SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

domingo, 30 de agosto de 2015

ANTÔNIO MARTINS RN





FINAL DE SEMANA!

Com meu grande amigo Ywry Paiva! Nosso futuro Médico.

Dos tempos de criança ate hoje sempre muito polivalente.






FELIZ ANIVERSÁRIO!

Este final de semana foi só de alegria onde comemoramos o aniversário de duas pessoas Maravilhosas, minhas amigas Lurdinha Lucio e Laurilucia Amorim.
Felicidades! é com essa palavra que inicio a minha mensagem para aqui registrar mais uma data especial que assim comemoram, meu votos é de que somente as melhores coisas da vida possam acontecer a cada instante, vivam com saúde, paz no coração, amor transbordando e a certeza da realização de grandes sonhos.
MEUS PARABÉNS!!!!!
Sintam-se abraçadas!
Aos demais aniversariantes da semana também deixo o meu abraço:Idalecio LimaTainara Câmara e Valéria Marilha de Lima



Felicidades é tudo o que mais quero te desejar hoje e todos os dias do seu viver!
Amigo Idalecio Lima que a distancia hoje se torne apenas um elo onde o meu abraço e felicitações cheguem ate o seu coração com votos de muitas alegrias, paz, saúde, prosperidade e que os seus passos sejam iluminados pelo nosso pai criador a todo instante.
PARABÉNS PRA VC!!!
Tudo o que existe de melhor eu te desejo porque és merecedor!
— com Luciana Santiago e outras 3 pessoas.



Que dia lindo faz hoje!
É aniversário de um dos meus motivos que tenho para sorrir e seguir.
Meu sobrinho Daniel, embora nesta data há um ano atras vivenciamos uma outra emoção, um felicidade tamanha que nem se quer os olhos notava a importância dos 364 dias atras.
Hoje eu te vejo com um amor ainda mais forte do que antes, um cuidado de tia com um olhar de Pai.
Você é um pedaço meu e quando te olho sinto a presença do meu querido irmão mais perto de mim, porque sei o quanto foi intensa a alegria que ele viveu na primeira vez que o chamou de " Papai".
Peço a Deus que te proteja com muita saúde, paz e forças para entender uma lacuna que hoje sua infância preenche mais lá na frente eu sei o quanto vai doer uma marca que hoje vou tentando carregar no seu lugar dentro do meu coração ate enquanto puder impedir que qualquer circunstância o deixe triste.
Meu juramento se renova a cada dia que vou te amar, proteger, zelar e nunca permitir que nada bloquei o seu sorriso e nem a sua busca pela felicidade.
Eu estarei sempre do seu lado, daqui ate a eternidade!
PARABÉNS!!!!! Tia Carminha.
— com Ubiraci Lima e outras 2 pessoas.








29 de agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo
Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
No Brasil, o INCA é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.
Dentre as atividades do Programa, incluem-se ações de educativas que objetivam manter um fluxo de informações contínuas sobre tabagismo. Os eventos e campanhas das datas institucionais, como é a campanha de 29 de agosto integram esse contexto e objetivam dar visibilidade à prevenção e ao controle do tabagismo.
Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.
Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua.
Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta. PENSE NISTO!


REFLEXÃO DO DIA









AGORA VOCÊ VAI TER TODOS OS MOTIVOS PARA CUIDAR DO SEU SORRISO!

SERÁ INAUGURADA EM NOSSA CIDADE DE ANTÔNIO MARTINS A SUA MAIS NOVA   Clinica Odontológica Dra Rejane Vieira.
 Inauguração dia 01/09, localiza-se na Av: Nossa Senhora da conceição, vizinho ao posto boa esperança.

Atendendo as especialidades de Prótese, Canal, Aparelho, Clareamento, cirurgia... Faça ja seu orçamento e confira nossas novidades.


 Atendimento de segunda a sexta a tarde e a noite e aos sábados ate meio dia.

Venha conhecer e ter a certeza que não precisa sair para tão longe em busca do melhor para sua saúde bucal, agora tem pertinho de você Clinica Odontológica Dra Rejane Vieira.



















Olá Pessoal !!!
Você é usuária/o do SUS e com certeza em vários momentos já precisou do cartão SUS, né? O número desse cartão é utilizado para garantir o seu acesso aos serviços e aos procedimentos do SUS. Mesmo assim, às vezes esquecemos de andar com o cartão e quando precisamos ele faz uma falta danada!
Foi por isso que foi desenvolvido o cartão SUS digital, que você pode ter na sua mão, a qualquer hora, no seu celular! Além do cartão, você pode registrar dados de seus profissionais, medicamentos em uso e até resultados de exames!
Tá esperando o que?

Baixa logo o app na Play Store e compartilha essa novidade...






Orçamento do MEC assegura início da implantação do curso de Medicina em Assú

O Centro de Saúde da Universidade Federal Rural do Semi-Árido para a cidade de Assú, previsto para iniciar as atividades com o curso de Medicina, é um sonho cada vez mais real. Nesta quarta-feira, dia 26, a Senadora Fátima Bezerra assegurou a cifra de 5 milhões de reais no orçamento do Ministério da Educação – MEC para começar, já em 2016, a implantação do curso.
A graduação em Medicina chega à Ufersa através do Programa Mais Médicos e do Plano Nacional de Expansão e Interiorização do Ensino Superior. Serão ofertadas 140 vagas distribuídas entre a nova unidade acadêmica da Ufersa, em Assú, e ainda no Câmpus Sede, em Mossoró.
Os preparativos para a implantação do novo curso seguem a todo vapor. O projeto arquitetônico e paisagístico para a construção dos dois Centros já estão finalizados pelos profissionais da Superintendência de Infraestrutura (SIN) da Ufersa e os primeiros servidores do quadro docente já foram empossados na Universidade.
Até que a nova graduação esteja em plena atividade, os professores recém-contratados compõem o Núcleo Estruturante do curso, o que inclui participação em cursos de formação em docência, capacitação pelo Governo Federal e ainda a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso.








Caso de bebê que teve câncer no olho descoberto em foto alerta outros pais

História de Arthur, então com 5 meses, foi noticiada  em 2013.
Divulgação levou outros pais a procurarem o Inca com casos semelhantes.

Mariana Lenharo São Paulo
Foto da esquerda revelou mancha no olho que levou a diagnóstico de câncer no olho quando Arthur tinha 5 meses; hoje, com 2 anos, o garoto está em fase de controle da doença (Foto: Michele de Farias Brito/Arquivo Pessoal)Foto da esquerda revelou mancha no olho que levou a diagnóstico de câncer no olho quando Arthur tinha 5 meses; hoje, com 2 anos, o garoto está em fase de controle da doença (Foto: Michele de Farias Brito/Arquivo Pessoal)
caso de Arthur – garoto que, aos 5 meses, foi diagnosticado com retinoblastoma nos dois olhos graças a um brilho diferente no olhar captado por uma fotografia – foi noticiado peloG1 em 2013. Desde então, a história do menino tem servido para alertar outros pais que, ao observar sinais semelhantes em seus filhos, procuraram atendimento médico.
A mãe do garoto, Michele de Farias Brito, conta que conheceu várias mães de crianças com retinoblastoma no Instituto Nacional de Câncer (Inca), onde Arthur faz tratamento, que levaram os filhos ao médico depois de verem o caso de Arthur divulgado pela imprensa.
Foi o que aconteceu com João Pedro, hoje com 6 anos. A mãe, Viviane Soeiro, diz que uma funcionária da mãe dela tinha visto o caso de Arthur na televisão e identificou o mesmo brilho no olho de João Pedro. “Fui pesquisar na internet e encontrei no G1 a reportagem do Arthur”, diz a comerciante. Ela levou o filho a vários médicos que diziam que não se tratava de câncer. Mas ela insistiu até que um exame revelou o tumor (leia mais abaixo).
Em nota, o Inca afirmou que divulgações na mídia sobre o diagnóstico precoce dos cânceres que ocorrem na infância têm ajudado pais a observarem sintomas em seus filhos. "A transmissão de informações adequadas à população é fundamental para o diagnóstico precoce e uma importante ferramenta para o controle do câncer. O caso do paciente Arthur pode ter tido uma contribuição adicional no conhecimento da população sobre o retinoblastoma."
Retinoblastoma é o câncer de olho mais frequente em crianças pequenas, segundo o Inca, e um de seus sinais é justamente o chamado "reflexo do olho do gato", caracterizado por uma mancha branca na pupila quando ela é exposta à luz. A mancha torna-se especialmente visível em fotografias com flash.
Arthur binca com livro durante uma de suas internações no Inca  (Foto: Michele de Farias Brito/Arquivo Pessoal)Arthur brinca com livro ao lado de funcionária do
Inca durante uma de suas internações
(Foto: Michele de Farias Brito/Arquivo Pessoal)
Arthur: fase de controle
Hoje com dois anos, Arthur já passou por muitos procedimentos médicos, incluindo ciclos de quimioterapia, uma internação no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e seis meses de injeções diárias de anticoagulante. Por causa da doença, ele quase não enxerga do olho esquerdo, que foi afetado de formamais intensa.
Segundo sua mãe, Michele de Farias Brito, o período de tratamento foi difícil. Mas, há oito meses, o garoto entrou na fase de controle da doença, o que significa que está sendo monitorado para verificar se o tumor não volta. O aniversário de 2 anos de Arthur teve uma grande festa para comemorar a vitória dessa etapa da luta contra o câncer.
“Tem que viver um dia após o outro. Se for ficar pensando que ainda tem 5 anos pela frente até ele ser considerado totalmente curado, parece muito tempo. Aprendi que, se ele fizer o exame e descobrir que voltou, logo tem que agir e marcar quimioterapia, não pode esperar muito”, diz Michele.
Atualmente, os médicos acompanham a evolução de um cisto benigno que Arthur desenvolveu perto da pálpebra direita. Um exame de ressonância magnética para avaliar o cisto seria feito no início de julho, mas foi desmarcado pelo Inca por indisponibilidade da anestesia, necessária para o procedimento. Michele aguarda uma nova data.
João Pedro: demora no diagnóstico
João Pedro, de 6 anos, teve tumor no olho diagnosticado com ajuda de reportagem sobre retinoblastoma (Foto: Viviane Soeiro/Arquivo Pessoal)João Pedro, de 6 anos, teve tumor no olho diagnosticado com ajuda de reportagem sobre retinoblastoma (Foto: Viviane Soeiro/Arquivo Pessoal)
Viviane, mãe de João Pedro, conta que quando um exame finalmente revelou um tumor no olho do filho, depois de consultas com diferentes médicos, já era um caso de cirurgia.
“O médico disse que tinha que tirar o olho o quanto antes, de tão grande que estava o tumor do meu filho”, conta. “Não conseguiram diagnosticar isso antes e, se não tivesse visto a reportagem e insistido com os médicos, talvez não conseguisse achar uma solução.”
O menino também passou por quimioterapia e hoje usa uma prótese ocular. Atualmente, está em fase de controle do câncer. “Hoje, a vida dele é normal. Ele já não enxergava desse olho, então, para ele não fez muita diferença.”
Na escola, a aparência diferente de seu olho chamou a atenção de algumas crianças, mas ele sempre leva as perguntas numa boa. “Ele é tão pequeno que não tem noção da gravidade da situação. Leva uma vida normal.”

O oftalmologista Samir Bechara, consultor do Bem Estar, fala sobre o retinoblastoma e como identificar doenças silenciosas no olho:





















Docentes da Uern aguardam documento com propostas do Governo do Estado para definir greve





O comando de greve dos docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniu ontem para avaliar o resultado da reunião com o governador Robinson Faria, realizada da última quinta-feira. Os professores ainda aguardam a documentação completa do projeto de lei que será endereçado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN). Os documentos apresentam as especificidades da proposta formulada pelo Executivo estadual.
O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Valdomiro Morais, explicou que a documentação com o projeto de lei seria entregue ontem, durante a audiência, mas não ficou pronta a tempo. O comando de greve aguarda a documentação para análise, para que posteriormente possa solicitar reunião com o reitor Pedro Fernandes, a fim de discutir o teor do documento e buscar mais informações acerca dos demais pontos de reivindicação da categoria.





PRF apreende contrabando com 60 mil maços de cigarros que vinham para o RN

A Polícia Rodoviária Federal prendeu no fim da tarde de ontem (28) dois homens carregando 60 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. A mercadoria é avaliada em cerca de R$ 150 mil.
O flagrante ocorreu na BR 226, em Campo Redondo. Policiais rodoviários fiscalizavam a BR quando deram ordem de parada a uma van e descobriram o contrabando. Os homens informaram que levariam os cigarros para Caicó. Um deles está cumprindo pena no regime semiaberto em João Câmara, onde deveria apresentar-se hoje à noite.








Petrolão: Lobista que negocia delação indica que entregará Henrique e Renan







renan e henrique

Apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista Fernando Soares, o Baiano, disse a integrantes do Ministério Público Federal que pode entregar informações sobre suposta participação de três figuras de peso do partido e de um petista nos desvios de recursos da estatal.
A Folha apurou que ele citou os nomes dos peemedebistas Renan Calheiros (AL), presidente do Senado, do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (RN), do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ) e do senador petista Delcídio do Amaral (MS)



População brasileira supera os 204 milhões

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje (28) no Diário Oficial da União, o país tinha, em 1° de julho deste ano, 204.450.649 habitantes. No ano passado, a população estimada era 202.768.562.
O IBGE também divulgou as populações estimadas das 27 unidades da Federação e dos municípios brasileiros. O estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Mais cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões).
Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (505,7 mil), Amapá (766,7 mil) e Acre (803,5 mil). As demais unidades da Federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,34 milhões), Ceará (8,9 milhões), Pará (8,17 milhões), Maranhão (6,9 milhões), Santa Catarina (6,82 milhões), Goiás (6,61 milhões), Paraíba (3,97 milhões), Amazonas (3,94 milhões), Espírito Santo (3,93 milhões), Rio Grande do Norte (3,44 milhões), Alagoas (3,34 milhões), Mato Grosso (3,26 milhões), Piauí (3,2 milhões), Distrito Federal (2,91 milhões), Mato Grosso do Sul (2,65 milhões), Sergipe (2,24 milhões), Rondônia (1,77 milhão) e Tocantins (1,51 milhão).



Desfile de 7 de setembro custará R$ 830 mil

Com expectativa de público em torno de 30 mil pessoas em Brasília, a tradicional festa de 7 de setembro custará R$ 830 mil aos cofres públicos. O valor é menor do que os R$ 1,2 milhão pagos para a celebração no ano passado. A empresa contrata para realizar os preparativos e organização do evento é a M.M Faleiros Montagens e Eventos Ltda.
A expectativa é de que fossem gastos R$ 2,1 milhões pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), responsável pelo evento. Além do desfile em si, a prestação dos serviços de organização e montagem de eventos também inclui as comemorações da Semana da Pátria.
“O evento, sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, tem por objetivo comemorar a Semana Cívica, incentivando a participação do cidadão e da sociedade, por meio de atividades que valorizem o civismo, visto que 7 de Setembro é a mais representativa data cívica comemorada no país”, justifica a Secom no edital da licitação





Mais de 4 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra poliomielite

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 4 milhões de crianças ainda não receberam a vacina contra a poliomielite. A campanha de imunização, que termina na próxima segunda-feira (31), pretende alcançar 12 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, o que representa 95% do grupo dessa faixa etária.
O levantamento, divulgado hoje (28), foi feito até a última quinta-feira, quando 7,8 milhões de crianças tinham sido imunizadas. Os dados também mostram que os estados com maior cobertura vacinal são Santa Catarina, São Paulo, Paraíba e Paraná, todos com índice acima de 70%. Segundo o Ministério da Saúde, o Distrito Federal está com a menor cobertura (36%), seguido dos estados de Roraima (43,9%), Rondônia (44,7%) e Pará (44,8%).
O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos.


Com bolo, servidores da Uern realizam ato na Reitoria para “descomemorar” três meses de greve

Ato-Público-em-descomemoração-aos-três-meses-de-greve-da-UERN-2015-EN-7

Docentes, servidores técnicos e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram, na sede da Reitoria da instituição, mais um ato para cobrar resolução para a greve e protestar contra os mais de 90 dias de paralisação. Os manifestantes levaram um bolo para ‘descomemorar’ os três meses da greve.




Advogada denuncia a CPI abate de jumentos para consumo humano no RN



A presidente da Comissão de Meio Ambiente da Subsecional de Mossoró (Rio Grande do Norte) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vânia Brito Diógenes, denunciou nesta quinta-feira (27) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos de Animais o abate de jumentos para consumo humano na cidade de Apodi (RN).

Segundo ela, a prática vem sendo incentivada, desde março de 2014, pelo promotor de Justiça de Apodi, Silvio de Andrade Brito. Em depoimento à CPI, Vânia disse que o promotor chegou a realizar almoços “educativos”, por mais de uma vez, para incentivar o consumo da carne de jumento.

Vânia exibiu à CPI um vídeo de um dos abates, para mostrar que os animais estariam sendo mortos em condições cruéis e sem qualquer fiscalização da vigilância sanitária. No vídeo, é possível ver um homem golpeando um jumento na cabeça com uma marreta. É também possível ouvir vozes de crianças rindo dos comentários sarcásticos feitos por adultos presentes no local. Vânia explicou que o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte chegou a alertar o promotor para problemas decorrentes do abate feito naquelas condições.






Greve dos servidores faz INSS só agendar aposentadoria para 2016

O trabalhador que pretende se aposentar neste ano pode ter que adiar esse plano. Após 53 dias de greve dos servidores do INSS, grande parte das agências do órgão na capital paulista só agenda pedidos do benefício por tempo de contribuição para 2016.
Das 21 agências consultadas ontem pela reportagem da Folha , 18 só aceitavam agendamentos para os dois primeiros meses do próximo ano. A maior espera era na unidade do Jardim Campo Grande (zona sul) —a data mais próxima disponível era 16 de fevereiro. O prazo legal para a concessão de benefícios previdenciários é de 45 dias.




Prefeitos petistas começam a deixar sigla

O presidente do Diretório Estadual do PT de São Paulo, Emídio de Souza, revelou nesta quinta-feira, 27, que 14 dos 68 prefeitos que o partido tem no Estado comunicaram que deixarão a legenda.
De acordo com Emídio, os prefeitos alegam “desgaste” da sigla em São Paulo, medo de perder as eleições em 2016 por serem petistas e também por serem “mal atendidos” pelo governo federal no recebimento de recursos para as prefeituras.
Ele reclamou da atuação “intensa” do vice-governador e presidente do Diretório Estadual do PSB, Márcio França, em “cooptar” prefeitos petistas. “O Márcio França, virou especialidade dele hoje fazer essa pescaria em aquário”, disse à revista Exame.



30 de agosto o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
Celebra-se no dia 30 de agosto o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A data foi criada por Lei nº 11.303, de 11 de maio de 2006.
Esclerose múltipla (EM), ou esclerose em placas também designada por “esclerose disseminada”, é uma doença desmielinizante de etiologia ainda desconhecida, caracterizada por uma reacção inflamatória na qual são danificadas as bainhas de mielina que envolvem os axónios dos neurónios cerebrais e medulares, levando à sua desmielinização e ao aparecimento de um vasto quadro de sinais e sintomas. A doença manifesta-se geralmente em jovens adultos e é mais frequente em mulheres numa razão de cerca de 3:1.1 A sua prevalência varia consoante a situação geográfica estudada, entre 2 e mais de 150 casos em cada 100 000 indivíduos, nos países tropicais e nos países nórdicos respetivamente. A EM foi descrita pela primeira vez em 1868 por Jean-Martin Charcot.
Devido a esta desmielinização, a EM afecta a capacidade das células nervosas do cérebro e da medula espinhal comunicarem entre si de forma eficaz. As células nervosas comunicam entre si através da transmissão de impulsos eléctricos, designados por potenciais de acção, ao longo dos seus filamentos extensos designados por axónios, os quais estão envolvidos por uma substância isolante chamada mielina. Na EM, o próprio sistema imunitário do corpo ataca e destrói a mielina. Uma vez destruída, os axónios deixam de poder transmitir o potencial de acção de um neurónio ao neurónio seguinte ficando assim a condução do estímulo nervoso interrompida. O termo “esclerose múltipla” é uma referência às lesões, ou escleroses, que ocorrem sobretudo na substância branca do cérebro, cerebelo e medula espinal, que é constituída principalmente por fibras nervosas revestidas de mielina. Embora sejam plenamente conhecidos os mecanismos envolvidos no desenvolvimento da doença, a causa é ainda desconhecida. As teorias plausíveis inclinam-se para uma causa genética, infecciosa ou muito provavelmente imunológica. Ultimamente descobriu-se que os pacientes com EM têm anomalias da drenagem venosa cerebral ou medular CCSVI, mas não pode ainda ser afirmado que esta patologia seja a causa da EM. Também foram identificados alguns factores de risco ambientais.
A doença pode manifestar-se através de praticamente qualquer sintoma neurológico, dependente da localização da placa de desmielinização, e frequentemente evolui com a perda de capacidades físicas e cognitivas. A EM pode assumir várias formas, e cada novo sintoma pode ocorrer em ataques discretos e isolados (forma recrudescente) ou os sintomas podem-se ir acumulando ao longo do tempo (forma progressiva).8 Entre cada ataque, a sintomatologia pode desaparecer por completo, embora normalmente se verifiquem sequelas neurológicas permanentes, sobretudo à medida que a doença progride.
Não se conhece uma cura eficaz contra a esclerose múltipla. O tratamento baseia-se na tentativa de melhoria das funções fisológicas comprometidas depois de um ataque, na prevenção de novos episódios e na prevenção da degenerescência .5 A medicação para a EM pode apresentar vários efeitos colaterais e mesmo ser mal tolerada pelo organismo, o que leva a que muitas pessoas procurem tratamentos alternativos, apesar da falta de evidências científicas que os confirmem. É difícil obter um prognóstico preciso; depende do sub-tipo da doença, da característica individual da doença, dos sintomas iniciais e do grau de degenerescência que o indivíduo apresenta à medida que a doença progride.
Fonte: Wikipédia

31 de Agosto Dia do Nutricionista.
O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto. O nutricionista é responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas e preparar dietas, geralmente aqueles que possuem seu próprio consultório, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, e também acompanhar o regime de atletas.
O profissional de nutrição adquire uma importância maior a cada dia, as pessoas estão cada vez mais preocupados com o corpo, saúde e bem estar, e principalmente as mulheres, estão sempre em busca da melhor forma física.
Origem do Dia da Nutricionista
O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto, pois é o dia da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, desde o ano de 1949.
Fonte:Calendarr

Nenhum comentário:

Postar um comentário