SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

domingo, 2 de agosto de 2015

NOTA DE AGRADECIMENTO


OBRIGADO!


Eu também sou professor sabia?
E como seria bom se todo mundo que um dia foi aluno vivesse nem que fosse por um dia essa experiência, talvez soubesse valorizar de verdade o quanto essa profissão trabalha e como é árdua sua tarefa de cada dia para trazer o melhor a sua sala de aula.
Aqui são alguns dos meus alunos, não tive como registrar todos.
Mais o que venho através desta publicação é expressar minha gratidão pela oportunidade que tive neste ano de 2015 de puder regressar a Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, escola esta onde um dia eu aprendi e depois de muitos anos eu volto a ela para ensinar as disciplinas de Inglês e língua Portuguesa.
Aqueles que lá no passado foram meus professores se tornaram meus companheiros de trabalho e eu me senti honrado de puder ensinar crianças que vi nascer, filhos de colegas que um dia estudaram comigo, filhos dos meus primeiros professores como Matheus do Professor Alcino Barbosa que me ensinou na 4 Série. Dai então percebi que a nossa vida reserva coisas que nós surpreende pelo simples fato de saber que quando temos uma missão a ser cumprida aqui na terra ela chega ate as nossas mãos de forma leve como uma borboleta quando pousa no ombro.
Meu muito obrigado a Diretora Ana Lúcia Mesquita por depositar sua total confiança e por sempre ter acredito em mim.
Como foi magico o tempo que pude passar dentro desta escola, eu fui para ensinar mais posso dizer que muito mais eu aprendi, infelizmente tive que me afastar em razão da minha candidatura a eleição ao cargo de conselheiro tutelar, pois seria impossível conciliar o tempo para visitar as pessoas em suas casas e dar conta de um trabalho tão serio que requer disposição, compromisso dentro e fora da sala de aula. Porém, sai entregando a minha gratidão e com a certeza de que foi mais um espaço que me recebeu de portas abertas e as deixei escancaradas para quando eu quiser e puder voltar.
Misturei naquela tarde dois sentimentos a tristeza e a alegria, é como se prova-se do sal e do açúcar ao mesmo tempo, pois é, fiquei triste e feliz, quando muitas da minhas alunas e também alunos vinheram me abraçar com os olhos rasos d" água, agradecendo o tempo que ali passei e dizendo ainda que queriam que eu não fosse embora, me pedindo pra ficar, fiz minha despedida e conversei com eles sobre o ciclo da vida, onde tudo tem seu principio, meio e fim e que com a mesma certeza da saudade que eu estava deixando, seria também a convicção de ainda muitos iremos nós encontrar lá no futuro, pois como já mencionei antes, sou daqueles que sei entrar e ao sair deixo as portas abertas.
Obrigado de coração mais uma vez a toda Diretoria, em especial a Ana Lúcia, que desde quando recebi seu telefonema me convidado para trabalhar com as duas disciplinas de inglês e português, me contando também de sua preocupação da triste realidade que as escolas vivem a nível nacional, jamais eu pensaria duas vezes e sem mesmo antes dela perguntar se eu aceitava, já fui logo querendo saber quando eu poderia começar e ai Ana já respondia: É pra começar já amanhã meu filho! e assim eu fui......
Meus agradecimentos desde as meninas da limpeza e da merenda, equipe onde minha mãe faz parte há mais de 30 anos, professora elmaMesquitaAna Claudia Vieira Leite, minha amiga Professora Adeilda Bezerra, meu primo Gildeval JuniorVeronica JacomeRosa Fhania Cezar AugustoOzanildo AlmeidaÉlida Weslane, Humbertina, Ana, Valdineide, Severino o segurança e todos de uma forma geral que nem preciso mais citar nomes.
Agradeço pela acolhida e o companheirismo, saibam que vocês fazem a diferença e se Deus quiser com vida e saúde havermos de somar nossas forças pelo futuro muitas e muitas mais vezes juntos.


COLABORE!



Irmãos e Irmãs que a Paz do Senhor seja abundante em vossas vidas!!!
Nós encontramos no livro de 1Rs 5, 1ss o esmero com que Salomão dotou a construção do Templo de Jerusalém e isto nos inspira de como nós devemos ter zelo, carinho e dedicação para com a construção e reformas de nossas Igrejas como Casa do Senhor, lugar de encontro dos irmãos, espaço Sagrado.
Neste sentido vemos a nossa Igreja de Santo Antônio e sentimos a necessidade de cuidar cada vez melhor da mesma. Podemos aqui elencar o tanto de serviços de que ela precisa, desde a pintura externa, pintura das portas, pinturas dos altares da Imagens, concluir a troca dos bancos, trocar todas as partes do Presbitério colocando-as de mármore (altar, ambão, assento para ministros e o sacerdote), resolver de vez os problemas de infiltração de água e trocar todo o piso. Diante da impossibilidade de fazer tanta coisa, elegemos como prioridade deste ano:

RESOLVER OS PROBLEMAS DE INFILTRAÇÃO E TROCAR O PISO.

Depois de escolhida a prioridade constatamos que não temos dinheiro nem para o serviço de mão de obra. Portanto, vimos até você para pedir a sua ajuda em material para viabilizarmos este trabalho de extrema necessidade para conservação e melhoramento de nossa Igreja.
Você pode doar neste momento da nossa campanha: areia, brita e principalmente cimento. Em tempo oportuno vamos também pedir ajuda para o revestimento cerâmico. Abaixo coloco as quantidades estimadas de material.


Para a caneleta por fora da Igreja (para combater a infiltração):
20 sacos de cimento
1500 tijolos
3m3 de areia
2m3 de brita

Para contra piso com uma área de 375 m2 :
96 sacos de cimento
11m3 de areia
10m3 de brita Para o revestimento cerâmico:
50m2 para a sacristia
52m2 para o presbitério
273m2 para as Laterais e nave central
8,5m2 de granito para soleira das portas


Muito gratos pela sua compreensão e ajuda desejamos que Deus derrame uma chuva de bênçãos em vossa vida família!!!


Pe. Possidio, Pe. Dian e equipe organizadora.


EM ANTÔNIO MARTINS VAI TER:

Vamos participar?
3° Feira Municipal de Iniciação Cientifica de Antônio Martins
 — com Ozanildo Almeida e outras 26 pessoas.


CELEBRAMOS UMA CONQUISTA 

14 h · 
Hoje dia 01 de agosto de 2015 começando o inicio do mês muito Feliz o nosso projeto foi Selecionado para participa da FENECIT 2015
O Nosso projeto :RECICLAGEM ELETRÔNICA MONTANDO UM MINI TRANSMISSOR DE RADIO MÓVEL COM SUCATA ELETRÔNICA foi Selecionado para participa de mais uma feira de ciências dessa Vez e a Fenecit Que acontece no Pernambuco Obrigado meu Bom Deus por inúmeras de oportunidade que tem nos dado ate agora
 — com Maria Aparecida Paulo e outras 3 pessoas.



REFLEXÃO DO DIA 







VOCÊ ESTA CONVIDADO!






1º de Agosto Dia Mundial da Amamentação.
No dia primeiro de agosto comemora-se o dia mundial da amamentação.
A data foi criada a fim de promover o exercício da amamentação natural, com o objetivo de combater a desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que não têm condições de serem amamentadas por suas mães.
O leite é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano e por isso, toda criança, ao nascer, deve ser amamentada.
Além dos laços afetivos com a mãe, a amamentação é necessária, pois é a forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes importantes para que tenha um crescimento saudável, como as vitaminas. Garante a boa formação óssea, que vai do nascimento até os trinta e cinco anos de idade.
Os bebês devem ser amamentados até por volta dos dois anos de idade, para garantir sua saúde e imunizar contra doenças respiratórias e diarreicas, além das doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose.
Já se comprovou, cientificamente, que crianças que são amamentadas por suas mães, têm um desenvolvimento melhor, além do nível de inteligência ficar mais elevado. Isso em razão das trocas afetivas que acontecem durante o ato de amamentar.
A importância do colo, do aconchego materno, que traduz a proteção e o amor, faz com que o trauma de sair de dentro da barriga de sua mãe seja menor, pois lá a criança estava quentinha e bem alimentada.
A UNICEF e a OMS se uniram em campanha, recomendando às mães que o sucesso para que as mesmas consigam amamentar exclusivamente, até os seis meses de vida da criança, é iniciar o processo de amamentação logo em seguida ao parto; não oferecer outro tipo de alimento para o bebê como água e chás; que o peito seja oferecido todas as vezes que a criança quiser, chorar ou manifestar fome; e não fazer o uso de chupetas e mamadeiras, para não acostumar a criança a uma forma mais fácil de sucção.
Mundialmente falando, a amamentação ganhou um evento especial, a semana da amamentação, organizado pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com o objetivo de divulgar as benfeitorias do aleitamento materno. A cada ano são abordados diferentes temas, como a inserção da alimentação complementar que a criança necessita receber, após os seis meses de vida, mas mantendo a amamentação até que complete dois anos ou mais.
No Brasil, o aleitamento materno é levado muito a sério, possuindo a maior e melhor organização de bancos de leite do mundo, existem 163 unidades espalhadas por todo o território nacional.
Fonte:BrasilEscola







O RESUMO DA FELICIDADE


Vontade de colocar um bilhetinho de " Muito Obrigada" embaixo da porta de Deus.
‪#‎meubebetacrescendo‬ ‪#‎amormaior‬ ‪#‎12semanas‬ ‪#‎gravidinha‬
   


11 órgãos abrem inscrições para 1.296vagas na segunda-feira

Salários chegam a R$ 13 mil na Prefeitura de São Gabriel do Oeste (MS).
Somente no Samu Oeste, em Minas Gerais, são 360 vagas.

 São Paulo
Pelo menos 11 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (3) para 1.296 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.
Os salários chegam a R$ 13.009 na Prefeitura de São Gabriel do Oeste (MS). Somente no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Oeste, em Minas Gerais, são 360 vagas.
Câmara Municipal de Cristalina (GO)
A Câmara Municipal de Cristalina (GO) vai abrir concurso para 22 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 1.164,68 a R$ 4.859,02. As inscrições podem ser feitas pelo site www.assertcon.com.br no período de 3 de agosto a 4 de setembro. As provas serão aplicadas na data provável de 18 de outubro (veja o edital no site da organizadora).
Câmara Municipal de Marialva (PR)
A Câmara Municipal de Marialva (PR) divulgou edital de concurso para 6 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamentla, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.528,78 a R$ 2.835. As inscrições estarão abertas de 3 a 17 de agosto pelo site www.fauel.org.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva (veja o edital no site da organizadora).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) vai abrir concurso para 157 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações variam de R$ 2.112,04 a R$ 9.012,50. As inscrições estarão abertas de 3 a 16 de agosto pelo site www.ufmt.br/concursos. Todos os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas. Ainda haverá análise de títulos (veja o edital no site da órgão).
Instituto Militar de Engenharia do Exército
O Comando do Exército, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, abriu processo seletivo para 5 vagas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CA/CFrm) do Quadro de Engenheiros Militares no Instituto Militar de Engenharia, de 2015/2016. Todas as oportunidades são para a área de fortificação e construção. As inscrições estarão abertas no período de 3 de agosto a 15 de setembro no site www.ime.eb.br. O processo seletivo terá exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. As datas das provas ainda não foram divulgadas (veja a matéria completa).
Polícia Militar de Minas Gerais
A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou edital de concurso público para 120 vagas no curso de formação de oficiais. O salário inicial será de R$ 5.769,43. Os candidatos devem ter nível superior em direito. As inscrições estarão abertas de 3 de agosto a 2 de setembro pelo site www.policiamilitar.mg.gov.br. O concurso terá validade de 30 dias e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período (veja a matéria completa).
Prefeitura de Bela Vista de Goiás (GO)
A Prefeitura de Bela Vista de Goiás (GO) vai abrir concurso para 140 vagas para o cargo de gari. São 35 vagas imediatas e 105 para formação de cadastro de reserva. O salário é de R$ 788. As inscrições devem ser feitas de 3 a 20 de agosto pelo site www.itco.org.br. Todos os profissionais serão avaliados por meio de prova objetiva (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de Jaguariúna (SP)
A Prefeitura de Jaguariúna (SP) divulgou dois editais de concurso público para um total de 49 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.895,70 a R$ 10.225,73. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ibamsp-concursos.org.br de 3 a 27 de agosto. A seleção será feita por meio de prova objetiva e análise de títulos (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de Sabará (MG)
A Prefeitura de Sabará (MG) vai abrir processo seletivo para 71 vagas em cargos de nível superior. Os salários vão de R$ 2.123,41 a R$ 2.786,21. As inscrições podem ser feitas pelo site www.seapconcursos.com.br de 3 a 13 de agosto. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de São Gabriel do Oeste (MS)
A Prefeitura de São Gabriel do Oeste (MS) divulgou edital de concurso para 79 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações variam d eR$ 985,30 a R$ 13.009. Os candidatos podem se inscrever de 3 de agosto a 8 de setembro pelo site http://fapec.org.br. A prova objetiva está prevista para o dia 27 de setembro (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG)
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG) vai abrir concurso para 287 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 788 a R$ 6.779,95. As inscrições podem ser feitas pelo site www.objetivas.com.br de 3 a 31 de agosto. Todos os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas (veja a matéria completa).
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Oeste, em Minas Gerais
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Oeste, em Minas Gerais vai abrir processo seletivo para 360 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 1.250 a R$ 8.000. Os candidatos podem se inscrever de 3 a 21 de agosto pelo site www.ufsj.edu.br/fauf. A prova objetiva está prevista para o dia 20 de setembro(veja o edital no site da organizadora).


Silvio Santos aconselha Edir Macedo:

 "Devemos puxar o barco juntos"

<p>Durante bate-papo com Edir Macedo no Templo Salomão, em São Paulo, para o “Domingo Espetacular”, Silvio Santos mostrou que pretende estreitar os laços com o dono da Rede Record.</p><p>Isso porque o dono do SBT comentou a respeito da experiência de ambos liderarem duas das maiores emissoras de TV do Brasil.</p><p>"Eu considero os empresários de TV, como pessoas que estão no mesmo ramo que eu. Nós estamos tendo as alegrias e tristezas que o ramo oferece. Todos nós devemos puxar o barco juntos. E não ficar puxando cada um numa corda!", declarou o Homem do Baú. </p><p>O pastor, por sua vez, concordou com o comunicador. "Está certo, é isso mesmo."</p><p>A entrevista de Silvio e Macedo irá ao ar no próximo domingo (2). </p><p><strong><a href="http://www.facebook.com/pages/Famosidades/129946850420592">Opine no Facebook do Famosidades!</a></strong></p>





Inscrição para vagas remanescentes do Sisutec termina neste domingo

Nesta fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio.
Sistema reúne vagas de cursos técnicos na rede pública e privada.

São Paulo
As inscrições para as vagas remanescentes da Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) terminam neste domingo (2). Os interessados podem se inscrever pelosite do programa. O início das aulas ocorre entre os dias 3 e 31 de agosto.
Nesta fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, contemplando-se a participação de candidatos que tenham ou não realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Sisutec recebeu a inscrição de 211.897 candidatos para os cursos do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O total de inscritos é 38,8% menor que o da edição do ano passado. Em 2014, 345 mil candidatos se inscreveram.
Neste ano o Sisutec oferece 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.
O curso de técnico em segurança do trabalho foi o mais procurado pelos estudantes que se cadastraram. Ao todo, foram 72.238 inscrições. Na sequência aparece técnico em logística, com 51.778 inscrições.
Cerca de 50% dos inscritos, 106.378, são da região Nordeste. Minas Gerais foi o estado com maior procura, tendo 21.928 candidatos. Na sequência, aparecem Bahia e Pernambuco com 21.102 e 20.275, respectivamente.
Cursos técnicos
Sisutec reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.
Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.
Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.
O Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelo MEC para selecionar alunos para vagas em cursos de graduação. Pela internet, os estudantes que fizeram o Enem usam seus dados do exame (número de inscrição e senha) para se inscreverem no sistema. Lá, poderão escolher até duas opções de cursos, dentro das modalidades de concorrência (ampla concorrência ou pelas cotas).
Sisutec 2015 (Foto: Reprodução/MEC)Sisutec 2015 (Foto: Reprodução/MEC)
Ads by shopperzAd Options





FELIZ ANIVERSÁRIO!






E hoje o dia é todo dele! meu primo/sobrinho Hermesom Bezerra. ( Eminho)
Que Deus te cubra de saúde, paz e muitas felicidades!
Neste dia tão especial que todos os votos direcionados a ti sejam ouvidos por Deus e assim a realização de todas as coisas mais maravilhosas lhe aconteçam, que o futuro lhe reserve grandes vitorias e assim seja a sua vida repleta de prosperidade e vença todos os obstáculos que surgirem.
Deus é fiel e eu tenho certeza que o melhor ele tem pra vc!
— com Maria José e outras 3 pessoas.





Somos Escola, Somos professoras, Somos Família, somos irmas!
Hoje nossa equipe se reúne para em uma só voz cantar parabéns e pedir a Deus um mesmo desejo para uma mesma pessoa.
Aniversário da nossa amiga e companheira de trabalho TiaCarminha 
Ubiracira Lima) ela que dirigi com força e perseverança nosso núcleo pedagógico, reverenciamos esta data de uma maneira mais do que especial, pois você representa para cada uma de nós muito mais do que uma líder, és amiga, conselheira, orientadora e quem um dia já teve e tiver o privilégio de trabalhar ao seu lado saberá bem disso.
Agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, que cada vez mais ele ilumine sua mente brilhante e conduza seus passos e suas mãos sempre voltados para a força do bem e do trabalho que constrói um futuro melhor para este mundo.
Te desejamos muita saúde, muita fé que sabemos que você tem mais nunca é demais, que sua força seja ainda mais forte e redentora diante toda dor que o destino tenha lhe trazido.
PARABÉNS!!!! TIA CARMINHA!!!! Nosso carinho e gratidão por sua pessoa é muito além do que possas imaginar, acredite que ter ao nosso lado e conviver diariamente com uma profissional que compartilhar sua capacidade, estende as duas mãos e ainda aposta sem medo no trabalho do seu próximo é raro para os tempos de agora e em sua criatividade é que nós certificamos ainda mais de que a fé e a dedicação e o amor pelo que se faz é recompensador e por isso é que nós queremos te desejar muitos e muitos anos de vida, tudo o que existe sobre a graça de Deus caia sobre você e sua família.
FELICIDADES!!!! Abraços de toda nossa equipe da Escola de Reforço da Tia Carminha
— com Rosa Fhania e outras 19 pessoas em Escola Tia Carminha - ETC.




DARLY BEZERRA

Hoje meus parabéns vai para a pessoa que mais amo. Acordo todos os dias e agradeço a deus por ela existir em minha vida, hoje não tenho palavras para dizer o q sinto por ti. VC me fez a pessoa mais feliz do mundo. VC para mim é como o sol q brilha em todas as manhãs.




23 h · 
Aniversário da minha linda Debora Raquel,ficou td perfeito.Que Deus te abençoi sempre,e te dê muitos anos de vida.

3 h · 
Mãe, posso tentar fazer tudo para retribuir o q vc fez por mim, mais sei q nunca vou conseguir nem chegar perto, então queria deixar registrado todo amor q sinto por você. A melhor mãe do mundo para mim é você. Parabéns mãe pela família q somos, pelo amor q sentimos por vc, afinal foi o seu coração q nos ensinou a lhe amar tanto assim. Feliz aniversário👏👏👏👏👏

SIRAELDES BATISTA 

LALA DE CHICO DE QUINCÁ

Marina Paiva se sentindo abençoada
16 min · 
Hoje minha princesa está completando 1ano e 1 mês de vida .



DATAS COMEMORATIVAS 
03 de Agosto Dia do Capoeirista.



03 de Agosto Dia do Tintureiro.








1º de Agosto Dia do Poeta de Literatura de Cordel.
Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. 




1º de Agosto Dia Nacional do Selo.
Dia 01 de agosto é comemorado o dia nacional do selo. O motivo desta comemoração se deve a publicação do primeiro selo no Brasil, em 1843 - a pequena estampilha que resolveu o problema mundial das correspondências. Houve épocas em que as cartas eram pagas no destino e se o destinatário não tinha pudesse pagar, a correspondência era devolvida.


Fies do segundo semestre abre inscrições no dia 3 de agosto

Prazo para o aditamento de contratos vigentes também começa no dia 3.
Edital foi publicado na edição desta segunda do 'Diário Oficial da União'.

 São Paulo
Saiba tudo sobre o Fies (Foto: Reprodução)Saiba tudo sobre o Fies (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (27), as regras para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terá 61.500 vagas. As inscrições começam na próxima segunda-feira (3) e vão até as 23h59 do dia 6. As informações foram publicadas na edição desta segunda do "Diário Oficial da União".
O MEC também divulgou nesta segunda, em nota, que o prazo para o aditamento de contratos já vigentes do Fies também terá início na próxima segunda (3). O prazo inclui também o aditamento de contratos que não foram renovados no primeiro semestre. "Todos os estudantes que já estão no Fies e que, por alguma razão, não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015 podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início em 3 de agosto", diz o comunicado. Segundo o MEC, há menos de 100 mil pessoas nesta situação.
De acordo com o edital, as inscrições para o Fies seguirão um modelo diferente das edições anteriores. Agora, os estudantes deverão se candidatar para uma seleção por meio de um sistema semelhante ao usado no Sisutec. As inscrições serão feitas pelo site .http://fiesselecao.mec.gov.br, que, até o início da manhã desta segunda, ainda estava fora do ar.
CRONOGRAMA DO FIES
Início das inscrições
03 de agosto
Fim das inscrições
06 de agosto
Única chamada
10 de agosto
Conclusão do processo de contratação
13 de agosto
 Na nova plataforma, os estudantes precisarão se inscrever para vagas já definidas pelo próprio MEC, por meio de uma portaria publicada no início do mês que abriu o período de adesão das instituições de ensino. Eles serão selecionados com base na nota do Enem.
Segundo as novas regras, só poderão participar do processo estudantes que ainda não tenham diploma do ensino superior, que tenham feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e que tenham renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos. Professores da rede estadual estão isentos de cumprir os três requisitos, e pessoas que tenham concluído o ensino médio antes de 2010 não precisam cumprir a exigência de ter realizado o Enem, mas devem se encaixar nos outros dois requisitos.
Como será a seleção
O edital diz que "o estudante somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015".
Os estudantes que fizeram o Enem serão classificados de acordo com a nota final, sendo que os critérios de desempate, em caso de nota igual, seguirão a seguinte ordem: nota da redação, nota da prova de linguagens, nota da prova de matemática, nota da prova de ciências da natureza e nota da prova de ciências humanas.
Já os estudantes que não fizeram o Enem serão classificados de acordo com um cálculo que levará em consideração critérios de renda, raça, profissão e rede de ensino na qual os candidatos estudaram. Pelos cálculos, terão prioridade os candidatos com menor renda familiar bruta mensal, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, que tenham estudado na rede pública de ensino e que sejam professores de escolas públicas.
Como será a seleção
O edital diz que "o estudante somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015".
Os estudantes que fizeram o Enem serão classificados de acordo com a nota final, sendo que os critérios de desempate, em caso de nota igual, seguirão a seguinte ordem: nota da redação, nota da prova de linguagens, nota da prova de matemática, nota da prova de ciências da natureza e nota da prova de ciências humanas.
Já os estudantes que não fizeram o Enem serão classificados de acordo com um cálculo que levará em consideração critérios de renda, raça, profissão e rede de ensino na qual os candidatos estudaram. Pelos cálculos, terão prioridade os candidatos com menor renda familiar bruta mensal, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, que tenham estudado na rede pública de ensino e que sejam professores de escolas públicas.
Resultado
A primeira e única chamada do sistema de seleção do Fiesx vai ser divulgada no dia 10 de agosto, assim como a lista de espera dos candidatos não convocados. Depois, os estudantes da lista de espera devem acompanhar as informações pelo site.
"Após a divulgação do resultado da chamada única, havendo vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade do estudante participante da lista de espera do processo seletivo do Fies acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção na internet, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br", diz o edital.
O documento afirma ainda que a aprovação no FiesSeleção "assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies", e que, para garantirem a vaga, os estudantes aprovados devem realizar todo o processo de contratação do financiamento pelo SisFies.
Após o resultado, os estudantes pré-aprovados na única chamada do Fies têm até o dia 13 de agosto para concluir o processo de contratação do financiamento.
Os estudantes que ficarem na lista de espera terão dez dias corridos, a partir da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção, para finalizar a contratação do financiamento.
Veja abaixo as principais mudanças no Fies:
TAXA DE JUROS
COMO SERÁ: 6,5% ao ano
ANTERIOR: Antes, até outubro de 2006, eram de 9%. Depois, até agosto de 2009, passou a ficar entre 3,5% e 6,5%. Desde março de 2010 os juros são de 3,4% ano ano.

JUSTIFICATIVA: Ministérios dizem que buscam "fortalecer a sustentabilidade do programa, para que, no médio prazo, novos alunos sejam financiados pelos formados". Outra razão é corrigir distorção com o mercado de crédito.
TETO DA RENDA FAMILIAR
COMO SERÁ: Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos.
ANTERIOR: Renda familiar bruta de 20 salários mínimos.
JUSTIFICATIVA: "O Fies é para os estudantes que são mais pobres e precisam de financiamento. Não é mais (a família com renda de) até R$ 15 mil que tem direito ao Fies, são valores mais baixos, mas que ainda atingem muitas pessoas", afirmou o ministro da Educação. O governo diz que 90% das famílias brasileiras estão no novo limite de renda.
PRIORIDADES PARA CURSOS DE TRÊS ÁREAS
COMO SERÁ: As áreas de engenharias, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde serão prioritárias.
ANTERIOR: Não havia definição de critério.

JUSTIFICATIVA: Cursos são considerados estratégicos para o desenvolvimento do país ou para atendimento de demandas sociais. Alunos de outros cursos continuarão a ser atendidos.

CURSOS COM NOTAS ALTAS TERÃO PRIORIDADE
COMO SERÁ: Foco serão os cursos com notas 5 e 4 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
ANTERIOR: MEC exigia avaliação positiva no Sinaes. No primeiro semestre, passou a adotar o critério e cursos com nota 4 ou 5 somaram 52% dos financiamentos.

JUSTIFICATIVA: Ministério diz que cursos com nota três no Sinaes ainda serão financiados, mas em patamares menores do que os das áreas consideradas prioritárias.

PRIORIDADE PARA TRÊS REGIÕES DO BRASIL 
COMO SERÁ: Será priorizado o atendimento de alunos matriculados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal).
ANTERIOR: Não havia recorte de prioridade para regiões ou estados. E 60% dos contratos eram com estudantes de estados do Sul, do Sudeste ou Distrito Federal.

JUSTIFICATIVA: Ministério diz que decisão se soma a "outras várias políticas sociais federais que buscam corrigir as desigualdades regionais". Alunos de outros estados continuarão a ser atendidos, mas em patamares menores do que os das áreas consideradas prioritárias.
VALIDADADE DAS MUDANÇAS
COMO SERÁ: Mudanças só valerão para os próximos contratos.
JUSTIFICATIVA: "Você não pode mudar um contrato por vontade unilateral. O governo firmou um contrato com milhões de estudantes com determinadas regras e essas regras serão mantidas e respeitadas", disse o ministro Renato Janine Ribeiro.
NOTAS MÍNIMAS NO ENEM
COMO SERÁ: Alunos precisam de 450 pontos na média do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nota diferente de zero na redação.
ANTERIOR: A mudança passou a valer para contratos firmados neste ano. Antes, só era preciso ter prestado o exame.

JUSTIFICATIVA: A iniciativa busca aumentar o nível dos profissionais formados com apoio do financiamento público, de acordo com o governo.
UNIVERSIDADES DARÃO DESCONTO EM MENSALIDADES
COMO SERÁ: Instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies.
ANTERIOR: Estudante pagava a mensalidade mais barata cobrada na instituição pelo curso.

JUSTIFICATIVA: "O governo é um grande comprador de cursos pelo Fies. Ao ser um grande comprador ele deve se beneficiar de descontos que são dados de modo geral quando você compra em grandes quantidades. Calculando 5%, quer dizer que três mil vagas das 61,5 mil são geradas por essa nova economia", afirmou o ministro.

PRAZO PARA PAGAMENTO
COMO SERÁ: Três vezes a duração do curso
ANTERIOR: Até 2010, era de duas vezes a duração.
CRITÉROS DE DESEMPATE
COMO SERÁ: I - maior nota na redação; II - maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; III - maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; IV - maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e V - maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
ANTERIOR: A mudança passou a valer para contratos firmados neste ano. Antes, só era preciso ter prestado o exame.
Crescimento do Fies
A reformulação do Fies em 2015 ocorreu depois de o programa crescer de forma exponencial nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o MEC precisou fazer ajustes no orçamento diante de cortes do ajuste fiscal.
Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies gastou R$ 13,7 bilhões em 2014.
Entre fevereiro e agosto do ano passado, o governo federal publicou três medidas provisórias para abrir crédito extraordinário para o Fies, que passou a atender também a alunos de mestrado, doutorado e cursos técnicos.
Para conter gastos, o MEC decidiu limitar o prazo para pedido de novos contratos (antes, era possível entrar com a solicitação em qualquer momento do semestre letivo), vincular a aceitação do pedido de financiamento a cursos com notas mais altas nos indicadores de qualidade, privilegiar instituições de ensino fora dos grandes centros e exigir que os estudantes interessados em contratos de financiamento do governo tivessem média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As novas restrições no programa, porém, se depararam com a crescente demanda dos estudantes e o resultado foi um período de instabilidade nos sistema, devido à grande procura por novos contratos, e o esgotamento da verba do Fies de todo o ano de 2015 para novos contratos.
O orçamento do Fies para novos contratos durante todo o ano de 2015 era de R$ 2,5 bilhões e, segundo o ministro, essa verba foi gasta inteiramente para atender aos 252.442 novos contratos fechados no prazo do primeiro semestre. Segundo o MEC, 178 mil pessoas tentaram celebrar novos contratos e não conseguiram.
Por isso, a segunda edição do programa para novos contratos ficou indefinida até que o governo federal finalizasse o reajuste orçamentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário