SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

WEB RÁDIO ANTÔNIO MARTINS RN RÁDIO MAROCA GRUPO VENCESLAU FÁBIO JÚNIOR VENCESLAU



Homenagem ao Grande Amigo Raimundo.




   Todos somos sabedores do quanto ele sentia-se desconfortável toda vez que alguém lhe chamava pelo sobrenome como assim popularmente ficou conhecido.
Por coincidência na data deste dia 05 de agosto de 2018 em que o nosso amigo Raimundo veio a falecer, eu não me encontrava na cidade de Antônio Martins, estava viajando no momento em que fui procurado para publicar e gravar a vinheta de sua nota de falecimento, acredito ter sido coisa do destino, pois se fosse fazer esse anúncio a mensagem ficaria incompleta se não mencionasse  a identificação popular que todos o adotaram, porém recordo uma vez, ele sentado debaixo do pé de mangueira aqui de casa , quando falou que não queria nome dele em carro de som se um dia batesse as botas ( assim usou essas palavras) .
Raimundo cumpriu sua missão, seja ela ter nos ensinado a exercer a solidariedade, a sermos caridosos,  ele sim foi um filho que a nossa terra Antônio Martins acolheu e por mais tempo que ele passa-se em outras regiões, era aqui onde sempre chegava em sua bicicleta carregada de bugigangas, na certeza de que o povo te recebia, de que estava em 🏠 casa , pois teria quem lhe desse um prato de comida, água pra matar sua sede e abrigo, Raimundo é mais um que se foi e diga-se de passagem , ele tornasse um mito da nossa cultura popular, por seu jeito hilário, inenarrável,  divertido, exemplo de quem viveu sua vida sem pedir muito dela e era feliz com o pouco ou o suficiente que alguém lhe desse, um ser humano sem sentimentos ruins, que nunca se contaminou com a ganância desse mundo , nem se lastimou de sua sorte, ficava feliz com o básico que lhe fosse ofertado, Raimundo fez parte de gerações que cresceram conhecendo sua trajetória, quem nunca viu um filho da terra que quando passa anos fora da cidade ao chegar lembra de perguntar por essas pessoas como ele? de crianças a idosos, ele deixou sim uma lição a ser lembrada, um nome que não iremos esquecer, Antônio Martins lhe acolheu e aqui findou seus últimos dias, sendo sepultamento pelo povo que era para ele a família que nunca teve, descanse em paz guerreiro, eu não anuncie a nota de sua morte, mas se assim a fizesse não iria colocar o nome que para muitos era motivo de deboche e o fazia perder a paciência, eu particularmente nunca o desrespeitei, pois sempre Raimundo foi da minha casa, cresci vendo meus pais , meus tios (as), meus vizinhos o tratando da melhor forma. No dia que tirei essa foto com ele muita gente ficou debochando nos comentários, mas o mesmo me autorizou  e eu falei que havia colocado Raimundo Matarazzo, a troca do sobrenome não lhe incomodava, ele era manso, carismático, é mais uma figura histórica ( com todo respeito) que entra para o álbum das recordações de nossa terra, um dia , em rodas de conversas ou ao lembrar de um passado distante, vamos lembrar para uma criança de hoje, adulto de amanhã, quem foi Raimundo Massaroca ( um andarilho, um mito popular, um filho da terra que nunca precisou de registro e nem que as autoridades políticas lhe rendessem o título de cidadão AntônioMartinense, assim como os saudosos (as): Bizunga, Melá, Murisoca, Raimundo Buéga, Pedro Inácio, Arimatéia, Laura de Zé Bola, Maria , Joana da velha  e tantos outros que por aqui passaram , o que tenho a dizer é que nossa cidade fica cada vez mais triste , toda vez que pessoas assim fazem a sua última viagem, fiz o registro dessa foto mas a intenção não era publicar com uma mensagem de pesar, porém a vida nos surpreende e cada vez mais temos a certeza que somos todos passageiros prestes a partir. 
Raimundo nos ensinou que qualquer ser humano é capaz de entrar para a história, sem mesmo preciso ter estudo o suficiente, ainda nos mostrou que é possível ser feliz com tão pouco, como também a vida é passageira e ao fechar os olhos dividiremos a mesma morada.

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau 
www.sigafabiojunior.blogspot.com.br










Acidente com vítima fatal em Pau dos Ferros
Um acidente com vítima fatal foi registrado, nas primeiras horas desta segunda-feira, 06, nas proximidades da Motoeste em Pau dos Ferros.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o caso. O Blog do JP segue acompanhando o caso e trará mais informações assim que possível.









IFRN abre mais de 3 mil vagas para cursos técnicos
Campus Central do IFRN, em Natal (Foto: Alberto Leandro/Arquivo Tribuna do Norte)
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte divulgou o Edital Proen/IFRN n° 29/2018 que trata do Exame de Seleção 2019. O Exame dará acesso a 3.148 vagas para 82 cursos técnicos integrados ao ensino médio, distribuídos em 20 campi do RN. Voltado para estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o ensino fundamental, 50% das vagas são reservadas a estudantes de escolas públicas. As vagas são para os turnos matutino e vespertino.
Inscrições e pagamentos
As inscrições para o Exame de Seleção começam no dia 10 de agosto e vão até o dia 03 de setembro, devendo feitas no Portal do Candidato. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, deve ser efetuado até o dia 4/9. A solicitação de isenção da taxa de inscrição pode ser realizada entre os dias 10 e 20 de agosto, com resultado final previsto para ser divulgado no dia 29. Os alunos participantes do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), conforme orientações constantes no Edital 29/2018, estão isentos dessa taxa.
Prova e resultados
As provas do Exame de Seleção serão aplicadas no dia 14 de outubro de 2018. No dia da prova, os participantes devem comparecer ao local definido portando documento oficial com foto, cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica transparente preta. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 04 de dezembro de 2018. Os candidatos aprovados devem realizar as pré-matrículas entre 07 e 09 de janeiro de 2019, no campus selecionado para ingresso.
Cronograma
  • A quem interessa: Alunos concluintes do 9º ano e/ou que já concluíram o ensino fundamental;
  • Data das inscrições: 10/8 a 3/9/2018;
  • Data da prova: 14/10/2018;
  • Horário da prova: 13h às 17h (horário oficial local);
  • Local: Definido no cartão de inscrição do aluno;
  • Resultado final: 4/12/2018;
  • Pré-matrícula: 7 a 9/1/2019.
Links










Alto número de eleitores sem candidato eleva chance de reviravoltas, dizem institutos de pesquisa
Os diretores dos institutos de pesquisa são unânimes em dizer que esta eleição é completamente atípica e pode ensejar os prognósticos mais extravagantes. Parte deste cenário diz respeito aos votos nulos e brancos. Segundo Mauro Paulino, diretor do Datafolha, o elevado índice de eleitores sem candidato é propício para reviravoltas. Some-se este quadro à situação do líder absoluto (que está preso, mas que não parou de crescer) e aos segundo e terceiro lugares, respetivamente, com poucos segundos de tempo de TV.
“Segundo diretores de institutos de pesquisa, as chances de uma reviravolta no cenário político são grandes, a exemplo do que ocorreu em eleições recentes. Fatores como candidaturas não confirmadas e o desconhecimento da população sobre as propostas dos políticos ajudam a explicar os votos brancos e nulos, as abstenções e os eleitores indecisos, cuja soma supera os 30%. “O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar resultados ou adivinhar quem vai se eleger, mas sim mostrar o cenário naquele momento e organizar a história da eleição”, afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino. Ele acredita que o quadro atual registrado pela instituição será diferente do resultado do primeiro turno, em outubro.
Mudanças de preferência dos eleitores são comuns. Em maio, a senadora Kátia Abreu (PDT) chegou a liderar pesquisas de intenção de voto quando a campanha das eleições para mandato-tampão no Tocantins estava no início. Tendência mais próxima ao verificado nas urnas foi registrada apenas no fim de junho, quando os institutos de pesquisa apontaram Kátia na quarta colocação, posição que de fato alcançou, com 15,6% dos votos. Em Tocantins, um terço dos eleitores se absteve e 26% votaram branco ou nulo no segundo turno. A ausência nas urnas disparou alerta para as eleições de outubro, mas pode ser explicada também pela votação fora de época e prazo mais curto de campanha.” *Folhapress






Saiba quem são os candidatos a presidente
Com a convenção do PPL, que lançou, neste domingo (5), João Goulart Filho como candidato à Presidência da República, 13 candidatos foram escolhidos pelas legendas para concorrer ao cargo de presidente da República. Segundo a legislação eleitoral, as chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações têm de ser oficializadas até esta segunda-feira (6).
O PCdoB desistiu da candidatura própria à Presidência da República, com a deputada estadual do Rio Grande do Sul,Manuela D’Ávila, para se coligar ao PT nas eleições deste ano.
Na última quarta-feira (1º), a deputada chegou a ser confirmada pelo partido como candidata à Presidência da República. No final da convenção, entretanto, ela já havia adiantado que abriria mão de disputar o carto caso houvesse unidade de outros partidos da esquerda que pretendessem concorrer ao pleito.
Veja quem são os candidatos a presidente:
Álvaro Dias (Podemos)
O senador Álvaro Dias foi escolhido pelos convencionais do Podemos para ser candidato à Presidência da República. A candidatura do parlamentar pelo Paraná foi oficializada em Curitiba, durante convenção nacional do partido. Na primeira fala como candidato, Álvaro Dias anunciou que, se eleito, vai convidar o juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça, e repetiu a promessa de “refundar a República”.
Ele vai compor a chapa com o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, cujo partido, o PSC, havia decidido lançar candidatura própria à Presidência, mas desistiu em favor de uma aliança com o Podemos. Além do PSC, fazem parte da coligação até agora os partidos PTC e PRP.
Cabo Daciolo (Patriota)
A convenção nacional do Patriota oficializou a candidatura do deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo. O evento ocorreu no município de Barrinha, no interior de São Paulo. O candidato foi escolhido por unanimidade. A candidata a vice é Suelene Balduino Nascimento, do mesmo partido. Ela é pedagoga com 23 anos de experiência e atua na rede pública de ensino do Distrito Federal.


Daciolo defende mais investimentos em educação e segurança por considerar áreas essenciais para o crescimento do país. Em discurso durante a convenção, Daciolo se posicionou contrário à legalização do aborto e à ideologia de gênero.
Ciro Gomes (PDT)
O PDT confirmou no dia 20 de julho a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido.
Esta é a terceira vez que Ciro Gomes será candidato à Presidência da República: em 1998 e 2002, ele concorreu pelo PPS. Natural de Pindamonhangaba (SP), construiu sua carreira política no Ceará, onde foi prefeito de Fortaleza, eleito em 1988, e governador do estado, eleito em 1990. Renunciou ao cargo de governador, em 1994, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco (1992-1994), por indicação do PSDB, seu partido na época. Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo do ex-presidente Lula. Tem 60 anos e quatro filhos.
Geraldo Alckmin (PSDB)
Em convenção nacional realizada na capital federal, o PSDB confirmou, nesse sábado (4), a candidatura do presidente do partido e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da República nas eleições de outubro. Dos 290 votantes, 288 aprovaram a candidatura de Alckmin. Houve um voto contra e uma abstenção. A senadora Ana Amélia (PP-RS) é a vice na chapa.
No primeiro discurso como candidato, Alckmin disse que quer ser presidente para unir o país e recuperar a “dignidade roubada” dos brasileiros. Ele defendeu a reforma política, a diminuição do tamanho do Estado e a simplificação tributária para destravar a economia.
Guilherme Boulos (PSOL)
O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores SemTeto (MTST), Guilherme Boulos, foi lançado no dia 21 de julho como candidato à Presidência da República pelo PSOL, na convenção nacional em São Paulo. Também foi homologado o nome de Sônia Guajajara, representante do povo indígena, para vice-presidente.
Boulos destacou que irá defender temas que pertencem aos princípios do partido, como o direito ao aborto e à desmilitarização da polícia.
Henrique Meirelles (MDB)
O MDB confirmou, no dia 2 de agosto, o nome de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda, como candidato à Presidência da República. O partido informou que Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, será o vice na chapa.
Henrique Meirelles destacou como prioridades investimentos em infraestrutura, para diminuir as distâncias no país, além de saúde e segurança pública. O presidenciável também prometeu reforçar o Bolsa Família. Para gerar empregos, Meirelles disse que pretende resgatar a política econômica, atrair investimentos e fazer as reformas para que o país cresça 4% ao ano.
Jair Bolsonaro (PSL)
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), 63 anos, foi confirmado, no dia 22 de julho, como o candidato à Presidência da República nas eleições deste ano pelo PSL. O vice é o general Hamilton Mourão, do PRTB.
Na convenção, Bolsonaro adiantou que, se eleito, quer excluir o ministério das Cidades e fundir pastas como Fazenda e Planejamento, assim como Agricultura e Meio Ambiente. O candidato prometeu ainda privatizar estatais.
João Amoêdo (Partido Novo)
João Dionisio Amoêdo foi oficializado candidato à Presidência da República pelo Partido Novo durante convenção na capital paulista, no dia 4 de agosto. O cientista político Christian Lohbauer foi escolhido como candidato à vice-presidente. Entre as principais propostas de Amoêdo estão equilibrar as contas públicas, acabar com privilégios de determinadas categorias profissionais, melhorar a educação básica e atuar fortemente na segurança. O presidenciável também é favorável à revisão do Estatuto do Desarmamento.
João Amoêdo disse que quer levar renovação à política e mudar o Brasil. O presidenciável defendeu a privatização de empresas estatais.
João Goulart Filho (PPL)
O PPL lançou, no dia 5 de agosto, João Goulart Filho como candidato à Presidência da República. Ele é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964, interrompido pela ditadura militar. É a primeira vez que João Goulart Filho concorre ao cargo.
O candidato a vice é Léo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília. Algumas propostas do candidato são a redução drástica dos juros da dívida pública para dar condições ao Estado de investir no desenvolvimento social, o resgate da soberania, o controle das remessas de lucros das empresas estrangeiras e a revisão do conceito de segurança nacional.
José Maria Eymael (DC)
O partido Democracia Cristã (DC) confirmou, no dia 28 de julho, durante convenção na capital paulista, a candidatura de José Maria Eymael à Presidência da República, nas eleições de outubro, e do pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa como vice-presidente.
Na área econômica, as diretrizes gerais de governo do DC incluem política macroeconômica orientada para diminuição do custo do crédito ao setor produtivo, apoio e incentivo ao turismo e a valorização do agronegócio com ações de governo específicas, que ainda não foram divulgadas, e apoio aos pequenos e médios produtores rurais.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A convenção nacional do PT escolheu, por aclamação, no dia 4 de agosto, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para ser o candidato à Presidência da República. O encontro também homologou o apoio do PCO e do PROS à candidatura do PT.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba, desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá. O ator Sérgio Mamberti leu, na convenção, uma carta escrita por Lula, onde ele afirmou que “querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas”.

Marina Silva (Rede)
A primeira convenção nacional da Rede Sustentabilidade confirmou, por aclamação, no dia 4 de agosto, o nome Marina Silva como candidata da sigla à Presidência da República. O candidato à vice na chapa, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), também foi apresentado oficialmente no encontro.
A presidenciável prometeu uma campanha limpa, sem notícias falsas e sem destruir biografias. Se comprometeu com as reformas da Previdência, tributária e política, que acabe com a reeleição e incentive candidaturas independentes. Se eleita, Marina também disse que pretende fazer uma revisão dos “pontos draconianos” da reforma trabalhista que, segundo ela, seriam feitas a partir de um diálogo com o Congresso.
Vera Lúcia (PSTU)
Em convenção nacional, o PSTU oficializou, no dia 20 de julho, a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República e de Hertz Dias como vice na chapa. A escolha foi feita por aclamação pelos filiados ao partido presentes na quadra do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na zona leste da capital paulista.
De acordo com Vera Lúcia, o plano de governo prevê reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e um plano de obras públicas para atender as necessidades da classe trabalhadora.
O PSTU decidiu que não fará nenhuma coligação para a disputa presidencial, nem alianças nas eleições estaduais.  *Agência Brasil









Candidatos ao Governo do RN nas eleições de 2018: veja quem são
Veja os nomes definidos em convenção de candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2018, em ordem alfabética:
Brenno Queiroga foi escolhido pelo partido Solidariedade para disputar o governo do RN (Foto: Michelle Rincon/Inter TV Cabugi)
O Solidariedade definiu o nome de Brenno Queiroga como candidato ao governo do Rio Grande do Norte em convenção partidária realizada no dia 20 de julho, em Natal. O candidato a vice-governador é o delegado Sérgio Leocádio, do PSC.
Brenno tem 37 anos e é engenheiro civil. Foi prefeito da cidade de Olho D’Água do Borges entre 2013 e 2016. Como plataforma de governo, ele defende a retomada do desenvolvimento do RN.
Professor Carlos Alberto é o candidato do PSOL ao governo do RN (Foto: Reprodução Inter TV Cabugi)
O PSOL definiu o nome de Carlos Alberto como candidato ao governo do Rio Grande do Norte em convenção partidária realizada no dia 28 de julho, em Natal. A candidata a vice-governadora é a servidora pública Cida Dantas, do PSOL.
Carlos Alberto nasceu em São Paulo, tem 50 anos, é mestre em Administração de Recursos Humanos e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. No RN disputou duas eleições pelo PT: em 2012 foi candidato a vice-prefeito e em 2014 disputou uma vaga de deputado federal. Essa é a primeira vez que ele se candidata ao governo. Ele escolheu a área de educação como prioridade e plano principal de governo.
Carlos Eduardo foi escolhido pelo PDT para disputar o governo do RN (Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi)
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou, durante convenção realizada no dia 4 de agosto, a candidatura de Carlos Eduardo para o governo do Rio Grande do Norte. Kadu Ciarlini, que é membro do PP, será o vice na chapa.
Carlos Eduardo Alves se elegeu deputado estadual pelo PMDB em 1986, e ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa por quatro legislaturas. Em 2000, Carlos Eduardo foi eleito vice-prefeito de Natal na chapa encabeçada por Wilma de Faria e em 2002 assumiu a Prefeitura de Natal com a renúncia da titular para disputar e vencer o Governo do Estado. Em 2004, foi reeleito prefeito. Em 2012, foi eleito prefeito novamente. E em 2016, reeleito com 63,42% dos votos válidos. Ele deixou a prefeitura de Natal em abril deste ano para concorrer ao governo do RN. Carlos Eduardo definiu o equilíbrio fiscal como uma das prioridades de governo.
Dário Barbosa foi escolhido pelo PSTU para disputar o governo do RN (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou, durante convenção realizada no dia 3 de agosto, a candidatura de Dário Barbosa para o cargo de governador do Rio Grande do Norte. Dário Barbosa terá como vice na chapa a professora Socorro Ribeiro, também do PSTU.
Dário tem 65 anos e é professor das redes estadual e municipal de ensino. Iniciou sua militância política no movimento popular, nos anos de 1980, e depois no movimento sindical. Dário Barbosa já foi candidato pelo PSTU a prefeito de Natal e a governador do Estado. É um militante histórico no Rio Grande do Norte, sobretudo por manter firmes seus princípios e sua defesa do socialismo.
Fátima Bezerra foi escolhida pelo PT para disputar o governo do RN (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, durante convenção realizada neste sábado (4), a candidatura de Fátima Bezerra para o governo do Rio Grande do Norte nas Eleições 2018. O candidato a vice-governador na chapa é Antenor Roberto (PCdoB).
Fátima é professora e pedagoga. Atualmente é senadora e foi deputada estadual Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Foi eleita três vezes deputada federal, em 2002, 2006 e 2010. Em 2014 foi eleita senadora.
Freitas Júnior foi escolhido pelo partido Rede Sustentabilidade para disputar o governo do RN (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)
O Partido Rede Sustentabilidade oficializou, durante convenção realizada no dia 3 de agosto, a candidatura de Freitas Júnior para o cargo de governador do Rio Grande do Norte. Ele terá como candidato a vice-governador Flávio Rebouças, também do Rede.
Freitas Júnior nasceu em Alexandria, no interior do RN, e é servidor público estadual. Ele foi candidato a prefeito de Natal em 2016.
Heró Bezerra foi escolhido pelo PRTB para disputar o governo do RN (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) oficializou, durante convenção realizada no dia 4 de agosto, a candidatura do bispo Heró Bezerra da Silva para o cargo de governador do Rio Grande do Norte.
O bispo Heró Bezerra já foi candidato a prefeito em Mossoró, a vereador e também a deputado, porém nunca ocupou cargo público. Neste ano, tenta pela primeira vez a chefia do Poder Executivo do Rio Grande do Norte.
Robinson Faria foi escolhido pelo PSD para, novamente, disputar o governo do RN (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou, durante convenção realizada no dia 5 de agosto, a candidatura de Robinson Faria à reeleição ao governo do Rio Grande do Norte. O candidato a vice é o empresário Tião Couto, do PR.
Robinson Faria é o atual governador do RN e concorre à reeleição. Filho de empresário, entrou para a política por iniciativa própria e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Nos dois últimos mandatos como deputado (2003-2006/2007-2010) foi presidente da Assembleia Legislativa. Em 2010, Robinson foi eleito vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM). Em 2014 foi eleito governador no segundo turno com 54,42% dos votos válidos. *G1 RN






Principais reservatórios do RN estão com 30% abaixo da capacidade
O Relatório da Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios do Estado divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) indica que as reservas hídricas superficiais totais estaduais, atualmente, possuem 29,02% da sua capacidade de acúmulo de água.
Maior reservatório do estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 664.805.333 metros cúbicos, percentualmente, 27,7% do seu volume total.
A barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, está com um aporte hídrico de 163.272.850 metros cúbicos, que representam 27,23% da sua capacidade total.
O açude Umari, em Upanema, com capacidade para 292,813 milhões de m³, está com 129.448.645 metros cúbicos, percentualmente, 44,21% do volume total do manancial.
Dos 47 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, 8 reservatórios permanecem em volume morto, percentualmente 17% do mananciais potiguares. Já os mananciais secos, atualmente, são três, percentualmente, 4,1% dos açudes potiguares. Portanto, em termos gerais, a situação continua estável, em comparação com o último relatório lançado em junho.
Entre os reservatórios que estão na classificação de alerta com volumes inferiores a 25% das suas capacidades, mas que estão acima do volume morto, os números dos aportes hídricos são os seguintes: Boqueirão de Angicos, que está com 1,976 milhão de metros cúbicos, percentualmente, 12,34% de sua capacidade; Itans, em Caicó, com 7,1 milhões m³, ou 8,69% do total que consegue acumular; e Passagem das Traíras, com 1,819 milhões de m³, ou 3,66% da capacidade do reservatório.
As reservas hídricas superficiais totais do estado atualmente são 1.280.384.340 m³, que percentualmente representam 29,02% do total de 4,404 bilhões de m³ de reservas superficiais estaduais.
Dos oito reservatórios que atingiram 100% da capacidade de acumulação de água, Riacho da Cruz II está com 93,07% de reservas; Apanha-Peixe está com 99%; Santo Antônio de Caraúbas está com 79,58%; Encanto está com 90,96%; Brejo está com 88,38%; Beldroega está com 85,84%; Pataxó está com 88,16% e Mendubim está com 88,09%.
Sobre os volumes das principais lagoas potiguares
A Lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, está com 100% do seu volume, que é de 11 milhões de m³. A Lagoa do Jiqui, que possui 440 mil metros cúbicos e abastece parte da zona sul de Natal, permanece cheia. A Lagoa do Bonfim, que fornece água para a adutora Monsenhor Expedito, está com 56,35% do seu aporte total. *De Fato








Campanha contra a pólio e sarampo deve vacinar 189 mil crianças no RN
Campanha de vacinação contra sarampo e a poliomelite tem como meta vacinar 189 mil crianças no RN (Foto: Fabrício Cunha)
Começa nesta segunda-feira (6) e vai até o final do mês a nova campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. No Rio Grande do Norte, o público-alvo é de aproximadamente 189 mil pessoas. Em todo o país, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas.
Todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem se vacinar, independente da situação vacinal. O dia D de mobilização nacional será no dia 18 de agosto, um sábado, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.
A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no país. *G1 RN








Funcionários dos Correios podem entrar em greve
Os trabalhadores dos Correios podem entrar em greve em todo o país a partir das 22h da próxima terça-feira (7), segundo federações ligadas à categoria.
O motivo é a falta de acordo entre os profissionais e a empresa para fechar a convenção coletiva deste ano.
Dentre as principais reivindicações dos funcionários da estatal estão reajuste salarial de 5%, mais R$ 300 de aumento. Eles também querem manter o plano de saúde como está e ainda incluir sete exames obrigatórios.
Segundo Douglas Melo, diretor de comunicação da Findect (federação dos trabalhadores e trabalhadoras) e do sindicato de São Paulo, até o momento, a empresa não apresentou nem ao menos a reposição da inflação para os salários.
De acordo com ele, a proposta dos Correios é dar um reajuste que corresponde a 60% do que foi pedido pelos funcionários, que tem como base o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
No ano passado, os profissionais também fizeram greve. Após a assinatura da convenção, houve mutirão para regularizar as entregas.
Em nota, os Correios disseram que “ainda estão em negociação com as representações sindicais”.
Com informações da Folhapress.






General Mourão será o candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro
O general reformado do Exército Antonio Hamilton Mourão confirmou a GaúchaZH que aceitou convite para ser candidato a vice-presidente da República na chapa de Jair Bolsonaro (PSL). O anúncio deve ser feito na tarde deste domingo (5).
O general, que é gaúcho de Porto Alegre, é filiado ao PRTB. Com isso, Bolsonaro, que é capitão militar do Exército, formará uma chapa que ele próprio define como puro-sangue (militar com militar).
Mourão foi comandante Militar do Sul, a maior concentração de militares do país, que chefia o Exército nos três Estados do Sul e responde por um quarto das tropas terrestres nacionais. Foi transferido do cargo para uma posição burocrática em Brasília até se reformar, no início deste ano, por conta de posições polêmicas.
Entre elas, críticas ao governo Dilma Rousseff, quando ela era presidente da República, e por ter tolerado uma homenagem póstuma ao coronel Brilhante Ustra – acusado de torturas durante a ditadura militar – logo após a morte desse oficial do Exército.
Apesar dessas posições no passado, Mourão não é considerado, entre seus pares, um extremista. Tanto que, dias atrás, criticou “a boçalidade de alguns apoiadores do Bolsonaro”, falando que a candidatura do capitão não pode repetir radicalismos que condena em outros partidos, como o PT.
Instigado a comentar sobre essa crítica e também questionado sobre a falta de partidos na aliança que apoia Bolsonaro (apenas dois formalizados, até agora), Mourão prefere deixar as falas para depois de confirmar sua candidatura. A GaúchaZH, ele fez um comentário sucinto:
— Quero deixar claro minha honra em participar desse projeto.
Mourão é o terceiro gaúcho a ser formalizado como candidato a vice-presidente nessas eleições. Os outros são Ana Amélia Lemos (do PP, na chapa de Geraldo Alckmin, do PSDB) e Germano Rigotto (do MDB, na chama do também emedebista Henrique Meirelles). *Gaúcha ZH









TEMPO DE TV: Vejam quanto cada coligação deverá ter de tempo na eleição de 2018 no RN
Resultado de imagem para propaganda eleitoral na tv
O BlogdoBG fez um calculo após a realização de todas as convenções partidárias realizadas nos últimos 10 dias e calculamos o tempo de televisão de cada coligação deverá ter aproximadamente aqui no RN.
A coligação que terá mais tempo disparado será do atual governador Robinson Faria, seguida da coligação do ex-prefeito Carlos Eduardo, em terceiro viria a coligação liderada pela senadora Fátima Bezerra, em quarto ficou a coligação do candidato Breno Queiroga, em quinto do Professor Carlos Alberto e em sexto de Freitas da Rede e Dário Barbosa do PSTU.
Os tempos estão divididos por tarde e noite Como serão dois períodos, só multiplicar por 2 por dia.
COLIGAÇÃO ROBINSON FARIA (PSD/PSDB /PR/PSB/PRB/PTB /PPS/PROS/AVANTE /PTC/PMB) – 3 MINUTOS E 25 SEGUNDOS aproximadamente com os principais partidos.
COLIGAÇÃO CARLOS EDUARDO (PDT/MDB /DEM/PP/PODEMOS) – 2 MINUTOS E 08 SEGUNDOS aproximadamente com os principais partidos 
COLIGAÇÃO FÁTIMA BEZERRA (PT/PCdoB/PHS) – 1 MINUTO E 17 SEGUNDOS aproximadamente com os principais partidos
COLIGAÇÃO BRENO QUEIROGA (SD/PSL/PV/PSC/PATRIOTA) – 1 MINUTO e 2 SEGUNDOS aproximadamente com os principais partidos 
PROFESSOR CARLOS ALBERTO (PSOL/PCB) – 12 SEGUNDOS aproximadamente
DARIO BARBOSA (PSTU) – 3 SEGUNDOS aproximadamente 
FREITAS JUNIOR (REDE) – 3 SEGUNDOS aproximadamente
* Cada bloco terá 25 minutos diário de propaganda eleitoral
**As inserções diárias na programação terá 70 minutos no total, a divisão das inserções é na mesma proporção. *Blog do BG














Bando violou caixas eletrônicos de banco em Almino Afonso
Criminosos invadiram a agência do Bradesco em Almino Afonso (Foto: PM/Divulgação)Na madrugada desta sexta-feira (03), aproximadamente às 2h45min, um bando formado por cerca de cinco elementos, utilizaram explosivos do tipo dinamite para violarem os caixas eletrônicos da agência do Banco do Bradesco na cidade de Almino Afonso/RN.
De acordo com informações os malévolos estavam em um veículo tipo Picape Strada de cor branca, e não teriam conseguido concluir a ação criminosa, fugindo sem levar nenhuma quantia em dinheiro.  Durante a fuga eles soltaram grampos em trechos da BR 226, como já é de praxe, para atrasar a chegada das viaturas policiais.
Várias guarnições policiais motorizadas da região ainda estão em diligências, mas até o momento não há informações se alguém foi preso ou identificado. *Nosso Paraná.





Após mais de 3 anos, Alexandria volta a ter abastecimento normalizado
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alexandria – SAAE, comunica que após 3 anos e 6 meses em colapso em seu abastecimento, Alexandria terá novamente água potável em suas torneiras a partir de segunda-feira, 06 de Agosto.
Com a retomada do reabastecimento de água, se faz necessário que toda a população esteja consciente do uso racional, e desse modo, evite o desperdício deste preciso líquido.
Pedimos aos usuários que providenciem boias em suas caixas de água, evitem lavar carros ou calçadas com uso de mangueiras e estejam atentos a vazamentos em suas residências ou nas ruas.
Lembra também aos usuários que constam com débito em sua conta de água, que procurem o escritório do SAAE e solicite a emissão do débito, de modo que o mesmo regularize o mais breve possível.
O pagamento desses débitos podem ser realizados na Casa Lotérica, Banco do Brasil e seus correspondentes.
Dúvidas ou solicitação de serviços, procurar o SAAE, das 07:00h às 11:00h / Das 13:00h às 17:00h, ou ligar 3381 – 22-72.
Não desperdiçar água é responsabilidade de todos nós!
Agradece o SAAE





Pós-2016: crise faz 13 hotéis fecharem as portas no Rio
Resultado de imagem para rio de janeiro
Após terem investido em empreendimentos durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, cerca de 13 hotéis fecharam as portas devido à crise econômica e falta de clientes. Outros três também fecharam e alegaram reformas.
De acordo com o jornal O Globo, 16 hotéis pararam de funcionar nos últimos dois anos no Rio. Juntos, os locais tinham 2.828 quartos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ).
Embora o Rio de Janeiro tenha conquistado destaque com as Olimpíadas, a verdade é que há uma queda na atividade turística. Em 2016, os turistas tinham à disposição 58.983 leitos, um aumento de 64,3% em relação aos 35.899 existentes em 2012, segundo dados do Cadastur, do Ministério do Turismo. No entanto, atualmente há mais quartos do que turistas interessados em ocupá-los, refere a publicação. *NOTÍCIAS AO MINUTO



Metade dos professores brasileiros não recomendaria a um jovem se tornar educador
Resultado de imagem para professores
No Brasil, metade dos professores não recomendaria a um jovem se tornar educador, por considerar a profissão desvalorizada, revela a pesquisa Profissão Docente, iniciativa da organização Todos Pela Educação e do Itaú Social.
De acordo com o levantamento feito pelo Ibope Inteligência em parceria com a rede Conhecimento Social, a maioria (78%) dos professores disse que escolheu a carreira principalmente por aspectos ligados à afinidade com a profissão. Entretanto, 33% dizem estar totalmente insatisfeitos com a atividade docente e apenas 21% estão totalmente satisfeitos.
Durante a pesquisa, foram entrevistados 2.160 profissionais da educação básica em redes públicas municipais e estaduais e da rede privada de todo o país, sobre temas como formação, trabalho e valorização da carreira. A amostra respeitou a proporção de docentes em cada rede, etapa de ensino e região do país, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/Inep).
Para o diretor de políticas educacionais da organização Todos pela Educação Olavo Nogueira Filho, os dados são preocupantes. Ele reforçou a necessidade de repensar a valorização da carreira dos professores brasileiros. “Há bastante tempo conhecemos o desafio da desvalorização docente, da falta de prestígio em relação à carreira, mas acho que os novos dados chegam para reforçar e, mais uma vez, mostrar que temos um longo caminho a ser trilhado na educação, no que diz respeito à valorização da carreira”, afirmou.

FORMAÇÃO
Os docentes apontam como medidas mais importantes para a valorização da carreira, a formação continuada (69%) e a escuta dos docentes para a formulação de políticas educacionais (67%). Eles consideram urgente a restauração da autoridade e o respeito à figura do professor (64%) e o aumento salarial (62%).
Para o diretor Nogueira Filho, os números passam relevante mensagem no sentido de desmistificar o senso comum, que coloca a questão salarial como o principal problema para a carreira docente no país.
“O debate, de modo geral, tem colocado ênfase, de maneira quase isolada, na questão salarial. E, de fato, esse ponto surge no conjunto das principais medidas que as pessoas entendem como importantes para valorizar a carreira, mas não aparece na pesquisa como fator principal. Acho que isso traz uma questão importante sobre a discussão da valorização], que precisa ir além da questão do salário.”
A remuneração média dos professores no Brasil atualmente, segundo a pesquisa, é de R$ 4.451,56. A maioria dos docentes (71%) tem a profissão como principal renda da casa e 29% afirmam ter outra atividade como fonte de renda complementar.
Segundo a pesquisa, um em cada três professores tem contrato com carga horária de menos de 20 horas semanais, o que pode ter impacto na renda e no cumprimento de um terço da carga horária, prevista na Lei do Piso do Magistério para atividades extraclasse. Pelo menos 58% dos professores afirmam ter tempo remunerado fora da sala de aula. Contudo, somente cerca de 30% dos docentes dispõem de aproximadamente ou mais de um terço da carga horária para planejamento de aula.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Os professores ouvidos pela pesquisa consideram que é papel das secretarias de Educação oferecer oportunidades de formação continuada (76%), mas não concordam que programas educacionais, como um todo, estejam bem alinhados à realidade da escola (66%). Apontam a falta um “bom canal de comunicação” entre a gestão e os docentes (64%), e dizem que não há envolvimento dos professores nas decisões relacionadas às políticas públicas (72%). Também consideram aspectos ligados à carreira mal atendidos, como o apoio à questões de saúde e psicológicas (84%) e ao salário (73%).
FALTA DE CONFIANÇA
Para o diretor de políticas educacionais da organização Todos pela Educação Nogueira Filho, os dados mostram que a falta de confiança entre o professor e as secretarias estaduais e municipais de educação é outro desafio a ser enfrentado. “Uma parcela significativa dos professores diz não acreditar que a secretaria tem lançado mão de políticas que tenham aderência à sua escola e, mais do que isso, mostram descrença com relação ao próprio compromisso da secretaria para com a aprendizagem dos alunos”.
O governo federal anunciou, em fevereiro deste ano, o aporte de R$ 1 bilhão para a Política Nacional de Formação de Professores, com objetivo de financiar 190 mil vagas em três diferentes iniciativas para formação docente: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Residência Pedagógica e a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“São políticas que apontam no sentido correto e desejável, mas, considerando o tamanho do desafio, é razoável dizer que são insuficientes para, de fato, reverter o cenário que a pesquisa traz no que diz respeito à valorização da profissão, das estruturas da carreira e a qualidade da formação, tanto do ponto de vista inicial quanto continuado”, disse.
O diretor ressaltou a necessidade de mudança estrutural na formação inicial dos docentes. Na sua opinião, o governo federal pode ter papel importante na indução de melhorias a partir da criação de parâmetros de estruturação de carreira que possam ser seguidos pelas secretarias de educação.
Procurados pela reportagem, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) não se manifestaram até o momento de publicação da matéria.


Consumo de energia teve queda de 0,4% em junho
O consumo de energia elétrica demandada aos Sistema Interligado Nacional (SIN) totalizou em junho 37.791 gigawatts/hora (Gwh), volume 0,4% inferior ao do mesmo mês de 2017. Os dados constam da Resenha Mensal do Consumo de Energia Elétrica divulgada hoje (30) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que atribuiu a queda ao impacto negativo provocado pela greve dos caminhoneiros.
Com o resultado de junho, a demanda à rede fechou o primeiro semestre do ano com crescimento acumulado de 1,5%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a expansão foi de 1,4%.
A principal contribuição para a retração da demanda de energia em junho veio do desempenho negativo da classe industrial, cuja queda chegou a 3,2% comparativamente ao mesmo mês do ano passado, impactada pela greve dos caminhoneiros nas duas últimas semanas do mês anterior – esta foi a primeira taxa negativa desde maio do ano passado.
Em junho, o consumo da classe comercial cresceu 0,4%, enquanto o da classe residencial avançou 1,5% no mês.
As informações da EPE indicam, ainda, que a demanda junto ao mercado cativo das distribuidoras apresentou retração de 2,4% em junho e recuo de 2,7% no acumulado dos últimos 12 meses. Já o consumo livre aumentou 4,1% no mês e 12,1% em 12 meses
Em maio, o consumo de energia elétrica na rede havia sido de 39.143 Gwh, neste caso, um volume 2,9% superior ao do mesmo mês do ano passado. Puxaram este resultado as regiões Sudeste, com crescimento de 3,8% na demanda e Sul (+8,8%).





NOTA DE FALECIMENTO:
Pau dos Ferros perde mais um filho representativo na sua história!
Lamentamos profundamente a morte do 
Sr. Vicente Pessoa de Queiroz
(Conhecido por Vicente Mata), pai do amigos Celso Motos e Hipólito.
Sr. Vicente 
Veio a óbito nesta data do dia 05/08/2018, em Pau dos Ferros-RN, lembrando que o mesmo foi vereador nesta cidade , onde prestou relevantes serviços a população Pauferrense.

Nossos Pêsames aos familiares.

O corpo está sendo velado  em sua residência na  Rua 13 de maio e o  sepultamento será  nesta segunda feira às 17h no Cemitério São Manoel.

A família enlutada agradece a todos os que se fizerem presentes. 

Estendo votos de Pesar a todos os familiares.






Mais de 100 milhões de passageiros viajaram de avião nos últimos 12 meses
Marca histórica sugere retomada do setor turístico após período de crise. Desde março de 2016, acumulado do ano não atingia este patamar
Entre julho de 2017 e junho de 2018, o número de passageiros pagantes, embarcados em voos domésticos e internacionais regulares e não-regulares operados por companhias aéreas brasileiras, chegou a 100,87 milhões. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As companhias aéreas transportaram 91.947.666 passageiros em voos domésticos, e 8.924.824 viajantes nos voos internacionais, no período. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a última vez em que o acumulado de 12 meses havia superado a marca de 100 milhões de viajantes transportados foi em março de 2016.
Somente em junho de 2018, os 7.163.396 passageiros embarcados representaram uma variação positiva de 3,4% em relação ao mesmo mês do ano passado (6.922.225). No caso de rotas chegando ao ou saindo do Brasil, o número de passageiros foi o melhor dos últimos 16 anos, início da série histórica da Anac: 656.358, um crescimento de 9,9% em relação a igual período de 2017.
De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o dado confirma a capacidade do setor de ancorar a economia brasileira. “O turismo é uma grande força geradora de empregos e renda. Quando um turista viaja, ele está contribuindo com pelo menos 52 setores direta e indiretamente impactados pelo turismo no Brasil”, afirma. Os últimos resultados de receita cambial turística e a alta na entrada de estrangeiros no país reforçam a retomada do crescimento na atividade.
De acordo com a Anac, o número de passageiros no período considera todos os embarques realizados, ainda que pelo mesmo passageiro dentro de uma mesma viagem, antes de chegar ao destino final (conexões).



Filha de desembargador que tirou processo de Moro ganhou cargo no governo do tucano
O desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado acolheu pedido da defesa de Beto Richa e retirou das mãos de Sergio Moro o inquérito do ex-governador, devolvendo-o à Justiça Eleitoral.
Penteado ignorou posição do STJ, que havia determinado o oposto.
O desembargador também não viu problemas em julgar recurso do tucano, apesar de sua filha ter sido nomeada pelo próprio Richa, em novembro de 2017, para cargo comissionado na Governadoria. *O Antagonista





Só 2,6% dos potiguares apontam situação financeira do Estado como prioridade
A última pesquisa Certus contratada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) mostrou que a maioria da população potiguar considera que o próximo Governo do Estado deve priorizar a Saúde em sua gestão. A área foi apontada como prioridade para 31% dos entrevistados. Só 2,6% dos entrevistados se mostraram preocupados com os problemas das finanças do Estado
A segunda área mais citada pelos norte-rio-grandenses foi a Segurança, com 27,3% . A educação foi apontada como prioridade para 24,8% dos entrevistados. A geração de emprego e renda ainda aparece como uma questão prioritária para 11,3%. Outros 2,2% com a atração de novas indústrias.
Registrada na justiça eleitoral com os códigos RN-08199/2018 e BR-04763/2018, a pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar” realizou 1.410 entrevistas domiciliares entre os dias 21 a 25 de julho de 2018 em todo o estado. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos. *Portal noAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário