Em parto raro, vaca dá à luz cinco bezerros em fazenda do Tocantins
Uma vaca que pariu bezerros quíntuplos tem sido a estrela de uma fazenda em Brejinho de Nazaré, a 92 quilômetros de Palmas. Essa foi a terceira gestação do animal da raça nelore. O parto estava previsto para setembro, mas chegou mais cedo e com uma grande surpresa.
Um vídeo feito pelos proprietários, momentos depois do parto, mostra os bezerros ainda reconhecendo o mundo. São três machos e duas fêmeas.
Os animais nasceram prematuros e dois morreram uma semana depois, principalmente porque a vaca não conseguiu alimentá-los. Os outros estão sendo alimentados com mamadeira.
A técnica de inseminação já tinha trazido vários casos de gêmeos na fazenda, mas de quíntuplos foi a primeira vez. O produtor rural Juliano Kummer, que também é médico veterinário, contou que nunca tinha visto nada igual em muitos anos de trabalho.
“Com a utilização da inseminação você tem sempre 1% a 2% de chances de partos gemelares. Até três bezerros vivos não é um fato tão raro e pode se esperar, mas cinco realmente é fora do comum”, disse.
Resultado do Processo Seletivo do ITEP será divulgado dia 30 de agosto
A Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulga, na próxima terça-feira (30), o resultado provisório do Processo Seletivo Simplificado para contratação de 56 médicos legistas temporários para o ITEP.
A Comissão de Execução e Avaliação de Títulos classificará os candidatos de acordo com a documentação encaminhada no ato de sua inscrição, sobre experiência profissional, tempo de serviço e títulos de aperfeiçoamento na carreira, atribuindo pontuação de zero a 100.
Mas os candidatos que não forem aprovados ainda poderão apresentar recurso. O resultado definitivo e homologação só serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 14 de setembro.
Atualmente, o ITEP dispõe de 13 médicos legistas para atender toda a demanda do Estado, e aqueles que forem aprovado poderão ser lotados na Coordenadoria de Medicina Legal, em Natal (26), ou nas subcoordenadorias de Mossoró (15) e Caicó (15), por um período máximo de até 2 anos.
Do PSDB a Temer: rompe se teto de gastos não passar
O cabo de guerra entre o PSDB e o Planalto sobre os reajustes salariais para carreiras do funcionalismo público não será capaz de provocar o rompimento do partido com Michel Temer. Mas tucanos admitem que a relação acumula desgastes e mandam recado: o grande teste de governabilidade será a votação da PEC que estabelece um teto de gastos ao poder público. Se a medida não passar no Congresso, ou se sair dele totalmente desfigurada, a legenda deve pular fora do barco.
O PSDB vai parar de brigar pelo congelamento dos reajustes para não atrapalhar o julgamento final de Dilma Rousseff. Senadores da sigla já admitem que a proposta de aumento será aprovada com os votos da base capitaneados pelo PMDB.
Temer terá programa semanal na TV
Na certeza de que será efetivado na Presidência da República semana que vem, o presidente Michel Temer vai investir na divulgação da própria imagem e do seu novo Governo.
De acordo com a Coluna Esplanada, antes de viajar para a China, deve gravar o ‘piloto’ do programa batizado ‘Conversa com o Brasil’, que será exibido semanalmente pela TV Brasil e na rede NBR.
Segue assim os passos de Lula da Silva, que tinha programa diário ‘Café com o Presidente’ distribuído diariamente para rádios do País. Dilma Rousseff não quis essa interface com o cidadão – e pelo visto, nem com o Congresso Nacional.
Tropas federais encerram ações no RN nesta terça-feira
O secretário estadual da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Ronaldo Lundgren, recebeu a imprensa nesta segunda-feira (22), na sede da Sesed, em Natal, e explicou quais serão os próximos passos a serem tomados pelas forças de segurança do Estado após o fim da operação que contou com a participação das tropas federais na região Metropolitana.
Nesta terça (23), o Exército, a Marinha e Aeronáutica encerram suas ações, iniciada no dia 4 de agosto, a fim de coibir os atos de vandalismo iniciados com a instalação de bloqueadores de celulares no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP) em apoio ao Governo do Estado.
Agora, a Polícia Militar reassumirá o controle de pontos que estão sendo ocupados pelos militares federais. “Existe um Plano de Substituição já elaborado onde a PM começa a reassumir esses locais já no início desta terça, como os corredores turísticos e de transportes públicos, áreas comerciais e bancárias e no aeroporto de São Gonçalo do Amarante”, explicou Ronaldo Lundgren.
O secretário também fez um balanço positivo da “Operação Guardião”, desencadeada para um maior controle do sistema prisional. “Consideramos a operação um sucesso. Com a vinda das Forças Armadas, conseguimos retomar a normalidade em nossa cidade e permitir que as nossas polícias realizassem diversas prisões de pessoas envolvidas com esses atos. Mostramos que o Estado é mais forte”, afirmou.
Por fim, Ronaldo Lundgren disse que já existe um planejamento para a instalação de bloqueadores em outras unidades prisionais do RN e ainda frisou que pode pedir o apoio da Força Nacional. “No momento oportuno, se houver necessidade, o governador Robinson Faria irá solicitar o apoio da Força Nacional, que irá fazer um trabalho tão bom quanto o que foi feito pelas Forças Armadas”.
Das 112 pessoas conduzidas às delegacias do estado do RN por suspeita de envolvimento em atos de vandalismo, 83 permanecem detidas. Outras 29 pessoas tiveram prisões relaxadas pela Justiça ou foram liberadas por falta de materialidade ou continuam sendo investigadas. Ao todo 91 procedimentos foram instaurados durante a operação.
Preços de alimentos podem subir por concorrência com mercado externo, diz ministro
Ao anunciar hoje (24) um plano para desburocratização do agronegócio, o governo reconheceu que o eventual aumento da demanda externa por produtos brasileiros pode fazer com que as mercadorias fiquem mais caras para o consumidor no mercado interno. Apesar do risco, no entanto, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse que esse efeito seria menos danoso para a economia do que uma eventual inflação por falta de produtos, que o país pode enfrentar caso não elimine dificuldades no setor agropecuário.
Lançado nesta quarta-feira no Palácio do Planalto para reduzir a burocracia e dar mais condições para o agronegócio conquistar mercado no exterior, o Plano Agro + prevê medidas como a facilitação de inspeções em portos, regras mais simples para a rotulagem de produtos de origem animal e para a certificação fitossanitária, e até o aumento da temperatura estipulada para o congelamento de carne suína, o que pode levar a uma redução dos gastos com energia.
Trocar carne por frango
Segundo Maggi, os reflexos de uma maior participação dos produtos brasileiros no mercado internacional podem incluir a alta do preço desses produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros. É o caso, inclusive, da carne, que pode subir de preço no Brasil em consequência da recente abertura do mercado dos Estados Unidos para o comércio do produto in natura.
“A questão das carnes vai seguir o mesmo caminho. Se o Brasil quer ser um país aberto e participante do mercado internacional, em determinados momentos seremos penalizados. Não tenho dúvida disso. Mas em outros momentos seremos beneficiados”, ponderou.
Segundo o ministro, “a política já demonstrou que controle de preços não é um bom caminho para a sociedade andar”. Maggi, no entanto, diz que há outras saídas para o consumidor se esquivar de eventuais aumentos. “Se subir o preço da carne bovina, temos frango e suínos para fazer substituições. É nesse caminho que vamos deixar o mercado andar.”
Maggi diz não se preocupar com o efeito desses aumentos sobre os índices de inflação.
“Não tenho essa preocupação. O que preciso olhar é para o futuro. Por exemplo, nesse ano as margens dos produtores de frangos e suínos está muito ruim. Se eles olharem só o mercado desse ano, muito provavelmente disponibilizarão, no ano que vem, um alojamento menor de matrizes. Consequentemente, teríamos uma oferta menor de aves e suínos no futuro. Portanto, se não os estimularmos, ano que vem teremos oferta menor. Aí teremos uma inflação não por problemas de preços internacionais, mas uma inflação por falta de produtos”, argumentou.
Adutora de Pau dos Ferros deverá ajudar no abastecimento de Rafael Fernandes
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizou um teste, nesta semana, para realizar o abastecimento da cidade de Rafael Fernandes, através da adutora emergencial que já abastece Pau dos Ferros.
Segundo a CAERN, a medição realizada funcionou quando o direcionamento acontecia no setor 3; quando os bairros Princesinha do Oeste, Chico Cajá, Nações Unidas entre outros já estavam abastecidos, a instituição direcionou o abastecimento, durante um dia, para Rafael Fernandes e o Perímetro Irrigado.
Ainda de acordo com a companhia, este foi apenas um teste e que foi considerado satisfatório pelos técnicos. Com este resultado, no próximo rodízio, quando o setor três tiver sido considerado abastecido, a CAERN deve direcionar a água para a cidade vizinha.
A direção esclarece que esta metodologia não deve interferir no abastecimento de Pau dos Ferros e não vai tornar mais longo os intervalos entre os setores. O objetivo, segundo esclareceu o diretor, Esmeraldo, é levar melhores condições para as famílias mais carentes que não tem condições de comprar água na vizinha cidade.
Caern não está com concurso público agendado
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclarece que NÃO está com nenhum concurso público aberto no momento. A informação que tem circulado, em sites e redes sociais, não procede. A divulgação de concurso público da Caern é sempre feita no Diário Oficial, bem como, no site da companhia.
Caern retém contas de consumo excessivo dos clientes para análise e providências
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está implantando um novo serviço de análise de contas que apresentam consumo excessivo. Dessa forma a empresa evita o deslocamento do cliente aos escritórios a fim de registrar o atendimento (RA) que é o início do processo. De acordo com o novo procedimento, quando o técnico faz a leitura do hidrômetro e verifica que o consumo de água foi superior a cinco vezes a média dos últimos meses, a fatura é retida e o consumidor recebe um aviso contendo as orientações. A partir daí é feito um Registro de Atendimento (RA), sem a presença do usuário, para apurar as causas da alteração no consumo.
Uma das instruções ao consumidor é para a disponibilizar os serviços eletrônicos da Caern, através da Loja Virtual, inserida no site ou telefonar par um dos números contidos na própria conta na parte superior à direita. O Aviso adverte que foi registrada uma leitura de hidrômetro e constatado um consumo muito superior ao esperado. Para evitar transtornos, a Caern retém a conta para análise e posteriormente enviada. A empresa recomenda verificar a existência de vazamentos no imóvel.
VAZAMENTOS
A maioria dos excessos no consumo de água acontece por causa de vazamentos internos, muitas vezes não percebidos pelos usuários. O assessor Comercial José Dantas informa que quando isso acontece e o cliente retira o vazamento, a Caern retifica a conta que apresentou o “estouro” de consumo e faz outra com base na média de consumo dos seis meses anteriores ao vazamento. Mas adverte que o conserto do vazamento deve ser providenciado rápido porque de acordo com as normas e procedimentos da companhia, só é possível retificar até duas contas.
Os vazamentos mais frequentes são encontrados em válvulas de descargas, em boias quebradas, tubulações antigas e enterradas, torneiras e chuveiros que extravasam e mangueiras com pequenos furos. Comprovada a existência de vazamentos, o proprietário deve consertar imediatamente o dano, informando à companhia a solução do problema para obter desconto na emissão da nova conta.
No aviso entregue ao cliente, é apresentado o histórico de consumo dos últimos seis meses para que o consumidor avalie a quantidade de metros cúbicos de água consumida mês a mês pelo imóvel. O assessor Comercial, José Dantas, recomenda aos usuários que façam sua própria leitura, anotando os números aparentes no hidrômetro para que sejam comparados com o consumo do mês anterior e assim evitar surpresas com os excessos e valores elevados.
Fonte: O Mossoroense
Alunos do Campus conquistam 1 medalha de prata, 2 de bronze e 8 de cristais na ONHB
Neste último final de semana, alunos do ensino médio integrado aos cursos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática, do Campus Pau dos Ferros do IFRN, estiveram em Campinas/SP, participando da 8ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).
Eles conseguiram chegar à Fase Final da competição, que reuniu 275 equipes finalistas de todo o país. Na bagagem, novos conhecimentos, experiências, além de uma medalha de prata, duas de bronze e 8 medalhas de cristal (que certificam a classificação e participação na fase final).
Os alunos foram orientados pelos professores de História doCampus, Gabriel Pereira e Lucas Chnaiderman. Conheça as equipes do Campus que chegaram à fase final e conquistaram medalhas:
EQUIPE “IRAMAIA”, MEDALHA DE PRATA:
Alunos: Hugo Thales, Isabelle Bessa e João Oliveira.
Professor orientador: Gabriel Pereira.
EQUIPE “DARK’S”, MEDALHA DE BRONZE:
Alunos: João Pedro, Kathleen Noemi e Mariana Queiroz.
Professor orientador: Gabriel Pereira.
EQUIPE “VASSALOS”, MEDALHA DE BRONZE:
Alunos: Beatriz Deodato, Rodolfo Lamarck e Vanessa Fernandes.
Professor orientador: Gabriel Pereira.
A ONHB contou com a participação de milhares de estudantes de todos os estados do país, distribuídos em equipes que disputaram cinco fases com provas online. A Fase Final da ONHB aconteceu na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nos dias 20 e 21 de agosto.
Todos os participantes e servidores envolvidos estão de parabéns! O Campus Pau dos Ferros teve 11 equipes classificadas para a fase final. Outros campi do IFRN também se destacaram na ONHB, conquistando medalhas de ouro, prata, bronze e de cristais.
Sobre a ONHB*
A Olimpíada Nacional em História do Brasil, projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), tem um formato original. A competição ocorre por equipes que devem ser formadas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos). É aberta para escolas públicas e particulares.
Polícia Civil detalha ações realizadas contra atos de vandalismo no Rio Grande do Norte
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte detalhou nesta segunda-feira (22) as ações realizadas no combate contra os atos de vandalismo que ocorreram no RN após a instalação de bloqueadores de celulares na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP).
Ao todo aconteceram 83 prisões, sendo 15 por intermédio de mandados de prisão em aberto ou regressão de regime, 10 mandados de prisão expedidos em decorrências de ligações diretas com os atos, 15 prisões em flagrante delito e 43 pessoas detidas por estarem diretamente ligadas com os eventos criminosos. Outras 29 pessoas levadas para averiguação foram liberadas por motivos diversos.
Entre Boletins de Ocorrências (BOs), Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e inquérito policial (portaria e auto de prisão em flagrante) foram 91 procedimentos instaurados.
“Esses números apenas comprovam que as Forças de Segurança, atuando de forma unificada, conseguiram garantir uma resposta rápida. Desses 91 procedimentos, alguns deles ainda estão em andamento. Consequentemente teremos novas prisões que irão ocorrer ao término de todos esses procedimentos”, afirmou Cleiton Pinho, delegado geral da Polícia Civil do RN.
Governo Robinson é bem avaliado por apenas 23% dos natalenses
O RNTV divulgou o resultado da primeira pesquisa IBOPE acerca da eleição em Natal, onde foram ouvidos 602 eleitores, que não só responderam a preferência para Prefeito, mas também opinaram acerca das administrações do atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), do governador Robinson Faria (PSD) e do Presidente Michel Temer (PMDB).
A Pesquisa Eleitoral foi realizada entre os dias 18 e 23 de agosto, está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-03933/2016 e teve um custo de R$ 47.558,00, pago pela TV contratante.
A margem de erro margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.
Avaliação da administração de Robinson Faria:
– Ótima/boa – 23%
– Regular – 43%
– Ruim/péssima – 31%
– Não sabem avaliar/Não responderam – 3%
Ibope lança aplicativo para eleitores terem acesso às pesquisas pelo celular
Assim como nas eleições de 2014 e 2012, neste ano será possível acompanhar a divulgação de pesquisas eleitorais do IBOPE Inteligência pelo smartphone e tablet. Isso porque a empresa lança nesta terça-feira uma nova versão do aplicativo que apresenta os resultados das pesquisas de intenção de voto.
Com um visual totalmente remodelado e novas ferramentas em relação à eleição passada, o IBOPE Eleições torna mais simples e prático o acesso às pesquisas eleitorais da empresa. A novidade, desta vez, é que as informações serão disponibilizadas no momento em que forem divulgadas pelos clientes.
Navegação no aplicativo
Bastante simples, o app apresenta quatro páginas. Na “Home”, o usuário seleciona a cidade que quer acompanhar e visualiza os resultados em um gráfico, que também exibe o desempenho de cada candidato de acordo com idade, sexo, escolaridade e renda do eleitor, além da avaliação sobre o atual prefeito.
A segunda página chama-se “Notícias” e apresenta os resultados das pesquisas em formato de texto.
A terceira, “Alertas”, permite que o usuário configure o recebimento de notificações quando uma nova pesquisa de um município estiver disponível para consulta no app.
A última aba é de “Metodologia” e explica como são realizadas as pesquisas eleitorais do IBOPE Inteligência.
Acesso às pesquisas
O aplicativo é uma das formas de acesso às pesquisas eleitorais realizadas pelo IBOPE Inteligência para divulgação. A informação é apresentada em forma de gráficos com resultados de intenção de voto total, voto válido e por segmentos como idade, escolaridade, sexo e faixa de renda familiar do entrevistado.
Outra forma de acesso aos dados é no site
www.ibopeinteligencia.com/eleicoes. Lá, além dos gráficos e do texto que destaca as principais movimentações na opinião do eleitorado (também presente no aplicativo), disponibilizamos o relatório completo da pesquisa, em PDF, com todas as perguntas do questionário – inclusive aquelas que ganharam menor visibilidade na divulgação feita pelo contratante – e resultados sobre o total da população pesquisada e também por segmentos como sexo, idade, escolaridade e faixa de renda familiar.
Mesmo sem ir à Câmara dos Deputados, parlamentar recebe R$ 200 mil
Mesmo sem ter comparecido uma vez sequer à Câmara no primeiro semestre de 2016, o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) recebeu mais de R$ 200 mil da Casa entre salários e verba para cobrir despesas atribuídas ao exercício do mandato, como passagens aéreas e aluguel de veículo. Antes de se licenciar do mandato, em 18 de abril, em razão de uma cirurgia na coluna, Aníbal faltou aos 36 dias em que sua presença foi exigida em plenário para votações.
Todas as suas faltas foram abonadas pela Câmara com a apresentação de atestado médico. Em junho, o deputado foi denunciado formalmente ao Supremo Tribunal Federal (STF), por corrupção, com base nas investigações da Operação Lava Jato. Essa e outras histórias são contadas na 24ª edição da Revista Congresso em Foco.
As justificativas das faltas garantiram ao peemedebista mais de R$ 100 mil em salários, de janeiro a abril. No mesmo período, a Câmara bancou outros R$ 100 mil em despesas de Aníbal, por meio da chamada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap). Foram R$ 32 mil apenas com o aluguel de uma caminhonete Amarok utilizada por ele no Ceará e outros R$ 32 mil em passagens aéreas, quase sempre entre Brasília e Fortaleza.
A assessoria do deputado alega que ele esteve na capital federal, mesmo sem registrar presença na Câmara, para resolver problemas pontuais.
VEJA MUITO MAIS
NAS POSTAGENS ANTERIORES