SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

sábado, 23 de maio de 2015

Professores federais decidem por greve nacional a partir do dia 28 de maio de 2015

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN

Fábio Júnior Venceslau - Blog Antônio Martins RN

Fábio Venceslau de Souza Júnior
Redator do Blog









OFERECIMENTO: 



Belíssima roupas 😊



ANA PATRÍCIA






PREVISÃO DO TEMPO PARA ANTÔNIO MARTINS/RN
Previsão do tempo atualizada às: 12:40

Sábado, 23/05
Nascer do sol:05h34Pôr do sol:17h23
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 83%42%
Índice UV: Extremo
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
























OFERECIMENTO: BANDA MOLEKE´S DO FORRÓ







Professores federais decidem por greve nacional a partir do dia 28 de maio

 
  Os professores das Instituições Federais de Ensino irão deflagrar greve a partir de quinta-feira (28). A decisão foi tomada neste sábado (16), durante reunião do Setor das Ifes do ANDES-SN, em Brasília (DF), com base nas deliberações das assembleias gerais realizadas por todo o país nas seções sindicais do Sindicato Nacional.

A deflagração da greve nacional dos docentes das IFE foi aprovada pela ampla maioria das 43 seções sindicais do ANDES-SN nas IFE presentes na reunião, da qual participaram 61 professores, representantes das seções sindicais.

“Chamamos os professores em todo o país a participarem das assembleias que serão realizadas para tratar da deflagração da greve. A hora é agora, as universidades e demais instituições federais de ensino estão à míngua, sem condições de funcionamento, enquanto o governo anuncia que vai promover mais cortes”, conclamou o presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, lembrando que as assembleias devem ocorrer entre os dias 20 e 25 de maio.

“Além disso, no que diz respeito ao salário e à carreira, temos que obter conquistas ainda este semestre, sem o que não ganharemos nada em 2016, 17 e 18, pois a proposta de lei orçamentária do próximo ano está sendo definida agora”, acrescentou.

A greve foi o último recurso encontrado pelos docentes para pressionar o governo federal a ampliar os investimentos públicos para a educação pública, e dar respostas ao total descaso do Executivo frente à profunda precarização das condições de trabalho e ensino nas Instituições Públicas Federais, muitas das quais já estão impossibilitadas de funcionar por falta de técnicos, docentes e estrutura adequada.

Outro ponto que influenciou a deliberação foi a recusa por parte do Ministério da Educação (MEC) em dar retorno à pauta apresentada pela categoria. Em abril de 2014, o governo interrompeu as negociações com ANDES-SN em um momento que parecia haver avanço, após concordância com algumas bases conceituais para reestruturação da carreira docente. Este ano, ocorreu apenas uma reunião com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mas não houve nenhuma resposta à pauta de reivindicações dos docentes.


Reivindicações
A partir dos cinco eixos aprovados no 34º Congresso do ANDES-SN: defesa do caráter público da universidade; condições de trabalho; garantia da autonomia; reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados, reivindicar que o processo negocial seja retomado a partir do acordo assinado com a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), em abril de 2014, sobre os pontos conceituais da carreira, estabelecendo relação com a pauta emergencial, que cobra a reversão dos cortes no orçamento e ampliação de investimento nas IFE. Os docentes também lutam contra a contratação via Organizações Sociais e a terceirização no serviço público.

Vale lembrar que estas são reivindicações históricas da categoria docente na luta em defesa da qualidade da Educação Pública Federal e que a carreira dos professores federais sofreu profunda desestruturação após a alteração imposta pelo governo federal em 2012, com a lei 12.772.
O que acontece agora?A deliberação do Setor das Ifes será levada para as assembleias locais, que acontecem no período de 20 a 25 de maio, nas diversas seções sindicais do ANDES-SN das instituições federais de ensino, para confirmação da greve na base.

Uma vez referendada pelos professores de cada instituição, haverá notificação às reitorias e as atividades serão suspensas por tempo indeterminado. Deverão ser instaladas assembleias locais permanentes e constituídos os comandos locais de greve (CLG). As eventuais atividades consideradas essenciais serão assim entendidas e negociadas entre as instituições e os CLG, considerando suas especificidades.

Na quinta, 28 de maio, será instalado o Comando Nacional de Greve na sede do Sindicato Nacional, em Brasília.






OFERECIMENTO:







FESTA QUE É FESTA ! TEM QUE TER SHEILY BUFFET.




SHEILY PAIVA






O  ENFERMEIRO ANTÔNIOMARTINENSE OZANIEL ALVES DE MESQUITA É DESTAQUE EM MERECIDAS HOMENAGENS PELO SEU GLORIOSO TRABALHO REALIZADO NA SAÚDE DA CIDADE DE MOSSORÓ E DO  ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.






Ozaniel Alves de Mesquita e sua esposa Aparecida.





Nosso conterrâneo, enfermeiro Ozaniel Alves foi homenageado pela faculdade de Medicina, tendo destaque louvável e reconhecimento merecido pelos seus relevantes serviços prestado na área da saúde dentro dos requisitos que atendem a demanda da população de uma das maiores cidades do estado do Rio grande do Norte ( Mossoró), a premiação nomeou pelo bom atendimento que o mesmo presta aos Mossoroenses.


Ozaniel Alves de Mesquita é enfermeiro e esta atualmente graduando curso superior , buscando se aperfeiçoar ainda mais em sua carreira, natural da cidade de Antônio Martins -RN,onde por muitos anos atuou com dedicação e profissionalismo, integrando a equipe do Hospital e Maternidade Justino Ferreira de Souza, saiu deixando apenas boas amizades e muitas saudades e abraçou novas e maiores oportunidades na terra de Santa Luzia, que hoje lhe rende grandes homenagens e destaca com ênfase o seu amor pela profissão que escolheu.





Aqui registro os meus parabéns e desejo que essa seja  uma das muitas e muitas ocasiões  onde o seu nome seja mencionado de forma brilhante e respeitável. 


Atualmente o enfermeiro Ozaniel Alves faz parte da equipe do SAMU ( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 

Um serviço de grande utilidade, que merece valorização e aplausos todos os dias!


http://samu192.com.br


Meu amigo Enfermeiro Ozaniel, que todos os dias as maiores homenagens continuem sendo aquelas que surgem do olhar das pessoas por quem o destino as coloca diante  dos seus cuidados, assim como desde um simples obrigado a um abraço sincero.

PARABÉNS!!!!!!!  Muita saúde pra você!



VEJA FOTOS: 
















Com Iraides Souza



Homenagem na FACS da escola de enfermagem Christus








Hoje eu e minha colega Iraides Souza fomos homenageados pela escola de enfermagem Crhistus de Mossoró, como profissionais destaque no atendimento em saúde de Mossoró muito obrigado pela homenagem.




PEDIDOS DE ORAÇÕES !

Pela Saúde das Professoras Adriana Silva e Girlânia Pereira.


Eu peço oração para a querida e dócil Professora Adriana. A mesma está enfrentando problemas de saúde e no momento estará isenta em participar dos eventos desta escola, ficando apenas ministrando as aulas.
A mesma ministra aula de Matemática a 3 anos, aqui em nossa Escola de Reforço da Tia Carminha nas turmas 6º, 7º e 8º anos.
Precisamos muito da sua tolerância, paciência, dedicação, disponibilidade, ética.... e de muita saúde pra permanecer conosco. Um grandioso abarço e que Deus restaure sua saúde.
Além dela,também precisamos orar pela a saúde da Professora Girlania Pereira, também desta escola com as disciplinas de Português, nestas mesmas turmas.



PARTICIPE!




















Polícia prende suspeito de matar psicóloga a facadas na Grande Natal

Crime aconteceu na manhã desta sexta (22) em São Gonçalo do Amarante.
Suspeito foi preso em Barcelona, no interior do RN.

De Hoje no Blog Siga Fábio Júnior
Natália Tâmara Felipe Macêdo, de 24 anos, foi morta em São Gonçalo do Amarante (Foto: Arquivo pessoal)Natália Tâmara Felipe Macêdo, de 24 anos, foi
morta em São Gonçalo do Amarante
(Foto: Arquivo pessoal)





A Polícia Civil prendeu na manhã deste sábado (23) no município de Barcelona, a 90 quilômetros da capital potiguar, o suspeito de matar a facadas a psicóloga Natália Tâmara Felipe Macêdo, de 24 anos. O crime aconteceu em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na manhã desta sexta (22).
De acordo com a Polícia Civil, agentes estavam em diligências pelo interior do estado desde a noite de sexta em busca do suspeito que é vizinho da vítima. Também na noite desta sexta vizinhos da vítima incendiaram a moto do prinicpal suspeito do crime.
O suspeito foi levado para a delegacia de São Paulo do Potengi onde será ouvido pela polícia.
O crime
Natália Tâmara Felipe Macêdo morava com a mãe na rua Iraci Pereira Machado, que fica ao lado do teatro municipal, no Centro de São Gonçalo do Amarante. Da residência da moça até a residência do suspeito, são quatro casas de distância. Depois de assassinada, o corpo da moça foi levado e deixado em uma estrada de terra que dá acesso ao distrito de Serrinha, na zona rural do município, por trás do Aeroporto Internacional Aluízio Alves.
“Fica a uns dois quilômetros de distância da casa do suspeito”, disse o delegado Raimundo Rolim, responsável pela investigação.
O delegado acredita que Natália tenha sofrido abuso sexual, mas ainda não é possível determinar a motivação do crime. Na casa do suspeito foram encontrados sinais de luta e havia sangue na cama dele.
“A mãe de Natália trabalhava como babá, cuidando da filha do suspeito. Até pelo fato de a mãe dela cuidar da criança, ele conseguiu atrair a moça até a casa dele. Ela foi morta com cutiladas de faca no pescoço. A arma usada no crime não foi encontrada”, acrescentou Rolim.








FESTA DE SANTO ANTONIO 2015

CANTORIA POPULAR - DIA 03/06/2015

PRAÇA DO SÍTIO BOÁGUA - ÀS 20:00 HORAS
TODOS ESTÃO CONVIDADOS!










RECEITAS DE TOINHA DE RUGEL

ANOTEM



Antônia Barbosa/Colunista


Hoje eu vou ensinar a vocês como fazer um Bolo de Jirmum de lambér os dedos.

( Toinha de Rugel) 





Bolo de abóbora com cobertura de chocolate










Esta receita ainda não tem uma foto. Compartilhe a sua!Envie suas fotos 

INGREDIENTES

    Massa:
    • 4 ovos (claras em neve)
    • xícaras de chá de açúcar
    • 1 e ½ xícaras de chá de óleo
    • 1 e ½ xícaras de leite
    • 3 xícaras de chá de abobora cozida e espremida ou amassada com um garfo
    • 5 xícaras de farinha de trigo
    • Essência de baunilha
    • 1 colher bem cheia de fermento em pó
    Cobertura:
    • 1 xícara de chocolate em pó meio amargo
    • caixa de leite condensado
    • A mesma medida de leite
    • colher de sopa de maisena
    • 1 colher de sopa de maragarina
    • 1 xícara de açúcar

    MODO DE PREPARO

      Massa:
      1. Bata as claras em neve com o cremor tártaro na batedeira e reserve
      2. Bata a gemas com o açúcar e a essência de baunilha, acrescente o óleo bata mais um pouco, depois coloque a abobora
      3. Acrescente a farinha de trigo e o leite e bata até que termine
      4. Coloque o fermento em pó e mexa com o garfo da batedeira, depois bata pouquinho com a velocidade mínima
      5. Incorpore as claras em neve misturando delicadamente com uma colher grande
      6. Unte uma forma retangular grande ou 3 formas médias redondas para pudim e distribua a massa nas mesmas
      7. Asse em forno pré-aquecido com a temperatura média até ao enfiar um palito o mesmo saia limpo
      Cobertura:
      1. Dissolva a maisena no leite
      2. Misture com os outros ingredientes e leve ao fogo até engrossar
      3. Cubra o bolo com essa mistura ainda morna e polvilhe com coco ralado
      Ads by shopperzAd Options
      RECOMENDAMOS PARA VOCÊ























      OFERECIMENTO:



                       &








      GRÁVIDAS E FELIZES! 

      Registro aqui a felicidades da minha grande amiga Dayane Gomes pelo dadiva de ser mãe.



      Pedi a felicidade e Deus mim fez Mãe.
      Ai você acha q ja viveu de tudo na vida . Ai ganha um presente de Deus que revira sua rotina, que te trasforma, que te faz renascer!
      Por mas dificil que as vezes seja , eu nunca vou mim arrepender de ser Mãe.
      Felicidade sem fimmmm.
      Esse é o momento mas feliz da minha vida vou ser MAMÃE. Amigas brigada pelo apoio Aline Siilva Angelica Figueiredo prima Maike Leticia Vieira Rosa Paiva minha cunhada q amo Cleuba Souza Sara Daiane e minha sograMarialuiza Mendes Juliana Genuino
       — se sentindo muito feliz comAnderson Mendes.



      Quem também celebra a alegria de ser mãe pela primeira vez é  a amiga Danielly Mesquita filha de Herculana de Anjinha.



      Não ando sozinha 💜





      OFERECIMENTO:










      Inscrições do Enem começam às 10h do dia 25 de maio

      Inscrições ficarão abertas até as 23h59 do dia 5 de junho.
      Nesse ano, o Enem será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.

      Antônio Martins RN 
      O Ministério da Educação publicou, na edição desta segunda-feira (18) do "Diário Oficial da União", o edital com as regras da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas em 24 e 25 de outubro, e as inscrições serão abertas às 10h da próxima segunda-feira, dia 25 de maio.
      As datas das provas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na quinta (14), em Brasília. Nesta edição, o Enem sofreu diversas modificações, principalmente em relação ao valor da taxa de inscrição, e a medidas de segurança que alteraram o horário das provas.
      Veja abaixo os destaques:

      DATA DAS INSCRIÇÕES
      As inscrições ocorrem entre as 10h de 25 de maio e as 23h59 de 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será "confirmada" após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.

      TAXA DE INSCRIÇÃO
      Sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

      ISENTOS DE TAXA
      Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.
      Segundo o edital, a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser realizada no sistema de inscrição por meio da declaração de carência socioeconômica e durante o período de inscrição.
      Os demais candidatos, mesmo que tenham feito ou estejam fazendo o ensino médio integralmente na rede pública, precisarão pagar a taxa. Segundo o ministro, cerca de 30% das provas impressas acabam sem uso por causa das abstenções. Para tentar diminuir as faltas, o MEC afirmou que estudantes liberados do pagamento que não forem aos dois dias de provas vão perder o direito o benefício na próxima edição.
      DURAÇÃO DAS PROVAS
      No primeiro dia, ciências humanas e ciências da natureza terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação terão 5 horas e meia de duração.
      HORÁRIOS DAS PROVAS
      Portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Mas, dessa vez, as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portões, ou seja, às 13h30, no horário de Brasília.
      SABATISTAS
      Os sabatistas no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos demais estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.
      ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E ESPECÍFICO
      Além das necessidades especiais e atendimentos específicos já contemplados nas edições anteriores (como estudantes cegos ou com baixa visão, surdos, com deficiência física, gestantes e lactantes), o Enem também terá atendimento especializado para quem tem visão monocular e discalculia.

      CANDIDATOS E CANDIDATAS TRANS
      Pela segunda vez consecutiva, o MEC aceitará que os estudantes travestis e transexuais usem o nome social durante a prova. Para isso, o estudante precisa enviar a cópia do documento de identidade e preencher um formulário específico, incluindo uma foto recente, no sistema de inscrição. O prazo para o envio desses dados acontece entre 15 e 26 de junho.
      CARTÃO DE INSCRIÇÃO
      Deixará de ser impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Agora, terá que ser baixado ou consultado diretamente no site do Enem, opção que já existia no passado. O documento serve para orientação e não precisa ser apresentado no exame.
      MEDIDAS DE SEGURANÇA
      Não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login.
      O detector de metal será novamente aplicado nos locais de prova. Nos dias de realização do Exame, segundo o edital, "o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais".

      TOTAL DE PARTICIPANTES
      Estimativa de mais de 9 milhões de inscritos. No ano passado foram 8,7 milhões, dos quais 6,2 milhões de fato compareceram. O MEC estima que neste ano 850 mil pessoas trabalhem na aplicação da prova, envolvendo quem atua nos locais de prova e quem distribui as provas: Exército, Marinha, Aeronáutica e os funcionários dos Correios.
      Nossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia. Mas, se for possível, vamos fazer economia."
      Janine Ribeiro,
      ministro da Educação
      Mudanças e economia
      O MEC busca economia de até 20% no custo do Enem 2015. O valor alcançado pode ser de ao menos R$ 90 milhões com o aumento da taxa de inscrições, medidas contra faltas e mudança no envio do cartão de inscrição.
      "Nossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia. Mas, se for possível, vamos fazer economia", disse Ribeiro. A estimativa é que o custo médio da aplicação da prova por estudante seja de R$ 52.

      O ministro justificou o reajuste da taxa após 10 anos. "Tudo subiu na sociedade e esse valor está o mesmo desde muito tempo", disse Ribeiro. Ele afirmou que o reajuste considerou a variação inflacionária no período.
      Haverá economia também com o envio dos cartões. De acordo com o ministro, serão poupados R$ 20 milhões apenas com o envio virtual da confirmação, segundo Ribeiro. O presidente do Inep, Francisco Soares, esclareceu que o cartão de inscrição terá que ser baixado pelo estudante no site do Enem. O documento serve para consulta e não precisa ser apresentado no local do exame.
      Punição para faltas no Enem
      Outra medida que trará redução de custos será o corte da isenção para alunos que forem liberados da taxa e faltarem ao exame deste ano. Quem faltar em 2015 terá obrigatoriamente que pagar a inscrição em 2016.

      "Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos que a sociedade está pagando, e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir. E no escopo educacional, a ética é fundamental. Educação é também ter responsabilidade com os próprios atos", disse Janine Ribeiro.
      Sessenta e cinco por cento dos faltosos do Enem de 2014 eram alunos isentos, segundo o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa.
      A estimativa é que quase R$ 60 milhões serão poupados com o pagamento de inscrições por alunos que antes estavam insentos.
      Justificativa das faltas
      Sobre os estudantes isentos que não compareceram à prova, Luiz Cláudio afirmou que o MEC ainda vai definir as regras para justificar a ausência.
      "Não posso dar resposta agora. No exemplo do atraso no transporte coletivo, como provar isso? A pessoa pode ser penalizada, mas precisamos ter certeza disso para não virar a justificativa padrão, como aquelas pessoas que ficam doentes e não têm atestado."





      OFERECIMENTO:












      Aluno que ainda não faz o 3º ano não poderá usar Enem como vestibular

      Edital do Enem 2015 incluiu nova regra sobre o acesso ao ensino superior.
      Alunos menores de 18 anos recorrem à Justiça para garantir vaga.

      Do nosso Blog
      Candidatos da 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) menores de idade, e que ainda não fizeram nem fazem o terceiro ano do ensino médio, estão proibidos de usar a nota do Enem para acessar o ensino superior sem passar pelo terceiro ano regular. Uma nova regra no edital divulgado nesta segunda-feira (18) explica que "o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o ensino médio após 2015 não poderá utilizar os seus resultados individuais no Enem" em dois casos previstos no edital para maiores de idade: usar o Enem para pegar a certificação de conclusão do ensino médio e usar o Enem como mecanismo de acesso à educação superior em processos de seleção.
      O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também incluiu, no edital, a possibilidade de "convidar" os participantes menores de 18 anos e que ainda não chegaram ao último ano do ensino médio "para aplicação do Enem Digital", ideia já defendida no início do ano pelo ex-ministro da Educação, Cid Gomes, e que o atual ministro, Renato Janine Ribeiro, já afirmou que continua em fase de estudos.
      A regra cita dois artigos da Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), publicada em 1996. O primeiro artigo (38º) diz que os exames supletivos "no nível de conclusão do ensino médio" é destinado "para os maiores de 18 anos".
      O segundo (44º) afirma que a educação superior em cursos de graduação são abertos a candidatos "que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo".
      Segundo o edital, então, um estudante menor de 18 anos, que não vá concluir o terceiro ano do ensino médio em 2015 não poderá se matricular em um curso de graduação, mesmo que seja aprovado, por causa de sua nota do Enem, em um vestibular ou processo seletivo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
      Justiça é alternativa
      Atualmente, estudantes já têm dificuldades para se matricular em situações como essas. Nesse caso, muitas vezes a decisão vai parar na Justiça. Foi o caso do estudante José Victor Menezes Teles, de Itabaiana (SE). Ele fez o Enem 2014 aos 14 anos, quando ainda estava no primeiro ano do ensino médio, e conseguiu uma nota suficiente para conquistar uma vaga no curso de medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo Sisu.
      Como pelo Enem o candidato só pode receber a certificação do ensino médio se tiver mais de 18 anos e estiver fora do ensino médio regular, sem tê-lo concluído, há pelo menos dois anos, José Victor não pode usar a mesma nota para conseguir o diploma. Porém, as secretarias estaduais de Educação também têm autoridade para conceder o diploma do ensino médio por meio de exames supletivos.
      Então, a família do adolescente entrou na Justiça, e o juiz autorizou o garoto a fazer a prova. Com o diploma nas mãos, ele conseguiu fazer a matrícula na UFS e hoje é o calouro mais novo da turma.
      José Victor posa com aprovados em medicina na Universidade Federal de Sergipe (Foto: Reprodução/TV Sergipe)José Victor posa com aprovados em medicina na UFS (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
      Mudanças no Enem
      Nesta edição, o Enem sofreu diversas modificações, principalmente em relação ao valor da taxa de inscrição, e a medidas de segurança que alteraram o horário das provas.
      Veja abaixo os destaques:

      DATA DAS INSCRIÇÕES
      As inscrições ocorrem entre as 10h de 25 de maio e as 23h59 de 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será "confirmada" após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.

      TAXA DE INSCRIÇÃO
      Sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

      ISENTOS DE TAXA
      Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.
      Segundo o edital, a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser realizada no sistema de inscrição por meio da declaração de carência socioeconômica e durante o período de inscrição.
      Os demais candidatos, mesmo que tenham feito ou estejam fazendo o ensino médio integralmente na rede pública, precisarão pagar a taxa. Segundo o ministro, cerca de 30% das provas impressas acabam sem uso por causa das abstenções. Para tentar diminuir as faltas, o MEC afirmou que estudantes liberados do pagamento que não forem aos dois dias de provas vão perder o direito o benefício na próxima edição.
      DURAÇÃO DAS PROVAS
      No primeiro dia, ciências humanas e ciências da natureza terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação terão 5 horas e meia de duração.
      HORÁRIOS DAS PROVAS
      Portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Mas, dessa vez, as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portões, ou seja, às 13h30, no horário de Brasília.
      SABATISTAS
      Os sabatistas no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos demais estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.
      ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E ESPECÍFICO
      Além das necessidades especiais e atendimentos específicos já contemplados nas edições anteriores (como estudantes cegos ou com baixa visão, surdos, com deficiência física, gestantes e lactantes), o Enem também terá atendimento especializado para quem tem visão monocular e discalculia.

      CANDIDATOS E CANDIDATAS TRANS
      Pela segunda vez consecutiva, o MEC aceitará que os estudantes travestis e transexuais usem o nome social durante a prova. Para isso, o estudante precisa enviar a cópia do documento de identidade e preencher um formulário específico, incluindo uma foto recente, no sistema de inscrição. O prazo para o envio desses dados acontece entre 15 e 26 de junho.
      CARTÃO DE INSCRIÇÃO
      Deixará de ser impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Agora, terá que ser baixado ou consultado diretamente no site do Enem, opção que já existia no passado. O documento serve para orientação e não precisa ser apresentado no exame.
      MEDIDAS DE SEGURANÇA
      Não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login.
      O detector de metal será novamente aplicado nos locais de prova. Nos dias de realização do Exame, segundo o edital, "o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais".

      TOTAL DE PARTICIPANTES
      Estimativa de mais de 9 milhões de inscritos. No ano passado foram 8,7 milhões, dos quais 6,2 milhões de fato compareceram. O MEC estima que neste ano 850 mil pessoas trabalhem na aplicação da prova, envolvendo quem atua nos locais de prova e quem distribui as provas: Exército, Marinha, Aeronáutica e os funcionários dos Correios.
      Nossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia. Mas, se for possível, vamos fazer economia."
      Janine Ribeiro,
      ministro da Educação
      Mudanças e economia
      O MEC busca economia de até 20% no custo do Enem 2015. O valor alcançado pode ser de ao menos R$ 90 milhões com o aumento da taxa de inscrições, medidas contra faltas e mudança no envio do cartão de inscrição.
      "Nossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia. Mas, se for possível, vamos fazer economia", disse Ribeiro. A estimativa é que o custo médio da aplicação da prova por estudante seja de R$ 52.

      O ministro justificou o reajuste da taxa após 10 anos. "Tudo subiu na sociedade e esse valor está o mesmo desde muito tempo", disse Ribeiro. Ele afirmou que o reajuste considerou a variação inflacionária no período.
      Haverá economia também com o envio dos cartões. De acordo com o ministro, serão poupados R$ 20 milhões apenas com o envio virtual da confirmação, segundo Ribeiro. O presidente do Inep, Francisco Soares, esclareceu que o cartão de inscrição terá que ser baixado pelo estudante no site do Enem. O documento serve para consulta e não precisa ser apresentado no local do exame.
      Punição para faltas no Enem
      Outra medida que trará redução de custos será o corte da isenção para alunos que forem liberados da taxa e faltarem ao exame deste ano. Quem faltar em 2015 terá obrigatoriamente que pagar a inscrição em 2016.

      "Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos que a sociedade está pagando, e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir. E no escopo educacional, a ética é fundamental. Educação é também ter responsabilidade com os próprios atos", disse Janine Ribeiro.
      Sessenta e cinco por cento dos faltosos do Enem de 2014 eram alunos isentos, segundo o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa.
      A estimativa é que quase R$ 60 milhões serão poupados com o pagamento de inscrições por alunos que antes estavam insentos.
      Justificativa das faltas
      Sobre os estudantes isentos que não compareceram à prova, Luiz Cláudio afirmou que o MEC ainda vai definir as regras para justificar a ausência.
      "Não posso dar resposta agora. No exemplo do atraso no transporte coletivo, como provar isso? A pessoa pode ser penalizada, mas precisamos ter certeza disso para não virar a justificativa padrão, como aquelas pessoas que ficam doentes e não têm atestado."

      veja também
      PUBLICIDADE








      LANÇAMENTO



      Dia 06 de junho –
       Na cidade de Antônio Martins acontecerá

       o   Lançamento do livro "DUALIDADE DO ÍNTIMO" 

      do poeta e professor Messias Torres













      REFLEXÃO DO DIA:










      O Poeta Antôniomartinense Raulino Silva do sitio Viramundo participa da gravação do DVD em comemoração aos 50 Anos do Poeta Ivanildo Vila Nova.

      50 Anos de contribuição total a nossa Cultura Popular.

      Viva!!!!!!



      Gravação do DVD em comemoração aos 50 anos de Ivanildo Vila Nova







      GRANDE ESTRÉIA NA TV RECORD









      ANIVERSARIANTES DO DIA:




      Felicidades ao empresario Ilenildo Jácome, do supermercado IlenSan , ele que  completando mais um ano de vida neste dia 23 de Maio de 2015, recebe homenagens da sua filha Ilena Jácome.



      Parabéns, Painho!!!
      Que Deus continue te abençoando... Que vc possa dormir tranquilo, em paz e acordar com um coração agradecido e alegre, como sempre. Muita saúde, força e fé!
      Obrigada por ser esse pai protetor e amigo, que me coloca sempre em primeiro lugar.
      Parabéns por tudo que o senhor é. Te amo tanto, papisinho do meu coração fofoletxi. Ilenildo Jácome 😍😍😍 👏👏👏👏👏🎉🎊🎉🎊🎁🎁🎁🎁🎈🎈🎈🎈🎈💝
      🎂🎂🎂👨👶💙💓 💋💋














      DATAS COMEMORATIVAS















      FOTOS DO CRISMA 2015
      IMAGENS DE CHICO ARAÚJO.


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário