SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Rádio Maroca - Baixe o Aplicativo Rádios Net e Ouça a Rádio de Antônio Martins RN

Governo do RN apresenta a técnicos do Tesouro Nacional medidas do RN Urgente
O governador Robinson Faria, junto com sua equipe de governo, se reuniu com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e representantes dos poderes (Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Ministério Público) para apresentar as medidas de recuperação fiscal, o RN Urgente. O encontro aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (25), na Governadoria.
Os representantes do Tesouro Nacional explicaram que o objetivo central da missão ao Rio Grande do Norte é a coleta de informações e dados para a elaboração de relatório detalhado sobre a situação fiscal do Estado. E embora a missão ainda não tenha chegado ao fim, uma análise preliminar evidencia um cenário de deterioração fiscal do Estado e, por conseguinte, a necessidade de implementação de medidas de ajuste fiscal estruturantes.
Neste sentido, embora ainda não tenham sido estudadas detalhadamente pela equipe técnica da STN, as medidas atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa apontam para o início de uma trajetória de busca pelo saneamento fiscal do Estado.
Além disso, no encontro, os representantes do Tesouro Nacional elogiaram a qualidade e a velocidade com que os dados solicitados foram encaminhados, e que servirão de base para a produção do relatório sobre a situação financeira.
Participaram da reunião, além do chefe do Executivo estadual, a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira; de Tributação, André Horta; da Administração, Cristiano Feitosa; a procuradora do Estado, Ana Claudia Bulhões; o controlador Geral do Estado, Alexandre Azevedo; o juiz Auxiliar do Tribunal de Justiça, João Eduardo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales; o secretário Geral da Assembleia Legislativa, Augusto Viveiros; o procurador Geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite; o coordenador geral das relações e análise financeira dos estados e municípios do STN, Leonardo Lobo; a gerente da coordenação geral das relações e análise financeira dos estados e municípios do STN, Gabriela Guerra; e o economista do Banco Mundial, Antonio Nucifora.



Campanha nas redesComo o Facebook se prepara para receber anúncios eleitorais
Os políticos terão uma nova arma à disposição na campanha de 2018. Além da propaganda de rádio e TV –uma bala de canhão, com potência para atingir um número amplo de telespectadores–, eles poderão dar tiros mais certeiros em seus eleitores.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou a propaganda eleitoral na internet, o que inclui pagar para exibir anúncios eleitorais ou impulsionar publicações em plataformas como o Facebook, Instagram, YouTube e o Twitter.
O tribunal também permite que campanhas usem sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagem instantânea, a partir de 16 de agosto.
Somente candidatos, partidos e coligações poderão panfletar nas redes, fornecendo dados sobre sua identidade eletrônica à Justiça Eleitoral. Estão proibidos de impulsionar conteúdo eleitoral nas redes perfis falsos, páginas ligadas a empresas e a entidades da administração pública.



O TSE tem até 5 de março para publicar a versão definitiva das regras. Empresas de tecnologia consultadas pela Folha, como Google, Facebook (que também responde pelo Instagram) e Twitter dizem que vão respeitar as novas normas.
NOVO CAPÍTULO
Por ora, cientistas políticos e marqueteiros apostam que o impulsionamento de propaganda na internet inaugurará um novo capítulo no modo de fazer uma campanha no Brasil.
As redes podem ser fundamentais para postulantes ao Legislativo, que costumam ter menos exposição midiática.
“Um candidato nas disputas proporcionais [Câmara e Assembleias] com recursos para interagir e cultivar uma base potencial –digamos, uma grande corporação como a polícia– terá grande vantagem usando as redes”, diz o cientista político Antonio Lavareda, especialista em comportamento eleitoral.
Nesse sentido, a possibilidade de impulsionar sua campanha nas redes pode favorecer candidatos com recursos próprios, que consigam colocar dinheiro nas campanhas ou angariar doações privadas. As novas regras de financiamento eleitoral proíbem doações de empresas e preveem o uso do fundo partidário.
“Um candidato com mais poder financeiro vai ter mais visibilidade. É um ecossistema [nas redes sociais] que envolve mais planejamento, como buscar quais são os assuntos mais relevantes. É preciso pensar numa gestão de campanha digital, não adianta colocar o ‘play’ [num anúncio] e achar que está tudo certo”, diz Arnaldo Jardim, diretor de planejamento digital da Benjamin, que tem campanhas como a de João Doria (PSDB) em 2016 no portfólio.
O valor da compra de visibilidade nas redes depende da complexidade dos filtros, e pode custar tanto quanto algumas fornadas de santinhos numa gráfica ou ultrapassar o valor de 30 segundos no intervalo da novela das 21h, na casa dos R$ 800 mil.
Agência consultada diz que o orçamento para atingir um público de cerca de 45 milhões do Facebook é na ordem de R$ 12 milhões. Com 120 milhões de usuários no Brasil, a rede é a mais importante no país. A Folha apurou que a empresa quer aplicar recursos que tem testado nas eleições municipais no Canadá deste ano para o resto do mundo. Os perfis contêm uma seção em que é possível ver todos os anúncios que o usuário contratou.
ROBÔS
A formalização de campanhas na internet pode trazer também como consequência a diminuição do uso de robôs e de perfis falsos para amplificar informações nas redes, aposta Fábio Malini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisador de redes sociais e comunicação política.
O que não impede que perfis falsos impulsionem publicações de conotação política, mas não necessariamente eleitoral –como aconteceu na eleição americana de 2016.
A influência russa na vitória de Donald Trump passou pelo uso de perfis falsos.
Desde então, o Facebook tem feito “mea culpa” e alterado suas políticas –a mais recente, omite notícias na linha do tempo em favor de postagens pessoais.
“Estamos comprometidos em aumentar a transparência dos anúncios políticos em todo o mundo, e recentemente anunciamos medidas concretas para dar ainda mais informação às pessoas sobre os anúncios que elas veem. Também estamos cooperando com autoridades eleitorais sobre temas relacionados à segurança on-line. Esperamos tomar medidas também no Brasil antes das eleições de 2018”, afirma o Facebook.



Confira dicas para economizar na compra do material escolar
Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC divulgada no início de dezembro passado, 75% dos cerca de mil entrevistados, em todo o Brasil, informaram que receberiam o 13º salário e deste montante, 46% disseram que utilizariam esta renda extra de fim de ano para poupar e também para pagar as tradicionais contas de início de ano, como IPVA, IPTV, matrícula escolar e para comprar o material escolar dos filhos.
Pensando nos consumidores que enfrentam o dilema de ter de conciliar a renda com as tradicionais despesas de início de ano, como a compra do material escolar, a área de Serviços ao Consumidor, da Boa Vista SCPC, elencou algumas dicas que podem ajudar na hora de ir às compras desses itens que mais pensam no bolso daqueles que têm filhos em idade escolar, pois é comum haver uma preocupação em como gastar menos, comprando o que é necessário para o aprendizado dos filhos, mas com qualidade e sem desperdício.
Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC explica que reaproveitar o material escolar de anos anteriores é uma forma de economizar. Por isso, antes de ir às compras, aconselha os pais a olharem as mochilas dos filhos e a fazer um levantamento do que ainda está em boas condições de uso.
Lápis, apontadores, réguas, compassos podem ser reutilizados. Borrachas que estiverem com aspecto sujo podem ser limpas com álcool. Cadernos podem ter as folhas usadas descartadas, para dar espaço apenas as folhas limpas. Já as capas podem ganhar uma cara nova se encapadas. Mochilas e estojos que estiverem em bom estado podem ser limpos ou então lavados, pois assim já ganham um aspecto de novo.

Troca de livros didáticos entre alunos de séries diferentes também pode ser muito útil. Verifique esta possibilidade com os pais de outros alunos, ou mesmo com a coordenação da escola. E se não houver como fazê-la, tente doar para alunos com uma renda mais baixa. Há também redes de papelaria que fazem ações que revertem em descontos como, por exemplo, a troca de quilos de folhas de cadernos usados na compra de cadernos novos. Vale pesquisar se na sua região há alguma com alguma ação neste sentido.
Outras dicas úteis são:
Tente comprar apenas o material que será utilizado no 1º semestre. Deixando para comprar posteriormente o que será usado no 2º semestre.  Assim os custos ficarão menores neste começo de ano.
Compare os preços entre as papelarias e lojas que vendem produtos da lista de material escolar. A pesquisa pode ser feita tanto pela internet, quanto em visitas presenciais. Segundo pesquisa recente do órgão de defesa do consumidor da capital paulista, em determinados casos pode haver uma diferença de preço de 260% para o mesmo produto. Por isso a pesquisa é fundamental.
Tente realizar a compra do material escolar em conjunto com outros pais, por que isso pode dar a chance de negociar um preço melhor, já que a compra será feita em grande quantidade.
Conversar com os filhos sobre o que é desejo e o que é utilidade pode levar a uma economia significativa, pois nem sempre o item desejado é o mais em conta, apesar de a finalidade ser a mesma.
Negocie o pagamento. Há lojas que dão descontos quando o mesmo é feito à vista em detrimento do a prazo. Lembrando que o pagamento parcelado deve caber no orçamento mensal futuro. Por isso é fundamental ter o orçamento doméstico em dia.
Informações sobre Educação Financeira estão disponíveis no portal consumidorpositivo.com.br. Os consumidores interessados no tema podem pesquisar por dicas e orientações que vão ajudá-los a colocar as finanças pessoais em dia.





Notícias policiais da região

Ladrão foge ao ser surpreendido com a chegada dos moradores em São Francisco do Oeste

 Na noite desta sexta-feira(26), por volta das 23h, PM’s se deslocaram a Rua Francisco Tomas da Silva, no Bairro Bela Vista, em São Francisco do Oeste/RN, onde um casal relatou para os militares que ao chegar a residência, se deparou com a porta da frente com a fechadura violada.
Ao observar o interior da casa, se deparou com seus pertences revirados,  acreditando que o larapio não levou sua televisão devido ter se surpreendido com sua chegada, juntamente com a esposa que ao perceber sua presença fugiu pulando uma das janelas da casa e deixando para trás a tv que já havia sido desconectado os fios. Em ato continuo, a vítima constatou a subtração de dois perfumes.
Diligências foram realizadas, mas o bandido e os produtos não foram localizados.

Motorista embriagado colide na traseira de moto, em José da Penha

Um motorista de 34 anos, residente em José da Penha, foi detido após colidir seu veículo Corsa Classic de placas JKJ 0108/RN na traseira da moto conduzida por um jovem de 20 anos, residente em Rafael Fernandes. Fato ocorrido na noite deste sábado (27), por volta das 21h30, na BR 405, altura do KM 177, no Bairro das Flores, zona urbana de José da Penha/RN.
A guarnição da Polícia Militar comandada pelo Cabo Mariz e composta pelo Cabo Pessoa e Soldado Bruno compareceram ao local do acidente, onde verificaram a vítima (motociclista) caída ao chão. O condutor do carro havia se evadido no momento do fato, porém, resolveu retornar ao local, a fim de esclarecer o ocorrido. Desse modo, foi constatado que o condutor do carro apresentava fortes sinais de embriaguez alcoólica.
O infrator e seu veículo foram conduzidos para a Delegacia Regional de Pau dos Ferros, ocasião em que o mesmo recusou-se a fazer o exame do etilômetro, sob o pressuposto de ninguém deve constituir provas contra si mesmo. Contudo, um laudo de constatação de embriaguez foi realizado por um médico do Hospital Regional de Pau dos Ferros configurando, assim, o crime de embriaguez ao volante. O qual foi apresentado a Autoridade policial para as providencias cabíveis.

Dois homens são mortos a tiros dentro de casa em Patu

Dois homens de 49 e 40 anos foram mortos a tiros em uma casa na Rua Bento Bandeira, no Bairro da Estação em Patu/RN. O crime ocorreu por volta das 19h30 deste sábado(27). A Polícia Militar disse que foi chamada e quando chegou no local encontrou os dois sem vida. As foram identificadas como sendo Manoel Santana Neto e outro Antônio Duarte Cardoso.
Testemunhas disseram ter ouvido disparos e viram uma moto de cor preta , com dois ocupantes saindo do local. Ainda segundo a polícia, os moradores não souberam dar detalhes mais precisos sobre os criminosos.
Uma equipe do ITEP esteve no local e os corpos foram levados para sede do órgão em Mossoró
As motivações e a autoria do duplo assassinato ainda são desconhecidas. A polícia civil está investigando o caso. *Com informações do Nosso Paraná.





Com aumento de casos no verão, saiba como evitar a conjuntivite
No verão, uma das doenças que tem aumento no número de casos é a conjuntivite, infecção que aparece na conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho.
A mais comum é a causada por vírus, que é mais resistente, circulando com mais facilidade no ar por causa das altas temperaturas e umidade nesta época do ano e também em ambientes fechados.
“A gente pega mais fácil por contato direto. Se a pessoa coloca a mão no olho, dá a mão para outra pessoa, aí acaba pegando a conjuntivite. Mas pode pegar até pelo ar”, disse a integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristina Dantas. Piscinas são grandes focos de contaminação.
Aumento de casos
Em Caldas Novas, cidade turística de Goiás conhecida pelos clubes e piscinas de águas termais, registrou alta de casos da doença neste início de ano. O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, José Custódio Neto, estima aumento em torno de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
O coordenador informou que estão sendo feitas notificações e coleta de material junto com técnicos do Ministério da Saúde para verificar se os casos são virais ou causados por bactérias.
Além dos fatores climáticos, o movimento nos parques aquáticos cresceram 30% em comparação ao ano passado. “Mais gente aglomerada junta nos parques aquáticos, mais crianças”, alerta Custódio.



Com aumento de casos no verão, saiba como evitar a conjuntivite
No verão, uma das doenças que tem aumento no número de casos é a conjuntivite, infecção que aparece na conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho.
A mais comum é a causada por vírus, que é mais resistente, circulando com mais facilidade no ar por causa das altas temperaturas e umidade nesta época do ano e também em ambientes fechados.
“A gente pega mais fácil por contato direto. Se a pessoa coloca a mão no olho, dá a mão para outra pessoa, aí acaba pegando a conjuntivite. Mas pode pegar até pelo ar”, disse a integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristina Dantas. Piscinas são grandes focos de contaminação.
Aumento de casos
Em Caldas Novas, cidade turística de Goiás conhecida pelos clubes e piscinas de águas termais, registrou alta de casos da doença neste início de ano. O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, José Custódio Neto, estima aumento em torno de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
O coordenador informou que estão sendo feitas notificações e coleta de material junto com técnicos do Ministério da Saúde para verificar se os casos são virais ou causados por bactérias.
Além dos fatores climáticos, o movimento nos parques aquáticos cresceram 30% em comparação ao ano passado. “Mais gente aglomerada junta nos parques aquáticos, mais crianças”, alerta Custódio.
Em Corumbá (MS), a cidade já registrou 378 casos, contra menos de 100 em janeiro de 2017. O período chuvoso, somado à maior aglomeração por causa das férias e à má higiene, podem ter provocado esse surto, segundo o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite.
Pelas redes sociais, a secretaria alerta a população sobre quais providências devem ser tomadas e servidores das unidades de saúde foram capacitados. “Os casos que os médicos da ponta não conseguem resolver são direcionados aos nossos especialistas”, disse Leite, acrescentando que o ápice do surto ocorreu há duas semanas.
Saiba mais sobre a conjuntivite:
O que é a doença?
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e também o interior das pálpebras. Pode ser alérgica, viral ou bacteriana. Nos dois últimos casos, é contagiosa.
Quais são os sintomas ?
Coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, com sensação de areia ou ciscos, secreção amarelada (quando causada por uma bactéria) ou esbranquiçada (quando causada por vírus), pálpebras inchadas e grudadas ao acordar e também visão borrada.
A doença pode acometer um ou ambos os olhos de uma semana a 15 dias.
Como é o contágio?
A conjuntivite alérgica acomete mais crianças, não é contagiosa e é provocada pelo ácaro.
A viral e a bacteriana são transmitidas pelo contato com as mãos, secreção ou objetos contaminados, como maçanetas, toalhas e água de piscina, em especial morna e com pouco cloro. Em ambientes fechados e com grande circulação, como escolas ou ônibus, o risco de contaminação aumenta. As duas são diferenciadas somente por meio de exame oftalmológico.
A viral, geralmente, ataca os dois olhos e a secreção é esbranquiçada. A conjuntivite bacteriana dá em um olho só, com secreção mais amarelada ou esverdeada.
Como evitar?
Evite coçar os olhos em locais com grande aglomeração, como piscinas e academias. As mãos e o rosto devem ser higienizados com frequência.
Quem estiver doente deve lavar as mãos com frequência, trocar fronhas de travesseiros e toalhas diariamente, preferir toalhas de papel na hora de enxugar o rosto e evitar compartilhar produtos para os olhos, como delineador e rímel.
Como é o tratamento?
No caso da conjuntivite viral, não existe tratamento específico. A médica Cristina Dantas recomenda o uso de compressas frias ou geladas e aplicação de colírio lubrificante gelado várias vezes por dia para aliviar.
Para a bacteriana, o tratamento é com colírio antibiótico. É recomendado lavar os olhos e fazer compressas de água gelada, filtrada e fervida, ou soro fisiológico. Nos casos mais graves, a córnea pode ser perfurada.
A conjuntivite alérgica é tratada com colírio antialérgico. No caso das crianças, a médica alerta para necessidade do tratamento, pois as chances de uma úlcera ou ferida na córnea são maiores.
Sempre procure um oftalmologista para o diagnóstico correto.







Sejuc transfere 142 presos e desativa CDP de Parelhas
A Secretaria de Justiça e Cidadania, através da Coape, que administra os presídios do RN, transferiu todos os presos (142 ao todo) do Centro de Detenção Provisória – CDP da cidade de Parelhas.
A movimentação aconteceu na noite de sábado, 27. A escolta dos presos foi feita sob forte esquema de segurança, inclusive em Parelhas, ninguém podia se aproximar do prédio.
Segundo informações de Ubirajara Araújo, Diretor da Penitenciária Estadual do Seridó, o CDP de Parelhas foi desativado e os detentos encaminhados, 60 deles para o presídio de Caicó. Os demais seguiram para outras unidades. *Com informações do Blog de Sidney Silva







Procurador-Geral de Justiça abre investigação contra o governador do RN
Robinson Faria é alvo de uma inquérito do Ministério Público do RN (Foto: Thyago Macedo/G1)
O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Eudo Leite, abriu um inquérito civil contra o governador do estado, Robinson Faria (PSD). A suspeita é de que o governador tenha cometido improbidade administrativa, que significa prática de atos ilegais ou contrários aos princípios básicos da administração pública. A portaria que determina a instauração da investigação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (27).
Robinson terá um prazo de 10 dias para apresentar uma manifestação, por escrito, a respeito dos fatos que levaram o a PGJ a instaurar a investigação. De acordo com a publicação, o governador teria cometido atos ilegais na prestação de contas públicas. Também foram apontados como razões, a elevada participação da folha de pessoal nos gastos do governo e o aumento dos restos a pagar entre 2016 e 2017.
G1 tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do governo do estado no início da manhã deste sábado (27), mas até a publicação desta reportagem, não teve as ligações atendidas.
Segundo a publicação no Diário Oficial, o PGJ tomou a decisão de investigar o governador após receber notificação do acórdão do Tribunal de Contas do Estado que reprovou as contas do governo em 2016. Além disso, Eudo Leite afirmou que o Poder Executivo utilizou fontes de recursos que não tiveram existência comprovada. É o caso de uma suplementação por excesso de arrecadação no valor de R$ 131,5 milhões. “Os decretos que abriram tais suplementações informavam fonte 100 como a origem dos recursos e, no entanto, no exercício em análise, não houve excesso de arrecadação nessa fonte”, constatou o procurador.
Ainda de acordo com o procurador, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também fez pagamentos de RS 67,8 milhões por meio de oficios, sem autorização no orçamento estadual, no Proadi – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial.

Restos a pagar

Segundo o Ministério Público, os poderes e órgãos do estado comerçaram o ano de 2016 com dívidas inscritas nos “restos a pagar” que somavam R$ 561,9 milhões. Pelo menos 92% desse total eram do Poder Executivo, comandado pelo governador. Os restos a pagar são aqueles gastos que o Estado teve dentro do orçamento de um ano, mas que ficaram pendentes para pagamento no ano seguinte.


Ao final de 2016, somando os restos a pagar de 2016 com os de 2017, as dívidas já ultrapassavam R$ 1 bilhão.
“Esse crescimento substancial do volume de Restos a Pagar que passa de um exercício para o outro representa um risco a programação financeira do Estado, com impactos potenciais negativos sobre o planejamento e a execução das políticas públicas, vez que embora não demande nova dotação orçamentária, caso não haja a devida disponibilidade de caixa decorrente do exercício anterior para arcar com esses pagamentos, o pagamento dos restos a pagar será feito com recursos financeiros dos exercícios posteriores, os quais devem ser destinados as despesas do respectivo orçamento em curso”, considerou Eudo Leite.

Enriquecimento ilegal do Estado

O procurador ainda ressaltou que o Estado cancelou pagamento de R$ 5.667.880,l5 de ‘restos a pagar’, o que, de acordo com ele, caracteriza enriquecimento ilícito do Estado, já que os prestadores de serviço cumpriram o que estava previsto em contrato, mas não receberam por isso.
Eudo Leite também lembra que os valores dos bens (ativos) que o Estado está vendendo não vão para uma conta específica, o que impede o uso do recursos dentro do exercício financeiro.

Despesa com pessoal

Ainda de acordo com o PGJ, ao fim de 2016 o governo teve despesa com pessoal no valor de R$ 4.360.3l9.823,08 – que representaram 53,39% da Receita Corrente Líquida e ultrapassaram em 4,39% o limite legal determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O total da despesa com pessoal do Estado ao final de 2016 representou 62,77% da Receita Corrente Líquida, o que também extrapolou o limite global de 60% determinado pela lei. “Situação esta de descumprimento que, além das implicações legais, representa perda da capacidade de manutenção das outras despesas de custeio e perda da capacidade de investimento do Estado”, ponderou.
Por fim, o procurador ainda considerou que na Administração Indireta do estado não há equilíbrio entre o nível de receitas e despesas para a maioria dos órgãos, o que gera “um imenso esforço fiscal do Governo do Estado no aporte de recursos para cobrir tais déficits”.


RN fecha 2,8 mil vagas de trabalho em dezembro, mas termina ano com saldo positivo
Dezembro teve mais demissões que admissões no RN (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
O mês de dezembro acabou com um saldo negativo de 2.851 (-0,66%) vagas de empregos no Rio Grande do Norte. Mas no acumulado de 2017, o teve crescimento de 848 (0,20%) empregos na comparação entre o número de vagas geradas e o registro de demissões no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal. Foram admitidas 143.847 pessoas e demitidas 142.999 nos 12 meses.
Ao longo do ano, os setores potiguares que mais criaram emprego, percentualmente, foram os da agropecuária e dos serviços – o principal responsável pelo saldo positivo, com mais de 3 mil novas oportunidades. O comércio também teve saldo positivo, enquanto todos os outros tiveram mais demissões que contratações.
Entre os setores que tiveram mais demissões, chamam a atenção a construção civil, a indústria e a extração mineral, que engloba por exemplo a exploração de petróleo. Somente essas áreas somaram quase 3 mil empregos a menos no mercado potiguar.
Na indústria, o setor de calçados, por exemplo, teve queda de 80,47% nos empregos, com demissão de 474 pessoas, com contratação de 25. A indústria têxtil demitiu 4.498 e contratou 4.010.

Dezembro

Apesar de ter sido o principal contribuinte para o saldo positivo do estado no ano passado, o setor de serviços teve saldo negativo de 918 vagas em dezembro. Foi acompanhado pela agropecuária, que teve queda de -835 vagas. Percentualmente, porém, a maior queda foi no agronegócio, chegando a 4,49%, contra -0,49% nos serviços.
O único setores com saldo positivo no último mês do ano foi o comércio, que teve apenas 7 novas vagas (saldo de 0,1% em relação às demissões).

Brasil

A economia brasileira fechou no 20.832 postos de trabalho com carteira assinada no ano passado. O número é a diferença entre as contratações (14.635.899) e as de demissões (14.656.731) registradas no ano de 2017.
Esse foi o terceiro ano consecutivo com perda de vagas formais. Apesar disso, o resultado do ano passado foi o melhor em três anos, ou seja, desde 2014 – quando foram criadas 420,69 mil vagas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário