SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

AS INFORMAÇÕES DO RN VOCÊ SABER AQUI NO BLOG SIGA FÁBIO JÚNIOR VENCESLAU






Confira a evolução do

 crescimento habitacional

 em todos os municípios

 do RN nos últimos 20 anos



O blogue Política em Foco publicou agora a evolução
 do crescimento populacional de todos
 os municípios do Rio Grande do Norte nos
 últimos 20 anos. Veja:

Captura de Tela 2015-08-30 às 17.48.12
Captura de Tela 2015-08-30 às 17.48.38
Captura de Tela 2015-08-30 às 17.48.49
Captura de Tela 2015-08-30 às 18.09.42










DATAS COMEMORATIVAS 







ELES MERECEM SIM!




É com grande alegria que comunico que a Cia de Artes Estrela da Manhã de Antônio Martins RN foi reconhecida a nível estadual e conseguimos obter fundos do Ministério da Cultura para valorizar ainda mais o nosso trabalho. 
Gostaria de agradecer aos que sempre estiveram do nosso lado! 
Somos 28 componentes que navegamos contra ondas que somente nos desestimulam. 
Mas estamos sendo reconhecidos pelo que fazemos e a arte que enriquecemos. 
Quero deixar claro que até agora não houve perda nem prejuízo dos componentes da cia, pelo contrário vivemos e fazemos cultura, ganhamos conhecimento e obtemos uma vida saudável.
Próximos espetáculos:
"Fantasma da Ópera" - Pelotão do dia 7 de setembro - Antônio Martins RN
"Fantasma da Ópera" na primeira quinzena de novembro na cidade de Fortaleza CE
"Fantasma da Ópera" no encontro de danças regionais na cidade de Natal RN
"Tributo a Michael Jackson" dia 10 de dezembro na cidade de Parnamirim RN












PUBLICIDADE SOCIAL 



USE SEMPRE CAMISINHA






Convite Missa de Trigésimo dia 

Dona Rita de Seu Tércio de João Dias RN - 

Dia 06 de Setembro as 04:00 da Tarde na

 Capela de são sebastião em João Dias - RN










É NESTE DIA 07 DE SETEMBRO








FONTE: JP



Açude Gargalheiras deverá secar nos próximos dias, diz Caern

  

  A última medição realizada no açude Gargalheiras, localizado no município de Acari, apontou para o volume crítico de 0,2% do total.
Com isso, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a partir do reservatório deve ser suspenso por esgotamento completo em questão de dias.
Em entrevista ao G1RN, o engenheiro da regional de Caicó, Adelson Santos, não tem como precisar a data em que o sistema ligado a Gargalheiras entrará em colapso.
A companhia já começou a trabalhar na perfuração de dois poços para garantir o abastecimento do município na comunidade rural Bulhões.
O reservatório é responsável pelo abastecimento dos municípios de Acari e Currais Novos.




Dinheiro desviado do Idema no RN comprou imóveis de luxo


 O dinheiro supostamente desviado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) foi usado para comprar apartamentos de luxo, construir uma academia de alto padrão e reformar a loja de uma equipadora de veículos. Os destinos dos recursos foram identificados pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte nos oito meses de investigações que culminaram na operação Candeeiro, deflagrada nesta quarta-feira (2) em Natal, Parnamirim, Santana do Matos e Mossoró.
Na denúncia ofertada à Justiça potiguar, o Ministério Público Estadual pediu o sequestro de 15 imóveis, dez deles apartamentos de um condomínio de luxo na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. A academia de alto padrão e a equipadora de veículos construídas com o dinheiro do Idema pertencem aos investigados, segundo o MP. As obras foram realizadas por uma das empresas que recebia os recursos do Idema mesmo sem ter vínculo com o órgão.
G1



Reforma política: Senado muda regras para eleição proporcional


  Em sessão que durou cerca de oito horas, o plenário do Senado votou hoje (2) o Projeto de Lei 75/2015, que foi enviado pela Câmara dos Deputados e trata de diversos temas relacionados à reforma política. O projeto havia sido discutido em comissão especial formada na Casa, mas recebeu mais de 100 emendas em plenário que modificaram o texto da comissão.
Uma das mudanças propiciadas por emendas, no plenário, foi a que trata de eleições proporcionais e coligações partidárias. Pelo texto aprovado, ficou estabelecido que, mesmo estando em uma coligação, um candidato só será eleito se atingir pelo menos 10% dos votos do quociente eleitoral. O quociente é dado segundo a divisão do total de votos de um colégio eleitoral pelo número de vagas disponível para o cargo. Atualmente, um candidato que recebe muitos votos além do quociente, que é o necessário para se eleger, pode ajudar a eleger um colega de coligação que não atingiu o número.
Outro tema tratado pelas emendas, foi o da extinção do domicílio eleitoral. Atualmente, o candidato tem que morar na cidade ou estado ao qual se candidatar, mas o projeto extinguiu essa obrigatoriedade.
O texto-base do projeto também tratou da regulamentação do tempo de TV e rádio para os programas político-partidários e de propaganda eleitoral obrigatória. Pelo texto aprovado, ficou estabelecido uma redução de 50 minutos para 25 minutos no tempo de televisão destinado à propaganda eleitoral de presidente da República e deputados federais.


Deputados do RN participam de reunião com parlamentares do NE sobre questão da água

deputados_visita
O desafio no abastecimentos de água de cidades do interior do Nordeste será pauta da reunião, nesta quinta-feira (3), entre deputados estaduais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. O encontro ocorre na sede do Poder Legislativo da Paraíba, em João Pessoa. Em pauta, o andamento das ações e projetos em comum de recursos hídricos dos estados nordestinos, como a obras da transposição do Rio São Francisco, que teve a primeira etapa inaugurada no dia 21 de agosto, em Cabrobó (PE).
O encontro em João Pessoa é organizado pelos representantes estaduais da Frente Parlamentar da Água, liderada no Rio Grande do Norte pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD). Os parlamentares discutirão sobre as necessidades de obras e abastecimento para os potiguares.
“Vamos levar os pleitos do Rio Grande do Norte de abastecimento de água e obras com recursos federais aos deputados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Paraíba para encontrarmos solucoes em parceria, como aconteceu com o trecho que liga as obras de transposição do São Francisco no canal que liga a Paraíba ao Rio Grande do Norte. Juntos conseguiremos mostrar ao Governo Federal que nós, nordestinos, necessitamos dessa obra e das obras locais para garantir água para a população”, disse Galeno Torquato.




Senado Federal aprova que político com mandato pode trocar de partido


  Foi aprovado pelos senadores na noite desta quarta-feira a permissão para que políticos detentores de mandato possam se desfiliar de um partido no 13º mês antes da eleição sem perder o mandato – ou seja, um mês antes do fim período de filiação partidária. Para concorrer a cargo eletivo, a pessoa deve estar filiada ao partido há pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições.
Na prática, se a regra entrar em vigor, um político que cumpre mandato poderá trocar de partido para concorrer na eleição seguinte pelo novo partido.
Atualmente, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que o detentor de mandato eletivo que se desligar do partido perderá o mandato, salvo nos casos de grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda ou quando houver “criação, fusão ou incorporação de partido”.





Reforma política acaba com a exigência de domicílio eleitoral 



  
  A proposta de reforma política aprovada na noite desta quarta-feira (2) pelo Senado acabou com a exigência, prevista na Lei 9.504/1997, para que o candidato que quiser concorrer às eleições deve ter domicílio eleitoral na região da disputa pelo menos um ano antes do pleito. Os senadores acataram emenda apresentada pelo senador José Serra (PSDB-SP), que argumentou ser a exigência sem lógica ou utilidade.
“O candidato, independentemente de ter ou não domicílio eleitoral, estará sujeito ao escrutínio da população local. Se ele julgar negativa essa circunstância, o candidato será punido com baixa votação”, defendeu Serra. O projeto traz ainda um reforço para estimular a participação de mulheres na vida pública. Emenda da senadora Marta Suplicy (sem partido-SP) estabelece que entre 1º de abril a 30 de julho dos anos eleitorais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai veicular publicidade institucional para incentivar a participação feminina na política e esclarecer as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.



Estudantes podem se preparar para o ENEM com aplicativo gratuito






Estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ganhar um reforço extra com o aplicativo EDU.app lançado no Brasil. A ferramenta traz videoaulas em formato exclusivo para tablets e celulares. Baixe aqui gratuitamente.
O EDU.app tem interface intuitiva e amigável, organizada de acordo com o conteúdo e os critérios da avaliação. O conteúdo em vídeo é apresentado em playlists customizadas, e conectadas com momentos reais da vida do jovem, por exemplo: ‘Para fugir do embromation’, com conteúdo de língua inglesa, ‘Saindo pela tangente’, de geometria, ‘Enquanto cozinho’, sobre química nos alimentos, proteína e enzimas, e ‘Estudando no banheiro’, sobre fisiologia, poluição e tratamento de água.






Quadrilha instala “chupa cabra” em Caixa eletrônico do BB de Alexandria


Vários aposentados que foram ao Banco do Brasil de Alexandria sacar benefícios tiveram uma surpresa; a conta estava vazia. Imagens do sistema de segurança da Agência mostram elementos da quadrilha instalando um “chupa cabra” em um dos caixas eletrônicos no dia 03 de agosto.

Os aposentados com cartões magnéticos que usaram o caixa com a peça eletrônico instalado, pela quadrilha, tiveram seus números dos cartões e senhas clonados.

A 8ª Delegaria Regional de polícia de Alexandria passou esta manhã recebendo vítimas do golpe para fazerem o Boletim de Ocorrência. A polícia já está de posse das imagens para devidas investigações. A maioria dos saques foram efetuados em Agências de Assú/RN e  Patu/RN.
Em contato com a direção da Agência de Alexandria fomos informados de que o golpe só atingiu quem tem cartões magnéticos, os que já dispõem de cartões com chips não foram clonados.
Os aposentados do INSS lesados terão que procurar a Agência local para troca de cartões antigos pelos de chips e senha. E os demais que ainda usam cartões magnéticos, mesmo não tendo sido clonados, serão chamados para devida troca de cartões.

*
arquivovipnews.com.br 






Peritos do INSS anunciam greve para a esta sexta-feira


 

  

Os peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram entrar em greve na próxima sexta-feira (4). A autarquia recomenda ao cidadão que tenha perícia agendada ou queira tirar dúvidas, que ligue para a central de atendimento 135. Servidores de outros setores da autarquia estão em greve há quase dois meses.
A perícia médica é requisito para benefícios como auxílío-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e, para reconhecimento de acidentes de trabalho. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, Samuel de Oliveira, 30% dos médicos peritos vão continuar em atividade. Oliveira informou que perícias iniciais, casos de maior gravidade e idosos serão atendidos. “Os que já estão em benefício, o INSS vai ter que continuar pagando até o final da greve”, disse ele.



Agentes da PF do RN prendem cinco pessoas envolvidas com pedofilia infantil

  

  Agentes da Polícia Federal do Rio Grande do Norte participaram na manhã desta quarta-feira (02) da Operação Gênesis, com o objetivo de combater a distribuição de pornografia infantil na internet. Foram efetuadas cinco prisões em flagrante, sendo 3 pessoas em Mossoró, 1 em Natal e 1 em Fortaleza. Os presos armazenavam  e compartilhavam pornografia infantil.
Os agentes encontraram centenas de vídeos de crianças tendo relações sexuais com adultos. Em um dos casos houve arbitramento de fiança. Nos outros casos, os presos foram encaminhados para o presídio Agrícola de Mossoró, onde ficarão em cela especial.

A operação foi realizada em conjunto com outros sete estados (AC, CE, MG, PE, RO, SC e TO).



Depois de Recife, Dilma beneficia Fortaleza na disputa por hub e esquece RN

   
  Depois de beneficiar Pernambuco na disputa por sediar o hub da Latam, agora a presidente Dilma Rousseff resolveu contribuir também para que o Ceará não fique atrás na disputa pelo investimento milionário.
Segundo o jornal O Povo, da capital cearense, o governo federal, por meio do Ministério da Defesa, autorizou a inclusão de parte do terreno que compreende a Base Aérea de Fortaleza para entrar no plano de concessão que contempla o Aeroporto Pinto Martins. A informação foi confirmada pela Secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. O documento estaria em análise pela Secretaria de Aviação Civil.
No final da semana passada, o Diário de Pernambuco publicou notícia divulgada pela assessoria do senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, confirmando que a presidente teria confirmado a ajuda do governo para o hub ficar no Estado. Além de Pernambuco e Ceará, o terminal do Rio Grande do Norte também está na disputa pelo investimento.
Ainda de acordo com o jornal O Povo, o secretário cearense não está preocupado com a influência de Humberto Costa junto a presidente Dilma. “Nós já passamos dessa fase. Eles estão solicitando (autorização). Nós já recebemos”, disse o gestor, sem fazer referência nenhuma ao RN.
O hub da Latam prevê investimentos de cerca de R$ 4 bilhões e aproximadamente 10 mil empregos para o estado que vencer a disputa. A definição sairá até dezembro.

*Portalnoar


Contas da Caern possuem informações sobre qualidade e valores dos serviços aos clientes


A conta de consumo de água e coleta de esgoto referente aos serviços prestados mensalmente para cerca de três milhões de usuários da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), tem informações que nem sempre são percebidas pelos clientes. Nela estão contidos dados que vão além de números associados ao consumo: São tópicos sobre a qualidade de água distribuída aos usuários e os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a potabilidade do produto, essencial à saúde e qualidade de vida da população.

Os dados da empresa aparecem no campo superior da fatura e logo à direita tem o número de telefone e o endereço do escritório de atendimento. No mesmo espaço está anotado o número do telefone 0800.084.0195 para contatos durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. Nas informações do cliente aparece o número da matrícula, o mês e o ano correspondente à fatura, o nome e o endereço completo do cliente.

DETALHES

No espaço inferior há o número de inscrição com 16 algarismos, número da rota e sequência da rota. À direita em “Quantidades de economias” ou famílias, existem os espaços para classificação do imóvel: residencial, comercial, industrial ou público, cada um com a respectiva tarifa mínima (básica). No espaço abaixo à esquerda aparece identificação do hidrômetro (com letra e algarismos), tornando o aparelho único e exclusivo para medir o consumo de água do imóvel. Na mesma linha no centro, estão às informações “situação água”, se está ligada ou não e à direita “situação esgoto” se ligado ou não.



Ministério Público investiga desvio de R$ 19 milhões no Idema do Rio Grande do Norte



Uma operação que investigou desvio de recursos do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 2, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
Foram cumpridos 5 mandados de prisão temporária, 10 mandados de condução coercitiva e 27 mandados de busca e apreensão em Natal, Mossoró, Parnamirim e Santa do Matos.
Segundo o MP, os valores desviados dos cofres do Idema contabilizam R$ 19.321.726,13.
O juiz da 6ª Vara Criminal de Natal decretou ainda sequestro de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas. Ainda segundo informações do MP, as investigações da operação Candeeiro apontaram que diversos ofícios eram expedidos ao Banco do Brasil determinando a transferência de valores a partir de contas do Idema para empresas que não tinham vínculo contratual com a instituição.




Servidores do Detran/RN devem realizar parada de advertência

   


  Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito no Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) anunciaram parada de advertência para a próxima quinta-feira (3). A informação foi confirmada pela Coordenação Regional do Médio Oeste do Sindicato dos Servidores Publico da Administração Indireta (SINAI).
Nesta terça-feira (1.º), ocorrerá uma reunião com os servidores de Mossoró e, hoje (2), com os servidores de Assú. A parada de advertência já foi confirmada em Natal e Caicó, e agora a categoria busca o apoio dos servidores dos demais municípios do Estado.
“Nós temos uma campanha salarial do Detran-RN desde março, mas o Governo do Estado não vem mostrando interesse em resolver esse impasse. Por isso, estamos realizando essa convocação de paralisação do serviço para o próximo dia 3 de setembro”, disse o comunicador e tesoureiro da regional, Hermes Oliveira.
A categoria reivindica a convocação dos aprovados do concurso de 2012, o reajuste salarial de 40%, que é relativo aos planos que foram implantados de forma parcelada, a realização de concurso público, os resíduos de planos de cargos de salários, além de melhorias estruturais. “Sobre os planos de cargos de salários, o Detran/RN reconhece a defasagem, mas o Governo do Estado não permite o pagamento”, informou Hermes Oliveira.
Até o momento, a paralisação conta com o apoio de 40% dos servidores. Sendo confirmada a paralisação em Mossoró, todos os serviços ligados ao Detran-RN serão suspensos. “A paralisação dos serviços de registro e auditoria afeta os demais serviços, tais como vistoria, emissão de documentos e emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, disse o tesoureiro regional do Sinai, que lembrou que em Mossoró existe uma média de 40 a 50 servidores atuantes.





Vitrine Cultural Xanana Diógenes começa nesta quarta-feira em Pau dos Ferros

O público poderá prestigiar a partir de hoje, 2, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, talentos locais e regionais que participarão na 11ª edição da Vitrine Cultural Xanana Diógenes, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) do município.
Serão 25 apresentações artístico-culturais, que pretendem chamar a atenção dos espectadores. Dois shows de humor também fazem parte da programação: os artistas Alex Nogueira e Járdeson Cavalcante (Titela) encerrarão o evento, no dia 3.
A abertura da Vitrine Cultural será realizada pela Orquestra Filarmônica de Pau dos Ferros e tem horário marcado para as 19h. 
 
Apresentações
Dia 02/09 (Quarta-feira)
Orquestra Filarmônica/ Pau dos Ferros
Orquestra de Violões Musical Arte
Coral Ressoart
Escola Municipal São Benedito
Escola Municipal Profa. Nila Rêgo
Escola Municipal Dr. José Torquato de Figueiredo
Escola Municipal Prof. Severino Bezerra
Escola Estadual Tarcísio Maia
Associação Beneficente Joana Mirim
Associação Cultural Desportiva Pau-ferrense de Capoeira
Secretaria de Cultura e Turismo/ José da Penha
Grupo de Dança Mistura de Raças
Grupo Os Fest Dance
Grupo Tríade
Dia 03/09 (Quinta-feira)
Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes
Escola Municipal Elpídio Virgínio Chaves
Escola Municipal Francisco Torquato do Rêgo
Escola Estadual João Escolástico
Instituto Educacional O Mundo do Saber
Educandário Imaculada Conceição
Grupo Coração do Sertão
Grupo Arte Dança
Grupo de Dança e Teatro Conexão de Ritmos
Banda Os Bastardos
Banda Provectus



RN figura com 2 obras do PAC paralisadas dentre 68 pelo país




O Rio Grande do Norte figura com duas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) paralisadas dentre as 68 espalhadas pelo país. O quadro é de um levantamento divulgado nesta terça-feira (01) pelo Instituto Trata Brasil.
O Rio de Janeiro lidera o ranking de quantidades de obras de água e de esgoto paradas no país. O RJ aparece com 15 registros; seguido de São Paulo e Distrito Federal, com oito obras cada, distribuídas entre obras de água e de esgoto.
Neste diagnóstico de 2015, com informações referentes ao final de 2014, o Instituto Trata Brasil está acompanhando o avanço de 337 obras, sendo 181 de água e 156 de esgotos, divididas em PAC 1 e 2. Os dados são do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, BNDES, entre outros órgãos oficiais.

Vacinação contra pólio

 atinge mais de 74% no RN







A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações informou que encerramento da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite Oral e de Multivacinação ocorreu nesta segunda-feira (31).
Até o momento, o Rio Grande do Norte atingiu 74,11% de cobertura. Apesar disso, os dados da campanha poderão ser inseridos no sistema até o próximo dia 10, quando o site será bloqueado para a inserção de informações.
Nessa perspectiva, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) espera alcançar a meta mínima de 95% até o fechamento do site.







Dólar fecha a R$ 3,688, maior valor desde 2002






O dólar encerrou o primeiro dia de setembro com alta de 1,68%, cotado a R$ 3,688. O maior valor registrado desde 2002. Ao longo do dia, a moeda norte-americana chegou a ultrapassar a barreira de R$ 3,70. O dólar reagiu a notícias ruins vindas da China. O índice de produção industrial do país asiático caiu pelo sexto mês consecutivo em agosto, para 47,3 pontos. Trata-se da maior queda desde março de 2009.
Desde junho deste ano, as ações das empresas chinesas têm sofrido quedas acentuadas, após valorização de 150% no espaço de um ano. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que participou hoje (1º) de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, chegou a mencionar a questão da moeda norte-americana. Levy disse que é preciso aumentar o nível de confiança e fazer a economia crescer para o dólar não disparar.


Toxina produzida por vespa brasileira mata células de câncer






O veneno de uma vespa brasileira, Polybia paulista, contém uma poderosa toxina que mata células de câncer, sem danificar células saudáveis.
Agora, um grupo de cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de Leeds, na Inglaterra, descobriu exatamente como a toxina, chamada MP1, consegue abrir buracos exclusivamente nas células cancerosas, destruindo-as.
O estudo, publicado nesta terça-feira, 1, na revista científica Biophysical Journal, poderá inspirar a criação de uma classe inédita de drogas contra o câncer, segundo os cientistas.
De acordo com um dos autores do estudo, Paul Beales, da universidade inglesa, a toxina MP1 não afeta as células normais, mas interage com lipídios – moléculas de gordura – que estão distribuídos de forma anômala apenas na superfície das células de câncer.
Ao entrar em contato com a membrana dessas células, a toxina abre buracos por onde escapam moléculas essenciais para seu funcionamento.





Brasileiros acham que Operação Lava Jato pode ‘acabar em pizza’, revela pesquisa









As prisões e condenações judiciais de dezenas de pessoas poderosas não impressionam a maioria dos brasileiros. Decepcionados com Dilma e Lula, que na sua opinião conheciam os esquemas de corrupção na Petrobras, eles estão céticos quanto aos rumos da Operação Lava Jato e acreditam que há risco de tudo “acabar em pizza”.
Essa é, em linhas gerais, a visão que os brasileiros com mais de 16 anos têm da investigação que sacudiu o mundo político, aprofundou o pessimismo em relação à economia nacional e mantém há vários meses a república sob estresse.
Os dados foram colhidos pelo instituto Paraná Pesquisas entre os últimos dias 24 e 27, em levantamento que ouviu 2.060 pessoas em 154 cidades, no Distrito Federal e em 23 estados. Em pergunta estimulada, nada menos que 65,6% dos entrevistados concordaram que “as investigações da Operação Lava Jato correm o risco de acabar em pizza”, enquanto outros 9,2% disseram que “talvez” seja esse o seu desfecho. Só para 24,6% não há tal risco.
Para 83,5% dos brasileiros, a presidente Dilma Rousseff sabia dos esquemas de corrupção na Petrobras. O índice é um pouco maior para o ex-presidente Lula – 84,2%. Na opinião de 75,7% da população, Dilma deveria fazer um pedido de desculpas ao país pelas roubalheiras reveladas pela Operação Lava Jato.




Câmara aprova R$ 904 milhões para defesa civil e combate à seca







A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) 674, que abre crédito extraordinário de R$ 904 milhões para ações de combate à seca e para a defesa civil. Os recursos se destinam aos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Defesa e da Integração Nacional. A MP será agora apreciada pelo Senado antes de ser encaminhada à sanção presidencial.
Dos recursos constantes do crédito aprovado, mais de R$ 540 milhões destinam-se ao Ministério da Integração Nacional para ações na área da defesa civil, tais como compra de alimentos, distribuição de água em carros-pipa, construção de adutoras e recuperação de poços para o atendimento à população atingida por desastres naturais.
Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, estão previstos R$ 243 milhões para o pagamento de parcelas do programa Benefício Garantia-Safra a agricultores, principalmente da área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que perderam a produção em consequência da estiagem de 2013/2014. Os recursos destinam-se a 260 mil famílias.




Salário mínimo proposto para o ano de 2016 é de R$ 865,50








Pela primeira vez, o governo entregou ao Congresso Nacional um projeto de Orçamento prevendo gastos maiores que as receitas (déficit). A estimativa para 2016 é de déficit de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o ministro Nelson Barbosa, do Planejamento.
O documento traz ainda a previsão de crescimento econômico de 0,2% no ano que vem. A inflação estimada pelo governo é de 5,4%, e o salário mínimo proposto é de R$ 865,50.
Em entrevista no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (31), Nelson Barbosa afirmou que o governo continuará adotando medidas para melhorar os resultados das contas públicas em 2016 por meio do aumento de tributos e venda de participações acionárias, além de novas concessões.






Sesap confirma morte de menino por raiva no RN





A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a morte de uma criança de um ano e oito meses vítima de raiva humana no estado, ocorrida neste domingo (30). De acordo com o órgão, o menino vivia na Paraíba e recebia atendimento na rede pública de saúde do RN. 
Segundo a Subcoordenadoria de Vigilância Animal da Sesap (Suvam), o caso só foi confirmado na última sexta-feira (28), após a realização de exames pelo Instituto Pasteur, em São Paulo. O menino deu entrada na rede de saúde do RN no dia 20, quando foi levado por parentes até o Hospital Monsenhor Pedro Moura, em Nova Cruz/RN, após ser mordido por um gato no município de Jacaraú, na Paraíba. Na ocasião, ele apresentava desidratação, vômito, febre, dispnéia e hipertensão arterial.

Ainda segundo a Suvam, a criança foi transferida no mesmo dia para o Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, já apresentando agressividade, irritabilidade e fotofobia sensibilidade à luz). De lá, ele foi levado para o Hospital Monsenhoe Walfredo Gurgel, onde realizou uma tomografia computadorizada do crânio, sendo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A Sesap explicou que já no Walfredo Gurgel foi iniciado o protocolo de tratamento de raiva humana, o mesmo que foi usado em outros dois casos de humanos que sobreviveram à raiva, nas cidades de Floresta, em Pernambuco, no ano de 2008; e Milwaukee, nos Estados Unidos, em 2004. A secretaria notificou ainda o estado da Paraíba, que deu início à investigação na residência do menino. Quatro pessoas que também foram mordidas pelo gato em Jacaraú, bem como do pai do menino, que também foi atacado pelo animal.

Raiva animal no RN
O último caso de raiva humana registrado no RN ocorreu em 2010, no município de Frutuoso Gomes. Na ocasião, o animal transmissor foi um morcego.

Unicef lança rede social da criança e do adolescente para acompanhamento de programas municipais







O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoverá amanhã, em Natal, um grande encontro que reunirá prefeitos , secretários e articuladores dos municípios inscritos nesta edição do Selo Unicef Município Aprovado.
Ao todo, 149 municípios se inscreveram na iniciativa e desde 2013 vêm desenvolvendo uma série de atividades de planejamento, gestão e efetivação de direitos com o objetivo de melhorar os indicadores da área da infância e adolescência.
Os gestores municipais conhecerão o mais recente instrumento de trabalho em rede, sistematização de informações e monitoramento de resultados oferecido pelo Unicef aos participantes do Selo: a Rede Social Crescendo Juntos.





Registro Civil Nacional pode diminuir fraudes em benefícios sociais

O projeto do Registro Civil Nacional (PL 1.775, de 2015) quer criar um documento único onde constarão todos os dados civis e biométricos dos brasileiros. Para o relator da proposta, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), a interligação dos cadastros irá facilitar o acesso aos serviços prestados pelo Estado e ainda proporcionar maior controle no pagamentos de subsídios, evitando assim fraudes e irregularidades.
De acordo com a Comissão Especial do Registro Civil Nacional, que avalia o projeto, relatórios do Tribunal de Contas da União apontam a necessidade de unificação dos cadastros municipais, estaduais e federais. Para e efetivação do projeto, o Cadastro da Pessoa Física (CPF) tem se consolidado como base para o número único de identificação na relação entre o cidadão e o Estado. A pertinência do uso do CPF, em razão de tratar-se de um número único e de ser o instrumento utilizado pela Receita Federal.





Os bilionários da mídia brasileira





O setor de mídia brasileiro é o 8º mais representantivo em um ranking de 13 setores liderado por indústria, bancos e alimentos, divulgado anualmente pela revista Forbes. No topo da lista brasileira está o empresário Jorge Paulo Lemann, um dos sócios da AB InBev, com uma fortuna estimada em R$ 83,7 bilhões.
No setor de comunicação são oito empresários de quatro companhias distintas. Na 5º posição geral está a família Marinho, das Organizações Globo, representada por João Roberto Marinho, José Roberto Marinho e Roberto Irineu Marinho que, individualmente, possuem R$ 23,8 bilhões.
Da família Marinho para o próximo da lista a diferença é considerável: Edir Macedo, da Record, está na 74º posição com patrimônio de R$ 3,02 bilhões seguido pela família Civita, do Grupo Abril, e de Sílvio Santos, do SBT. No mundo, o empresário mais rico do segmento de mídia é o americano Michael Bloomberg dono de uma fortuna estimada em US$ 35,5 bilhões e na 14º posição geral.
Veja os representantes da mídia entre os bilionários brasileiros:
1º João Roberto Marinho
Patrimônio: R$ 23,80 bilhões
José Roberto Marinho
Patrimônio: R$ 23,80 bilhões
Roberto Irineu Marinho
Patrimônio: R$ 23,80 bilhões
Empresa: Organizações Globo
5º posição no ranking geral do Brasil
2º Edir Macedo
Patrimônio: R$ 3,02 bilhões
Empresa: Rede Record
74º posição no ranking geral do Brasil
3º Giancarlo Civita
Patrimônio: R$ 2,18 bilhões
Roberta Anamaria Civita
Patrimônio: R$ 2,18 bilhões
Victor Civita Neto
Patrimônio: R$ 2,18 bilhões
Empresa: Grupo Abril
88º posição no ranking geral do Brasil
4º Silvio Santos
Patrimônio: R$ 2,01 bilhões
Empresa: SBT
100º posição no ranking geral do Brasil














Nenhum comentário:

Postar um comentário