SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ANTÔNIO MARTINS RN




Inep antecipa divulgação do resultado do Enem para quarta-feira, dia 18
Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terão acesso ao resultado final das provas nesta quarta-feira (18). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu antecipar a divulgação, prevista para o dia 19. No resultado, os candidatos poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi a intolerância religiosa no Brasil.
Também está agendada para o dia 18 uma coletiva de imprensa, na qual o Ministério da Educação deverá divulgar o calendário e regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base na nota no Enem.




Com investimentos da na saúde, Prefeitura de Encanto entrega nova unidade de saúde para a população
Mais uma obra de primeiro mundo foi entregue pelo Poder Executivo Municipal aos encantenses, no sábado passado, 14. Em solenidade que reuniu secretários, coordenadores, profissionais da área, vereadores e membros da sociedade, a gestão “Cuidando da Nossa Gente” inaugurou o Centro de Saúde do Encanto.
Com espaço amplo e moderno, além de investimentos de R$ 659.352,10 conquistados pela administração anterior, a unidade segue um modelo federal e põe o município à frente de várias cidades brasileiras que não dispõem do mesmo aparato.
“O centro vai ter atendimento de enfermagem, odontológico e médico. Passando pela sala de curativos, sala de vacinas, sala de inalação. A gente tem desfibrilador externo automático, eletrocardiógrafo e uma gama de materiais e insumos, que vai ser extremamente importante para a população do Encanto”, disse o secretário Ednardo Soares.
Para o prefeito Atevaldo Nazário, mais importante do que a parte física será o atendimento oferecido. “O brilho maior é nós termos pessoas humanas, carismáticas, qualificadas, que vão cuidar muito bem do nosso povo”, declarou o gestor, acompanhado também da primeira-dama Juselma Oliveira e do vice-prefeito Nonato Guedes.
O final da cerimônia foi marcado pelo corte da fita, ato simbólico realizado pelo secretário adjunto de Saúde, Wagner Queiroz, e Atevaldo. “Vamos juntos dar as mãos por uma Encanto melhor, cada vez mais evoluída. Vou estar cobrando, dormindo pouco e acordando cedo, para que, juntos, a gente possa trabalhar em prol de cada cidadão”, concluiu este.




Prefeitura e CDL estudam ampliar monitoramento por câmeras em Apodi
thumbnail_Reunião CDL I
O prefeito, Alan Silveira (PMDB) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Apodi querem ampliar o sistema de monitoramento por câmeras para todo o município, inclusive para a zona rural. O assunto foi debatido em reunião nesta segunda-feira (16) na sede da CDL.
 Durante a reunião, além de garantir a continuidade da parceria com o CDL, o prefeito solicitou ao técnico do sistema um estudo sobre a instalação de câmeras em outras áreas da zona urbana e comunidades rurais, como Melancias e Soledade.
“A gente percebe que áreas como Baixa do Caic carecem de mais atenção sobre a segurança. Então, nossa intenção é ampliar esse monitoramento para esses bairros periféricos”, acrescentou Alan.





IFRN oferta 170 vagas para cursos de especialização
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte está com 170 vagas para especializações em diversas áreas, através dos Editais 38/2016, 39/2016 e 41/2016. As vagas são para os campi de Mossoró, Parnamirim, Natal-Central e EAD.
As inscrições para os três primeiros campi já estão ocorrendo desde o dia 3 de janeiro e vão até o dia 23 de janeiro. Já os cursos à distância são voltados para a educação de jovens e adultos e suas inscrições começam hoje (16) e seguem até 18 de fevereiro.
A seleção de estudantes, para ambos os editais, será através de processo classificatório e eliminatório, realizado por meio de análise do currículo e do histórico acadêmico do curso de graduação dos candidatos inscritos.
Cursos presenciais
O edital Nº 38/2016 está ofertando um total de 76 vagas, na ampla concorrência, sendo 40 vagas para o curso de Educação e Contemporaneidade e 36 vagas para a especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Os alunos terão aulas duas vezes na semana: quintas e sextas-feiras (Campus Mossoró) e terças e quintas-feiras (Campus Parnamirim).
O edital Nº 39/2016 selecionará 35 alunos que cursarão especialização em Gestão Ambiental, no Campus Natal-Central, no turno matutino e vespertino, com aulas nas segundas e terças-feiras. O edital também é de ampla concorrência.
O edital Nº 40/2016 é diferenciado, pois oferta vagas exclusivamente para servidores do IFRN. São nove vagas, sendo cinco vagas para o curso de Gestão Ambiental, no Campus Natal-Central; e quatro vagas para o curso Ensino de Ciências Naturais e Matemática, no Campus Parnamirim.
Cursos à Distância
O Edital 41/2016, que oferta 50 vagas para o curso de especialização em Educação Profissional Integra à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.



Robinson pedirá reunião com Temer e mais policiais da Força Nacional
O governador Robinson Faria estará em Brasília nesta terça-feira (17) para reunião com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes para pedir reforço do efetivo da Força Nacional para ajudar no controle da situação em Alcaçuz, que até o momento contabiliza 26 mortes de presos.
“Vamos solicitar que o Governo Federal reforce o efetivo da Força Nacional para o enfrentamento à crise instalada no sistema penitenciário. Também solicitei uma audiência com o presidente Michel Temer para tratar sobre a situação”, afirmou Robinson em uma rede social.



Alvo do PCC, Sindicato do Crime do RN domina 28 das 32 cadeias do Estado
Autoridades de segurança do Rio Grande do Norte estimam que 28 das 32 unidades prisionais do Estado sejam dominadas pelo Sindicato do Crime (SDC), facção aliada ao Comando Vermelho e alvo de um ataque no sábado passado que deixou 26 mortos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal. Os assassinatos, então, poderiam desencadear uma reação nas outras cadeias onde a minoria é de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) ou de detentos considerados neutros.
Ser minoria não impediu que membros do PCC articulassem o ataque do sábado passado e voltassem a participar de motins nesta segunda-feira, 16, em Alcaçuz. Presos ligados ao Sindicato do Crime também subiram no teto dos pavilhões com bandeiras onde se lia “Queremos paz, mas não iremos fugir da guerra”. Na estrutura, picharam nomes de aliados como a Okaida, na Paraíba, o Primeiro Grupo Catarinense e o Comando Vermelho, no Rio.
Agentes penitenciários ouvidos pelo Estado disseram que a situação na unidade continua tensa com a possibilidade de reação do Sindicato e a resistência de integrantes do PCC em serem transferidos. Cinco homens apontados como líderes do ataque foram retirados do local nesta segunda e deveriam ser levados a uma unidade estadual que não foi informada.
Segundo a presidência do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, somente o presídio Rogério Coutinho Madruga – no mesmo terreno de Alcaçuz e de onde partiram os detentos envolvidos com as mortes -, a cadeia de Paus dos Ferros, a de Caraúbas e um pavilhão na unidade Mário Negócio, em Mossoró – esses três no interior -, têm maioria do PCC.
“Não imaginávamos que eles teriam a ousadia de atacar no presídio em que não têm maioria. Agora, o risco fica ainda mais intenso”, disse Vilma Batista, presidente do sindicato dos agentes.
O cenário de descontrole é ratificado pelo juiz de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar Vilar dos Santos. “O Estado até então só tinha controle dos muros de Alcaçuz. Dentro, quem mandava mesmo já era os presos. Agora a situação piorou e se repete nas demais unidades.”
Para o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, a possibilidade é grande de novos confrontos. “Não tenho nenhuma dúvida de que essa guerra não acaba aqui. Não estou profetizando, mas apenas observando que todos os ingredientes estão postos para isso”, disse.
Separação. A divisão de facções por presídios diferentes começou no Estado em 2015 depois de uma série de rebeliões. No mês de junho daquele ano, a já frágil relação entre SDC e PCC foi rompida com a morte do detento Alexandre Teodósio, o Pelelê, membro da facção de origem paulista, que, segundo o Ministério Público Estadual, desencadeou uma sequência de atos de violência, com assassinatos de lado a lado, dentro e fora das cadeias.
Segundo promotores que investigaram as organizações, o SDC foi fundada em 27 de março de 2013 por uma dissidência do PCC. A compreensão do grupo era de que o estatuto vigente até então era aplicado com excessivo rigor – como o tratamento com inadimplentes com a contribuição mensal -, além da insatisfação com a obrigação de prestar contas a detentos de outros Estados.
A organização paulista, de acordo com o MP, acabou compartilhando a expertise de métodos de atuação criminosa, “capacitando os presos potiguares quanto ao funcionamento desse tipo de organização, para assim atuarem de forma mais eficiente, os quais ganharam autonomia e buscaram formar uma organização autônoma, inicialmente rudimentar”, de acordo com o que foi escrito em uma das denúncias oferecidas contra membros do grupo.
“Mas que, subestimada pelo Estado, foi progressivamente se aperfeiçoando, tendo como metas o controle do interior dos presídios e de territórios fora deles para o tráfico”, acrescentou.
A atuação do PCC e do SDC foi alvo de investigações da Polícia Civil local e do MP, que deflagraram três operações em pouco mais de dois anos. O governo do Estado não comentou.



Governo não descarta mais mortos em Alcaçuz e procura corpos em fossa
Detentos tentaram fugir nesta quarta-feira
A suspeita de que mais de 26 presos podem ter sido mortos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Natal (RN), motivou a Secretaria da Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) a pedir à Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern) que inspecione as fossas existentes no interior da unidade.
Um caminhão e equipes da empresa chegaram à penitenciária, no bairro Potengi, na manhã de ontem (16). Segundo a assessoria da Sejuc, o trabalho está atrasado devido a um novo tumulto na unidade. nesta segunda-feira, poucas horas depois que policiais militares deixaram o local, um grupo de detentos voltou a ocupar os telhados de um dos pavilhões. As autoridades estaduais de segurança pública negam tratar-se de mais uma rebelião, mas admitem que, devido ao “clima tenso”, adiaram também o início da revista nas celas e a recontagem de presos.
Imagens divulgadas pela imprensa exibem homens sobre os telhados dos pavilhões empunhando paus, pedras e barras de ferro. Vestindo calções azuis, alguns homens enrolaram camisetas brancas na cabeça para esconder o rosto. Alguns portam bandeiras improvisadas com lençóis enquanto gritam palavras de ordem como “a vitória é nossa”, em aparente provocação a integrantes de facções rivais.
De acordo com a Sejuc, as equipes da Caern vão inspecionar as fossas assim que as forças policiais retomarem o controle da situação e as condições de segurança estejam garantidas. Às 13h (horário de Brasília), policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo de Operações Especias (GOE) estavam prestes a ingressar na penitenciária.
Alcaçuz foi palco de uma rebelião que durou cerca de 14 horas, entre sábado (14) e domingo (15). Inicialmente, as autoridades estaduais falavam em pelo menos dez mortos. Ontem à noite, no entanto, os secretários estaduais da Justiça e da Cidadania, Walber Virgolino da Silva Ferreira, e da Segurança Pública e Defesa Social, Caio César Marques Bezerra, anunciaram que 26 corpos foram localizados e transferidos para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), onde serão identificados.
Ontem mesmo, o Itep já tinha sido autorizado a alugar um contêiner frigorífico para armazenar os corpos encontrados em Alcaçuz. Embora o instituto disponha de duas câmaras frias com capacidade para abrigar entre 20 e 30 corpos em cada uma delas e receba, em média, cinco corpos diariamente, a diretoria do Itep decidiu agir preventivamente para garantir que não falte espaço, caso o total de detentos mortos seja maior que as primeiras informações divulgadas. O valor do aluguel do contêiner não foi informado.



Presídio no RN mistura adolescentes, idosos e até mulheres no mesmo ambiente
A Penitenciária Estadual Alcaçuz, em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal, mistura adolescentes, adultos homens, idosos e até mulheres nos mesmos ambientes. Além de atender quase o dobro de sua capacidade, o presídio coloca detentos provisórios, que ainda não foram devidamente julgados, com condenados, e presos primários com reincidentes.
Estas são as principais conclusões de um relatório produzido pela Ouvidoria do Sistema Penitenciário (Depen), do Ministério da Justiça, após visitas realizadas em 3 e 4 de abril de 2014.
O documento também apontou falta de camas individuais para os presos, condições precárias de higiene e limpeza das celas – falta até sanitário nos locais -, número de refeições inadequadas e outros problemas. Entre sábado e domingo, dias 14 e 15, o presídio registrou uma rebelião com 26 mortos. É o terceiro massacre em unidades prisionais neste ano, depois de Manaus e Boa Vista.
O relatório do Ministério da Justiça aponta ainda uma série de descumprimento de resoluções de artigos da Lei de Execução Penal (LEP), como indícios de tortura, falta de concessão de banho de sol regular aos presos, número de agentes penitenciários e profissionais da equipe técnico insuficientes, falta de medicamentos básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e até ausência de equipe de saúde própria na unidade.
Dunas
Outro relatório, produzido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), apontou que a unidade foi construída em terreno inadequado, sobre uma duna, “facilitando a escavação de túneis, os quais são difíceis de detectar e mais ainda de destruir, dada a ausência quase absoluta de apoio financeiros e técnico à direção”.
O documento, assinado pelo juiz da comarca de Nísia Floresta, Henrique Baltazar Vilar dos Santos, constatou ao menos 17 problemas na unidade, como pavilhões deteriorados, erros estruturais, falta de iluminação, entre outros.
A reportagem entrou em contato com o governo do Estado do Rio Grande do Norte, mas ainda não conseguido retorno até o fechamento desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário