SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

RÁDIO MAROCA DA CIDADE DE ANTÔNIO MARTINS A PRIMEIRA RÁDIO WEB DIGITAL EM PRIMEIRO LUGAR DE AUDIÊNCIA

Suicídio aumenta no Brasil: são 31 casos por dia
Suicídio
O Brasil registrou um aumento de 16,8% na taxa de mortalidade por suicídio entre 2007 e 2016. Dados divulgados nesta quinta-feira, 20, pelo Ministério da Saúde mostram que, no ano mais recente da série, ocorreram 5,8 óbitos a cada 100 mil habitantes. Em 2007, a proporção era de 4,9. O crescimento está relacionado sobretudo ao aumento de casos entre homens. No período analisado, foi de 28%.
Ao todo, foram registrados, em 2016, 11.433 casos de pessoas que tiraram a própria vida no País. Isso equivale a 31 óbitos por dia. A estimativa, no entanto, é de que os números sejam ainda maiores.
“Consideramos que cerca de 20% das mortes não têm a causa registrada”, afirma a diretora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Fátima Marinho.
O trabalho conduzido por Fátima mostra que a taxa de mortalidade é expressivamente maior entre homens: 9,2 casos por mil habitantes. No grupo feminino, a taxa é de 2,4. Embora as taxas de morte sejam superiores entre homens, indicadores de tentativa de suicídio são maiores entre as mulheres.
Para Fátima, a diferença pode ser um indicativo de que as mulheres muitas vezes buscam com o ato chamar a atenção para o sofrimento, não necessariamente morrer.



“E isso geralmente por questões familiares. Muitas são chefes de família e sabem o impacto que a morte poderia provocar para filhos.”
Fátima afirma que a meta agora é aprofundar os estudos sobre os fatores de risco para o suicídio. Avaliações preliminares já dão pistas importantes. Um deles é o desemprego. Na análise dos casos de tentativas, cerca de 40% dos casos não trazem a informação sobre a situação profissional da vítima. Mas nos casos em que o registro é feito, 52% indicavam que a pessoa estava desempregada.
“Ele desponta como fator associado. Também vemos que as mulheres vítimas de violência têm risco muito maior”, completa.
Para a diretora, isso explicaria, por exemplo, o fato de um grande número de meninas tentarem suicídio. “Temos casos de tentativas em faixas muito novas, de meninas com 12 anos.”
Fátima afirma que o suicídio é um problema de saúde pública, não apenas no Brasil como no mundo. “Isso traz a necessidade de discutirmos o tema, os vários determinantes que levam ao sofrimento na população.”
Ela observa ainda que os dados devem ser analisados de forma a traçar estratégias de prevenção. “Precisamos ver as ações que podem ser adotadas para prevenir novos casos”, diz.
Prevenção
Estudos mostram, por exemplo, que a existência de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são considerados como fator de proteção. Em locais onde o centro está em funcionamento, o risco de suicídio é 14% menor. A constatação é relevante, sobretudo quando se analisam também os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com internação de pessoas que tentaram suicídio por meio da ingestão de medicamentos, venenos ou pesticidas. O SUS gasta em média R$ 3 milhões anuais para essa assistência. O valor é equivalente ao custo de implantação de custeio de 8 CAPS anuais.
“Seria uma forma de prevenção muito efetiva”, observa Fátima.
Apesar de já haver tal constatação, a análise dos dados mostra que não houve um aumento da implantação de CAPS em áreas onde as taxas de suicídio aumentaram. No Piauí, por exemplo, um Estado que chama a atenção pelo avanço do problema não teve nenhum novo CAPS implantado dentro da política de expansão. Questionado, o coordenador do programa de Saúde Mental, Quirino Cordeiro, afirmou que a instalação depende de solicitação dos Estados.
O coordenador deixou claro ainda que deverá haver um aumento de vagas para leitos psiquiátricos em hospitais gerais. A medida, de acordo com ele, seria importante para atender pacientes em situação de risco.
Segundo Cordeiro, o País é o que apresenta uma das menores taxas de leitos para urgências psiquiátricas: 0,3 para cada mil habitantes.
“Isso sabidamente aumenta os riscos”, disse. Ele, no entanto, afirmou não haver ainda uma meta específica.
Fátima, contudo, tem avaliação distinta. Ela afirmou que a maior parte dos pacientes que tentaram suicídio precisam de tratamento médico, não necessariamente uma internação em leitos psiquiátrico, e que doenças psiquiátricas anteriores têm pouca relevância sobre os fatores de risco para o suicídio.
Prevenção do suicídio passa pela restrição da venda de agrotóxicos, diz diretora do Ministério da Saúde
Fátima defendeu nesta quinta a adoção de políticas que restrinjam o acesso à pesticidas e raticidas no País como forma de se prevenir casos de suicídio. Entre as medidas sugeridas, está a proibição da venda desses produtos em pequenas embalagens. “Apresentações maiores são mais caras. E o preço maior pode ajudar a coibir pessoas a comprar o produto e deixar em casa”, afirma Fátima.
De acordo com ela, técnicos da pasta iniciaram um estudo sobre os reflexos à saúde pública provocados por agrotóxicos. As análises vão embasar medidas de prevenção. “Os números começam a indicar que agrotóxicos aumentam não apenas o risco de suicídio, mas de casos de aborto e má-formações”, disse.
O levantamento divulgado nesta quinta mostra que mais da metade (57,6%) das tentativas de suicídio no País foram por meio de intoxicações, como envenenamento ou abusos de substâncias. “Já conseguimos reduzir de forma muito significativa o uso de medicamentos nas tentativas de suicídio. Agora é a vez de agirmos com pesticidas e venenos”, completou.
Além de ser a principal causa de tentativa de suicídios, a intoxicação exógena responde por 18% das mortes. Os números aumentaram de forma expressiva nos últimos 11 anos. Entre mulheres, indicadores passaram no período de 5.264 para 26.251. Entre homens, de 2.471 para 10.028.  Medicamentos ainda são os principais agentes tóxicos utilizados, seguidos por raticidas e agrotóxicos. *ESTADÃO CONTEÚDO









Suspeito de matar a facadas mulher grávida de gêmeos é preso na Grande Natal; ‘arrependido’, diz ele
 Josuel de Oliveira confessou o crime — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação
Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, realizada em São José de Mipibu, na Grande Natal, prendeu um homem de 28 anos suspeito de ter matado a facadas a própria mulher – crime ocorrido no dia 7 deste mês na cidade de Macaíba, também na região metropolitana da capital potiguar. Márcia Pereira do Nascimento, de 39 anos, tinha 8 filhos e estava com dois meses de gravidez. Ela esperava gêmeos.
Titular da DP de Macaíba, o delegado Normando Feitosa disse ao G1 que o suspeito confessou o crime. “Ele disse que matou a companheira por causa de desavenças dentro de casa, e por causa da bebida. Agora diz que está arrependido e que sente falta da mulher”, concluiu. O casal estava junto fazia seis meses.
A prisão de Josuel de Oliveira aconteceu no final da tarde da quinta (20), em cumprimento a um mandado de prisão, mas a informação só foi divulgada na manhã desta sexta (21).
Quatro filhos, todos menores de 10 anos, estavam com a mãe no momento em que ela foi atacada e assassinada. *G1 RN








Inconformado com fim de relacionamento, adolescente de 16 anos mata o pai da ex-namorada no RN
Município de Alto do Rodrigues, no RN — Foto: Prefeitura de Alto do Rodrigues/Divulgação
Um homem foi assassinado por um adolescente de 16 anos no final da manhã desta quinta-feira (21) em Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu. Segundo a Polícia Civil, o garoto é ex-namorado da filha da vítima e estava inconformado com o fim do relacionamento, que não foi permitido pela família.
Conforme as primeiras informações colhidas pela PM e pelos agentes da Polícia Civil, o homem foi buscar a filha, que tem 12 anos de idade, na Escola Estadual Professor Luís Carlos, localizada no centro do município. Ao chegar no local, ele encontrou o adolescente, que é ex-namorado da menina.
O rapaz atirou nele e fugiu do local. A vítima não resistiu ao ferimento e morreu na porta da escola. A polícia ainda faz buscas pelo suspeito.
Segundo a polícia, a possível motivação para o crime é a inconformação do garoto com o fim do relacionamento com a adolescente de 12 anos. A família dela desaprovava o namoro. *G1 RN








Dez corpos passaram pelo ITEP, em Mossoró, durante o final de semana de 21 a 23 de setembro
Domingo, dia 23
Tasso da Silveira Ribeiro, comerciante de 63 anos de idade, residente na Avenida Luiz Gonzaga, no centro de Ipanguaçu, morreu vitima de acidente de motocicleta no centro da cidade de Ipanguaçu. Segundo informações, o idoso trafegava de motocicleta por volta das 18h e teria sido colhido por trás por outra motocicleta que desenvolvia alta velocidade e morreu no local.
Juscier Teixeira dos Santos, de 32 anos de idade, residente na Rua Desportista na cidade de Guamaré, foi morto a tiros na madrugada de hoje e seu corpo foi encontrado crivado de balas numa estrada carroçável, no Assentamento Nova Esperança, zona rural de Pedro Avelino. Segundo informações, Juscier saiu a pé de uma movimentação festiva na região, acompanhado com uma tia e outro familiar e teria sido raptado no meio do caminho por elementos que estavam numa carro. Ele foi morto e o corpo jogado as margens da estrada carroçável.
Sexta-feira dia 21
Ubirajara Dantas Sobrinho, de 47 anos de idade residente na Rua Terezinha Costa, no bairro Aeroporto em Mossoró, foi morto a tiros, crime aconteceu por volta das 02h30min da madrugada. Segundo informações da policia, os criminosos, armados de pistola ponto 40 invadiram a casa onde a vitima dormia com a família. Ele ainda conseguiu correr, mas foi alcançado e morto no meio da Rua. Marina Cristina Barros de Oliveira, de 31 anos idade, natural de Umarizal, foi encontrada morta na manhã de hoje, 21 de setembro, no bloco Feminino onde estava detida desde o mês de setembro. Marina Cristina havia sido presa na Operação Armagedom, desencadeada pela Polícia Civil na cidade de Umarizal para combater tráfico de drogas, prender assaltantes e também suspeitos de homicídio. Segundo informações, ela teria envolvimento com um dos elementos investigados pela Operação.
Edigleisson das Neves Silva, comerciante de 47 anos de idade, residente na Rua Ângelo Varela no centro da cidade de Alto do Rodrigues, foi baleado durante uma confusão com um adolescente na Avenida Francisco Rodrigues no centro da cidade e morreu a caminho do Hospital da cidade de Alto do Rodrigues.
Manoel do Nascimento Pereira, agricultor de 55 anos de idade, se matou dentro de casa no Sitio João Dias na zona rural de Apodi. Segundo informações, ele provocou um profundo corte no pescoço, utilizando uma faca peixeira para se matar.
Francisco Laercio de Oliveira, de 49 anos de idade, residente na Rua Pedro Vicente da Silva no bairro Vermelho em Itajá, foi morto a tiros em um bar na Avenida Alferes Guilherme, por voltas das 03h da tarde.
Lucas Deliam Fontes da Costa, de 17 anos de idade, residente no Sitio Lagoa da Onça, na zona rural de José da Penha, morreu afogado dentro do Açude da Barra na localidade de Sítio Barra do Catolé na zona rural do município de José da Penha.
Renne Pereira Libânio da Rocha, de 17 anos de idade residente no Sitio Capoeira Grande no município de José da Penha, morreu afogado dentro do Açude da Barra na localidade de Sítio Barra do Catolé na zona rural do município de José da Penha, juntamente com seu amigo, também adolescente. Segundo informações, um dos adolescentes teria caído de cima de um animal dentro do açude e o outro teria tentado salvá-lo. Como não sabia nadar, os dois morreram afogado.
Kergivanio Nunes da Costa, de 19 anos de idade, natural de Mossoró, residente na Rua João Viana no centro da cidade de Baraúna foi encontrado morto a tiros numa estrada carroçável na localidade de Juremal, zona rural do município. Segundo informações, o jovem foi raptado de casa na cidade de Baraúna e antes de ser morto teve as mãos amarradas para trás. *O Câmara, Sempre presente!






Cosern esclarece algumas curiosidades sobre o uso de energia elétrica em casa
Resultado de imagem para economia de energia
Quando o assunto é energia elétrica, logo pensamos em economia e, portanto, muitas dúvidas surgem na cabeça dos consumidores à respeito dos gastos de cada eletrodoméstico.
Sendo assim, é importante estar por dentro do funcionamento dos eletrônicos, pois esta é uma maneira de economizar no consumo e, consequentemente, evitar que a conta não estoure o orçamento familiar.
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, preparou uma série de respostas para algumas das curiosidades dos consumidores, que podem proporcionar economia no uso dos aparelhos domésticos.
Curiosidades:
O ar condicionado consome muita energia elétrica?
Sim, o ar condicionado é um grande vilão na conta de energia, então, a orientação é abrir as janelas e deixe o ar natural ventilar a casa. Além da utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. A orientação é ajustar a temperatura do equipamento para cerca de 23°C a 25ºC, e intercalar com ventiladores. É importante promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.
Um aparelho gasta energia enquanto está conectado na tomada, mas desligado?
Os aparelhos que possuem visores com relógios e outras informações, como fornos de micro-ondas, estão constantemente ligados, apesar de não estarem operando a sua função principal. Qualquer aparelho que possua um controle remoto, ao ser desligado, permanece apenas em stand-by, com os sensores e outros componentes funcionando continuamente. Desta forma, mesmo que você veja televisão apenas uma ou duas vezes por semana, o seu aparelho de TV está continuamente ligado e gastando uma pequena quantidade de energia.

Isso serve também pra carregadores de celular, que conectados o tempo inteiro na tomada estão gastando energia, mesmo que em menor “volume” do que quando o aparelho está sendo recarregado.
Na hora de lavar e passar é melhor juntar muitas peças ou separa-las por dias na semana?
Junte grande quantidade de roupas e passe e lave de uma só vez, aproveite para colocar a quantidade máxima de roupa na máquina, que deve ter o Selo PROCEL de eficiência, e assim reduzir o número de vezes em que o equipamento é ligado. Mantenha o filtro da máquina de roupas sempre limpo.
O ferro de passar também deve ser utilizado com inteligência. Desligue quando for interromper o serviço. Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido e comece pelas peças mais leves. Nada de ligar o ferro para passar cada peça em momentos diferentes.
Como reduzir o consumo de energia com chuveiro elétrico na hora do banho?
Use a chave seletora na posição verão, que reduz o consumo de energia em até 30%. Nessa posição, a água vai esquentar sem gastar tanta energia. Evite também banhos demorados e em horários de pico (de 18h às 21h). Ao se ensaboar, desligue a torneira do chuveiro.
As lâmpadas LED são as mais econômicas entre as outras?
Isso mesmo, as lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 30% no consumo mensal de uma residência, além de possuir uma vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas).
Durante o dia, aproveite a iluminação natural. Abra janelas e cortinas. Apague as lâmpadas de ambientes desocupados. Procure pintar paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz e diminuem a necessidade da iluminação artificial.
Como fazer um uso eficiente de Geladeira e freezer?
Instale em locais afastados de parede, sol e fogão. Tire e guarde alimentos de uma só vez. Não guarde alimentos quentes, nem sem tampas. Não forre as prateleiras, pois dificulta a circulação do ar. Não coloque roupas para secar na parte de trás. E lembre- se de não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.
Fazendo uso eficiente de energia, o consumidor pode ter até 40 % de desconto em sua conta de luz. A Cosern aconselha também a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.
Sobre a Cosern
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
• Usar o aplicativo da Cosern para agilizar o atendimento; ou
• Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em riso a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da Cosern.







Agricultor morre em acidente envolvendo duas motos e um carro na RN 117 em Paraná
O agricultor José Osinildo Duarte de Andrade, de 31 anos morreu em um acidente envolvendo um carro e duas motos por volta das 04h30 deste domingo(23), na rodovia estadual RN 117, trecho que liga Paraná a Tenente Ananias, alto oeste potiguar. Chico de Ana Fortunato como era conhecido a vítima ainda foi socorrido para UBS local e em seguida transferido, não resistindo deu entrada no Hospital Regional de Pau dos Ferros já sem vida.
A outra vítima José Jucimar da Costa, 42 anos, conhecido como Daniel de Zé de Zé Elias sofreu fraturas no membro superior e inferior esquerdo, após receber os primeiros atendimentos foi transferido e posteriormente, submetido a uma intervenção cirúrgica e se encontra em recuperação em um dos leitos do HRCCA em Pau dos Ferros-RN.
De acordo com as informações populares, os três seguiam no mesmo sentido pela rodovia em direção a Caiçara, quando a motocicleta Honda Fan de cor vermelha pilotada por Chico colidiu na lateral do veículo Punto de cor branca e Daniel que vinha em seguida colidiu na traseira do carro. No Punto além do motorista que não se feriu, vinha mais três ocupantes e uma jovem sofreu fermentos leves. Após o sinistro o condutor do veículo foi a sua casa, comunicou o ocorrido aos familiares para providenciar o socorro às vítimas.
Uma equipe do 4º DPRE compareceu ao local para confecção do BAT e um inquérito policial será instaurado para apurar as causas do sinistro. *Nosso Paraná










Ministério Público pede intervenção e extinção da Casa do Estudante de Natal
Casa do Estudante do Rio Grande do Norte, em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
O Ministério Público pediu a extinção da Casa do Estudante, que fica na Zona Leste de Natal. De acordo com a ação civil pública do MP, a casa não tem administração, não tem controle de moradores e não há como saber se quem mora lá é, de fato, estudante. Os promotores querem que haja uma intervenção judicial para conduzir o fechamento da entidade.
O Governo do Estado foi procurado para se pronunciar sobre o caso, contudo ainda não respondeu.
Segundo o MP, a última diretoria da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte foi registrada em 2010 e, desde 2011, ao final do mandato dos diretores, não há administração. “Assim sendo, atualmente a entidade encontra-se acéfala. Não existe pessoa estatutariamente responsável pela administração da demandada Casa do Estudante do Rio Grande do Norte para tomada de decisões necessárias ao andamento da entidade, e especialmente quanto a manutenção do seu único patrimônio, consistente no prédio histórico e tombado que lhe serve de sede”. Argumenta o Ministério Público.
Ainda de acordo com o que consta na ação, o próprio MP solicitou em 2013 uma reforma no prédio e a Justiça acatou o pedido, determinando que o Governo do Estado providenciasse as obras. O Ministério Público afirma que foram investidos R$ 937.121,70 nas construções, que estão em fase final.
Entretanto, em 2015 foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Estado, para conduzir a regularização da situação da representação formal da entidade, obter autorização na forma estatutária e entregar, em usufruto, o imóvel sede ao próprio Governo.
“Para que este se responsabilizasse pela administração e pela manutenção do prédio, além do fornecimento de alimentação, material de limpeza e recursos humanos. Acontece que, passados três anos da celebração do aludido Termo de Ajustamento de Conduta, a despeito das notificações emanadas deste Órgão Ministerial, não foi regularizada representação formal”, afirma o MP na ação.
O Ministério Público quer a intervenção judicial para que seja nomeado um administrador temporário, que resolva questões relacionadas aos moradores, bem como também ao prédio. Em seguida, a Casa do Estudante deve ser fechada e as instalações colocadas à disposição do Estado, segundo pede a ação. *G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário