SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Conheça a história dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no RN
Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN  (Foto: Wagner Varela )
A cultura religiosa nas cidades de São Gonçalo do Amarante e Canguaretama, no interior do Rio Grande do Norte, está fortemente ligada à figura dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Também conhecido como Protomártires do Brasil, este é o título dado aos cristãos martirizados nos dois municípios em 1645 em decorrência das invasões holandesas no Brasil. Mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos; destes, 30 foram martirizados pelo papa.
O primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, em Canguaretama; O segundo em Uruaçu, comunidade do município de São Gonçalo do Amarante.
Tudo começou quando os holandeses tomaram a iniciativa de invadir o nordeste brasileiro para cobrar as dívidas dos portugueses que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda.
Cunhaú
O massacre de Cunhaú, ocorrido no primeiro engenho construído em território potiguar, é considerado um dos mais trágicos da história do Brasil. Em 1645, o estado do Rio Grande (católico) era dominado pelos holandeses (calvinistas). Jacob Rabbi, um alemão a serviço do governo holandês, chegou ao engenho no dia 15 de julho daquele ano. Porém, ele já era conhecido pelos moradores da região, pois havia passado por lá anteriormente, sempre escoltado pelas tropas dos índios Tapuias. No dia seguinte, como de costume, os fiéis se reuniram para celebrar a eucaristia e foram à missa na Igreja de Nossa Senhora das Candeias. O pároco, padre André de Soveral, começa a cerimônia. Depois do momento da elevação do Corpo e Sangue de Cristo, as portas da capela foram fechadas, dando-se início a violência ordenada por Jacob.
Uruaçu
O massacre de Uruaçu aconteceu no dia 3 de outubro de 1645, três meses depois do ocorrido em Cunhaú, também a mando de Jacob Rabbi. Dizem os cronistas que, logo após o primeiro massacre, o medo se espalhou pela Capitania. Receosa, a população tinha medo que novos ataques acontecessem. Segundo a história, neste segundo massacre as tropas usaram mais crueldade. Depois da elevação, fecharam as portas da igreja e os fiéis foram mortos ferozmente. As vítimas tiveram as línguas arrancadas para que não fossem proferidas orações católicas. Além disso, tiveram braços e pernas decepados. Crianças foram partidas ao meio e degoladas. O celebrante da missa, o padre Ambrósio Francisco Ferro, foi muito torturado. O camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado. E, ainda vivo, exclamou: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.
Beatificação
Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.
A celebração de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000. A cerimônia religiosa foi presidida pelo papa João Paulo II. No Local do Massacre foi erguido o Monumento dos Mártires em memória dos Bem-Aventurados. O espaço é aberto aos turistas e religiosos, e a cada mês de outubro recebe centenas de fiéis de todas as partes que acompanham as celebrações e festividades em homenagem aos mortos.
Homenagem
Em homenagem ao morticínio, foi erguido um monumento na localidade de Uruaçu, próximo aonde ocorreu o martírio, denominado ‘Monumento aos Mártires’, que foi inaugurado no dia 05 de dezembro de 2000 com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, incluindo diversas autoridades eclesiásticas e governamentais.
O local abrange uma área de dois hectares, doada pela família Veríssimo, proprietária da fazenda. O Monumento aos Mártires foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Junior, tendo capacidade para receber 20 mil peregrinos. Atrás do palco há um painel medindo 30 metros. O Capelão do monumento é o Padre Antônio Murilo de Paiva.
A cidade se encontra receptivo a todos que buscam reafirmar sua fé, conhecendo o local que foi palco de um grande massacre. No dia 03 de outubro é feriado estadual em comemoração ao Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, segundo Lei Nº 8.913/2006. *G1RN






Nordeste é responsável por mais de 50% dos empregos gerados no País em agosto
A Região Nordeste gerou 19.964 postos de trabalho, o equivalente a 56% do total de empregos criados no País, em agosto. Os números constam em análise realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), feita com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho.
O resultado positivo na Região foi impulsionado principalmente pelos setores de Administração Pública (+7.519), Agropecuária (+5.145), Comércio (+4.458) e Construção Civil (+2.883). Apenas o setor de Serviços apresentou saldo negativo, com redução de 455 trabalhadores com carteira assinada.
No mesmo período, o Brasil registrou a criação de 35.457 empregos com carteira assinada e as demais regiões também apresentaram saldo positivo: Sul (+5.935), Centro-Oeste (+4.655), Norte (+3.275) e Sudeste (+1.628). No acumulado do ano, o País apresentou crescimento de 163.417 postos de trabalho, representando expansão de 0,43% em relação aos dados de dezembro de 2016.
A íntegra da pesquisa está disponível no endereço www.bnb.gov.br/diario-economico-2017. O Etene é o órgão de estudos econômicos do Banco do Nordeste.





Enciumado, homem provoca danos em moto do rival em Marcelino Vieira
Movido por ciúmes, um homem danificou uma motocicleta do rival causando danos materiais pelo fato deste estar namorando sua ex-companheira. O fato ocorreu por volta das 23h00 desta quinta-feira(28). Francisco Dantas Pereira, 37 anos foi a até Rua Francisco Nunes, em Marcelino Vieira e avistou uma motocicleta Honda FAN 150, de cor preta, estacionada em frente a casa da ex, uma mulher de 33 anos. Enciumado passou a quebrar retrovisores, arranhar o tanque de combustível e quebrando manopla de embreagem, provocando danos materiais no veículo pertencente a um homem de 30 anos, atual namorado de sua ex-companheira.
O dono da moto e a mulher saíram para conter a fúria de Pifita, como é mais conhecido o acusado, inconformado pela rejeição, ele passou a fazer ameaças de morte ao casal e advertido caso comunicasse o fato ao policiamento local.
O sargento Araújo e cabo Luís Carlos tomaram conhecimento do fato através de ligações anônimas e de imediato foram ao local, o acusado percebeu a chegada dos militares empreendeu fuga, sendo localizado minutos depois e preso pelos policiais, em seguida conduzido a Delegacia de Polícia civil para as providencias pertinentes ao caso. *Nosso Paraná.






Policia Militar prende quatro jovens que furtaram carro em São Miguel
Ação integrada de policiais militares do Pelotão de São Miguel e do Destacamento de Dr. Severiano/RN, terminou com a prisão de três jovens e a apreensão de um adolescente de 15 anos de idade, após os mesmos terem furtado o veículo Corsa wind, cor prata, Placa MXZ5398, quando estava estacionado em frente a residência da vítima, por volta das 06h desta sexta-feira, na cidade de São Miguel/RN.
Os policiais passaram a realizar diligências e localizaram e prenderam no noite desta sexta-feira (29), três jovens identificados como: Antonio Julialisson Bezerra da Silva, “Julialisson”, 25 anos, Francisco Anderson de Souza Martins, “Aroldinho”, 18 anos, e José Gabriel Kristian Queiroz, “O bebê), 18 anos, e o adolescente de 15 anos.
De acordo com informações dois dos jovens presos e o menor de idade, moram em Dr. Severiano, já o quarto conhecido como “Bebê”, reside em Pau dos Ferro/RN. Eles já haviam sido presos no início do mês, após furtarem uma moto durante o domingo de FINECAP em Pau dos Ferros/RN.
O veículo foi recuperado por policiais militares na BR 405, no trecho entre São Francisco do Oeste/RN e Tabuleiro Grande/RN.
Os jovens foram apresentados a autoridade policial na 4ª DRPC, para as providências de praxe.* Nosso Paraná.





Brasil tem um prefeito cassado por semana
Cerca de 14 mil eleitores de Fundão, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, vão escolher hoje o seu novo prefeito. A 1,5 mil quilômetros dali, os dez mil moradores da pequena Petrolina de Goiás, pertinho da capital Goiânia, também conhecerão o seu novo governante. Ambas se somam aos 43 municípios que, desde as eleições de 2016, tiveram que retornar às urnas porque os vencedores do pleito anterior tiveram seus registros de candidatura ou diplomas anulados pela Justiça Eleitoral.
Há ainda quatro cidades que se preparam para realizar novas eleições nos próximos meses. Na ponta do lápis, a conta é de um prefeito cassado por semana no Brasil por problemas como ficha limpa, abuso de poder econômico e político, compra de voto e propaganda eleitoral irregular. Veja matéria do O Globo AQUI






Mega-Sena, concurso 1.973: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 55 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.973 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (30) em Jundiaí (SP).
Veja as dezenas sorteadas: 01 – 12 – 16 – 17 – 52 – 60.
A quina teve 110 acertadores, que vão levar cada um R$ 32.691,06. Outras 7294 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 704,30.
O próximo sorteio ocorre na quarta-feira (4) e pode pagar R$ 55 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário