SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Siga Fábio Júnior Venceslau



22 de dezembro - Dia da Consciência Ecológica
  Tributo ao seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes. Nascido no dia 15 de dezembro de 1944, ele foi assassinado por fazendeiros do estado do Acre no dia 22 de dezembro de 1988. Líder seringueiro e sindicalista, Chico Mendes participou da fundação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia e Xapuri, além da fundação do Partido dos Trabalhadores do Acre e do Conselho Nacional dos Seringueiros. Também participou da implantação das primeiras reservas extrativistas do estado do Acre.
Fonte:Jambo







Quase 80% do Nordeste sob ameaça de zika teve alerta de Aedes aegypti

   Dois meses antes do pico de incidência das doenças transmitidas pelo inseto, quase 80% dos municípios do Nordeste com casos notificados de microcefalia associados ao zika vírus já estavam em situação de alerta ou risco pela infestação do mosquito Aedes aegypti.
Com base em dados do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde dos nove Estados nordestinos, que concentram 90% dos casos da malformação, o jornal O Estado de S.Paulo analisou quantas dessas cidades já apresentavam, no início do ano, índices preocupantes de presença de larvas nos imóveis.
A taxa é medida por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), feito por agentes municipais e que tem como objetivo alertar as prefeituras para intensificar as ações de prevenção contra epidemia. De acordo com os critérios do ministério, se menos de 1% dos imóveis visitados no município tiver larvas, a situação é satisfatória. Se ultrapassar, a cidade é colocada em estado de alerta. Quando a taxa fica acima dos 4%, a situação é de risco para surto.


Doações de leite materno aumentam no RN, mas estoque ainda é baixo

As doações de leite materno no Rio Grande do Norte de 2014 para 2015 aumentaram cerca de 25%. Durante o ano passado o número de doadoras chegou a 1913, enquanto até novembro de 2015 esse número chegou a 2.573. Ou seja, 660 mulheres doaram leite materno a mais do que no ano passado.
Para a responsável técnica pelo Banco de Leite da Secretaria de Estado e de Saúde Pública (Sesap), Raíssa Arruda, mesmo com o aumento de doações a situação dos estoques de leite materno ainda é preocupante. De acordo com Raíssa, o estoque de leite materno continua baixo no Rio Grande do Norte, e ela apela para que as mulheres que têm leite materno para doar procurem os bancos de leite.




Mais de 50 mil romeiros comemoram reconciliação histórica do Padre Cícero em Juazeiro do Norte

missa_juazeiro

  Com lágrimas no rosto e um forte sentimento de gratidão. Assim a romeira paraibana, Francisca de Lima Pereira, de 82 anos, vivenciou o momento da leitura da carta mensagem do Papa Francisco, tratando da ‘reconciliação histórica’ da Igreja Católica com o Padre Cícero Romão Batista, após 123 anos de o sacerdote ser afastado de ordens. A informação é do Diário do Nordeste. Cerca de 50 mil romeiros, segundo estimativa da Igreja, participaram do momento do anúncio, durante a última missa do ano dedicada ao religioso, que acontece no dia 20 de cada mês.
O bispo dom Fernando Panico, que presidiu a celebração, concelebrada por diversos padres da Diocese e bispos de outros estados, disse que o caminhão pau-de-arara do romeiro poderá trafegar para Juazeiro do Norte, a partir da romaria de Natal, que começa esta semana, quando a cidade recebe milhares de pessoas.
A missa contou com a presença de autoridades como o governador do estado, Camilo Santana, que destacou o momento de conquista para os romeiros, e compartilha da alegria, que considera de grande importância para os fiéis. A missa foi celebrada às 6 horas, no largo do Socorro, de frente à Capela onde estão sepultados os restos mortais do sacerdote. No final, o celebrante depositou rosas sobre o túmulo do religioso. Um quadro com a imagem do ‘padim’ foi afixado de frente ao altar.
Desde que a carta foi anunciada em Crato, no último domingo, durante a abertura do Ano do Jubileu da Misericórdia, na Sé Catedral, igreja que o Padre Cícero foi batizado e celebrou sua primeira missa, as comemorações não param nas cidades no Cariri, principalmente em Juazeiro. Datado de 20 de outubro, o documento foi escrito pelo secretário de Estado do Papa Francisco, Pietro Parolin, e hoje integralmente lido durante a missa.



Entre deputados, 42% são pró e 31% contra o impeachment

  Pesquisa Datafolha feita com deputados federais mostra que há mais parlamentares decididos a votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff do que os que anunciam ser contrários ao afastamento dela. Nenhum dos dois lados, no entanto, já tem os votos suficientes para sair vencedor. A decisão está na mão de uma parcela de 27% dos deputados, o equivalente a 138 parlamentares, que ainda não se definiram ou não responderam à pesquisa.
No levantamento, realizado entre os dias 7 e 18 de dezembro, 42% dos deputados afirmaram que são favoráveis ao afastamento, o equivalente a 215 votos. Para o impeachment passar na Câmara, são necessários, ao menos, 342 votos, ou dois terços do total. Faltam, portanto, 127 votos. Do outro lado da disputa, 31% dos parlamentares afirmaram que votariam contra a aprovação do impeachment da presidente. Projetando-se esse percentual ao total de votantes, seriam 159 votos garantidos pró­-Dilma. Faltam 12 apoios confirmados para que a presidente atinja a marca de 171 votos, suficiente para sobreviver no cargo.

Quatro em cada dez micro e pequenos empresários estão fazendo promoções, mostra SPC

  O Natal, principal data comemorativa para o varejo, é sempre esperado pelos empresários que esperam terminar o ano com bons resultados de vendas. Porém, em meio a uma crise econômica, o cenário será diferente em 2015. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quatro em cada dez (43%) proprietários ou responsáveis pela gestão financeira de micro e pequenas empresas estão, de maneira atípica, buscando alternativas para alavancar as vendas em dezembro e fazendo promoções em seus produtos e serviços, que tradicionalmente só ocorrem em janeiro.
De acordo com o levantamento, feito em todo o Brasil, 49% dos empresários do setor de comércio estão fazendo ou farão promoções em suas lojas no Natal – já o setor de serviços compreende uma parcela menor, 38%.
De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, diante do cenário econômico atual, essa estratégia pode ser boa mas não se deve criar tanta expectativa: “2015 foi um ano de retração nas vendas em quase todas as datas comemorativas importantes para o varejo, e os comerciantes não devem esperar resultados tão superiores se comparado ao ano passado”, analisa.
De fato, entre os micro e pequenos empresários que estão fazendo ou pretendem fazer promoções, 67% disseram que o objetivo é aumentar o volume de clientes na loja, sendo esta uma estratégia para atraí-los. Outros 29% afirmaram que as vendas estão ruins, e querem reduzir o estoque parado – com destaque para o setor de comércio, com 35% ante 21% do setor de serviços.
Já entre os que não pretendem fazer promoções no Natal, 67% não veem a necessidade e 17% afirmam que o Natal é a oportunidade para vender com maior margem de lucro – destaque entre o setor de comércio (25%). A economista alerta esses empresários: “Ainda que, de fato, seja uma boa época para ter maior margem de lucro, os consumidores estão pisando no freio na hora de comprar os presentes e gastar com comemorações, e na hora de escolherem as lojas e serviços para comprarem, certamente irão preferir as que dão bons descontos e melhores oportunidades de pagamento”. Um levantamento realizado pelo SPC Brasil, mostra que para 76,7% dos consumidores as promoções e descontos dos produtos são os principais fatores responsáveis por levarem os consumidores a entrarem nas lojas, seguido pelos preços (49,7%).


Procon faz alerta sobre compra de materiais escolares
BeFunky_Screenshot 2015-01-06 at 08.jpg.jpg
O Procon divulgou uma lista com 61 itens de material escolar que não podem ser exigidos pelas instituições de ensino do estado.
Entre eles estão itens de higiene pessoal (papel higiênico, creme dental e palito de dente), material de escritório (caneta para lousa, fita durex, papel ofício e tonner para impressora) e outros tipos de material (como argila , brinquedo, canudinho e esponja para pratos), entre outros.
Segundo o órgão, a lista elaborada pelas escolas devem conter apenas itens de uso individual usados durante o ano letivo, de acordo com o projeto didático-pedagógico da instituição. Já os produtos de uso coletivo são de responsabilidade da própria escola, já que o valor destes itens está incluso na mensalidade.
“O PROCON alerta também aos pais que as instituições de ensino não podem fazer exigências no que se refere a marcas e modelos de produtos, nem tampouco podem direcionar os consumidores para que adquiram o material escolar em determinados estabelecimentos comerciais, sob pena de configurarem práticas abusivas no mercado de consumo”, ressaltou em nota o Superintendente do órgão, Ricardo Maurício Soares.




Lei Seca será ainda mais rigorosa durante o veraneio


  As ações da Lei Seca no Rio Grande do Norte devem se tornar ainda mais eficientes a partir de janeiro do próximo ano. Estão previstas para o início de 2016 a entrega, por parte do Governo do Estado, de mais quatro viaturas destinadas exclusivamente à atuação em blitz da Lei Seca e a inclusão de mais 14 agentes fiscalizadores ao atual contingente destinado ao Detran-RN, órgão responsável pelo cumprimento das fiscalizações no estado.
Com o incremento, o Departamento Estadual de Trânsito passará a contar com seis veículos e com 20 agentes que trabalharão em conjunto para promover a aplicabilidade da Lei Seca. Desse modo, haverá um crescimento de quase 300% no efetivo total, quando comparado ao atual, que conta apenas com dois automóveis e seis agentes.
As medidas, para o diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara, serão vetores de um salto qualitativo que as operações terão a partir do ano que vem. As primeiras mudanças já poderão ser notadas durante a Operação Verão, que começa na próxima semana e vai até fevereiro.



Pau dos Ferros registra tentativa de homicídio na madrugada desta segunda-feira

 Suspeito: Luiz Vicente de Queiroz, vulgo Miguel. 
Já nas primeiras horas de hoje, 21, por volta das 00h20min na Rua Raimundo Maia, 58, Bairro São Geraldo, a pessoa de Luiz Vicente de Queiroz , vulgo Miguel, 54 anos, é suspeito de desferir duas cutiladas de faca-peixeira contra a pessoa de Jardel Oliveira, 23 anos.
A vitima foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Regional de Pau dos Ferros.
A equipe da Rádio Patrulha, sob o comando do Sgt Lima Araújo e seus comandados, Sd Francielio e Sd Assis, passaram a fazer buscas com o intuito de identificar o suspeito.
De posse de algumas informações, chegaram a uma residência no sítio boa vista, estrada para o lixão, também na cidade de Pau dos Ferros e prenderam o suspeito, além de identificar a arma que teria sido supostamente usada no crime.
A vítima segue fora de perigo e em observação no Hospital Regional, já o suspeito encontra-se detido na delegacia Regional para os procedimentos de praxe.
*Nossa Pau dos Ferros-RN




Em nota, FEMURN afirma que municípios vão pagar salários de Dezembro apenas em Janeiro

Em alternativa às recorrentes reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) durante todos os meses do ano e da frustração da arrecadação de impostos sentida por todas as cidades brasileiras, as Prefeituras potiguares decidiram em consonância que o pagamento dos servidores referente ao mês de dezembro de 2015 será efetuado no prazo até o dia 10 de janeiro.
As Prefeituras encerram o ano com extremas dificuldades nas finanças públicas, ampliadas pela não complementação dos repasses do FUNDEB e pela redução de 31% no FPM de dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior.
A medida foi apoiada por toda a diretoria e associados da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e acordada com Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal (FETAM/RN), que levou em consideração o pagamento do 13º salário dos servidores já agora em dezembro e o aumento das despesas durante este período nas cidades. O prazo de 10 de janeiro atende a uma solicitação da FETAM, que aguardava a definição de uma data pelas Prefeituras.
Blog do JP: Na mesma nota, a FEMURN não especificou se todos os municípios ou apenas os associados que aderiram ao movimento.


Pesquisa mostra que 67% dos brasileiros pretendem quitar dívidas até o final do ano

  Pesquisa do Serasa Consumidor revelou que 67% dos brasileiros desejam quitar as dívidas até o final deste ano. A esperança é que os cortes no orçamento e uso do 13º salário ajudem a “limpar o nome” dos inadimplentes. O estudo mostrou ainda que o desemprego é o principal causador da inadimplência no país, apontado como razão do atraso nos pagamentos por 26% dos entrevistados.
O Serasa Consumidor divulgou que parte da motivação dos brasileiros por quitar as dívidas antes do dia 31 de dezembro vem da vontade de renovação, deixando as contas atrasadas no “ano velho”. Outra razão é a busca das pessoas por limpar o nome para obter crédito pensando em pagar as despesas que vem no mês de janeiro, como matrícula e material escolar e impostos.
A pesquisa ouviu 8.288 consumidores nas agências da Serasa em todo o Brasil. O estado de São Paulo apresentou o maior percentual de pessoas com intenção de quitar as dívidas até o ano novo, com 72% dos consumidores. Já o desemprego foi apontado como causa da inadimplência por 34% dos paulistas, índice acima da média nacional.


Dilma inaugura segundo trecho da transposição nesta terça
  A presidente Dilma Rousseff estará em Floresta, no sertão pernambucano, nesta terça-feira (22), para a inauguração da segunda estação de bombeamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Na ocasião, será acionada uma motobomba que permitirá o impulsionamento da água de um terreno mais baixo para outro mais alto.
Com o funcionamento da estrutura, a água do Rio São Francisco avançará até o reservatório Mandantes, o terceiro do Eixo Leste, percorrendo 32,4 quilômetros. Em agosto, ela esteve em Cabrobó, também no sertão, para a inauguração da primeira estação de bombeamento do eixo norte.


Real é a moeda que mais se desvalorizou em 2015


A dez dias do fim do ano, o real está se consolidando como a moeda que mais perdeu valor ante o dólar em 2015. Nesta segunda-feira, a divisa americana fechou cotada a R$ 4,022 na compra e a R$ 4,024 na venda — a maior cotação de fechamento desde os R$ 4,059 de 29 de setembro, refletindo as incertezas do mercado com relação à saída de Joaquim Levy do ministério da Fazenda, agora sob o comando de Nelson Barbosa.
Segundo O Globo, levando em conta o recuo desta segunda-feira, a moeda brasileira já acumula queda de 33,68%. O percentual supera a desvalorização de moedas como o peso argentino (-33,33%), peso colombiano (-31,05%), lira turca (-20,65%) e rublo russo (-17,57%), de acordo com dados da Bloomberg.
Do outro lado estão as divisas que estão dando os melhores retornos em 2015. Em primeiro lugar está o shekel israelense (valorização de 0,93%), seguido do dólar de Hong Kong (0,01%). Mas, a partir do terceiro colocado, o resultado já é negativo, com o recuo de 0,75% do franco suíço.


Senado votou propostas para dar mais transparência às eleições e reduzir custos

  Com exceção dos eleitores do Distrito Federal, o Brasil vai às urnas em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (segundo turno) de 2016 para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Vão ser as primeiras eleições após o Congresso Nacional ter aprovado novas regras para as campanhas, eleições e financiamento de candidatos.
Reformas na política fizeram parte das reivindicações da sociedade nas mais diversas manifestações ao longo dos últimos três anos. Para responder a essa demanda, uma comissão foi instalada no Senado em junho de 2015. Três meses depois, as propostas aprovadas no grupo de trabalho presidido pelo senador Jorge Viana (PT-AC), e que teve como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR), foram levadas ao Plenário da Casa.
Para agilizar a votação e assim possibilitar que as eleições municipais ocorram com outras normas, a comissão trabalhou em cima do projeto de reforma política que já havia sido votado pelos deputados. O texto original (PLC 75/2015) passou por análise e alterações na Comissão da Reforma Política e recebeu mais de 110 sugestões de mudanças no Plenário do Senado, durante a votação no começo de setembro.


MEC avalia curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN como o melhor do país

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu conceito máximo, numa escala que vai de 1 a 5, ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Para a avaliação da qualidade do curso, o MEC analisa as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a estrutura da instituição e a titulação do corpo de professores. O Ministério também considera a classificação da Universidade como um todo no Índice Geral de Cursos (IGC).
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) foi divulgado na última sexta-feira, 18, e, além da UFRN, as Universidades Federais de Campina Grande (UFCG) e de Uberlândia (UFU) também receberam conceito máximo. A UFRN fica em primeiro lugar por apresentar um CPC contínuo de 4,359, nota superior à das demais.


TJRN destina R$ 2 milhões para o treinamento da PM no estado
   O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte vai destinar em 2016 R$ 2,374 milhões a Polícia Militar do estado. De acordo com os termos assinados no convênio firmado entre o tribunal e a PM na manhã desta segunda-feira (21), o valor deve ser investido na aquisição de armamentos, munições, equipamentos e pagamento de diárias operacionais.
De acordo com dados apresentados pelo TJRN, o valor destinado por meio deste convênio é 58% maior do que a quantia cedida pelo tribunal em 2015, que foi de R$ 1.498 milhão. Ainda de acordo com o tribunal, o novo valor vai permitir a compra de 300 mil cartuchos de munição que devem ser destinados ao treinamento dos PMs.
“O convênio é o reconhecimento ao trabalho dos policiais que atuam no âmbito do Judiciário. Representa um melhor treinamento e um incremento das diárias a esses agentes. Ganha a Segurança Pública, ganha o Judiciário, e ganha a população de uma maneira geral”, disse a secretaria de Segurança Pública, Kalina Leite.
Além dos R$ 2 milhões destinados para a compra de armamentos e munição e treinamento e pagamento de diárias operacionais, um segundo convênio no valor de R$ 50 mil foi assinado autorizando a reforma de quatro unidades da Polícia Militar que fazem a guarda de armas apreendidas que estão vinculadas à processos criminais. As unidades estão localizadas nos municípios de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.


INFORMAÇÕES JP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário