1 milhões em verbas públicas. O dinheiro migrará do bolso do contribuinte para o duto do Fundo Partidário.
Sob crise, o governo propusera no texto original da proposta orçamentária uma cifra bem mais modesta: R$ 311,3 milhões. Mas Josias de Souza noticiou que os parlamentares cuidaram de multiplicar o valor, aproximando-o dos R$ 867,5 milhões que os partidos receberam no ano passado. Fizeram isso premidos pela decisão do STF de proibir as doações eleitorais de empresas privadas.


RN teve uma frustração de receita de R$ 94 milhões
O primeiro repasse do FPE depositado no último dia 10 foi um verdadeiro susto. Segundo o secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, ele aguardava R$ 206 milhões para a primeira parcela, mas a União só transferiu R$ 112 milhões. Além da queda de R$ 94 milhões, há a péssima projeção de que novas quedas devem acontecer.




Decisão proíbe Souza Cruz de firmar novos contratos de produção de tabaco no RN
   Líder nacional na produção de cigarros, a Souza Cruz está impedida de firmar novos contratos de compra e venda de tabaco no Rio Grande do Norte, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A decisão liminar da 4ª Vara do Trabalho de Natal resulta de ação do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN), motivada por denúncia sigilosa que revela fraude trabalhista e situação de trabalho análogo à escravidão, na região de Brejinho (RN), envolvendo tais contratos.
Para o procurador do Trabalho José Diniz de Moraes, que assina a ação, “o contrato acabava por transferir todos os riscos e custos da produção ao agricultor, além de tratar-se de um esquema utilizado pela Souza Cruz com intuito de ocultar relação econômica equiparada à empregatícia e se furtar das obrigações trabalhistas e previdenciárias”, conta.
Com a decisão, assinada pela juíza do Trabalho Anne de Carvalho Cavalcanti, foi reconhecida a fraude na relação de trabalho, realizada através de contrato bilateral fictício de compra e venda de folhas de tabaco, que na realidade beneficiava apenas a Souza Cruz e dava margem a condições de trabalho semelhantes à escravidão. Esse tipo de contrato agora está proibido de ser firmado pela empresa no estado.


Casos de microcefalia no Rio Grande do Norte chegam a 173

    O Rio Grande do Norte notificou, até o momento, 173 casos de microcefalia suspeitos de estarem relacionados ao Zica vírus. Entre os casos notificados, 3 são intra-útero e 170 nascidos vivos. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), relativo à Semana Epidemiológica 52, os casos notificados sob investigação estão distribuídos em 46 municípios.
Destes, 56 (32,9%) são residentes em Natal, 17 (10%) em Mossoró, 13 (7,6%) em Parnamirim, 11 (6,5%) em Ceará-Mirim e 73 (42,9%) nos demais municípios do estado. Entre os casos notificados, 12 (7,1%) foram a óbito.
A fim de ter um maior controle e agilidade sobre o problema, a Sesap está recomendando aos municípios que notifiquem imediatamente os casos suspeitos ou confirmados, conforme o protocolo Nacional e Estadual. As notificações são realizadas por meio do formulário de Registro de Eventos de Saúde Pública.





Governo Federal gastou R$ 1,2 bilhão com passagens no ano passado

   Os gastos da União, que abrange os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, com passagens aéreas e locomoção foram de R$ 1,2 bilhão em 2015. O montante é menor do que o desembolsado no exercício anterior, quando os valores atingiram R$ 1,5 bilhão. Isto é, a redução foi de 20%.
O levantamento do Contas Abertas levou em consideração o elemento de despesa 33, rubrica que engloba gastos com bilhetes aéreos, excesso de bagagens, transporte de servidores, pedágio, entre outros. Os valores são correntes. A maior queda percentual aconteceu na Justiça Eleitoral. Os valores pagos com esse tipo despesas foram de R$ 12,1 milhões em 2015, contra os R$ 38,5 milhões de 2014, retração de 68,6%. No Ministério da Integração Nacional, os desembolsos passaram de R$ 11,4 milhões para R$ 6,6 milhões, redução de 42%.



361 agentes de segurança do RN serão treinados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

    O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, inicia nesta segunda-feira (11), às 9h, na Escola Estadual Reginaldo Teófilo, situada no CAIC Lagoa Nova, em Natal, a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), que capacita os agentes de segurança pública do estado a serem empregados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além do CAIC Lagoa Nova, os treinamento também ocorrerão na sede do 7º Batalhão de Engenharia e Combate do Exército Brasileiro (7º Becom).
Um total de 361 profissionais da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), sendo 319 policiais militares, 30 policiais civis, 10 bombeiros militares e dois peritos do ITEP participarão da INC, dividos em três turmas.
A previsão é de que os agentes de segurança do RN sejam cedidos de forma gradual, durante o período de 20 de junho a 30 de setembro de 2016, devendo ter seu número total integralizado até o dia 1º de agosto de 2016, a critério da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A grade curricular contemplará disciplinas como Direitos Humanos; Armamento, Munição e Tiro Policial; Busca e Varredura de Explosivos; Atendimento Pré-Hospitalar; Policiamento de Eventos; Terrorismo e Contraterrorismo. Além da capacitação do efetivo com a doutrina da FNSP, o Estado do RN receberá, como contrapartida (legado), viaturas, armamento e outros equipamentos para incrementar as ações de segurança no estado




Governo discute possibilidade de novos investimentos através de PPP

    O governador Robinson Faria reuniu hoje (14) parte da equipe de secretários da administração estadual para avaliar possibilidades de Parcerias Público Privadas (PPPs) e concessões que venham a proporcionar investimentos e melhorias nos serviços públicos.
Essa primeira reunião aconteceu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e tratou de ações concretas para áreas críticas como sistema prisional, saúde, abastecimento de água, mobilidade e recuperação e manutenção de estradas.
O objetivo do Governo é oferecer respostas rápidas, eficientes e de menor custo às demandas dos vários setores da sociedade e dotar o Rio Grande do Norte de melhor infraestrutura para novos negócios que venham a gerar oportunidades de trabalho e renda.
Robinson Faria cita como muito importantes a conclusão das obras do Pró-transporte em Natal, os acessos ao aeroporto de São Gonçalo, a nova ponte sobre o Rio Potengi, a nova estrada para a praia de Pipa, a instalação do Hospital de Trauma e a construção de novos presídios. “Temos uma agenda de metas e estamos trabalhando forte para alcançarmos resultados. Buscamos um novo modelo de governança focado nos resultados e na eficiência dos serviços públicos”, explicou o governador, acrescentando: “Queremos contornar as dificuldades geradas pela crise econômica que atinge todo o Brasil e adotar medidas para desenvolver o nosso Estado”.
A reunião contou com a presença dos seguintes secretários: Flávio Azevedo (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Nogueira (Planejamento), André Horta (Tributação), Ieda Cortez (adjunta da Infraestrutura), Ricardo Lagreca (Saúde), Cristiano Feitosa (Justiça e Cidadania), Tatiana Mendes Cunha (Gabinete Civil), Juliska Azevedo (Comunicação) e o diretor do DER, Ernesto Fraxe.



GTO do 7º BPM apreende arma de fogo em Pau dos Ferros
O GTO do 7º BPM intensificou o patrulhamento nos bairros da cidade de Pau dos Ferros, com abordagens a pessoas e veículos em atitude suspeita e por volta das 10h40 desta quinta-feira(14) conseguiu apreender uma arma.
De acordo com informações o jovem Denis Felipe Silva Araújo, 23 anos, sem profissão definida, ao avistar a viatura do GTO apresentou atitude suspeita durante o patrulhamento no Bairro Manuel Deodato, em Pau dos Ferros/RN e ao ser abordado pelos policiais encontraram em seu poder um revólver calibre 38, municiado. Ele foi preso e conduzido em flagrante à Delegacia de Polícia Civil.
A prisão ocorreu na Rua Ari Rodrigues.
*Nosso Paraná




Hotéis do Nordeste comemoram alta na taxa de ocupação no verão



    Os brasileiros estão cada vez mais interessados em aproveitar os destinos nacionais. Segundo dados da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 86% dos turistas que irão viajar nos próximos meses se renderão as belezas brasileiras. Desta forma, as redes hoteleiras de requisitados destinos de verão comemoram a boa taxa de ocupação que pode ultrapassar 90%.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, os municípios se beneficiam de investimentos do Ministério do Turismo para melhorar a infraestrutura local e o atendimento ao turista. No início do mês de janeiro, o ministro do Turismo, Henrique Alves, participou da reinauguração do Mercado Modelo das Rocas, em Natal. A atração recebeu o investimento de R$ 5 milhões do Mtur e da Prefeitura. A reurbanização da orla da capital contou com recursos da ordem de R$ 11 milhões. A cidade também recebeu recursos para sinalização e recapeamento de corredores turísticos.



Desembargador diz que receber auxílio-moradia é “repugnante”

    Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o desembargador Edvaldo Moura disse nessa segunda-feira, 11, que o pagamento de auxílio-moradia é repugnante. O ataque ao benefício de R$ 4,3 mil pago aos magistrados foi feito pelo desembargador durante seu discurso de abertura do ano judiciário no Estado.
“Nesse caso especial, o do chamado auxílio-moradia, repugna-me como cidadão e magistrado, receber uma verba indenizatória sob a qual não incide sequer um imposto de renda, dos magros cofres do Estado, um dos mais pobres da federação”, disse Moura ao jornal Estado de São Paulo.
“Eu e minha família já moramos muito bem e administração publica do Piauí vem colocando um longo e tenebroso processo para um mísero reajuste salarial para as classes mais sacrificadas como dos professores, policiais civis e militares, agentes penitenciários e outros”.





Polícia identifica assaltantes e recupera objetos roubados em Pau dos Ferros
   A equipe da Polícia Civil de Pau dos Ferros, sob o comando do delegado Local, Andson Rodrigo, recuperou vários objetos roubados nos assaltos realizados no salão de beleza do bairro ‘Princesinha do Oeste’ e na sorveteria Slup, este último, que aconteceu no domingo, 10.
Durante todo o dia desta quarta-feira, 13, a Polícia Civil de Pau dos Ferros realizou diligências para prender os dois assaltantes que vinham aterrorizando a cidade nos últimos dias realizando assaltos em dois salões de beleza e numa sorveteria. Os assaltantes foram identificados como sendo JÚNIOR e JONNY, sendo este último de Mossoró. Os dois, ao sentirem que os objetos estavam sendo recuperados, fugiram com destino a Mossoró.
Com a dupla foram apreendidos 05 aparelhos celulares, 01 maleta de maquiagem, 01 relógio dourado, 02 bolsas, 01 prancha de cabelo, 02 pares de brinco, 01 cordão de ouro e vários cartões de memória.
Segundo o delegado Andson Rodrigo, “apesar dos assaltantes terem fugido para Mossoró, a operação conseguiu recuperar muitos objetos e a investigação agora segue com objetivo de prendê-los naquele município”.
   O delegado acrescentou, ainda, que “outras duplas já haviam sido presas e apenas estes dois continuavam praticando alguns assaltos. Eles, temendo serem presos, passaram 12 dias sem cometerem nenhum crime, até que iniciaram, novamente, praticando 03 assaltos, sendo 02 em salões de beleza e 01 em sorveteria.”
A população pode ajudar na identificação de mais objetos roubados, que foram vendidos em Pau dos Ferros, ligando para o 190 ou 3351-9650.




Mais duas cidades começam a ser abastecidas pela Barragem de Santa Cruz
   Uma iniciativa tomada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) afastou o risco de colapso no abastecimento em duas cidades da região do Alto Oeste potiguar. Itaú e Taboleiro Grande passam agora a ser abastecidas pela Adutora Alto Oeste, com água vinda da Barragem de Santa Cruz, melhorando a oferta para a população. Antes, as duas cidades contavam com o açude Clidenor Regis de Melo, no município de Itaú, que está com o nível muito baixo.
De acordo com o gerente em exercício da Regional de Pau dos Ferros, Anderson Araújo de Souza, apesar da melhoria no abastecimento, Itaú e Taboleiro Grande continuarão com o fornecimento racionado, a fim de preservar os recursos hídricos por mais tempo. A mudança será na forma de racionar. Cada cidade será abastecida com manobras entre os bairros, garantindo água de boa qualidade com uso racional.




Riacho de Santana entra em colapso no abastecimento de água

O município de Riacho de Santana, na região Oeste do Rio Grande do Norte, entrou em colapso no abastecimento de água. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos (Caern), a inclusão da cidade se deu pela inviabilidade de captar água nos poços tipo amazonas que abasteciam a cidade. Segundo o gerente em exercício da regional da Caern de Pau dos Ferros, Anderson Araújo de Souza, a população está sendo atendida por carros pipa disponibilizados pela prefeitura. Como atualmente está chovendo na região, há a expectativa de que a situação de colapso dure pouco tempo.
O município de Cerro Corá, na região Seridó, saiu da situação de colapso no abastecimento de água. O município, que tem cerca de 11 mil habitantes, passa a ser abastecido pela Adutora Serra de Santana. Cerro Corá estava em colapso desde meados de dezembro do ano passado, quando o Açude Pinga, localizado na cidade, apresentou nível que inviabilizava a captação.
Apesar da nova condição, de acordo com a Caern, a população de Cerro Corá deve manter os hábitos de uso racional da água, visto que o fornecimento ainda vai ser feito em sistema de rodízio, com abastecimento por apenas um dia a cada semana.



Cosern alerta para aumento do consumo de energia no verão
   O valor da conta de energia elétrica está diretamente ligado aos hábitos de consumo do cliente. No verão, período de elevação da temperatura e também de férias escolares, os consumidores devem ficar atentos para não sentir no bolso os efeitos da estação mais quente do ano. A previsão da Cosern é que, no período de novembro/15 a março/16, o consumo médio nos 167 municípios da área de concessão da distribuidora deverá crescer 3,3% em relação aos meses de abril a outubro de 2015. No caso dos clientes da classe Residencial, a estimativa é que o consumo médio aumente 4,6% neste período.
A variação é justificada, principalmente, pela utilização de aparelhos de climatização para amenizar o calor. Equipamentos como geladeiras e condicionadores de ar apresentam aumento de desempenho para compensar a alteração climática. Para não ser surpreendido no final do mês, o consumidor deve adotar hábitos econômicos, evitando desperdícios. A Cosern alerta que os maiores vilões do consumo são os excessos com ar condicionados, chuveiros elétricos, ferros de passar e fornos elétricos. Refrigeradores mal vedados e em precário estado de conservação também podem onerar a fatura de energia.


Brasil não vai cumprir meta de universalizar saneamento básico, diz CNI
   O Brasil não vai conseguir universalizar o saneamento básico na primeira metade do século 21. Estudo elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), feito a partir de dados secundários, projeta que apenas em 2054 todos os brasileiros terão direito a morar num local com água encanada e tratamento de esgoto.
“No ritmo atual, vai demorar muito para o Brasil ter a universalização, especialmente na coleta de esgoto, que é a coisa mais grave. 2054 a Deus pertence, está muito longe”, lamenta o gerente de Infraestrutura da CNI, Wagner Cardoso, responsável pelo estudo Burocracia e Entraves no Setor de Saneamento.
A data prevista pelo governo federal para a universalização é 2033, último ano do Plano Nacional de Saneamento Básico. De acordo com o estudo da CNI, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 52,4% dos municípios da Região Norte têm água encanada e 6,5% têm rede para coleta de esgoto. O índice de tratamento do esgoto gerado na região é inferior a 15%. A média nacional é 82,5% de água encanada, 48,6% de coleta de esgoto e 39% de tratamento.



Companhias aéreas devem ter redução de quase 10% dos voos em 2016 no Brasil
   Depois de vivenciar a era dourada da aviação, quando a demanda chegou a crescer mais de 20% em um único ano, a crise por que passa o setor se agravou em 2015 e não dá sinais de trégua em 2016. Com o dólar alto e a recessão econômica, especialistas já preveem retração na demanda por voos este ano, algo que não acontecia desde 2003. Para enfrentar a turbulência — já são cinco anos de prejuízos bilionários — as companhias aéreas fazem um pouso forçado, com corte de pessoal e redução na oferta doméstica de até 9% em 2016.
— A classe C impulsionou a demanda no passado. Com a queda do poder aquisitivo, a tendência é de retração. Além disso, as viagens de negócios, que representam dois terços do total, vêm caindo. Com a recessão econômica, o ambiente para negócios não é propício. Por isso, já se pode apostar em recuo na demanda este ano — avalia Jorge Leal, professor de Transporte Aéreo da Escola Politécnica da USP.
Se a projeção de Leal vingar, será a primeira queda da demanda em 13 anos — em 2003, o recuo foi de 6%. Os números revelam sinais de retração. A demanda já cai há quatro meses seguidos desde agosto de 2015, após 22 meses de alta. Em novembro, a queda foi de 7,5%, o maior declínio mensal desde agosto de 2003 (-7,48%). A oferta também vem ladeira abaixo, com três meses consecutivos de declínio desde setembro. E vem mais por aí.
IMPACTO DA ALTA DO DÓLAR NAS DESPESAS
A TAM disse que vai reduzir em 6% a 9% a oferta de assentos nos voos nacionais este ano. A Azul, por sua vez, vai diminuí-la em 7% e está reavaliando a frota no curto prazo. A Gol anunciou redução de 4% a 6% no número de decolagens domésticas para o primeiro semestre de 2016. Já a Avianca disse que “eventuais ajustes na oferta dependerão do comportamento do mercado”. Ao reduzir a oferta, as empresas buscam pressionar os preços das passagens para cima. Mas especialistas acreditam que as chances de alta são pequenas.
— Se consideradas as expectativas econômicas para 2016, não há como ser otimista. Mas também não dá para dizer que será pior. Pode ter um viés de redução de demanda — avalia Márcio Peppe, sócio da KPMG no Brasil, que acompanha o setor aéreo.
Para entender os altos e baixos do setor no Brasil, é preciso voltar no tempo. Em 2002, entrou em vigor a liberdade tarifária. Até então, os preços das passagens eram controlados pelo governo. A partir daí, a competição entre as empresas se acirrou, jogando os preços para baixo até o patamar médio mínimo de R$ 329,51 em 2011.
Esse fenômeno, associado ao crescimento econômico, à expansão do crédito e ao aumento da renda verificados a partir de 2004, fez a indústria da aviação experimentar uma fase áurea como poucos segmentos econômicos. Com o bilhete mais acessível e mais dinheiro no bolso, o brasileiro que nunca sonhara em pisar em um avião passou a voar pelo país. De olho na nova classe C, as aéreas parcelavam as passagens em mais de 30 meses e descobriram novos canais de venda, como o modelo de porta em porta em favelas e nos balcões de grandes redes varejistas. O resultado foi o crescimento galopante da demanda entre 2004 e 2011, com alta de dois dígitos por ano — a exceção foi 2008, ano da crise econômica global, mas ainda assim a expansão foi forte, de 8%.
CORTE DE 2,4 MIL VAGAS DESDE 2011
A partir de 2011, o setor sente o choque do câmbio. Naquele ano, o dólar, que vinha caindo desde 2003, inicia uma trajetória de alta, ultrapassando o marco de R$ 4 em 2015. Como 60% dos custos das empresas estão atrelados à moeda americana (principalmente combustível e leasing de aviões), as aéreas viram as despesas dispararem. E os prejuízos se acumularem. São quase R$ 13 bilhões de perdas entre 2011 e os primeiros noves meses de 2015.
— Em 2015, o dólar subiu 55%. Como temos cerca de 60% dos custos em moeda americana, isso nos afetou muito. A retração econômica fez a busca por voos cair. As empresas tentaram manter os passageiros com promoções, mas isso tem um limite. Esse limite parece ter sido alcançado em agosto. Desde então, a demanda não para de cair — diz Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, associação que reúne o setor.
Diante desse cenário, a estimativa da Abear é que o setor tenha cortado, em média, 3% dos funcionários em 2015. Aplicando-se esse percentual ao número de empregados que o setor tinha em 2014 (61.279), as demissões no ano passado terão reduzido o quadro para 59.441 pessoas. São cerca de 2.400 a menos que em 2011.
A estabilidade no emprego virou até moeda de troca nas negociações salariais. A proposta que o sindicato patronal das aéreas, o Snea, colocou sobre a mesa foi a de não demitir ou manter o salário dos demitidos por todo o ano de 2016 em troca de reajuste zero em 2015. A data-base do setor é 1º de dezembro, mas as negociações se arrastam. Aeronautas (tripulantes) e aeroviários (pessoal de terra) rejeitaram a proposta. Na quinta-feira, os trabalhadores farão contraproposta: reajuste de 12% dos salários — originalmente, pediam 15%.
— Agora que demitiram todo mundo vão querer oferecer estabilidade? — indaga Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários.
A Gol evita falar em novas demissões. Disse apenas que “diante do cenário desafiador, a companhia redesenhou sua estrutura organizacional e cancelou temporariamente novas contratações”. Também negociou a flexibilização no calendário de entrega de aviões. Dos 15 Boeings 737-800 NG programados para entre 2016 e 2017, planeja incorporar à frota apenas quatro aeronaves no período.
A TAM informou que mantém “o seu quadro funcional neste momento e segue avaliando o cenário nos próximos meses”. Disse que, em 2015, realizou “ajustes necessários para otimizar taxas de ocupação” e que o número de funcionários “foi reduzido em menos de 2%, incluindo a rotatividade natural da companhia”. A Avianca disse que o número de empregados ficou estável em 2015, e a Azul disse não ter feito demissões no ano passado.
AÇÕES DA GOL CAÍRAM MAIS DE 90% DESDE 2011
Entre as companhias aéreas brasileiras, a Gol é a que está em situação mais grave, na avaliação de especialistas. Somente nos primeiros nove meses de 2015, a companhia registrou R$ 3,2 bilhões de prejuízo. E o desempenho das ações vai de mal a pior: no ano passado, os papéis da empresa tiveram desvalorização de mais de 80% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Desde 2011, quando a empresa entrou no vermelho, a desvalorização das ações supera 90%. Ontem, os papéis recuaram 5,58%, a R$ 1,69. Com a queda de preço, a empresa já deixou o Ibovespa, o principal índice acionário da Bolsa brasileira.
Na Bolsa de Nova York, as ADRs da Gol são negociadas a centavos de dólar. Ontem, elas fecharam cotadas a US$ 0,38, com queda de 7,96%. Desde 2011, a queda acumulada é de mais de 95%.
Para José Vértiz, diretor para América Latina de Corporate da Fitch, uma das principais agências de classificação de risco, um dos principais problemas da Gol é sua dependência em relação ao mercado brasileiro. A partir de fevereiro, a empresa deixará de operar voos regulares para Miami e Orlando, seus destinos dos Estados Unidos, o principal mercado da aviação mundial.
— Diferentemente da TAM, que tem vários voos internacionais, a Gol é muito centrada no Brasil, que está em recessão. Além disso, a TAM tem um parceiro forte, a (chilena) LAN na sua estrutura .
A nota de crédito da Gol na avaliação da Fitch é B-, ou seja, a companhia não tem o selo de investment grade, que chancela o investimento seguro.
A Delta é sócia da empresa, com uma fatia de 9,48%, mas têm sua participação restrita na gestão. A participação de investidores estrangeiros em companhias aéreas brasileiras ainda é restrita a 20%, de acordo com a legislação.



   Cerveró liga Lula a empréstimo sob investigação e diz que Renan reclamou de repasses de propina
   Destaque na Folha de São Paulo desta terça que o site Antagonista reproduziu:
Nestor Cerveró disse que Lula “decidiu indicar” seu nome para a BR Distribuidora “como reconhecimento” pela propina do navio-sonda Vitória 10.000.
Como mostrou a Folha de S. Paulo, a propina do navio-sonda Vitória 10.000 saldou o empréstimo de 12 milhões de reais concedido a José Carlos Bumlai pelo banco Schahin.
Mas não foi só isso: a propina também quitou a dívida de 60 milhões de reais da campanha de Lula em 2006, segundo os delatores da Lava Jato.
RENAN:
Renan Calheiros, em 2012, convocou Nestor Cerveró ao seu gabinete.
O relato foi feito pelo próprio Nestor Cerveró, em depoimento obtido pela Folha de S. Paulo.
Renan Calheiros, no encontro, reclamou “da falta de repasses de propina”.
Quando Nestor Cerveró respondeu que não estava arrecadando propina na BR Distribuidora, Renan Calheiros “disse que a partir de então deixava de prestar apoio político” a Cerveró.





Ao menos 2.249 presos não retornam às celas após as festas de fim de ano


  Pelo menos 2.249 presos não retornaram às celas após as festas de fim de ano no país, segundo levantamento realizado pelo G1 junto às secretarias estaduais que administram o sistema penitenciário. O número representa 4,28% dos detentos que conseguiram o direito a visitar a família no Natal e Ano Novo.
Ao total, foram 52.575 presos liberados temporariamente em 22 estados e no Distrito Federal.
Em três estados (Mato Grosso, Alagoas e Sergipe), os presos não tiveram direito à saída no período. A assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais disse que não iria repassar os dados. No Ceará, a Secretaria da Justiça e Cidadania só conseguiu o número de detentos que saíram com tornozeleira(veja tabela abaixo), mas não divulgou o total dos presos beneficiados.
No Rio Grande do Norte, os detentos deixaram as celas em três centros de ressocialização e a evasão foi zero, conforme a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania.
Apenas 12 estados repassaram à reportagem separadamente o número de mulheres que obtiveram direito nas festas de fim de ano: foram 5.432 detentas femininas que deixaram as grades, sendo que 193 (3,55%) delas não retornaram.
O Pará registrou alta taxa de evasão entre as mulheres: das 50 beneficiadas, 10 ficaram nas ruas (20%): oito delas cumprem pena na Região Metropolitana de Belém e duas, em Santarém.
Monitoramento eletrônico
A maioria dos estados não usa o monitoramento eletrônico para as saídas temporárias. Houve duas exceções: em Pernambuco, todos os detentos que saíram (370) usaram o dispositivo. Mesmo assim, 16 romperam a tornozeleira e fugiram.
Em Rondônia, 120 apenados de Porto Velho saíram com tornozeleira. Outros 200, que deixaram unidades prisionais do interior do estado, também portaram o aparelho – e não houve fugas.
De forma experimental, quatro mulheres que deixaram a Penitenciária Ursa Feminina, de Palmas (Tocantins), usaram tornozeleira – todas voltaram. O uso do aparelho durante uma saída temporária ocorreu pela primeira vez para que fosse feito um teste de implantação da central de monitoramento.
Segundo a Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps), a partir de agora, em todos os “saidões, os presos que a Justiça indicar poderão ter acesso a saídas temporárias com tornozeleiras”.
Os que não retornaram às unidades na data prevista são considerados foragidos e tiveram os nomes enviados às Varas de Execuções Penais. Em alguns casos, é solicitado à Justiça um mandado de prisão preventiva para a captura.
Evasão menor do que em 2014
A evasão das festas de 2015-2016 é menor do que a registrada durante a virada de ano de 2014 para 2015, quando 2.305 presos que saíram não retornaram às penitenciárias  – 4,66% do total dos beneficiados.
Em 2014, Ceará (27,27%) e Maranhão (20%) apresentaram as maiores taxas de evasão. Já em 2015, Pará (com 16,8% do total), Goiás (15,03%) e Maranhão (14,78%) lideram o ranking.
No Espírito Santo, onde a evasão foi de 2,9%, o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, afirma que o “índice está dentro da média” e foi menor que registrado em 2014, quando ficou em 4,4%. “E a expectativa da secretaria é que esse índice continue diminuindo”.
O secretário salienta que todas as unidades possuem comissões técnicas que avaliam individualmente o objetivo da pena de cada um dos detidos, estabelecendo, junto ao Judiciário, parâmetros adequados para o cumprimento da pena.
Como funciona
Concedidas a internos que cumprem a pena em regime semiaberto, as saídas temporárias estão previstas na Lei de Execuções Penais para presos que possuem bom comportamento e geralmente ocorrem em datas comemorativas, como Páscoa e Dia dos Pais, para convivência com familiares.
Dentre os critérios exigidos pela legislação, é necessário ter cumprido pelo menos 1/6 da pena, para réus primários, e ao menos 1/4 da pena, em caso de reincidência.
Tanto advogados, quanto a Defensoria Pública e o órgão responsável pela administração penal onde o detento cumpre pena podem solicitar ao juiz o benefício, que é analisado individualmente e dura, em média, 7 dias ininterruptos no período de fim de ano.
Em Sergipe, as saídas temporárias não foram concedidas em 2015 porque o presídio que abriga quem cumpre pena no semiaberto foi interditado e teve que passar por reformas. A assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça informou que, neste caso, foi concedida liberdade condicional aos presos e o uso de tornozeleira foi aplicado a quem respondia por crimes da Lei Maria da Penha, como violência doméstica.
Já em São Paulo, houve em 2015 o maior número de presos beneficiados desde 2006. Apesar do recorde, o estado também registrou o menor percentual de evasão nesta saída nos últimos 10 anos.
No Natal e réveillon do ano passado, 29.232 paulistas foram comemorar as datas em casa, sendo que o percentual de retorno foi de 95,33%. Entre 2006 e 2014, a taxa de retorno variou entre 91,83% em 2009 e 94,49%, em 2013 e em 2014.





Projeção de instituições financeiras para queda da economia chega a 2,99%

  A projeção de instituições financeiras para o encolhimento da economia este ano passou pelo 14º ajuste seguido. Desta vez, a estimativa para a queda do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, mudou de 2,95% para 2,99%.
Para 2017, as instituições financeiras esperam por recuperação da economia, com crescimento de 0,86%. O cálculo anterior de expansão era 1%.
As estimativas são do boletim Focus, uma publicação semanal, divulgada hoje (11) e elaborada pelo Banco Central (BC), com base em projeções de instituições financeiras para os principais indicadores da economia.
A produção industrial deve apresentar retração de 3,45% este ano. Na semana passada, a projeção de queda era 3,50%. Em 2017, o setor deve se recuperar, mas a projeção de crescimento foi levemente ajustada de 2% para 1,98%.
Meta inflacionária
Na previsão das instituições financeiras, a recessão da economia vem acompanhada de inflação acima da meta este ano. A meta de inflação é 4,5%, com limite superior de 6,5%, em 2016.
O teto da meta para 2017 é 6%. O cálculo das instituições financeiras para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), este ano, foi ajustado pela segunda vez seguida, ao passar de 6,87% para 6,93%. Para o próximo ano, a expectativa é que a inflação fique abaixo do limite superior, mas ainda distante do centro da meta, em 5,20%.
Na perspectiva das instituições financeiras, a taxa básica de juros, a Selic, deve ser elevada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, na reunião da próxima semana, dos atuais 14,25% para 14,75% ao ano. Ao final de 2016, a expectativa é que a Selic esteja em 15,25% ao ano. Em 2017, a expectativa é que a taxa básica seja reduzida, encerrando o período em 12,75% ao ano. A previsão anterior era 12,50% ao no.
Taxa Selic
A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o BC contém o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
Quando reduz os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.
A pesquisa do BC também traz a projeção para a inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que subiu de 6,14% para 6,18%, este ano. A estimativa para 2017 é 5,30%. Para o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), a estimativa passou de 6,51% para 6,58%, este ano, e de 5,20% para 5,23%, em 2017.
A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) foi alterada de 5,81% para 6,04%, em 2016. Para o próximo ano, é 5%.
A projeção para a cotação do dólar foi ajustada de R$ 4,21 para R$ 4,25, ao final de 2016, e de R$ 4,20 para R$ 4,23, no fim de 2017.
A estimativa para o déficit em transações correntes, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços do país com o mundo, passou de US$ 38,5 bilhões para US$ 38 bilhões este ano, e segue em US$ 32 bilhões, em 2017.  O cálculo para o superávit comercial (exportações maiores que importações de produtos) permanece em US$ 35 bilhões, tanto neste ano quanto em 2017.
Na avaliação das instituições financeiras, o investimento direto no país (recursos estrangeiros que vão para o setor produtivo) deve ser mais que suficiente para cobrir o saldo negativo das transações correntes, com projeção de US$ 55 bilhões este ano e US$ 60 bilhões, em 2017.
A projeção para a dívida líquida do setor público passou de 40% para 39,3% do PIB, este ano. Para 2017, a expectativa é de crescimento com a relação entre dívida e PIB em 41,40%.



País pode ficar sem transposição e sem São Francisco

   

    Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) acionou um alerta: o programa de transposição das águas pode gerar sérios comprometimentos ambientais ao rio São Francisco. De acordo com o relatório, obtido pelo Fato Online, auditores do TCU constataram uma série de irregularidades e negligencias no PRSF (Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco). Mesmo antes de concluída a obra de transposição, os técnicos já perceberam, por exemplo, que a vazão do Velho Chico, como é chamado, e de seus afluentes, pode estar sendo reduzida por causa da erosão das suas margens.
O PRSF faz parte do projeto de transposição do rio e tem como meta realizar ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental. Em 2011, em outra vistoria, o TCU já havia constatado diversas falhas na execução do programa. E pediu providências. Quatro anos depois, porém, pouca coisa mudou.
É no São Francisco que o governo executa uma de suas principais obras. A transposição das águas do rio, que corta os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, numa extensão de 2,7 mil km, é vista como uma solução para as secas constantes no Nordeste. Para acompanhar o empreendimento, o governo desenvolveu um programa para a recuperação das áreas degradadas, a conservação e uso racional dos seus recursos naturais e hídricos, a sua despoluição, entre outras coisas. E, desde 2001, esse projeto vem sendo acompanhado pelo TCU.



Simulação de direção veicular passa a ser obrigatória
O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu modificações que passaram a valer desde o primeiro dia do ano. É que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu tornar obrigatória a utilização de simulador de direção veicular em Centros de Formação de Condutores (CFC) em todo o Brasil.
A regulamentação está em resolução de número 543 do Contran, publicada no Diário Oficial da União em 20 de julho de 2015, e só é válida para pessoas que se matricularem em autoescolas a partir do início da vigência da medida.


FONTE: BLOG JP 


Nenhum comentário:

Postar um comentário