SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

DICAS PARA O ENEM 2015



Vista como bicho-papão pela maior parte dos candidatos, a redação do Enem vale de 0 a 1.000 pontos. O professor Marcelo Freire explica de que forma essa nota é composta e dá dicas sobre como sair bem em cada uma das cinco competências que serão avaliadas no texto do candidato.
Não sabe por onde começar a estudar para redação do Enem? De início é importante você saber que os 1.000 pontos da prova são na verdade divididos em cinco competências, cada uma vale 200 pontos. Essas chamadas competências podem ser traduzidas como aspectos do seu texto que serão observadas pelo corretor do texto, como explica o professor Marcelo Freire. Saiba quais são as cinco competências e confira as dicas do professor:
1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
“Você tem que dominar pontuação, acentuação, escrever dentro da norma culta. Você precisa demonstrar para o corretor que você escreve com clareza e objetividade”.
2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
“É a competência que eu chamo de ‘começar com o pé direito’. Você vai mostrar ao corretor que você entende a proposta de redação, que você possui  conhecimento das diversas áreas do saber e que você escreve dentro dos limites do texto disserartivo-argumentativo”.
3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Essa competência exige que você saiba o que é a a tese: a tese é o seu ponto de vista, o que você pensa sobre o asusnto? Não basta apenas falar sobre o assunto da prova, você precisa posicionar-se”.
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
“É a competência da argumentação e mais uma vez o Enem quer que você demonstre o domínio de gramática. Nesse caso, o domínio de conectivos e conjunções. Estude bastante as conjunções para dar  progressão e sequência lógica ao seu texto”.
5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
“É a proposta de intervenção, você precisa apresentar uma solução que esteja dentro dos direitos humanos, não pode ser nada que fuja da nossa legislação”.

oposicao
Líderes de partidos de oposição na Câmara vão se reunir na noite desta segunda-feira, 12, em Brasília, para definir a estratégia a ser adotada para dar seguimento ao eventual processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Eles farão nesta terça-feira, 13, um aditamento ao pedido de impedimento apresentado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior. O documento está nas mãos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que deve se manifestar somente nesta terça.
Segundo o Estadão, a ideia dos oposicionistas é incluir no pedido de impeachment relatório do Ministério Público de Contas segundo o qual o governo repetiu as chamadas “pedaladas fiscais” em 2015. Para a oposição, o argumento de que o atraso nos repasses de recursos do Tesouro Nacional a bancos neste ano derruba a tese que vem sendo adotada por Cunha de que não se pode abrir processo de impedimento com base em irregularidades cometidas no mandato anterior.

Uma pesquisa da organização Cancer Research UK listou dez sintomas de câncer que muitas vezes são ignorados pelos cidadãos britânicos. A ONG diz que isso pode atrasar possíveis diagnósticos da doença.
Veja os sintomas e a que tipo de câncer eles podem estar relacionados:
– Tosse e rouquidão (câncer de pulmão)
– Aparição de caroços pelo corpo (dependendo da região do corpo, pode indicar câncer)
– Mudança na rotina intestinal (câncer no intestino)
– Alteração no hábito de urinar (câncer na bexiga)
PERDA DE PESO inexplicável (pode estar ligada a diversas variações da doença)
– Dor inexplicável (pode indicar vários tipos de câncer)
– Sangramento inexplicável (pode estar ligado a cânceres no intestino, na medula ou na vulva)
– Ferida que não cicatriza (por estar ligada a diversas variações da doença)
– Dificuldade de engolir (câncer no esôfago)
– Mudança na aparência de uma verruga (câncer de pele)
De acordo com a Cancer Research UK, muitas pessoas tendem a achar que sintomas como esses são triviais e, por isso, não procuram seus médicos.
Outro fator que motivaria os britânicos a não procurar ajuda seria o receio de “desperdiçar” o tempo dos médicos com esse tipo de suspeitas.
Os pesquisadores da entidade entrevistaram 1.700 pessoas com mais de 50 anos de idade. Mais da metade (52%) afirmou ter sentido ao menos um dos sintomas nos três meses anteriores à pesquisa.
Segundo o médico Richard Roope, na dúvida, é sempre melhor procurar um médico. Ele disse que muitos desses sintomas não são causados pelo câncer – mas se forem, o rápido diagnóstico aumenta as chances do paciente no tratamento da doença.
Ele afirmou que atualmente cerca da metade dos pacientes diagnosticados conseguiriam sobreviver por mais de dez anos. (BBC Brasil)







Com uma emenda supressiva e duas aditivas encartadas pela relatora, deputada Márcia Maia (PSB), a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na reunião desta quarta-feira (14) por unanimidade, em seu aspecto Constitucional, a segunda matéria do pacote fiscal encaminhado pelo Governo do Estado – o Projeto de trata de alterações no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Nosso foco foi pela constitucionalidade da matéria. Apresentamos três emendas e o mérito será discutido quando o Projeto chegar ao plenário da Assembleia Legislativa, depois de passar pela Comissão de Finanças e Fiscalização”, disse a presidente da CCJ, Márcia Maia logo após o encerramento da reunião.
Foi suprimido do texto original o inciso XVIII do Artigo 4º que passava a responsabilidade do pagamento do ICMS relativo a compras pela internet para o consumidor, caso o imposto não fosse repassado pelo vendedor. “Entendemos que havia inconstitucionalidade, pois só a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional podem legislar sobre o sujeito passivo”, disse Márcia. O deputado Carlos Augusto (PTdoB) votou pela aprovação da matéria, mas fez restrição a essa supressão.
A matéria foi encaminhada para a Comissão de Finanças e Fiscalização para ser analisada, antes de ser encaminhada ao plenário para a sua discussão e votação final.
Participaram da reunião os deputados Márcia Maia, Galeno Torquato (PSD), Hermano Morais (PMDB), Albert Dickson (PROS), Kelps Lima (SDD), Dison Lisboa (PSD), Carlos Augusto, Tomba Farias (PSB), Ricardo Motta (PROS) e José Dias (PSD).











Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a Pesquisa da Pecuária Municipal 2014 mostram que o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 6,34% do seu rebanho bovino. O estado fechou o ano com 972.816 cabeças de gado, uma variação de 6,34%, quando comparado com o ano de 2013, que tinha 914.777 cabeças.
Os dados do rebanho e o quantitativo no ano dos produtos da pecuária no RN vêm apresentando variações devido ao período de seca ocorrida na região, mas mesmo assim vem conseguindo ser ampliado. Em 2014, ocorreu uma leve recuperação na exploração pecuária no estado.
Com relação à produção de leite, foi de 232.337.743 litros no decorrer do ano de 2014, superior em 11,09% em relação ao ano anterior (209.150.000 litros).
A produção de ovos de galinha teve um pouco mais de 40,8 milhões de dúzias, 15,67 % maior que a produção de 2013, com a maior parte da produção originada das granjas. Já a produção de mel de abelha, motivada pela seca, vem caindo desde os últimos anos, sendo a produção de 2014 de 312 toneladas – 5,68 % menor que a obtida em 2013, que foi de 331 toneladas.
Os dados da piscicultura apontam a produção de 2.390 toneladas de peixes (+ 1,44%), a maioria de tilápia. A carcinicultura teve no ano de 2014 uma produção de 18.286 toneladas de camarão (+7,73%).
A pesquisa mostra ainda que o RN concentrou 72,1% da produção nacional de larvas e pós-larvas de camarão em 2014. Os municípios de Canguaretama, no litoral Sul, e Touros, no litoral Norte, foram os destaques nacionais na produção do crustáceo nas “formas jovens”.
Quando se fala no camarão “adulto”, o Ceará liderou o País com 35,39 mil toneladas em 2014. O Rio Grande do Norte veio na sequência com 18,29 mil toneladas, que representou um crescimento de 7,73% frente ao ano anterior. O IBGE informou que 99,33% da produção de camarão do País está na região Nordeste.  Nas oito primeiras posições estão seis cidades do Ceará (Aracati, Beberibe, Acaraú, Jaguaruana, Fortim e Camucim) e duas do Rio Grande do Norte (Mossoró e Canguaretama).




O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (13), o boletim referente à Semana Epidemiológica 40, no qual foi verificada uma expressiva diminuição no número de notificações da doença. A queda foi identificada a partir da semana epidemiológica 14, o que indica que o Estado permanece num quadro não epidêmico.
No Rio Grande do Norte foram notificados 26.183 casos suspeitos de dengue do início do ano até o dia 10 de outubro, dos quais 5.390 foram confirmados. Em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 118,78% no número de casos notificados. Entretanto, apesar desse aumento, constatado nos dados acumulados, percebe-se uma diminuição de casos nas últimas semanas.
De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), de 4 de janeiro a 10 de outubro de 2015, o RN tem 95 municípios com incidência alta de dengue (aqueles que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes), 29 estão com incidência média, 31 com baixa e 12 com incidência silenciosa (não notificaram os casos).
Os casos considerados suspeitos, de acordo com o Ministério da Saúde, são: pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo dengue ou que tenha a presença de Aedes Aegypti, que apresente febre, usualmente entre 2 a 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, exantemas, mialgias, artralgia, cefaleia, dor retroorbital, petéquias ou prova do laço positiva e leucopenia.









Hoje é dia de parabenizar um dos amigos mais inteligentes que eu conheço, meu ex Professor e amigo, vereador Ozanildo Almeida.
Que somente as melhores coisas da vida lhe aconteçam sempre e ao comemorar mais um ano que esta começando o nosso Deus te presentei com muitos pacotes cheios de paz, amor,saúde e tudo de mais especial.
Obrigado por sua amizade verdadeira.
Parabéns!!!!!!!
Celebre todos os desejos do seu coração.

VEREADOR ALMEIDA





Feliz Aniversário para minha amiga Aparecida Paiva.

Ela que comemorou idade nova neste dia 12 de Outubro,que Deus te ilumine sempre, com vida, saúde, paz e muitas felicidades.
PARABÉNS!!!!!




Fábio Júnior Venceslau compartilhou a própria foto.
Feliz Aniversario para minha grande amiga de Infância daqui ate a eternidade Arianny Nunes

Tudo de mais Maravilhoso pra vc hoje e sempre, muita paz, amor, saúde, alegrias e que a felicidade lhe acompanhe em todos os momentos, Parabéns por mais um ano de vida, que seja comemorado sempre com tudo o que vc mais gosta, Deus te reserva as melhores coisas que existem.





CONCURSO DO BANCO DO BRASIL

Para que os que se inscrevem para o concurso do Banco do Brasil

O cartão confirmação informando o local das provas já se encontra disponivel







FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 2015

EM ANTÔNIO MARTINS -RN



CAPELA DE SANTO ANTÔNIO EM ANTÔNIO MARTINS -RN CONSTRUÍDA EM 1901



Partipe da festa do Sagrado Coracaõ de Jesus 2015, que

acontecerá de 16 a 24 de outubro na antiga capela de 

Santo Antonio em frente ao cruzeiro.

A abertura sera DIA 16 DE OUTUBRO, nesta sexta feira 


as 19h com a celebração da santa missa

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 2015 EM ANTÔNIO MARTINS -RN





No próximo sábado (18), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico

As prefeituras potiguares receberam a primeira parcela de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) esta semana. O repasse chegou com redução de 19,39% em termos reais quando comparado ao mês mesmo período do ano anterior. Além disso, 43 municípios tiveram com o FPM zerado. O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Júnior, lamenta a situação e reafirma que a entidade tem atuado firme, em parceria com a Confederação dos Municípios, para tentar reverter o quadro. “Temos realizado reuniões e mobilizações frequentes, a fim de pressionar o Governo Federal. O fundo destinado tem sido insuficiente para manutenção dos municípios, o que compromete a permanência de atividades e torna a gestão insustentável economicamente”.
Municípios com cota zerada da primeira parcela do FPM:
-ALTO DO RODRIGUES
-ANTÔNIO MARTINS
-AREIA BRANCA
-ARÊS
-BARAÚNA
-BENTO FERNANDES
-CAIÇARA DO NORTE
-CARNAUBAIS
-EQUADOR
-EXTREMOZ
-FELIPE GUERRA
-FERNANDO PEDROZA
-FLORÂNIA
-GOV.DIX-SEPT ROSADO
-GROSSOS
-IELMO MARINHO
-JANDAIRA
-JARDIM DO SERIDÓ
-JOÃO CÂMARA
-LAGOA D ANTAS
-LAGOA DE VELHOS
-LAGOA SALGADA
-MARTINS
-MAXARANGUAPE
-NISIA FLORESTA
-NOVA CRUZ
-OLHO D ÁGUA DO BORGES
-OURO BRANCO
-PARAZINHO
-PARNAMIRIM
-PAU DOS FERROS
-PEDRA GRANDE
-PEDRO VELHO
-PENDÊNCIAS
-PUREZA
-RIO DO FOGO
-RUY BARBOSA
-SANTANA DO MATOS
-SÃO BENTO DO TRAIRI
-SÃO BENTO DO NORTE
-SÃO JOSÉ DE MIPIBU
-SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE
-SÃO RAFAEL

Celebrada no final de 2013 após assinatura de decreto de Dilma Rousseff, a migração das rádios AM para a faixa FM emperrou em meio a incertezas e trocas de comandos do Ministério das Comunicações, além da crise que atinge as emissoras. O governo federal planejava iniciar em novembro a migração das estações, mas nem sequer definiu o valor que cada emissora terá de desembolsar, referente à nova outorga para a transmissão.
O processo de migração pretende resgatar emissoras do AM para o FM, cuja qualidade de transmissão é superior, sem ruídos e interferências, além da possibilidade de captar o sinal em smartphones eTABLETS, algo impossível para as AM. Para isso, cada emissora terá de pagar um valor ao governo federal, já que a outorga do FM é mais cara do que a do AM, além de reestruturar equipamentos e antenas.
A migração não é obrigatória, mas, das 1.781 emissoras AM no país, mais de 1.300 querem a mudança. “O rádio AM vai morrer, é uma tendência para o mundo todo”, diz Luis Roberto Antonik, diretor-geral da Abert (associação que reúne emissoras de rádio e TV).




Há onze dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, cerca de 64% dos inscritos no exame já sabe o local de prova. Até as 12h desta terça-feira, 13, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 4.940.458 acessos ao cartão de confirmação na Pagina do Participante.
Até o momento, o Sudeste teve o maior número de buscas aos dados do cartão com 1.827.508 conferências do local de prova. O Nordeste está em segundo lugar no número de acessos (1.637.001).
O Sul está em terceiro lugar em números de visitas ao cartão de confirmação para informações de local de prova com 582.821 acessos. Em seguida vêm Norte com 461.044 e logo atrás Centro-Oeste com 432.084 visitas à Página do Participante.




No oitavo dia de greve dos bancários no país, o número de agências fechadas no país subiu para 11.437, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (8) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O número representa aumento de 619 agências em relação ao dia anterior de greve.
De acordo com o Banco Central, o país tem 22.975 agências instaladas no país.
A proposta econômica apresentada pela Federação Nacional dos Bancos – FENABAN, prevendo reajuste salarial, pagamento de abono e participação nos lucros (PLR), foi recusada pelas lideranças sindicais. A Federação aguarda uma nova proposta dos bancários para que possamos prosseguir nas negociações que resultem em acordo.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que aguarda uma nova proposta dos bancários para “prosseguir nas negociações que resultem em acordo”, uma vez que a apresentada pelos bancos foi recusada pelas lideranças sindicais.
Febraban não faz levantamentos sobre o impacto da paralisação nos bancos, mas destaca que os bancos oferecem diversos canais alternativos para a realização de transações financeiras.


Reportagem publicada na revista Superinteressante destaca que a internet pode nos deixar deprimidos e ansiosos. Ela tem o poder de causar distúrbios obsessivo-compulsivos e déficit de atenção. É o que defende Susan Greenfield, professora de farmacologia na Universidade de Oxford, no Reino Unido. “Um americano olha para uma tela de computador pelo menos oito horas por dia, mais tempo do que gasta em qualquer outra atividade, incluindo dormir. Vamos acabar virando zumbis de olhos vidrados”, diz. Isso sem falar nas telas de outros dispositivos.
Nos Estados Unidos, dois terços dos adolescentes sofrem com a síndrome da vibração fantasma: sentem o telefone vibrando quando, na verdade, ele não está. No Brasil, líder mundial em tempo gasto na internet em casa, estima-se que 5% dos usuários sejam viciados. “Tenho acompanhado casos de adolescentes que, de tão absortos na atividade, ficam sem comer, beber e dormir por até 45 horas seguidas”, diz o psicólogo Cristiano Nabuco, especialista em distúrbios da internet.
Em 2013, o Transtorno da Dependência de Internet será incluído no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Será a primeira vez que a bíblia dos profissionais da saúde mental incluirá uma categoria que relaciona interações humanas com máquinas. Aliás, China, Japão e Coreia do Sul já tratam o assunto como questão de saúde pública. Nesses países, 30% dos adolescentes são considerados viciados em internet.


O Centro Regional do Nordeste (CRN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Natal, realiza um mapeamento da vulnerabilidade da população rural a fenômenos climáticos em aproximadamente 200 municípios da Paraíba, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
A iniciativa é derivada do projeto “Construindo nosso Mapa Municipal visto do Espaço“, do grupo de Geoprocessamento do CRN/INPE.
Secas prolongadas têm ocorrido com maior frequência no semiárido brasileiro nas últimas duas décadas e levado à redução dos reservatórios e ao colapso de centenas de municípios do Nordeste.
A população rural, que representa 38% dos 23,8 milhões de habitantes da região semiárida, é a mais afetada pelos efeitos das secas, sobretudo os agricultores familiares que compõem 89% dos estabelecimentos agropecuários.
Para o mapeamento, foi criado um índice de vulnerabilidade climática composto por 11 indicadores baseados em dados do IBGE e agências estaduais de meteorologia, considerando aspectos sociais, econômicos, político-institucionais e climáticos.
“Neste trabalho foram adotadas as noções de exposição, capacidade adaptativa e sensibilidade. A exposição se refere à distribuição espacial e temporal de chuvas, ou seja, trata da intensidade da seca a que os agricultores estão expostos. A sensibilidade está relacionada à suscetibilidade do sistema socioeconômico aos eventos climáticos, como prejuízos e impactos. Já a capacidade adaptativa reflete a habilidade dos sistemas socioecológicos de fazer ajustes, se adequar e se recuperar de distúrbios ambientais”, explica Guilherme Reis Pereira, pesquisador do CRN/INPE.



WIDEINILSON_SWEETFRUIT_MISSÃO AGROTEC_FOTOS FRED VERAS (18).Fred_Veras
Há bem pouco tempo, levar os melões e melancias, produzidos na região de Mossoró, para o exigente consumidor europeu era um sonho bem distante para os proprietários da Sweet Fruit, uma pequena empresa potiguar que há um ano produz, em média, 48 toneladas de frutas por semana. Mas, as pretensões de alcançar o mercado internacional estão prestes a se tornar uma realidade. A empresa fechou um contrato com um grupo alemão e vai exportar quatro containers por semana das duas frutas, podendo aumentar para seis containers, a partir de 2017. Com essa negociação, deverão ser exportadas 384 toneladas mensais.
De acordo com o coordenador de vendas e faturamento da Sweet Fruit, Widenilson de Paiva, o contrato será assinado em março, já que a operação está vinculada à safra que inicia em agosto de 2016. “Como o dólar está instável não temos como precisar valores, mas estimamos que o contrato seja fechado R$ 700 mil por mês, durante os sete meses de safra, o que representa um total estimado de R$ 4,9 milhões”.


Um preso ficou ferido durante uma briga nesta segunda-feira (12) no Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros. Os agentes penitenciários interviram na confusão e encontraram o detento ferido com perfurações na barriga. O preso, identificado como Elias Rodrigues Nunes, foi socorrido para o hospital e não corre risco de morte.
O diretor da unidade prisional,  informou que ainda não se sabe o motivo da briga. “Não sabemos se foi uma briga individual ou de facções. Soubemos que o detento brigou com outros dois. Os agentes ouviram o barulho e interviram em tempo. Os ferimentos foram provocados por  algum objeto pontiagudo”, explica.
A briga aconteceu em uma cela externa do complexo penal, segundo o diretor, e o detento Elias Rodrigues Nunes cumpre pena por latrocínio. O complexo penal de Pau dos Ferros possui atualmente 160 apenados.


INFORMAÇÕES DO JORNALISTA JOÃO PAULO



A luta contra a fome no mundo registrou “progressos significativos” nos últimos 15 anos, com redução de 27%. O Brasil é um dos países que mais diminuíram a subnutrição entre os 128 analisados no  Índex Global sobre Fome (IGF) 2015, elaborado pelo Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI, na sigla em inglês). Entre os nove integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cinco foram avaliados – Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste.
Com Cabo Verde, Guiné Equatorial, Portugal e São Tomé e Príncipe fora da lista, o Brasil reduziu em cerca de 66% os casos de fome entre 2000 e 2015 e já se encontra entre os países mais próximos de erradicar a fome, com pontuação inferior a 5 no IGF.  Os países que estão perto de acabar com a fome ficam com pontuação entre 0 e 7,9.
Segundo os critérios para a definição do IGF, pontuações entre 8 e 13,2 representam níveis baixos ou moderados de fome; entre 13,3 e 19,9, valores médios, e entre 20 e 34,9, são considerados “sérios”. Acima de 35 pontos são considerados alarmantes, estando nessa situação o Timor-Leste, que obteve 40,7 pontos.
Angola, juntamente com Ruanda e a Etiópia, registrou uma das maiores quedas na redução da fome, ficando entre 25 e 28 pontos. Os três países mantêm-se, entretanto, em nível “sério”, obtendo, segundo os critérios da IFPRI, 32,6 pontos. A Guiné-Bissau (30,3 pontos) e Moçambique (32,5) estão na mesma lista de Angola. 



Segundo o Relatório Global sobre Álcool e Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, no mundo, indivíduos com 15 anos ou mais consumiram cerca de 6,2 litros de álcool puro em 2010, o equivalente a 13,5 g por dia.
No Brasil, porém, o consumo total estimado equivale a 8,7 litros por pessoa, 40% maior do que a média mundial. A OMS diz ainda que, em 2003, o consumo no Brasil era bem maior: 9,8 litros por pessoa. Em que pese a diminuição do consumo de álcool em território brasileiro na comparação entre 2003 e 2010, as projeções para a próxima década indicam que ele voltará a aumentar, ultrapassando a linha de 10 litros por pessoa.
O abuso no consumo é outro dado que põe o Brasil negativamente à frente do ranking mundial. Segundo a OMS, no país, a parcela da população que experimentou consumo excessivo de álcool pelo menos uma vez durante um ano foi de 12,5%. A média mundial é de 7,5%. Para piorar a situação, devido ao amplo acesso, cada vez mais a dependência do álcool é cruzada com outras drogas.



Os professores em greve das Instituições Federais de Ensino (IFE) aprovaram a saída unificada da greve nacional entre hoje (13) e 16 de outubro, segundo comunicado divulgado semana passada, pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Os professores estão em greve desde o dia 28 de maio.
Segundo o sindicato, a greve, que já ultrapassou os 131 dias, é a mais longa da história das instituições. A decisão pelo fim da greve foi aprovada por ampla maioria dos professores durante as assembleias nas bases entre 6 e 8 de outubro. De acordo com balanço da entidade, a paralisação atingia 33 instituições federais, entre universidades e institutos federais.


tunel1
Uma denúncia anônima levou os agentes da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, a descoberta de mais um túnel. A escavação foi encontrada no final da tarde desta sexta-feira (9) dentro de uma das celas do pavilhão 4, onde mais de 200 apenados estão encarcerados. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, município da Grande Natal.
Segundo o vice-diretor da unidade, o agente penitenciário Sebastião Cleibson, uma revista será feita na manhã deste sábado (10). “Por enquanto, não podemos sequer dimensionar a extensão do túnel. Só saberemos pela manhã, quando retirarmos os presos do pavilhão e entrarmos na cela”, ressaltou. Essa foi a segunda fuga abortada em Alcaçuz esta semana. Na terça-feira (6), agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) encontraram um buraco no teto do pavilhão 2 do presídio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário