SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conferência do Plano Municipal de Educação foi realizada hoje na cidade de Antônio Martins -RN


Blog Siga OFERECE:



Pra quem gosta do melhor!




Previsão do tempo para ANTÔNIO MARTINS -RN atualizada às: 18:40

Quinta-Feira, 21/05 
Nascer do sol:05h34Pôr do sol:17h23
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 84%52%
Índice UV: Extremo













EDUCADORES formulam Plano Municipal

 de Educação para ser executado nos

 próximos 10 anos


   Por unanimidade, os professores da rede municipal de ensino de Antonio Martins aprovaram documento que norteará as ações na área de Educação nos próximos 10 anos. Foi durante a Conferência para elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), realizada nesta quarta-feira, 20 de maio, a partir das 8h, na Escola Infantil Aldeniza Nunes de Carvalho Oliveira e que contou com a participação de educadores, autoridades e representantes da sociedade civil.
O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação, Ana Maria Vieira, que destacou a importância do momento para o futuro do ensino em Antonio Martins.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosineide Mesquita, ressaltou o papel dos pais na aprendizagem dos filhos e a necessidade de um ensino de qualidade.
Após intervalo para o lanche, os trabalhos de formulação do Plano Municipal de Educação foram retomados, se estendendo até meio-dia, quando foi servido o almoço.
Em seguida, os educadores voltaram a se reunir, votando pela aprovação do documento, que seguirá para a Câmara de Vereadores e, depois, sancionado pelo prefeito Dr. Zé Júlio.
Segundo a coordenadora do PME, Ana Claudia Vieira, antes disso, porém, passará por uma revisão, com base nas discussões dos grupos de educadores que elaboraram o Plano.
“A previsão é que o documento esteja concluído até o final de maio, devendo ser encaminhado à assessoria jurídica do município, antes de chegar ao legislativo”, enfatizou.
Com metas e estratégias a serem executadas, o Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2025 foi aprovado por todos os educadores presentes à plenária.
Além das secretárias municipais Ana Maria e Rosineide Mesquita, a mesa de autoridades contou com a presença de Cabeludo e Chico de João Bosco (Vereadores), Joelma Mesquita (Saúde), Ivanaldo Monteiro (Escola Municipal), Alécia Lúcio (Ensino Rural), Matildes Vieira (Ensino Infantil), Anaceles Paiva (EJA) e Lila Lemos (representante das associações rurais). O cerimonial ficou por conta de Fábio Junior Venceslau.
O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que deve ser realizado com participação do governo e da sociedade civil.

Ascom























































































































































































ACONTECE NESTA SEMANA


Foto de Selo Unicef Antônio Martins.









CRAS de Antonio Martins interage com
 crianças da Escola Infantil sobre importância
 do dia 18 de Maio


   Dentro da programação alusiva a Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) esteve visitando nesta terça-feira, 19 de maio, a Escola Infantil Aldeniza Nunes de Carvalho Oliveira – EIANCO.
Na oportunidade, as assistentes sociais Aline Silva e Marina Paiva, juntamente com Fábio Júnior Venceslau e a diretora Matildes Vieira, passaram pelas turmas para um momento de intercâmbio com as crianças de 03 aos 05 anos de idade.
Com uma linguagem acessível à faixa etária, a equipe interagiu com os pequenos alunos através de dinâmicas de grupo sobre o significado do dia 18 de Maio.
“Conseguimos transmitir de forma clara e, ao mesmo tempo, simples, a importância de se comemorar a data”, enfatizou Aline Silva, coordenadora do CRAS.
A Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é promovida pela Prefeitura de Antonio Martins, através de ações conjuntas das secretarias municipais de Assistência Social; da Educação; e da Saúde, e conta com o engajamento da sociedade civil organizada.

ASCOM































































SEGUE A PROGRAMAÇÃO DO 18 DE MAIO

19 DE MAIO - TERÇA FEIRA - CÂMARA DE VEREADORES


15h30 – Foi realizado o  I Seminário Temático Sobre Atendimento á Crianças e Adolescentes do Município de Antônio Martins/RN.
Tema: Práticas e Desafios na Garantia do Atendimento

Foram Convidados: Secretarias Municipais, Educadores, Gestores, Vereadores, Delegado de Polícia, CMDCA, Sociedade Civil, Conselho Tutelar e Demais Agentes de Proteção.

CONFIRA FOTOS:


( AGUARDANDO GALERIA)


























































RECEITAS DE TOINHA DE RUGEL


Antônia Barbosa/ Colunista


APRENDA COMO FAZER UM DOCE DE OVOS





Doce de ovos

INGREDIENTES

  • 6 ovos passados na peneira
  • 4 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • Baunilha a gosto












MODO DE PREPARO

  1. Misture tudo e leve ao fogo baixo até engrossar
  2. Retire do fogo e coloque a baunilha
  3. Sirva como sobremesa ou como recheio de torta



OFERECIMENTO:












OFERECIMENTO:







RN Sustentável faz visita técnica às comunidades de Antônio Martins selecionadas com projetos de abastecimento

Resultado de imagem para rn sustentável

   Em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), a Prefeitura de Antonio Martins, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está acompanhando equipe do RN Sustentável em visita técnica às comunidades rurais do município que serão beneficiadas com projetos sociais de abastecimento d'água.
O presidente do CMDS e secretário municipal de Agricultura, Chico de Toinho de Davi, tem percorrido as localidades juntamente com o supervisor do programa, Oséas Rodrigues de Alcântara, e José Márcio da Silva, para avaliar os projetos classificados.
Quatro comunidades rurais de Antônio Martins foram selecionadas: Serrinha do Major, Sítio Sítio, Vila Pintada e Sítio Raposa/Boi Morto.
Os projetos são todos relacionados a abastecimento de água, o que inclui perfuração de poços e ampliação do sistema adutor.
O RN Sustentável é um programa multisetorial do Governo do Estado, desenvolvido em parceria com os municípios potiguares, que tem como meta contribuir com as mudanças no cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, através da implementação de um conjunto de ações articuladas.


Redação: Ascom









REFLEXÃO DO DIA 












LANÇAMENTO



Dia 06 de junho –
 Na cidade de Antônio Martins acontecerá

 o   Lançamento do livro "DUALIDADE DO ÍNTIMO" 

do poeta e professor Messias Torres.










FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!


Minha querida amiga a enfermeira Elizabeth Fonseca na foto com o seu love.




Tomaz Campos




A Enfermeira Nina Marinho da cidade de Felipe Guerra





Neta da Saúde





O locutor CHico cobra D`´água






A colunista e enfermeira Soraya Vieira





Página curtida · 6 h · 

#vaitudobem #importanteémar #fé
www.lojatudomaravilha.com.br
Homenagem ao Assessor Samuel Paixão mais querido desejamos Feliz aniversario que Deus abençoe e continue assim nos agraciando com sua bondade... Equipe Loja tudo Maravilha











A Tia Carolina da primeira Versão da Novela CHIQUITITAS nos anos 90, esta Grávida.

 Flávia Monteiro mantém 54kg com alimentação orgânica

Aos 8 meses de gravidez, atriz segue à risca dicas de alimentação da nutricionista Bela Gil. Ela espera sua primeira filha, que se chamará Sophia.


Flávia Monteiro (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Flávia Monteiro aos oito meses de gravidez de Sophia (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)



















A vida usou o teatro para avisar a Flávia Monteiro que estava na hora de ela ser mãe. O sinal foi há dois anos, quando recebeu o convite para atuar ao lado da atriz Rebeca Reis no espetáculo “Mãe de dois". A peça, baseada no livro da autora Maria Dolores, narra as duas gestações da escritora em fases diferentes, quando ela tinha 18 e 32 anos. No palco, Rebeca viveu a fase jovem de Dolores e Flávia a mais velha. Ao retomarem a turnê depois de um ano muito bem sucedido em São Paulo, as duas atrizes se descobriram... grávidas!
“Eu estava fazendo segredo porque ainda estava com dois meses de gravidez e já tinha sofrido dois abortos espontâneos. Mas quando a Rebeca me contou que estava esperando um filho, tive que contar! Ficamos muito felizes!”, lembra Flávia.
EGO NAS REDES SOCIAIS

A atriz, hoje com 42 anos e casada há seis com o empresário Avner Saragossy, adiou a gravidez o quanto pode em função dos trabalhos que ia acumulando ao longo dos anos. No entanto, quando começou a atuar na peça, o relógio biológico sinalizou que era a hora de dar um tempo para encomendar um herdeiro (a). “Como já estava com 41 anos, não quis perder tempo e resolvi fazer uma inseminação. E para minha sorte, engravidei na primeira!”
Aos oito meses de gestação, à espera de Sophia, Flávia mantém uma alimentação regradíssima. Em seu prato só entra comida orgânica. E para evitar a diabetes gestacional – já que no início da gravidez sua taxa de açúcar no sangue estava um pouco alterada -, Flávia mata a saudade do açúcar com as receitinhas saudáveis de Bela Gil em seu programa, o “Bela Cozinha", no GNT. “Reverencio a Bela! A comida que ela ensina é ótima e como sem culpa. Amo a sua gelatina de melancia com banana”, conta Flávia.
Flávia Monteiro (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Flávia Monteiro (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)
Farináceos fora do cardápio
Por causa da azia, que teve quando entrou no sétimo mês, Flávia foi orientada por seu médico a cortar todos os tipos de farinha e derivados do leite da sua alimentação. O pão foi substituído pela tapioca e o queijo branco pelo tofu. “Quando acordo, tomo um suco verde com couve, aipo, gengibre, maçã e hortelã. Depois como um mamão papaia com chia e goji berry. Meu almoço tem arroz integral, muitos legumes, saladas, frango orgânico e uma leguminosa. Mas, detalhe: o feijão tem que ficar de molho no mínimo oito horas na água para eliminar suas toxinas naturais. O ideal é cozinhá-lo na panela aberta, pois a de pressão concentra essas toxinas, que são responsáveis por causar gases.”
A alimentação equilibrada ajuda a mantê-la em forma. Quando engravidou Flávia, que mede 1,60m, estava pesando 45kg. Atualmente ganhou dez quilos. Mas uma certa preguicinha de grávida se apoderou dela e se antes gostava de correr e malhar, hoje a futura mamãe se dá ao direito de relaxar. “Evitei atividade física nos três primeiros meses e acabei não voltando mais”, explica ela, que não dispensa a drenagem linfática nem a massoterapia semanalmente. “Normalmente faço a drenagem três vezes por semana. Quando diminuno as vezes na semana, fico logo inchada nos pés, é incrível. Já a massoterapia é meio espiritual. Ela alinha os meus chacras e o mais legal é que quando chego em seu consultório Sophia está toda agitada na minha barriga e ao longo da massagem, ela vai acalmando, relaxa.”
A chegada de Sophia está prevista para a primeira semana de julho e se depender da atriz seu parto será normal. “Adorei ficar grávida e logo agora que começo a senti-la dentro de mim já está chegando a hora dela nascer... Que pena!”.

Carla Diaz beija a barriguinha de Flávia Monteiro: 'Oito meses!'

Atriz exibiu registro em sua conta no Instagram nesta quarta-feira, 13.


  Carla Diaz está animada com a gravidez de Flávia Monteiro. A loira compartilhou foto em sua conta no Instagram nesta quarta-feira, 13, em que aparece beijando a barriga de Flávia. "Reencontro. E para minha surpresa a Flávia Monteiro já está com oito meses! Que venha minha irmãzinha Sophia com muita saúde trazendo alegrias", brincou Carla, que foi "filha" de Flávia na novela "Chiquititas".
Nos comentários, seguidores e fãs relembraram a trama e aproveitaram para comentar: "Minha infância traduz vocês", "Adorei rever vocês juntas".
Carla Diaz e Flavia Monteiro (Foto: Instagram / Reprodução)
Carla Diaz e Flavia Monteiro (Foto: Instagram / Reprodução)

VAMOS RECORDAR ASSISTINDO O VÍDEO:



OFERECIMENTO: 







Daniela Mercury e Malu Verçosa se beijam na Câmara dos Deputados

As duas iniciaram com pé direito o 12º Seminário LGBT

Daniela Mercury e Malu Verçosa se beijam na Câmara dos Deputados - Divulgação/Fabio Borges/ASCOM
Publicidade

  Daniela Mercury e sua esposa, Malu Verçosa, iniciaram com pé direito o 12º Seminário LGBT, na manhã desta quarta-feira (20). As duas protagonizaram um super beijo para já quebrarem qualquer tipo de preconceito existente ali dentro da Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos, em Brasília, onde aconteceu o evento que visa discutir a empatia.
O Deputado Jean Willys, também esteve no seminário e participou da abertura do evento com um discurso engajado.
“Nosso compromisso é confrontar o ódio com o sentimento da empatia. Esse é o objetivo desse seminário. Nós queremos construir as pontes e dizer a essas pessoas que não queremos alimentar o ódio, mas apenas fazer parte da comunidade de direitos nas nossas diferenças.
Queremos responder a tudo isso com alegria, com afeto, com empatia. Por isso escolhemos a Daniela Mercury para ser a convidada especial deste seminário. Sua trajetória é a afirmação da empatia pelo meio da arte.Como diz ela própria em uma das suas canções: 'alegria agora, agora e depois de amanhã'. Só com alegria e empatia nós poderemos responder a cultura de ódio que hoje está encarnada no presidente desta Casa", escreveu ele em sua conta do Facebook, ao reproduzir a imagem.
As duas assumiram o relacionamento através das redes sociais em abril de 2013 e desde então defendem os direito de igualdades e levanta a bandeira com muito orgulho.
Daniela Mercury e Malu Verçosa se beijam na Câmara dos Deputados











OFERECIMENTO:

















Fábio Junior planeja seu sétimo casamento

Cantor revelou que se sentia desconfortável no júri do Superstar

Fábio Junior planeja seu sétimo casamento - Divulgação

  Com novo CD na praça – o primeiro de inéditas desde 2004 - Fábio Jr. faz uma mea-culpa na faixa Amém, Amor, conforme contou em entrevista ao jornal Extra. O disco, dá um panorama da vida pessoal do cantor através de suas dez faixas autorais, nas quais  ele canta o modo como se relaciona a dois, com o mundo, com a família e com ele mesmo.
“Essa música é só pra contar a minha história. Mas sem drama. É para comemorar, desde as cagadas que eu fiz até chegar aoponto de conquistar a grande vitória: ser feliz do meu jeito. A vida é feita de acertos e erros. Todo mundo faz burrada, e eu vou continuar fazendo, mesmo sessentinha. Mas o legal do tombo é você levantar. Eu não me arrependo das minhas cagadas, elas me trouxeram até aqui — garantiu, citando alguns de seus numerosos relacionamentos com mulheres como exemplos de seus maiores erros.
O CD demonstra que a atual fase amorosa do cantor é mais do que acertada. E a responsável atende pelo nome de Maria Fernanda Pascucci. Namorada de Fábio há três anos, a gerente bancária tem 35 de idade e era presidente de um fã-clube seu até conquistá-lo de vez.
“Essas canções têm endereço certo mesmo, Fernanda é minha inspiração. Estou com a impressão de que, enfim, achei a mulher da minha vida. Vai ver a gente está mais casado do que imagina... Só não moramos juntos, porque ela trabalha em Botucatu (cidade do interior de São Paulo). Mas o papo com Fê é muito bom! Ela é incrível, muito inteligente, bem-humorada, linda... (suspiros). Acho que estou me envolvendo de novo”, ressaltou o cantor, insinuando estar rumo ao sétimo matrimônio.
Aos 61 anos, o cantor acha divertido ainda ser tão assediado pelo público feminino.
“Fico me sentindo o máximo! Quem não gosta de uma mimada assim? Eu não me cuido! Deveria, mas sou meio relaxado. Não tenho saco de ir à academia, não uso cremes. Queria mesmo era fazer uma plástica, mas meus filhos não deixam... Eu daria uma geral dos pés à cabeça. Talvez até no cérebro! Só no coração que não, não precisa mais”.
Das recentes experiências, ele revelou ter sentido incômodo ao participar como jurado do Superstar, da Globo.
"Parecia aquela coisa das arenas da Roma antiga: se botar o dedo para cima, o cara vive; se botar para baixo, o cara morre. Me incomodava muito ter que julgar as pessoas. Não era para eu continuar, eu não estava muito confortável ali”.



OFERECIMENTO:









PUBLICIDADE SOCIAL






ANIVERSARIANTES FAMOSOS


20 de Maio é Festa para a atriz Lucelia Santos

" A ETERNA ESCRAVA ISAURA"








PARABÉNS PARA O PADRE MARCELO ROSSI









DATAS COMEMORATIVAS:




21 de maio Dia da Língua Nacional

21 de maio é o dia dedicado a homenagear a língua nacional. Língua nacional é aquela que se fala numa nação. Na nossa nação, o Brasil, como você sabe, essa é a língua portuguesa. Então, pode lhe parecer o caso de se perguntar, antes de mais nada: uma coisa tão banal quanto a língua que falamos, que utilizamos a todo instante, até em nossos pensamentos, merece mesmo uma homenagem?
Para responder essa pergunta, é preciso ter em mente que uma língua não é, de jeito nenhum, algo tão banal quanto parece ser. A língua é um sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases, as quais os indivíduos de uma comunidade lingüística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.
Nesse sentido, a língua é abstrata como todos os conceitos. Ela só se torna concreta quando é usada por alguém no processo de comunicação. Isso ocorre toda vez que alguém fala ou escreve, de modo que o exemplo mais concreto que se pode oferecer agora é precisamente o texto que você está lendo. Ele foi escrito por alguém e para alguém com a finalidade de comunicar alguma coisa.
Comunidade lingüística
Note que, nesses termos, isso poderia ter sido escrito em qualquer língua, se estivesse sendo escrito em qualquer outro país que não usa a língua portuguesa como meio de comunicação e expressão. E assim se revela a importância da expressão "comunidade lingüística" empregada na definição de língua. Toda língua é o meio de comunicação e expressão de um grupo de pessoas em particular, de uma comunidade específica, de um povo, de uma nação.
Isso deixa claro que há uma relação profunda entre uma língua e o povo que a fala. A língua é o meio de expressar a maneira pela qual esse povo - e nenhum outro - compreende o mundo, assim como é o meio através do qual esse mesmo povo se coloca no mundo. Portanto, a língua traduz a identidade de um povo, seu modo de ser e de estar.
O povo brasileiro se expressa por meio da língua portuguesa, aquela que os colonizadores portugueses trouxeram para nosso território, difundindo-a e fazendo-a tornar-se a forma de comunicação e expressão predominante por aqui. No entanto, a língua do povo brasileiro não é idêntica à do povo português.
Língua e história
O português falado e escrito no Brasil recebeu a influência e a contribuição de diversas outras línguas, especialmente das diversas variações do tupi falado pela maioria das nações indígenas que aqui vivia antes da chegada do colonizador, bem como do idioma ioruba dos povos africanos jejes e nagôs que para cá foram trazidos como escravos. Trata-se de um longo processo que se estendeu ao longo de quase quatro séculos.
No entanto, não foram só as influências africanas e indígenas que ajudaram a moldar o português do Brasil. No século 19, nossa língua também foi influenciada pelo francês, que era falado pelas elites intelectuais do país. Já no início do século 20, vieram as contribuições dos imigrantes, em especial dos italianos, que se estabeleceram nas regiões Sudeste e Sul. Em matéria de línguas estrangeiras, é a influência do inglês que se faz sentir mais notadamente entre o fim do século passado e o atual.
A língua, portanto, é um fenômeno dinâmico, que está sempre evoluindo e se modificando. Desde as origens do português (e de todas as línguas) tem sido assim. A língua portuguesa originou-se do latim, o idioma que o Império Romano difundiu por todo o continente europeu por volta do século 3 a.C. E convém lembrar que esse latim já havia sido bastante influenciado pelo grego, uma vez que a civilização helênica tornou-se um modelo para Roma.
Línguas neolatinas
De qualquer modo, à medida que se afastou do seu centro de difusão, Roma, e se espalhou pelo continente, o latim foi sofrendo modificações e influências de línguas locais e regionais e passando por transformações. As mudanças não decorriam somente de fatores geográficos, mas ainda históricos: a passagem do tempo também contribui para que uma língua se altere. E a alteração pode ser tanta, que ela acaba se tornando outra.
Com o latim essas transformações ocorreram devem ter ocorrido e se acelerado entre o fim do Império romano do Ocidente (século 4 d.C.) e a Idade Média. Deram origem às línguas neolatinas, grupo que abrange principalmente o espanhol,o francês, o italiano, o português e o romeno, mas também o galego, o catalão e o provençal.
O português desenvolveu-se na península Ibérica. Diferenciou-se do que viria a ser o espanhol no século 9, quando o Condado Portucalense se desmembrou dos reinos de Leão e Castela, num processo que originou, respectivamente, Portugal e a Espanha. A língua portuguesa dessa época - o português arcaico - ainda diferia bastante da que falamos hoje.
Gramática e Acordo Ortográfico
Somente por volta do século 16 o português ganhou sua forma "atual", encontrando sua maior expressão escrita em "Os Lusíadas", poema épico de Luís de Camões, que se transformou na principal referência para o estabelecimento de uma gramática da língua portuguesa. Por gramática, pode-se entender o conjunto de normas que determinam o uso de uma língua de modo a uniformizá-la, a torná-la comum e compreensível para todos os que a têm como língua materna.
Essa idéia de uniformização da língua portuguesa ganha um especial destaque no ano de 2008, quando se concluiu o Acordo Ortográfico que pretende padronizar e unificar o modo de se escrever as palavras do português nos países em que hoje ele é falado.
No presente, além de Portugal e do Brasil, o português é a língua nacional de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste. Trata-se da quinta língua mais falada no mundo contemporâneo. Ela é um patrimônio comum a mais de 200 milhões de falantes no mundo inteiro.
A idéia que está por trás do Acordo Ortográfico é a de que qualquer falante da língua, independentemente do país de que provém, possa se entender com os outros falantes do português em qualquer país onde ele é a língua nacional.

Fonte:Educação.uol






21 de Maio Dia Mundial da Diversidade Cultural.
  No dia 21 de maio, é comemorado em mais de 100 países o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001, mesmo ano em que foi feita a Declaração Universal da Unesco sobre a Diversidade Cultural. Em 2005, a Assembléia Geral da Organização adotou a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. A convenção foi promulgada no Brasil em 2007 e, até agora, 109 países já ratificaram o documento.
Para comemorar a data a Unesco criou em 2008, o Festival Internacional da Diversidade. O evento, que começou no dia 17 e vai até o dia 27 de maio, está sendo realizado na sede da Unesco, em Paris, com atrações musicais e artísticas que têm como característica a diversidade cultural. O Festival, que acontece simultaneamente em vários países membros, busca dar voz e visibilidade à riqueza da diversidade cultural em todo o mundo.
No Brasil, o Ministério da Cultura criou no dia 7 de abril de 2004, por meio do Decreto n.º 5.036, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) com o objetivo de promover e proteger a diversidade das expressões culturais. Em 2007 foi lançado, no âmbito da SID, o Programa Identidade e Diversidade Cultural - Brasil Plural, para garantir o acesso dos grupos e redes de agentes culturais, responsáveis pela diversidade das expressões culturais brasileiras, aos recursos públicos para o desenvolvimento de suas ações.
Para o secretário da Identidade e Diversidade Cultural/MinC, Américo Córdula, o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural estão ligados à busca da solidariedade entre os povos, à consciência da unidade do gênero humano e ao desenvolvimento dos intercâmbios. "A luta pela promoção da diversidade e dos intercâmbios culturais é a nossa forma de mostrar que outro mundo é possível", afirma Córdula.
Segundo ele, orientada pelo princípio da dimensão cidadã da cultura, a SID desenvolve suas políticas em parceria com a sociedade civil, articulando lideranças e entidades representativas, por meio da constituição de grupos de trabalho, colegiados, fóruns, oficinas temáticas, seminários e congressos. "A atuação da Secretaria consiste na promoção de diálogos com segmentos da comunidade cultural que têm pouco acesso aos mecanismos de incentivo", esclarece o secretário.
Fonte:cultura.gov




















POR: FÁBIO JÚNIOR VENCESLAU   

ANTÔNIO MARTINS -RN




Nenhum comentário:

Postar um comentário