É nesta quarta feira ( 18/Novembro) missa de sétimo Dia
do Saudoso Paulo de Tarso.
do Saudoso Paulo de Tarso.
Beth Sousa ( IMAGEM)
Atendendo a recomendações dos Bombeiros do Estado de Minas Gerais (CBMMG), o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) não está recebendo arrecadação de donativos para as vítimas do rompimento da Barragem da Somarco, na cidade de Mariana.
A decisão leva em consideração o grande número de doações que estão chegando a Minas Gerais, de várias partes do país, e a preocupação em evitar o desperdício do que foi arrecadado.
Serão mantidas as doações em dinheiro em contas bancárias, vinculadas à Prefeitura de Mariana, geridas por um conselho gestor com representantes de diversos setores da sociedade civil para dar transparência à ação.
O CBMRN agradece a todos os potiguares que se demonstraram solidários e informa que, em caso de necessidade de participação do RN na campanha, uma nota oficial será publicada no site da corporação (www.cbm.rn.gov.br).
Portanto, quem desejar realizar doações aos desalojados daquela cidade podem fazer por meio de uma conta aberta pela Prefeitura Municipal de Mariana cedida pela Assessoria de Comunicação do CBMMG.
Banco do Brasil
Agência: 2279.9
Conta: 10.000-5
CNPJ 182953030001/44
Agência: 2279.9
Conta: 10.000-5
CNPJ 182953030001/44
Um medicamento usado para tratar o alcoolismo em combinação com outras substâncias poderão contribuir para a erradicação do vírus da aids nas pessoas soropositivas em tratamento, aponta um estudo divulgado nesta terça-feira (17).
O medicamento, chamado disulfiram, acorda o vírus adormecido no organismo infectado, permitindo assim destruir tanto o vírus quanto as células que o abrigam, e isso sem efeitos colaterais, notam os autores da pesquisa, publicada na revista especializada “The Lancet HIV”.
Atualmente um tratamento antirretroviral (ART), um coquetel de medicamentos padrão chamado terapia tripla, permite manter o vírus (hiv) em controle nos pacientes soropositivos, mas sem deixá-los completamente livres.
O vírus permanece à espreita no organismo das pessoas tratadas, de forma latente (inativo). Este reservatório, difícil de alcançar, é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento de um tratamento para proporcionar alguma cura.
A Petrobras informou que a perfuração de um poço de extensão comprovou a ocorrência de petróleo na área de Pitu, em águas profundas da Bacia Potiguar, segundo comunicado da empresa, que detém 40 por cento da concessão BM-POT-17, em parceria com a BP (40 por cento) e a Petrogal (20 por cento).
A descoberta dessa acumulação, a primeira em águas profundas da bacia, foi comunicada em 17 de dezembro de 2013. Já o poço informalmente conhecido como Pitu Norte 1 é o primeiro de extensão na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), situado a 60 km do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, em profundidade de água de 1.844 metros, com profundidade final de 4.200 metros, informou a Petrobras.
Maior reservatório do Nordeste, a Barragem de Sobradinho passa por uma das piores secas da história, que afeta a geração de energia elétrica, o abastecimento dos municípios da região e preocupa agricultores que dependem da água da barragem para a irrigação da produção de frutas.
Nessa segunda-feira (16), o nível da barragem atingiu 2,5% do volume útil, o mais baixo da história. Esse número vem caindo dia a dia. No dia 10 deste mês, por exemplo, estava em 2,9%. O nível mais baixo havia sido registrado em novembro de 2001 (5,46%).
“A barragem de Sobradinho é usada para tudo. A nossa principal preocupação sempre foi fazer com que a água do reservatório atenda às necessidades no maior tempo possível. Mas, hoje, estamos dependendo da chuva”, disse o diretor de Operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Aílton de Lima.
A previsão é que entre o fim de novembro e início de dezembro a barragem atinja o volume morto – reserva de água abaixo do ponto de captação. Isso significa a parada total de geração de energia na hidrelétrica. Inaugurada em 1979, a represa de Sobradinho tem capacidade de armazenar 34,1 bilhões de metros cúbicos de água e corresponde a 58% da água usada para a geração de energia no Nordeste.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), não há, no entanto, risco de racionamento no Nordeste, pois é possível usar fontes alternativas – como térmicas -, e transferir energia de outras regiões. O órgão diz ainda que os reservatórios da Bacia do São Francisco estão sendo operados prioritariamente para outros usos da água que não a geração de energia.
Para manter mais água na represa, a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução da vazão de Sobradinho para 900 metros cúbicos por segundo (m³/s). A ANA estuda reduzir a vazão para 800 m³/s. “Se tivéssemos mantido a vazão em 1.300 m³/s, o reservatório hoje já estaria seco. Agora, vai ser preciso reduzir ainda mais. Ninguém quer que reduza, mas toda a população da região deve poupar água”, diz Aílton de Lima.
Abastecimento
A seca também prejudica as comunidades do entorno da barragem de Sobradinho, que estão sendo abastecidas com caminhões-pipa. A falta de chuvas interfere ainda na criação de animais. Com o nível de Sobradinho tão baixo, as ruínas das cidades baianas de Casa Branca e Remanso, inundadas na época da construção do reservatório, estão visíveis.
Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Anivaldo Miranda, além das mudanças climáticas, houve falhas na gestão dos recursos hídricos na região. “Tivemos um amplo processo de crescimento de demanda pela água, ao mesmo tempo que aumentou o uso irracional, por ausência de implementação de instrumentos de gestão hídrica, de responsabilidade sobretudo dos governos dos estados que compõem a bacia”.
Segundo ele, desde 2013 se observava uma tendência de redução do nível dos reservatórios. Miranda diz que a crise da falta de água se estende por toda a Bacia do São Francisco. “Precisamos avançar para um pacto das águas, onde haja convergência de interesses e de tarefas entre os estados da bacia, o governo federal, os usuários e a sociedade civil, para construir a sustentabilidade de uma área que é das mais vulneráveis e importantes do Brasil”.
A enxurrada de más notícias que invadiu o país este ano está refletindo diretamente na saúde dos diretores e presidentes de grandes empresas, de acordo com um levantamento inédito realizado pela Med-Rio Check-up.
Cresceu o número de diagnósticos de depressão, ansiedade e insônia. Mais executivos confessaram adotar automedicação com analgésicos, antiácidos, aqueles voltados para os distúrbios de ereção, ansiolíticos e antidepressivos.
O levantamento tem como base 5 mil check-ups realizados em 2015 e 5 mil check-ups realizados em 2014, com executivos brasileiros. Desses, 70% são homens e 30% mulheres.
ANTÔNIO MARTINS EM DESTAQUE
Obrigado meu bom deus por mais esse premio Cada um de nos tem um sonho Um Cantor tem o sonho de ver sua musica reconhecida Mais Para nos não foi diferente na Manha de hoje ganhemos um grande premio foi o Reconhecimento do nosso projeto sendo destaque numa numa Revista Cientifica em são paulo
No Ultimo dia 7 de Novembro de 2015 aconteceu o Lançamento da Revista EN- Ciências o lançamento aconteceu no colégio Dantas em São Paulo (SP).
Esse ano a revista Conta a Historia de esforço e de superação de dois Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Antônio Martins jovens são de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte que com Uma simples ideia desenvolveram um Projeto Para Feira de ciências construir Uma Rádio de Peças reciclável com o Objetivo de melhorar a Comunicação dentro do ambiente escolar.
Na Manha de hoje Conseguimos ver a Revista no Site do Colégio e Fiquei sem acreditar Pois era um grande sonho para nos em ver o esforço do nosso trabalho publicada em uma Revista de ciências Disse josé
Primeiramente quero aqui através dessas Redes sociais a agradecer a Deus Por esse Premio e ao colégio Dantas por essa oportunidade Obrigado a nossas Orientadora Maria Aparecida Paulo e Humbertina Lucio da Silvaque sempre Nos incentivou e Acreditou no Nosso Trabalho
Link da Revista http://www.colegiodante.com.br/publicaco…/revista-inciencia/
REFLEXÃO DO DIA
A rede de lojas Eletro Shopping foi condenada a pagar indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos decorrentes de inadequações no meio ambiente de trabalho e da ausência de programas voltados à saúde de seus empregados e à prevenção de riscos nas atividades laborais. A decisão da 5ª Vara do Trabalho de Natal/RN decorre de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN).
As irregularidades foram denunciadas ao MPT e constatadas na unidade da Av. Rio Branco – Centro de Natal, através de fiscalizações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RN) e da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
A SRTE/RN comprovou que a empresa mantinha um único conjunto de instalações sanitárias para ambos os sexos, sem condições mínimas de higiene, chegando a faltar papel higiênico, papel toalha e sabonete nos banheiros. Também foi constatada pela fiscalização a inadequação de assentos nos postos de trabalho, irregularidades no registro de jornada e a não implementação dos programas de saúde e segurança do trabalho exigidos pela legislação.
Para a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva, que assina a ação, “a conduta é inadmissível, até por partir de uma empresa de grande porte, sendo, portanto, inconcebível que, com sua condição financeira, não cumpra obrigações simples. Trata-se de um desrespeito à própria dignidade dos trabalhadores, às normas de saúde e higiene e a outros direitos trabalhistas.”
Em decisão liminar, a Justiça do Trabalho já havia imposto uma série de adequações à loja para cessar as irregularidades levantadas nas fiscalizações. Na sentença definitiva, a juíza Isaura Maria Simonetti determinou que a empresa elabore e implemente efetivamente o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
De acordo com a decisão, a indenização por danos morais coletivos, arbitrada em R$ 300 mil, será reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou destinada à entidade pública ou privada, sem fins lucrativos, com atuação reconhecida na área de assistência social, saúde, educação, profissionalização ou fiscalização, a ser indicada pelo MPT/RN.
62 ANOS DE CASADOS - BODAS DE TELURITA
Paraben Paim e Mae vcs hj estao completando 62 anos de casados q Deus proteja vcs juntos por mts e mts .Vcs enfrentaram mta coisa juntos tiveram seus filhos mas Deus nao quis q vcs criassem mas nao deixou vcs sosinho eu estou com vcs a o dia em q Deus nos permitir.Parabens pela presença de vcs nas nossas vds.
Nenhum comentário:
Postar um comentário